As Intermitências da Morte

As Intermitências da Morte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

PedroSF 13/08/2023

A vida da morte
Com sua escrita única, Saramago consegue trazer tanto o cômico quanto o dramático em sua história nada convencional. Afinal, quando o tema de seu livro é a morte em sua mais pura essência, não poderia ser diferente. A leitura pode ser dividida em duas etapas: em um primeiro "ato", temos a conjectura plural da sociedade, na qual, quando foi abandonada pela morte, vê todos seus dilemas e construções de mundo colocadas a prova, mostrando assim as hipocrisias e problemáticas e diversos setores da sociedade. Porém, conforme vamos avançando na trama, deixamos o coletivo um pouco de lado e, assim, partimos para uma percepção mais intimista da própria morte. Nesse segundo ato, o livro encerra-se de uma forma um tanto inesperada e até simplista, deixando-me pensativo se realmente entendi a moral da história. Contudo, considero uma ótima leitura.

Marco Oliveira 10/08/2023

No dia seguinte ninguém morreu.
Saramago esbanja inteligência. Um homem ATEMPORAL!!

Confesso que demorei a pegar o ritmo da leitura, pois a escrita do autor é um pouco complicada. Capítulos Enormes, Diálogo sem travessões, aspas ou divisões de forma contínua (foram meu maior desafio pois eu tinha que prestar muita atenção para entender quem estava falando o quê) e parágrafos imensos mas tudo isso vem do estilo do Autor e depois de conseguir se adaptar a leitura flui muito.

Na minha opinião, a obra é dividida em duas 'histórias' mas transmitem a mesma essência com críticas diferentes e sarcásticas. Morrer é um ato extremamente político e -infelizmente?- necessário. Saramago realizou esse trabalho com maestria e me fez chorar na reta final do livro.

Recomendo imensamente a leitura. Uma distopia divertida, emocionante e MORTALMENTE (?) chocante.

Kah 10/08/2023

Excelente leitura
Bela narrativa, história incrível, singular. Só não gostei do final, achei que fugiu totalmente da complexidade da obra. Mas isso não prejudica nossa experiência e reflexões.

Nayana.Colquhoun 08/08/2023

As intermitências da morte
Tirei uma estrelinha porque a leitura fica arrastada em alguns momentos do livro. A premissa é genial e o desenvolvimento é ótimo, tem críticas e um humor sutil. Apesar de eu ter gostado, não acho que eu vá ter vontade de reler essa história.

FelipeFurtado 03/08/2023

Até mesmo a morte pode se apaixonar pela vida
......................................................

Nicole 02/08/2023

Tive muita dificuldade para ler a primeira metade porque não estou acostumada a ler fluxo de consciência. Mas depois da página cento e poucos o livro vai ficando cada vez melhor, achei o final sensacional

Liduina 29/07/2023

Sempre me surpreendendo com a escrita do Saramago. Encontramos poesia nos seus textos. E este não foi exceção. Achei maravilhoso. Final surpreendente.
liv 29/07/2023minha estante
terminei ontem. adorei! foi o primeiro livro que li dele

Liduina 30/07/2023minha estante
Liv, amei o livro.

Joiceane 29/07/2023

De pensar....
A história te prende, apesar da escrita ser rebuscada ela é bem fluída. Tudo começa com um país onde as pessoas param de morrer, o resto vocês vão ter que ler. Mas é uma história que te faz pensar e repensar diversas coisas da vida e da morte. Muito bom.

