O Instituto

O Instituto Stephen King

Resenhas - O Instituto

Fátima Lopes 16/04/2021

A obra traz personagens infantis carismáticos , como é hábito nas obras de SK. O mais impressionante na trama são os trechos de "terror" não sobrenatural, resultado da maldade humana e da falta de limites dos detentores do poder.

Lara 16/04/2021

Gente, as crianças...!!!
Procurando algo mais recente do King pra ler, me deparei com essa indicação. Comecei a ler sem saber a sinopse e obviamente achei que o enredo fosse a história de um policial trabalhando como vigia noturno numa cidadezinha no interior do interior dos EUA. Bobagem minha.

Eu indicaria esse livro até para meus alunos do ensino médio. Não é numa leitura pesada, só identifiquei um parágrafo que me causou embrulho no estômago... De resto, são mais de 500 páginas falando sobre amizade, confiança, acalanto e enfatizando a velha ideia de que "a união faz a força". Também achei legal a reflexão política que King traz, mostrando que muitos pensamentos e atitudes políticas provocam atrocidades a muitos para o bem estar de alguns - e que muitas pessoas (e governantes) estão ok com essa situação. Talvez por querer um maior desenvolvimento dessas questões eu deixo uma crítica ao final da história: King quis deixar tudo bem depois de um boom imenso. Não dá!!! Pra mim essa história tinha que ter uma continuação pra sanar esse final aí, hein.

Por fim, o livro físico deve ditar um bom ritmo de leitura, mas a versão que baixei pro Kindle me dava uns tempos restantes de capítulos MUITO maçantes. Tinha capítulos com mais de duas horas de leitura, isso desanima quem gosta de sentar e ler um pouquinho todo dia, a gente perde o fio da meada.

Caio Dantas Cabral 15/04/2021

O King poderia ter sido mais ousado!
foi com essa proposta de crianças com superpoderes que o King me convenceu a ler sua obra, no entanto o livro falha no alcance do seu potencial.

o livro é bom, mas o finalizei pensando que o King poderia ter ido mais longe. pois eu já vi muitas histórias com essa temática com um desenvolvimento e entretenimento maior.

todos que leem conteúdo nessa temática, espera algo com cenas de ações, poderes descontrolados, objetos voando, várias comunicações telepáticas, NO ENTANTO, esses elementos são pouquíssimos utilizados.

o livro possui um final muuuuito bom, com ótimas explicações e revelações, no entanto acho que o número de páginas poderia ter sido menor pra chegar ao resultado final.

talvez eu tenha vindo com muita sede ao pote, mas essa é a minha opinião final.

Vinicius 12/04/2021

primeiro contato que tive com o stephen king mas eu amei, pretendo ler outras obras dele com toda certeza. livro muito bom, faltou pouquinho pra ganhar 5 estrelas. li bem rápido mas acabei me apegando às crianças...

Yas Oliveira 08/04/2021

Maravilhoso!!!!!
Tudo incrível, tenho nem o que falar. leiammmmmmmm

Vanessa Pipi 07/04/2021

cansativamente sinistro
bom, digo com muita claresa que sou super fã de S. King. sou doidinha por sua escrita e suas historias, quem conversa comigo sabe que sempre vem referëcias em minhas conversas kkkk ei,isso me fez lembrar isso, olha tá parecendo uma surpresinha aqui ... e fico super empolgada quando vejo esses referências e surpresas em filme ou séries. ... mas ... aqui .. poxa como foi arrastado pra terminar essa leitura .... caramba, me sentia culpada em alguns momentos em pensar nisso, que estava demorando e eu nada me empolgava...
de inicio foi super de boa, espectativa,persoagens crescendo e super ficando curiosa... mas num dado momento de troca de cenário, cara, me deixou com sono...
desculpa, mas não me empolgou
claro que dei três estrelas e meia para esse livro, afinal,não to dizendo que é uma historia ruim, apenas que para mim não arrebatou,não me deixou emolgada.
bora pro proximo.

Mariana 05/04/2021

Já tô pensando em reler
Um dos meus preferidos, stephen king nunca decepciona ainda mais colocando telepatia e telecinese, sem contar o querido mistério que sempre tem em seus livros. Esse é um daqueles que você prega o olho e não tira mais

Levi.Pedrosa 05/04/2021

Mais um bom livro de King. Nada de extraordinário, mas um bom livro. A parte paranormal não me atrai muito. Mas no geral, posso dizer que gostei.

Yasmin.Latchuc 04/04/2021

King nunca decepciona
Confesso que em algumas partes achei a história um pouco parada, mas sabemos que nos livros do King todos os detalhes vão fazer diferença lá pra frente. Assim, continuei até o fim e valeu a pena.

Giulipédia 03/04/2021

A inteligência individual e o bem estar coletivo!
Duas histórias paralelas se unem para compor esse livro que é o instituto. Mais uma vez, tio King nos dá muito o que pensar numa história bem escrita e cheia de conceitos a se questionar sobre a nossa realidade através da ficção literária.

