As Intermitências da Morte

As Intermitências da Morte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

Jessica.Baqui 04/03/2017

Sensacional
Primeiro livro do Saramago que li e me apaixonei pela escrita. Ele é irônico e de uma criatividade assombrosa. O final foi para mim completamente inesperado. Fiz uma leitura muito lenta, no leitor digital, em pequenos intervalos que dispunha. E de um livro que esperava apenas fossem exploradas as implicações políticas e sociais da greve da morte, tive um prazeroso e encantador final. Recomendo fortemente!

Mya 28/02/2017

Vale a pena? Pois digo que sim, é um livro desafiador que requer atenção redobrada, um dicionário do lado, e muita paciência até se acostumar com a narrativa. A obra cumpre seu papel de nos tirar da zona de conforto, de perturbar, refletir e surpreender.
Resenha completa no site da Armada de Escritores!

site: http://www.armadadeescritores.com.br/2017/02/resenha-as-intermitencias-da-morte-jose.html

Lorena 14/01/2017

As intermitências da morte - José Saramago
Abstruso e humanal como só Saramago consegue ser em suas narrativas tão intrinsecamente perturbadoras. A começar pelo pedido do próprio, a grafia foi mantida "in natura", ou seja, pouco mais de duzentas páginas em um português de Portugal que coloca o leitor no modo "dedicação mor". Aliado a isso, o estilo livre do autor que usa e abusa (com categoria) das vírgulas e exclui todas as outras pontuações, raramente se permitindo um ponto final, lança pro leitor mais um desafio: entrar na história como personagem ouvinte e não somente ledor. Pois ao ouvir os diálogos e as perguntas o leitor logo irá identificá-los, não precisando dos pontos e dos travessões, assim como se estivesse em uma conversa "face to face". São exercícios mentais que Saramago nos presenteia, como se fossem a cerejinha do bolo. Vale a pena suar o cérebro e se deleitar com eles quando perceber que já os domina.

Como não poderia ser diferente, as questões levantadas por esse gênio coloca em cheque todo o pensamento humano sobre a inquestionável morte. A morte, como bem sabemos, é a única certeza que temos na vida e, mesmo assim, a maldizemos quando ela se aproxima (principalmente) do nosso círculo de convivência. Cansada de ser maltratada pelos humanos, a morte então decide não mais matá-los em um único país com seus lá milhões de habitantes. E é aí que o caos se instala nesse (des)abençoado país imortal. Durante a leitura, é possível entender que morrer é tão fundamental quanto viver e, a falta de um,
desestrutura todo o sistema no qual ele está inserido. São muitos os problemas causados pela não-morte daqueles que já deveriam ter "ido dessa para melhor" e José Saramago nos explica tim-tim por tim-tim com um realismo fantástico soberano ("ossos de seus dedos ou seus dedos de ossos") que desfila por questões morais, religiosas e governamentais.

Não bastasse tudo isso, ainda temos a personificação da morte, que contrariada também pelo caos, decide voltar a matar, mas agora com aviso prévio. E quando um dos seus receptores insiste em devolver o tal aviso, não cumprindo a ordem de morrer, decide ela própria entregá-lo em mãos, ao vivo e a cores. E então o enredo afunilado dentro do romance garante um final tão mirabolante e devaneador como todas as páginas antecedentes.

Erika.Goncalves 01/01/2017

"É impossível, disse a morte à gadanha silenciosa, ninguém no mundo ou fora dele teve alguma vez mais poder do que eu, eu sou a morte, o resto é nada."
Essa é a primeira obra de José Saramago que eu leio, minha professora de língua portuguesa me indicou e eu simplesmente me apaixonei pela breve apresentação do livro que ela me deu. É uma leitura que requer muita atenção, por causa da forma de escrita do autor. Mas depois você se acostuma e simplesmente deixa de se preocupar em não se perder, para passar a amar o que ler. A morte em si é a única certeza do homem, a única verdade que ele tem conhecimento e mesmo assim ainda tem medo dela, o livro mostra o papel que a morte desempenha no mundo para com o homem, o que aconteceria sem ela? a vida eterna é assim tão atraente depois que você envelhece e fica impossibilitado, simplesmente respirando?
Fora esses assuntos que Saramago faz questão de debater no livro há também a visão da morte, o ponto de vista dela própria com a humanidade, afinal a figura macabra e solitária deve ter uma opinião. Diversas vezes na obra me deparei com a morte imaginando uma vida humana, algo contraditório, pois ela tirava a vida, e então surge os sentimentos e pensamentos confuso que a morte tenta explicar a si mesma sobre o mundo humano. A obra por fim é simplesmente espetacular, envolvente e apaixonante.