letAcia1172 29/07/2023

Não tenho palavras para o Saramago...
Esse foi o segundo livro do José Saramago que li, lembro de ter ficado encantada com o primeiro (ensaio sobre a cegueira) e com este não foi diferente. Mas a verdade é que não consegui pegar o ritmo do livro de primeira, precisei reiniciá-lo após alguns meses para então conseguir terminá-lo. Agora, depois de ter encerrado a leitura, só consigo pensar: ainda bem que eu tentei novamente. Ler Saramago é uma experiência e tanto. Eu esperava encontrar algo parecido com o caos social retratado em "ensaio sobre a cegueira", mas aqui, para além de abordar e satirizar as mais variadas instâncias e conjunturas sociais, Saramago nos traz a figura da morte. A morte aqui é não somente um acontecimento, mas também uma personagem. A morte descrita por Saramago tem anseios, tem pensamentos, tem conflitos internos, tem angústias, tem medos... a morte se assemelha a um ser humano em essência e acaba por abraçar esse traço de si. Acho que o livro poderia ser dividido em duas partes/momentos. O primeiro sendo mais voltado para "o que seria de nós, enquanto sociedade, sem a morte?" e o segundo girando em torno da morte e das suas próprias questões "o que sou?", "o que faço?", "o que nunca poderei ser?", "o que estou deixando de aproveitar?", "o que está ao meu alcance?", a morte volta de sua primeira intermitência mais conflituosa do que nunca e isso reflete no modo como ela passa a atuar em seu ofício de matar - "e se eu mudar meu modus operandi?" Enfim, foi interessante ver uma reflexão fictícia mas não superficial sobre a morte, algo intrínseco a tudo e a todos e que muitas vezes as pessoas desejam não ter. Mas será que isso seria possível numa sociedade como a que vivemos? Poderia passar o dia inteiro falando sobre tudo o que esse livro me fez pensar mas vou parar por aqui !

Paula 28/07/2023

?Seria tão bom se ninguém morresse.? Tal frase já foi pronunciada e ouvida diversas vezes, contudo, em uma trama que foge da trivialidade, Saramago consegue desconstruir em parte a afirmativa. O mundo sofreria com o caos criado pela ausência da morte. Saber que iremos morrer já nos angustia, imaginem viver para sempre nesse mundo cheio de acontecimentos que não nos agradam. O homem é um ser paradoxal: sabe que morrerá, mas quer viver e, vivendo, quer morrer.

Sempre que pensamos em vida eterna, pensamos em uma vida cheia de saúde e ignoramos tudo que isso pode acarretar.

liv 28/07/2023

?No dia seguinte ninguém morreu.?
Ler ?As Intermitências da Morte? não foi fácil. O livro mantém a ortografia de Portugal e me fez buscar o significado de várias palavras inúmeras vezes, mas eu faria tudo de novo. Ficar boquiaberta ao final de uma obra é uma das melhores sensações do mundo, e foi assim com esta aqui.

Pela primeira vez, li sobre a morte enquanto personagem ? não acontecimento. Vi seus pensamentos, seus desejos, suas ações e motivações. Agridoce é o sentimento de conhecê-la.

Sandrað· 28/07/2023

Genial
É incrível como alguns autores são simplesmente geniais e Saramago é um desses autores. Um livro sobre a morte que, de repente some de um determinado país e os problemas que isso tudo causa. Engraçado que o que muitos de nós mais desejaria é que a morte desaparecesse mas Saramago, de uma forma única, mostra os problemas que essa ausência causaria e, além disso, mostra como até a morte pode ser humana. Genial!!!

Nietzsche2 26/07/2023

Lido ?As intermitências da morte? de José Saramago.

Em um país ?x? após a virada de ano a morte para de acontecer ali. As pessoas não morrem e com isso temos uma população que teoricamente irá viver para sempre e terão as consequências da falta da morte.

Mais um distópico de Saramago em que trás uma situação surreal pra explanar como (talvez) seria a reação dos humanos diante do caos que haveria diante ausência da morte em nossas vidas.

As primeiras páginas foram pra mim bastante arrastadas, diria até que chato em alguns momentos.Tive a impressão que a escrita de Saramago está mais trabalhosa, tem que está bem atento em casa linha pois ali está inserido todo o seu sarcasmo mesclado com o cômico e o trágico.

Após uma certa mudança nos acontecimentos a história continua como se fosse uma ?segunda parte?, trazendo o melhor da leitura: Onde a morte se manifesta em vida pra tentar entender o motivo de uma de suas vítimas ainda está viva.

E é claro que a leitura é interessante, é Saramago escrevendo (de forma sem pontuação e espaço) e dando sempre esse gostinho de afronte as leis da natureza humana.
Bom.