Tim é um ex-policial que está viajando para Nova York em busca de um emprego e um recomeço e Luke é uma menino de 12 anos extremamente inteligente, considerado um mini gênio, prestando vestibular para duas universidades ao mesmo tempo. Em uma noite, Tim vai parar numa cidade e acaba como vigia noturno desta. Enquanto que Luke sofre um sequestro e vai parar em um local chamado apenas de instituto. E assim, para saber como esses dois universos vão coincidir e descobri o que é o instituto, você vai ter que encarar essa obra fantástica que mais uma vez, o rei aceitou em cheio!

Esse livro me fez pensar em, o que é, de fato, a inteligência. E diferente do que todo mundo acredita, inteligência não é só saber um mundo de coisas, é claro que pessoas inteligentes acabam sabendo mais coisas que a grande maioria das pessoas, mas não é a quantidade de informações que as tornam inteligentes e sim como elas adquirem essas informações, como aprendem o conhecimento e mais importantes ainda, o que fazem com ele. E aqui entra também o conceito de obediência cega e obediência crítica.

Lendo esse livro, e olhando para Luke, um menino com um alto grau de inteligência, notamos, não só que ele é uma enciclopédia humana, por que ele é, mas que além dele saber, ele gosta de saber, ele sabe porque quer saber. E acima de tudo, ele tem senso crítico de questionar e não aceitar a realidade que foi imposta a ele e aos seus, pois sabe que aquilo não vai lhe trazer benefícios futuros, mas sim que sua vida pode está correndo sérios riscos.

Então, quando penso em inteligência, penso em não apenas facilidade de fazer ligações de conceitos diferentes, mas o ato de gostar de descobrir coisas novas e usar isso em benefício coletivo, pois sim, pasmem! Vivemos em sociedade, é burrice pensar somente no seu bem estar individual, pois se o coletivo está sofrendo e você vive no coletivo, então você também vai sofrer!

E esse livro, o instituto, vai abordar muito esse conceito do coletivo (não vou entrar em mais detalhes pra evitar spoiler...!) então dá pra fazer uma reflexão muito legal a respeito do que é o instituto, por que e para que ele existe e como isso tudo tá ligado a mente, a inteligência e, a consequentemente, as ações humanas individuais que influenciam na sociedade. Sim, meus caros e caras, o livro faz a gente entrar numa bela de uma crise existencial, mas conhecendo tio King, isso não é novidade né, convenhamos!!

E da até para fazer um parâmetro sobre a nossa situação atual, olha que interessante! Mas vou parar por aqui, por que isso deixaria de ser uma resenha e viraria... bom, algo que não é uma resenha...! Enfim, os convido a ler e a tirarem suas próprias conclusões, a repensar sobre o que é ser inteligente, sobre bem individual e coletivo principalmente e também a terem mini crises existenciais a respeito da sociedade em que vivemos, recomendo a todos e boa leitura!!

@autorajessicadias 01/04/2021

King me dá cada vez mais certeza de que ele não é muito fã de crianças hahahah. Uma leitura incrível e que vale a pena cada centavo!

Itamara 31/03/2021

"No escuro, todas as sombras desaparecem"
Mais uma leitura de SK na minha lista e mais uma vez uma experiência muito positiva. Temos aqui as características já conhecidas desse autor que fazem os leitores amá-lo ou odiá-lo (ainda não vi meio termo do tipo "ah, gosto mais ou menos"): muitas descrições, personagens aprofundados, muitas referências dos mais diversos tipos e, claro, momentos de tensão. "O Instituto" agora entra nas minhas indicações quando ouvir um "quero começar a ler Stephen King mas não quero terror". Apesar disso, não é uma leitura leve e, como sempre espero, traz incômodo, desconforto, raiva... é um misto de sentimentos que só uma leitura imersiva é capaz de proporcionar. Acompanhar as crianças sendo vítimas de tortura e enfrentando situações por justificativas duvidosas me deixou completamente envolvida, criando teorias e expectativas. Ambientação bem feita, diálogos e sacadas inteligentes, desenvolvimento na medida (nada de final brusco aqui). Confesso que , mesmo gostando do final, imaginei um desfecho diferente, mas acho que isso se deve justamente pela criação de afeto e envolvimento com os personagens e nem vejo como defeito. Recomendadíssimo!

Gabriel.Juca 30/03/2021

O Instituto foi meu primeiro contato literário com King. Claro que contato com ele a gente tem desde sempre através das adaptações para cinema, fora as outras obras que recebem forte influência. Não poderia ter sido uma melhor primeira impressão. O Instituto é um livro grande, mas que massa muito rápido. Em um piscar de olhos você leu 100 páginas. Os capítulos curtos dão a sensação de progressão e os toques de suspenses e as descobertas atuam como recompensas e incentivo para que o leitor busque cada vez mais se aprofundar naquele universo. Fora as inúmeras referências à cultura pop e fatos históricos. Não há palavras que descrevam bem essa obra, sempre vai parecer insuficiente. Só leia, meu fi. Você não vai se arrepender.
Itamara 30/03/2021minha estante
Entro pra fazer a minha resenha e olha a primeira que aparece ?

Gabriel.Juca 30/03/2021minha estante
Kkkkk