O perigo de uma história única

Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - O perigo de uma história única

maria 20/05/2020

Incrível!

Já tinha assistido a palestra antes, para um trabalho da escola, e me interessei em ler o livro, mesmo que na própria palestra a Chimamanda o ler. Não me arrependo, com certeza!

Essa incrível obra, fala sobre o perigo de uma história única, a questão das histórias com um lado só, na qual não nos contam as duas versões.

Enfim, recomendo a leitura. É bem rápido, lê-se em 15 minutos, reflexiva e nos contribuí de uma forma maravilhosa. Estou louquíssima para ler as outras obras da Chimamanda.
Emanuelle 20/05/2020minha estante
Leia para educar crianças feministas e sejamos todos feministas...

maria 20/05/2020minha estante
Já ia adicionar na minha lista de leitura!

marina 30/03/2023

O perigo de uma história única.
"É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que esse povo se torna."
Faculdade, muito obrigada por me obrigar a ler esse livro, agora entendo quais foram as suas intenções. :')
Milly 30/03/2023minha estante
Qual faculdade você faz??

marina 16/04/2023minha estante
faço história, amg

Bruna Mayra 17/03/2020

LEIAM ESTÁ OBRA DE ARTE!!!
LEIAM ESTÁ OBRA DE ARTE!!!

O perigo de uma história única é um livro breve, mas, seu conteúdo é gigante e reflexivo, e enriquecedor. Mais uma vez a Chimamanda prova como é uma brilhante escritora e como seus livros podem causar verdadeiras revoluções reflexivas nas nossas mentes.

O perigo de uma história única nos alerta sobre como facilmente somos levados absorver informações novas e fazer dessas informações verdades únicas e absolutas, e como que nós nem imaginamos o tanto isso pode influenciar nossas vidas, opiniões e talvez até das pessoas a nossa volta, e logo de como isso pode nos modelar negativamente.

As experiências por ela citadas no livro são suficientes para nos aproximarmos da história, nos identificarmos e nos mostra o quanto as histórias únicas são reais e de como nos prendemos a elas. Ressalta ainda a importância da representatividade durante toda a nossa vida e de como influenciam nossas ações.

O livro é recheado de lições, mas a que mais me marcou foi a seguinte: '' A história única cria esteriótipos, e o problema com esteriótipos não é que sejam mentira, mas são incompletos. Eles fazem com que uma história se torne a única história.''

No mais vamos enaltecer essa mulher incrível que contribuí grandiosamente com seus livros. OBS: LEITURA OBRIGATÓRIA!

MatheusPetris 05/03/2024

"É assim que se cria uma história única: mostre um povo como uma coisa, uma coisa só, sem parar, e é isso que esse povo se torna".

Letícia 10/08/2023

O perigo de uma história única
Gente, eu juro que comecei a ler esse livro e me perguntei ?por que tudo nele parece tão familiar??.. Aí eu lembrei que tinha assistido esse TEDx kkkkkkkkkk e o livro é exatamente a mesma coisa. Mas ainda assim é excelente, recomendo pra todo mundo.

Paloma 16/02/2020

A verdadeira mulher maravilha.
Que mulher incrível!
Iluminada, inteligente, empoderada... Uma verdadeira fada sensata! Kkkkk

Ler Chimamanda é tomar uma injeção de ânimo e autoestima.

AMOOOO!

"As histórias importam. Muitas histórias importam. As histórias foram usadas para espoliar e caluniar, mas também podem ser usadas para empoderar e humanizar. Elas podem despedaçar a dignidade de um povo, mas também podem reparar essa dignidade despedaçada."
Vinicius 16/02/2020minha estante
Amoo

Juliete Marçal 27/06/2020

"Um equilíbrio de histórias."
Quantas vezes acreditamos em uma história única e, com isso, criamos ou reforçamos estereótipos a respeito de um povo, de um fato, de uma pessoa?

Assim como "Sejamos todos feministas", esse livrinho "O perigo de uma história única" foi também criado baseado em uma palestra de Chimamanda no TED Talks, em 2009.

A autora nos alerta para as armadilhas e perigos que a história única representa. Ela explica o perígo de criarmos a imagem de alguém, lugar ou povo baseado apenas em uma só visão, e a importância de escutarmos o maior número de narrativas para termos uma compreensão mais completa e verdadeira sobre algo. Com isso, ela chama a atenção para as limitações que uma única versão de uma história pode ocasionar: surgimento de preconceitos e estereótipos, sustento de posições racistas e xenofóbicas, reforço de mentiras e predomínio do poder.

A história única, segundo Chimamanda rouba a dignidade das pessoas e "enfatiza como somos diferentes, e não como somos parecidos". É um fator de desumanização.

O discurso de Chimamanda fala sobre pessoas, sobre interpretação, sobre verdades, sobre a importância de contar uma história da forma mais completa possível, que não reduza os seres envolvidos a meros estereótipos.

"A história única cria estereótipos, e o problema com os estereótipos não é que sejam mentira, mas que são incompletos. Eles fazem com que uma história se torne a única história."

Durante a vida, inevitavelmente, estamos e estaremos envoltos em diversas histórias únicas, mas o problema está em se dar conta disso e ainda continuar perpetuando essas histórias. A melhor maneira de escapar das armadilhas da história única é recorrer às histórias. Às muitas histórias. Quanto mais histórias ouvimos de um povo, maior é o nosso conhecimento e identificação. E isso vale para tudo na vida!

Uma leitura curtinha, mas necessária!

