A bailarina de Auschwitz

A bailarina de Auschwitz Katherine Salles

Resenhas - A bailarina de Auschwitz

Maria.Cecilia 20/09/2022

Entre a dor e o amor!

Procure por livros, autores, editoras, ISBN...
Resenha | A Bailarina De Auschwitz (eBook)
Publicado 20/09/2022 09:43

Atualizado 20/09/2022 10:12

"A guerra só serve para que as pessoas escrevam livros sobre elas quando o fogo de suas bombas já se apagou"

Minha querida Katherine Salles nos faz resgatar os valores e as prioridades com sua obra. A Segunda Guerra Mundial, aquela sórdida guerra, que matou, mutilou e expôs o pior do ser humano: a arrogância, a intolerância e a crueldade.

Cindy, nossa Cinderela dos tempos modernos, é uma bailarina holandesa de grande prestígio e fama, como sua falecida mãe. Infelizmente, no meio de uma apresentação, ela é truculentamente presa pelo próprio padrasto um oficial nazista, e acaba sendo jogada no temível Campo de Concentração de Auschiwitz.

Ela está enredada em uma terrível intriga e não entende o porquê de tanta maldade. A mocinha nunca soube que era judia.

É ali, naquele lugar sombrio e desesperador, que nossa Cinderela vai sofrer, vai conhecer gente má, e mesmo assim vai lutar por seu futuro, e conhecerá gente boa e um provável grande amor.

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!
Ale 20/09/2022minha estante
Uma dica leia o livro original que é uma biografia e triste e maravilhoso.

B.norte 11/02/2021

Consegui chegar ao fim
Confesso que algumas coisas na primeira metade quase me fizeram abandonar o livro, porém me forcei a ler dando três chances a história... não é uma história ruim. Usa o cenário de Auschwitz como pano de fundo.
Comecei a ler o livro no dia 27 de janeiro, data da libertação dos judeus dos campos de concentração de Auschwitz e o último capítulo que fez entender o porquê ele foi recomendado pela editora como uma leitura para relembrar essa data, se você também quiser entender vai ter que ler, mas já vou logo recomendando que se você procura uma trama com foco histórico bem acentuado, não vai encontrar. Agora se você gosta de um drama, um romance e um final feliz (não que seja ruim, amo finais felizes) acho que essa história pode ser recomendado pra você.

Camila1856 29/07/2021

Surpreendente e cativante
Uma leitura bem gostosa de fazer onde você vai descobrindo e imaginando as cenas (amo livros que conseguem fazer você criar a cena). Várias partes da leitura você se pegará rindo, emocionado e até assustado por algum drama. Algo que foi tão real e doloroso e hoje ver como transformou vida (para o bem ou para o mal). Uma leitura deliciosa demais, super recomendo.

Marcelo 13/04/2021

Emocionante
Gostei do livro, aborda muito do sofrimento dos prisioneiros dos campos de concentração.
Li 13/04/2021minha estante
Emocionante sim, li em ebook, tira um pouco o meu prazer pela leitura,já que gosto dos livros em mãos, mas é uma realidade cruel,uma parte triste de nossa história,narrada de uma forma que prende a atenção.

kelly.brekker 25/01/2021

pois nada possui mais magia do que o amor.
"Todas elas tinham uma vida antes de Auschwitz, famílias, talvez até filhos que tinham ficado para trás. Todas elas tinham deixado algo no passado. Principalmente sonhos."

leitura rápida e tocante!

ca.palomares 11/05/2021

Cindy é uma bailarina muitíssimo talentosa e famosa, que vive na época da segunda guerra mundial.
Ela sempre teve tudo. Dinheiro, conforto, fama e carinho. Mas, um pequeno fato ocultado em sua história muda toda a sua vida, ela é judia.
Jogada em um campo de concentração pelo próprio padastro, Cindy vive uma vida muito diferente da vida que levava e passa por muitas dificuldades. A dança é sempre seu porto seguro.

