O instituto

Stephen King

Resenhas - O Instituto

Soleionokindle123 23/04/2024

Incrível
Uma leitura completamente fluida e imersiva, rica de detalhes intrigantes no decorrer da história.
Recomendo fortemente !

brunomentz 23/04/2024

Primeira leitura do Stephen King
A história é boa, porém sem muita ação na primeira metade do livro, que o deixou um pouco entediante, mas da metade para o final existiram vários momentos de angústia, me instigando a ler mais.

Os personagens são bem construídos e os diálogos entre eles é fenomenal.

Acredito que o livro poderia ter sido mais curto, mesmo assim manteria a qualidade da história.

Gabi 22/04/2024

O Instituto
Não é o meu favorito do King, mas é uma ótima história, fiquei torcendo pélas crianças o tempo todo, achei o final meio frenético e complexo, porém é King, né? Não poderia ser diferente.

boydelrey 19/04/2024

Em ?O Instituto? vemos o cerne da escrita de sucesso de King
Em ?O Instituto? Stephen King coloca em evidência aquilo que é o cerne da sua escrita de sucesso.

No posfácio do livro de contos ?Escuridão Total Sem Estrelas?, Stephen King diz que não escreve sobre pessoas incomuns em situações comuns, mas sim, pessoas comuns em situações incomuns.

Bom, como isso se aplica à O Instituto, que é uma história de crianças com poderes de telecinese ou telepatia, que são sequestradas e submetidas a testes torturantes, para exploração de seus poderes, numa instituição super secreta, perigosa e segura?

Numa certa noite, Luke Ellis acorda durante a madrugada, e vê uma figura humana em seu quarto.
?Mãe?? ele pergunta, antes de ser sequestrado por uma equipe de extração do Instituto.

Nosso protagonista possui o que os médicos do Instituto chamam de TC (telecinese). Porém, a telecinesia de Luke é fraca. Ele só consegue mover pratos, talheres, folhas, e em alguns casos, um pedaço de pizza.
Mas, Luke possui além do seu poder de telecinesia, algo muito mais poderoso e que é subestimado pelos médicos do Instituto: uma inteligência excepcional e muito acima da média, podemos dizer que o garoto é um mini Einstein.

É com essa inteligência que o garoto sobrevive ao Instituto e aos testes.
Cercado de outras crianças iguais a ele, Luke se vê numa situação de alarme, pois o Instituto é divido em três prédios:
a Parte da Frente, que é onde os novatos ficam e são submetidos aos primeiros testes, a Parte de Trás, que é pra onde os residentes com até 1 mês de estadia vão, onde são submetidos à testes psicológicos que os mudam pra sempre, e por fim os levam ao estágio e lugar final: a Parte de Trás da Parte de Trás.
Lá, os residentes não são submetidos à testes, pois com eles só restam uma coisa: o Zumbido.
O que é isso? Não queira saber.

Sabendo disso, Luke sabe que seu tempo é escasso, e com a ajuda de uma faxineira moribunda, amigos rebeldes e um garotinho de 10 anos, Luke vai fazer de tudo pra fugir do Instituto e salvar todos que estão lá.

O Instituto é uma aventura sombria, onde a ansiedade reina, pois estamos em uma corrida contra o tempo pra escapar de um local que opera há mais de 70 anos sem parar.
É uma história recheada, com um misto de sentimentos bons e ruins: amizade, amor, esperança, alegria, medo, tristeza e luto.

Durante as páginas, nos acostumamos ao cotidiano dentro do Instituto, e as vivências ali são tão intrigantes que as vezes nos esquecemos que estamos lendo um livro onde os personagens são, em sua maioria, crianças.
Os únicos adultos são os funcionários do Instituto, e mais alguns heróis que aparecem mais tarde.
Nesse livro é normal se assustar toda vez que ler algo incomum pra uma criança e lembrar: ?caramba, verdade, isso é uma criança?.

Com um final que pode ser considerado agridoce, O Instituto deixa em nossa cabeça uma dúvida: o que vale perder pra ganhar?

Vanderson.Gomes 16/04/2024

Primeira impressão.
Gostei da leitura, apesar de achar a primeira metade do livro beeem lenta, narrativa bem insipiente e sem grande emoções, o livro se recupera na segunda metade, quando tudo começa a acontecer, achei bem divertida essa parte final.