^^
Juliana Rodrigues 28/06/2020minha estante
Amando suas resenhas sobre esses livros, vou colocar todos na lista para ler também! ??

Obg! ?
Leia TODOS!
Assista tbm as palestras dela no TED, que viralizaram e não foi à toa e até viraram parte de uma música da Beyoncé. Fiquei chocada quando me falaram.
Os discursos da Chimamanda são curtos e direto ao ponto,mas potentes.
Agora pretendo ler os seus livros de ficção. ?

Pérola XP 28/06/2020minha estante
Ju, uma curiosidade: quantas horas diárias você tira pra ler?

Juliete Marçal 28/06/2020minha estante
Pérola, eu consigo ler às vezes à tarde e à noite tbm! ;) ?

Juliana Rodrigues 28/06/2020minha estante
Já coloquei todos na lista! ??

Aeeee lololol ???

rafaela1789 28/01/2023

um tapa na cara da sociedade
meus amigos, que livro.
nesse livro Chimamanda, autora nigeriana, trás para nois uma visão do _perigo das histórias únicas_.
ela faz isso por meio de uma visão inteligentíssima de como uma história uma vez contada por alguém com poder fica por isso mesmo.
nessa >única< versão.
favorito de toda a vida!!???????

DAN LIMA 16/01/2024

A obra é uma adaptação da primeira palestra da Chimamanda no TED Talk em 2009.
A mensagem que o livro traz é a essência da história única que pode nos impactar, seja de forma negativa ou positiva.
Na infância, somos vulneráveis às histórias que nos contam e levados acreditar que foi daquela maneira que tudo aconteceu com todo entusiasmo. E por trás disso, há um poder avassalador que faz questão de definir um estereótipo permanente.
O mundo no qual vivemos quando percebemos que, a história única, na realidade, é uma ficção construída com outros fins, ela já foi comprometida.
E como ela impacta psicologicamente, emocionalmente e espiritualmente nas pessoas, numa sociedade, num país? Leia o livro e desfrute esse conhecimento.
Uma leitura obrigatória e necessária. Recomendo.
;-)

4,5 excelente
5 perfeito

Jozy.Cristiani 07/09/2020

Mulher inspiradora
Essa autora é maravilhosa, seus livros sempre são inspiradores, cada palavra uma aprendizado e não só para o pessoal, mas também o profissional.

Vinicius 28/02/2020

Curto, porém, poderoso!
Conteúdo de inspiração e aprendizado.

Chimamanda fala sobre mesmo na Nigéria escrever personagens brancos que brincavam na neve. Eu no nordeste brasileiro, sonhei em brincar na neve e via o ensino médio como mágico, bailes, corredores cheios de armários, a escola ter um estacionamento lotado de carros de alunos, a dificuldade de achar um lugar para sentar no refeitório. A realidade? Completamente normal e “decepcionante”, adolescentes não tem carros, não tem baile, não tem armários, ninguém se importa com lugar para sentar no refeitório. Mas, de tanto ver os “colégios americanos” eu pensava que seria assim aqui, essa era minha história única sobre o ensino médio.

Assisti a palestra antes de ler o livro e ela por si só é suficiente para entender, porém, quis ler mesmo assim. Apesar de o conteúdo ser igual, as plataformas são diferentes, tem quem prefira vídeo, livro ou os dois, eu particularmente acredito que o combo dos dois seja melhor! É um assunto importante e não vai causar mal vê-lo duas vezes, muito pelo contrário porque ajuda a fixar mais.

“A história única cria estereótipos, e o problema com os estereótipos não é que sejam mentira, mas que são incompletos. Eles fazem com que uma história se torne a única história.”

- Trecho da obra.

Drighi 28/03/2021

Chimamanda tão magnífica quanto o nome!
Trata-se da adaptação de uma palestra ministrada por Chimamanda feita no Ted Talk. Uma leitura simples, fluida e de muita importância para a sociedade. Em poucas páginas, a escritora consegue nos encantar com suas narrativas ficcionais e também permite ao leitor se questionar sobre o perigo oculto em acreditar em uma única história. Aqui, ela retrata um pouco da sua vivência nos Estados Unidos como mulher, negra, nigeriana, protocolada simplesmente como africana. Ela consegue abordar de uma forma bem profunda sobre o preconceito e sobre a imagem que outros países têm do continente africano. Eu recomendo! Obrigado por esses escritos, Adiche.

Sempre senti que é impossível se envolver direito com um lugar ou uma pessoa sem se envolver com todas as histórias daquele lugar ou daquela pessoa. A consequência da história única é: ela rouba a dignidade das pessoas.

João 21/02/2021

Chimamanda é tão necessária nos dias de hoje. Este é um livrinho de bolso, que dá pra ler rapidinho numa tarde quente de verão. Seu jeito sutil de falar torna tudo tão entendível, tão simples. Todo mundo deveria experimentar seus livros!
E é tão triste quando a gente acaba colocando toda uma sociedade, todo um povo, toda uma história dentro de uma capsula minúscula e julgando todos da mesma forma. É bem como o brasileiro enxerga o nordestino, um povo pobre e sem água. Mas o nordeste é tão grande, é tão rico em cultura, tão diverso. Seus 9 Estados, cada um especial de um jeito diferente, que só me faz ter cada vez mais orgulho dessa gente, desse meu povo.

Layla.Ribeiro 05/05/2021

Necessário
Um livro que deveria ser de leitura obrigatória com um tema de muita importância para conhecimento e reflexão, como ele foi transcrito de uma palestra da autora, você consegue ler em poucos minutos de um fôlego só. O único defeito para mim é que ele é muito curto.