Análise de Conteúdo

Análise de Conteúdo Laurence Bardin

Resenhas - Análise de Conteúdo

Tauana Mariana 02/11/2014

Explicação rude
Esta é uma pequena (breve e rasa) explicação sobre o conteúdo do livro. Sabemos e esclarecemos que análise de conteúdo é muito mais que isto, e que estes passos se desenvolvem em outros passos mais. Mas simplificando, estas são as etapas que constituem a análise de conteúdo.

"Descrever a história da análise de conteúdo é essencialmente referenciar as diligências que nos Estados Unidos marcaram o desenvolvimento de um instrumento de análise de comunicações, é seguir passo a passo o crescimento quantitativo e a diversificação qualitativa dos estudos empíricos apoiados na utilização de uma das técnicas classificadas sob a designação genérica de análise de conteúdo; é observar a posteriori os aperfeiçoamentos materiais e as aplicações abusivas de uma prática que funciona há mais de meio século" (BARDIN, 2011, p.15).

Conceitualmente, para Bardin (2011, p. 48) [grifo do autor], a análise de conteúdo é "um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter por procedimentos sistemáticos e objetivos do conteúdo das mensagens indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) dessas mensagens".

Bardin (2011, p. 44) [grifo do autor] esclarece-nos ainda, que a análise de conteúdo tem como intenção a inferência de conhecimentos relativos às condições da produção (ou, eventualmente, da recepção), inferência esta que recorre a indicadores (quantitativos ou não). Lembrando que inferir é deduzir de maneira lógica, aliando descrição com interpretação dos vestígios com os quais o analista trabalha.

Bardin (2011, p. 125) propõe uma organização para a análise de conteúdo em três passos:

1) pré-análise
- a leitura flutuante
- a escolha dos documentos
- a formulação das hipóteses e objetivos
- a referenciação dos índices e a elaboração de indicadores
- a preparação do material

2) a exploração do material
Que "consiste essencialmente em operações de codificação, decomposição ou enumeração, em função de regras previamente formuladas.

3) o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação
Nas palavras de Bardin (2011, p. 133), tratar o material é codificá-lo, lembrando que codificação é o processo pelo qual os dados brutos são transformados sistematicamente e agregados em unidades, as quais permitem uma descrição exata das características pertinentes do conteúdo. O ato de codificar o material se procede através de três escolhas: o recorte (escolha das unidades); a enumeração (escolhas de regras de contagem), e a classificação e a agregação (escolha das categorias).

Maiash 06/10/2020

Melhor livro pra estudar análise de conteúdo
A primeira edição é da década de 70, a Bardin ainda é a melhor autora pra estudar sobre análise de conteúdo, mesmo tão antigo o livro aborda como pode ser interessante realizar a análise com auxílio de computador. Muito didático, cheio de exemplos, conceitos claros, não é um livro prolixo, em dois dias conseguimos ler tranquilamente. Porém aconselho, a quem não entende nada do assunto, assistir a uns vídeos sobre o assunto antes, pelo menos pra mim ajudou muito a entender, reforçar e também ler mais rápido.

Laryssa 15/06/2022

Obra importante na parte de metodologia científica em trabalhos de ciências humanas. Analisar um discurso requer método.

Amanda.Paes 22/07/2020

Livro excelente para quem busca uma base metodológica para pesquisa quantitativa e também qualitativa. Me ajudou a formular uma metodologia para uma análise que estou fazendo para uma disciplina do mestrado

ramiromat 17/02/2022

O livro é uma introdução à Análise de Conteúdo. Dá um panorama geral do que fazer com essa teoria. O problema maior é que está desatualizado. Muitos exemplos são dados e que podem ser resolvidos mais rapidamente, mesmo no computador. A análise categorial, que eu estava em busca, é dita rapidamente, numa página.
Ryan 08/04/2022minha estante
Tens algum, mais atualizado, para indicar ?

ramiromat 21/07/2022minha estante
Pior que não. Não me detive muito no assunto.

karou 13/12/2022

o livro exibe um panorama sobre o conceito de: "análise de conteúdo", e como aplicá-lo em um projeto de pesquisa. essa leitura conseguiu me mostrar novas possibilidades dentro do meu projeto de pesquisa da ic.

Messias 28/12/2022

Bom para conhecer um pouco da análise de conteúdo, mas em alguns momentos é meio confuso. Acho que a divisão deixa essa confusão maior já que dá a ideia de que os capítulos são, obrigatoriamente, cumulativos. Mas parecem haver outras formas de aplicação do método.

Duda Garcia 17/12/2023

Lido por obrigação
Entendi nada.
Li por conta da minha IC, mas nem me ajudou kkkk amém
Enfim, complexo demais pra minha mente obsoleta.