Tacy 20/11/2021

Uma lembrança importante..
A Bailarina de Auschwitz é um dedo na ferida da humanidade. Ainda que não muito forte, porque a autora escreve com muita sensibilidade e sutileza sobre os horrores que permeavam os campos de concentração.
Leitura breve e envolvente, este livro serviu como lembrança da pequenez do ser humano, que por poder, ganância, e dinheiro é capaz das maiores atrocidades.
É um livro que deve sim ser lido, para que nunca nos esqueçamos de evoluir como seres humanos.

Bia 24/07/2022

De certo modo esse livro suaviza o que foi o holocausto. A história é boa, a personagem é uma fofa e chorei em diversos momentos. A autora tentou demonstrar o horror do nazismo em alguns aspectos, mas ao mesmo tempo sempre pareceu faltar algo e deu a sensação de que algo não se encaixava ali

Li 07/01/2021

É uma leitura gostosa, rápida até, que vai te prendendo no finalzinho dos capítulos. Descobri que tem uma obra homônima que é uma autobiografia.

Tai | @livrosecha 08/02/2021

Uma releitura de Cinderela?
A leitura é fácil e flui rapidamente. Entretanto, achei um tanto rasa, principalmente o relacionamento entre as personagens. Achei também que a autora tinha muitas ideias e isso acabou fazendo com que perdesse um pouco o foco...

Vênus 20/01/2022

Uma história sobre o holocausto, uma famosa bailarina que na noite da sua apresentação descobre ser judia e tudo vida de ponta cabeça, onde Cindy tenta entender o porquê sua mãe nunca contou sobre sua verdadeira origem.

Sandra452 27/09/2021

Uma bailarina num campo de concentração...
Apesar de ser um tema triste, histórias sobre o nazismo e a perseguição aos judeus sempre chamam a minha atenção. Acredito que seja por me fazer refletir sobre a vida e sobre nossos valores.
"A bailarina de Auschwitz", escrito pela paulistana Katherine Salles, é um livro lindo, que conta a história de Cindy, a princesa do balé que, de repente, vê sua vida virada do avesso quando foi levada para Auschwitz, sem ao menos saber que era judia, no meio de sua apresentação em Amsterdã, sua cidade natal. Cindy foi obrigada a trocar suas sapatilhas de balé por sapatilhas de chumbo.
Apesar do susto e do choque de realidade, Cindy conhece novas pessoas no campo de concentração e descobre que sua vida está nas mãos de Deus. Ela reaviva sua fé e, junto com suas companheiras, consegue manter viva a esperança. Cindy também terá a oportunidade de descobrir segredos sobre sua origem.
Apelidada de "Cinderela" por suas amigas de Auschwitz, pode ser que esta história tenha também fada madrinha e príncipe... Só lendo para conferir!
A escrita de Katherine Salles é muito agradável e prende completamente sua atenção. A autora traz muitas notas explicativas que considero importantes para compreendermos o contexto histórico. E, particularmente, a linguagem é do jeito que eu gosto: sem palavras chulas, sem obscenidade e sem distorção dos valores morais e cristãos. Gostei tanto que lerei outros livros da autora.
Super recomendo!

Giovanna.Cidade 21/06/2021

Não sei...
Foi legal? Foi. Uma ótima distração, mas não foi a melhor coisa que eu li. Não desfrutei tanto. Achei confuso em algumas partes, mas pode ter sido por influência do meu estado de espírito durante a leitura.
Mas de resumo, é bom.
Recomendo pra sair de uma ressaca, e rápido e emocionante. Perfeito pra dar um sacode.

Cami 31/01/2021

Gostei da escrita da autora e dos plots no final. Queria que tivessem um pouquinho a mais de páginas. A versão que eu li tinha um epílogo e consequentemente mais páginas, mas ainda sim queria mais.