Alisson Augusto 09/12/2016

morte, sua querida
Jogar com uma personagem já materializada no nosso imaginário é se arriscar em um terreno amplo e profundo, e muitas vezes "errar a mão" é fácil. Saramago não comete nenhum. Em 200 páginas, com várias histórias intercaladas, As Intermitências da Morte é um livro delicioso de ser lido. Profundo, poético e (por quê não?) apocalíptico. Os diálogos são deliciosos - sem sombras de dúvida, o melhor do livro. E se ainda restas dúvidas, acredite, o último capítulo vale a pena pelo livro todo.

Douglas 02/12/2016

"A morte não é nossa inimiga"
O livro tem uma premissa muito interessante, a introdução é de prender qualquer leitor e obrigar a continuar lendo. Mas, tenho que confessar, o livro vai ficando massante e a escrita do Saramago não ajuda muito o leitor, principalmente nos diálogos. Eu sinceramente pensei em abandonar na metade, tanto que fiquei postergando a leitura. Mas como tava sem mais nada pra ler, continuei e não me arrependi. O final "salva" o livro, essa versão tão humana da morte, e a reflexão que o livro te trás, valem a pena a leitura. Me inspirou bastante, eu recomendo.

Vitor Butrago 22/11/2016

De Deus e da morte, não se tem contado senão histórias, e esta é mais uma delas.
Reli As Intermitências da Morte no último mês. O romance, escrito em 2005 por José Saramago, chegou à mim, pela primeira vez, pelas mãos do querido amigo Marcelo Sousa, no segundo semestre de 2014. A releitura deu-se por meio de um exemplar adquirido no mesmo ano e que permaneceu intocado em minha estante desde então. Folheando-o constatei supressões e páginas duplicadas. Felizmente, tais vícios foram contornados por uso de um arquivo digital. Abaixo uma pequena — e simples — resenha sobre o livro:

"No dia seguinte ninguém morreu. O facto, por absolutamente contrário às normas da vida, causou nos espíritos uma perturbação enorme, efeito em todos os aspectos justificado, basta que nos lembremos de que não havia notícia nos quarenta volumes da história universal, nem ao menos um caso para amostra, de ter alguma vez ocorrido fenómeno semelhante, passar-se um dia completo, com todas as suas pródigas vinte e quatro horas, contadas entre diurnas e nocturnas, matutinas e vespertinas, sem que tivesse sucedido um falecimento por doença, um queda mortal, um suicídio levado a bom fim, nada de nada, pela palavra nada." (p.11).

Suspensas as atividades da morte no advento de um novo ano, a população do país em que se dá os fatos narrados vê-se entre o êxtase da eternidade — tantas vezes prometida — e o infortúnio de uma vida sem limite — sem termo. Após breve contentamento, a sociedade vê-se abandonada. Transtornos de ordem material acumulam-se. Incapaz de oferecer soluções às novas demandas sociais, vê-se o Estado de mãos dadas com a maphia — que, por vergonha de assumir-se máfia, tenta enganar os ingênuos com malabarismos ortográficos -, responsável por executar os serviços para os quais a burocracia revela-se incompetente.

Os problemas materiais tornam-se dilemas morais. Sem consciência da morte, a vida não possui sentido. Tornam-se, portanto, desnecessários os princípios morais que orientam a conduta humana, Assim, posicionou-se o cardeal: “sem morte, ouça-me bem, senhor primeiro-ministro, sem morte não há ressurreição, e sem ressurreição não há igreja” (p. 18). Não somente as religiões, a filosofia também sofre com a ausência de referência: “Porque a filosofia precisa tanto da morte como as religiões, se filosofamos é por saber que morreremos” (p. 38).

(...)

site: https://medium.com/@vitorbutrago

Darla 17/11/2016

E se...
E se ninguém mais morresse?

Intermitências da morte é uma boa resposta para essa pergunta quase infantil.

Achei válidas todas as minhas próprias perguntas respondidas.

Mas aviso, resista até a página 100, pode ter sido impressão, mas até não chegar nessa página o livro estava bem chato.

