Cross Bones

Cross Bones Kathy Reichs

Resenhas - Cross Bones

Adriano 23/02/2010

Seguindo uma bem conhecida fórmula de histórias de detetives que mostram os procedimentos policiais, este livro está inserido no novo contexto de romances policias nos Estados Unidos. Este novo contexto é marcado por uma grande pesquisa para trazer as histórias o mais próximo possível da realidade dos procedimentos de coletar provas.
Também, há uma forte ênfase no tom histórico. Os crimes estão ligados à um objeto histórico e os detetives são doutores, historiadores da arte e outros especialistas.
Em Cross Bones, o começo é baseado em uma história real: uma foto de um esqueleto que foi descoberto em uma escavação em Massada - Israel entre 1963-65, e que nunca foi mencionada ou descrita pelo antropólogo físico ligado ao projeto.
Devido à posição das feridas no esqueleto algumas teorias começam a se espalhar. Se fala que os ossos pertenciam à Jesus.
Por causa da importância do esqueleto, quem o possuí está em perigo. Assim, a Doutora Temperance Brenan mais um detetive e um arqueologista bíblico iniciam a investigar uma morte que aparentemente está relacionada com o esqueleto de Massada. Principalmente após receber a foto dos ossos.
Seguindo as evidências até a origem de tudo, Jerusalém, Brenam pode descobrir algo que mudará a visão da história da Igreja.
Este foi o melhor livro que li da autora até agora, e com certeza, um dos melhores do estilo. Uma ótima mistura entre história e ficção, na linha do best seller Código da Vinci.