Larissa 14/04/2024

Não gosto muito de leituras que envolvem crianças mas ao mesmo tempo é uma leitura desafiadora e muito perplexa ?

ArtTorres 11/04/2024

"Fizeram Luke pensar nas gêmeas de um filme antigo de terror"
Eu infelizmente esperava mais.
O King costuma escrever histórias envolvendo crianças com maestria, mas parece que dessa vez ele perdeu a mão e o livro não chegou aonde ele queria. Muitas coisas aqui não foram explicadas, famoso "porque sim" e fica por isso mesmo.
Não é ruim, mas não está nem perto dos melhores que eu já li dele.

Marcos albino 05/04/2024

King você e foda!
essa e minha segunda experiência com o king e foi incrível, eu chorei eu me angustiei entre outras emoções que eu senti lendo este livro, o king não tem medo de deixar as coisas extremamente absurdas ou terríveis ainda mais quando se trata de crianças e quando você analisa as coisas e separa a parte sobrenatural do comum, e possível ver em suas historias o horror que o ser humano é capazes de coisas horríveis .

Bruno Falabella 03/04/2024

Excelente
Livro publicado em 2019. Mestre King escreve daquele jeito todo seu de contar de estórias, neste caso, que me prendeu e agradou bastante. Se você é fã do autor, como eu, uma dica: não leia nada sobre este livro, orelhas, capas, contracapas. Simplesmente abra e comece a ler. Vai ver que delícia!
Se quiser mais, leia no meu blog...

site: https://bchfalabella.blogspot.com/2024/04/acabei-de-ler.html

Carolina Del Puppo 02/04/2024

Legal, razoável.
Eu gostei da leitura, foi um livro fluido e relativamente rápido de ler mas não chega nem perto de estar na minha lista de preferidos do SK.

Iris.Reis 01/04/2024

I M P E C Á V E L
Se tivesse mais 10 estrelas pra esse livro, eu daria!

Quando digo que King é mestre em construir relações, ele é MESTRE em construir relações e ponto.

O Instituto conta a história de Luke, um garoto de 12 anos, extremamente inteligente, que vai descobrir, muito cedo, o preço da inteligência

Luke, além de gênio, tem um dom de mecher as coisas, de vez em quando...

Por conta desse dom, Luke é sequestrado numa noite, e levado ao Instituto... Um lugar nada agradável para crianças...

É lá onde o meu "clube dos otarios 2" é formado pela Kalisha, Nicky, Helen, Iris, George e Avery... Juntos eles vão descobrir os terrores desse lugar, mas também que permanecendo juntos, eles serão mais fortes...

É uma história impecável, você se apaixona pelo grupo na mesma intensidade que tem ódio dos vilões...

Menção honrosa para Tim e para Wendy, personagens secundários que abraçam a causa com unhas e dentes...

O amor nesse livro é descrito em uma forma sublime, ainda mais, pq não é repentino, é algo construído....

Incrível e sádico, como só o King sabe ser ??
Emilia.Reis 01/04/2024minha estante
adorei a resenha, esse livro traz tantos sentimentos, mas o amor através da amizade é o que mais me impactou

Vitoria.F 01/04/2024minha estante
Tbm adorei a resenha! A construção dos sentimentos sempre me pega... ??

Elton.Oliveira 01/04/2024minha estante
Parabéns pela resenha Iris ???

Fabio 02/04/2024minha estante
Adorei a resenha, Iris!!!
O King dá uma aula na construção de personagens, neste livro!!!

Zé Silveira 03/04/2024minha estante
Muito bom?

Iris.Reis 03/04/2024minha estante
Obrigadaaa amigos!

Vocês me entendem tão bemmm ??????

Iris.Reis 03/04/2024minha estante
E Zé... meu top 1 ganhou um parceirinho ??

Zé Silveira 04/04/2024minha estante

Não kkk

Fabiana Pessoa 01/04/2024minha estante
Plenamente de acordo ??

Felipe.Loschi 01/04/2024minha estante
Livro perfeito, comprei quando saiu mas nunca vi muita gente falando sobre, merecia mais atenção