Um ótimo livro para quem gosta de histórias inusitadas.
Clara 26/12/2016minha estante
Obrigada pela resenha! Porque estou na página 73, quase desistindo...

Amanda.Andrade 12/11/2016

Já pensou se a morte resolvesse entra em greve? E durante 7 meses é isso que acontece. Por causa dessa decisão o pais se torna um caos. Como ninguém morre os hospitais ficam acima de sua capacidade, os serviços funerários entram em crise, e segundo a igreja não existe religião, pois, se não há morte, não há ressurreição. E quando finalmente ela resolve retornar da greve determina que agora antes do indivíduo morrer, este receberá uma carta informando que tem 1 semana de vida para ter tempo de resolver seus assuntos pendentes.

A história do livro é boa. Embora esse seja um livro pequeno não é de fácil leitura. Saramago tem uma forma muito peculiar de escrever: escreve textos corridos, poucos parágrafos, os diálogos estão no meio do texto e é raro o uso de pontuação, mesmo assim é um autor que pretendo ler outras obras.

Diego.Minatel 27/10/2016

O melhor de Saramago
Não tem como não sorrir, a todo momento, lendo este livro. A reflexão pesada que o livro carrega torna-se leve através do humor e da maneira que é contada a estória. Com toda certeza, é daqueles livros que todos devem ler antes de morrer.

Gabriel Schmidt Neto 18/10/2016

A premissa é interessante. No início é envolvente, mas acaba se tornando bastante repetitivo. O fato da escrita ser contínua, quase sem parágrafo, sem pontuação e diálogos sem distinções, torna a leitura um desafio de paciência. Apesar de no fim valer a pena por fazer pensar sobre um assunto tão enigmático: a morte.

Rebeca 28/09/2016

Inesperado
Muito lindo. Saramago me surpreendeu novamente com sua astúcia e desenvoltura. Que livro hein? Sempre tive uma queda pela morte e nunca a imaginei possuidora de tamanha franqueza. Após a leitura desse livro não posso negar: estou irrevogavelmente apaixonada pela morte. E, se já o era, agora não tem mais volta! Quanto a escrita, tive mais facilidade para com a leitura. Pode ser pelo meu amor para com o assunto ou pela real facilidade da escrita ou ainda por ser minha segunda leitura de Saramago. De qualquer forma, estou feliz por tê-lo lido e indico!

Bruno_Silva 08/09/2016

Quando superada a estranheza da escrita corrida, sem pontuação nenhuma nos diálogos e as voltas que o narrador faz ao contar a história, o livro diverte pela inventividade dos eventos e pelo tom sarcástico do texto. A última parte da obra, mais pé no chão, é o que há de melhor no livro, e o final é maravilhoso.

Gisele.Maravieski 19/07/2016

Interessante
Tenho muita dificuldade em ler Saramago, embora seja um excelente escritor, acho a narrativa dele cansativa. Mas persisti nesse livro e recomendo.

Thiago Ernesto 26/06/2016

Roteiro para a Morte
Ser considerado um dos maiores narradores de seu tempo não é um mero acaso. Para muito além dos critérios extremamente subjetivos de análise literária, é impossível não reconhecer o talento de Saramago como contador de história. Em As Intermitências da Morte, tal talento é nítido. Em um ano novo em que todos perdem o dom de morrer, o escritor português narra o caos que o desaparecimento da morte causaria nas instituições políticas, religiosas e econômicas e essa ampla visão continua até a metade do livro quando, finalmente, a Morte aparece.

Um grande narrador como Saramago sabe driblar muito bem os limites de uma prosa reflexiva, tal como desenvolveu na primeira metade de seu livro, e outra mais concentrada em cenas como, com o surgimento de personagens, passa a habitar na segunda fase do romance. É impossível não se fascinar com a maestria com a qual constrói o enredo de sua história, caminhando do geral para o particular.

As últimas cenas do livro mostram uma Morte encantada diante da vida e rendida aos seus encantos mais simples que são os mais verdadeiros. As Intermitências da Morte parece vir de encontro com uma frase proferida pelo avô de Saramago, o mesmo que abraçava os porcos no inverno para que não morressem de frio, citado pelo escritor em seu discurso ao receber o Nobel de 1998, "a vida é boa e eu tenho pena de morrer". A morte parece ter pena de quem tem pena de morrer. História bela e terna, absurdamente delirante nas mãos do maior narrador do Portugal contemporâneo.