O instituto

Stephen King

Resenhas - O Instituto

ryan.rocha25 11/02/2024

Misterioso e envolvente
"O Instituto", de Stephen King, apresenta um enredo intrigante e personagens complexos. A narrativa é um pouco arrastada em alguns momentos, o que tornou a leitura um pouco demorada. Apesar disso, a trama é envolvente e cativante. Bom para quem gosta da série "Stranger Things".
Gostei.

lumapinotti 03/02/2024

Foi meu primeiro livro do stephen king e eu estou obcecada! a escrita é maravilhosa, meu coração acelerava nas cenas de ação, sentia raiva, tristeza e felicidade. Particularmente não achei a escrita dele tão descritiva como as pessoas falam, mas pode ser esse livro. A história é muito envolvente e vc se conecta com os personagens, um livro muito bom

maria clara 03/02/2024

O instituto
"... porque o instituto é como o que dizem sobre a máfia: quando você entra, não consegue mais sair."

acho válido fazer um breve resumo da obra. luke ellis é, como dizem, um "pequeno gênio", uma criança de 12 anos com um QI elevadíssimo e já aceito em duas importantes universidades americanas. um fato interessante sobre luke é que, em certas ocasiões, ele consegue controlar objetos com o poder da mente, virando, por exemplo, páginas de livro e derrubando travessas de pizza apenas pelo ato da telecinesia.

certo dia, luke é apagado e sequestrado e seus pais são assassinados. quando luke acorda, se depara em um ambiente bastante similar ao seu quarto, porém certos detalhes confirmam que algo está errado e luke tem a certeza de que está em um lugar desconhecido. mais tarde, ele descobre que esse lugar é nada menos que o instituto, lugar onde crianças paranormais são testadas e experimentadas para um propósito, até então, desconhecido e maléfico.

vejo muita gente comparando esse livro às outras obras do stephen king e sinto em lhe dizer que não sou uma delas, portanto eu me limito ao direito de reservar minha opinião ao enredo e somente ele. sim! é o primeiro livro que eu leio do autor e posso garantir que não é o último.

bom, logo de cara, nas primeiras páginas, eu já me toquei que era um livro denso ? coisa que eu não esperava mas suspeitava bem no fundo ?, então a leitura não fluiu muito bem no início. pra mim, por ser um autor famoso e até então nunca antes lido, o ritmo empacou mais ainda. maaas, graças a deus ? e ao enredo ?, o livro começou a ficar cada vez mais envolvente, com personagens bem humorados e cativantes. uma coisa maravilhosa foi poder acompanhar os pensamentos do luke, eu amei e me diverti bastante; por isso, e por tudo que tinha se passado, eu me apeguei à ele e sentia parte de suas dores. o avery sem dúvida alguma foi meu personagem favorito; é impossível não começar a amá-lo e querer protegê-lo

GabrielPiresDaFons 02/02/2024

Incrível
Bem, não foi o primeiro livro do king que comecei a ler, mas foi o primeiro que terminei. Acho que quando tentei ler os outros livros, não tinha uma maturidade literária suficiente (não sei se é assim que podemos chamar). O livro é maravilhoso, ele flui muito bem depois das 50 primeiras páginas. O desenvolvimento dos personagens é muito bem construído e conforme você vai lendo, você quer mais. Não sei pq, mas me passou uma vibe meio Percy Jackson misturado com stranger things, acho que por conta de toda a aventura e os obstáculos que o Luke tem no caminho. A escrita do king é maravilhosa, ele é um kingo mesmo.

Junior 01/02/2024

Mestre não é em vão.
A maioria aqui conhece Stephen King pelas histórias de terror mas quem já leu um pouco mais dele sabe como ele é um mestre em contar histórias de todos os tipos, e nesse livro ele é brilhante mais uma vez, a forma que ele cria os personagens você se apega a eles como um amigo que existe. O grupo de crianças que temos no livro é perfeito, ele cria crianças que tem comportamentos de crianças e não crianças gênios que vemos em Hollywood e é nesse ponto que me pega muito, no livro It (meu favorito) o principal (na minha opinião) não é o palhaço e sim o grupo dos Losers para derrotar o palhaço e o mesmo se tem aqui, temos um vilão e o grupo de crianças que sozinhas não podem fazer nada mas no coletivo e na amizade supera as dificuldades.
Apesar de ser um calhamaço ele não fica chato em nenhum momento e as páginas simplesmente vão virando sozinhas e quando se nota vc já está acabando o livro.
Melhor livro deste ano.

Fa targaryen 27/01/2024

Interessante
Foi difícil engatar na história e até a metade do livro já tava desesperançoso que tudo fosse dar errado, mas logo no final tudo "magicamente" começou a dar muito certo. O ponto forte são os personagens e até gostei sim.

Karol 27/01/2024

"O instituto, dizem que é como a máfia"
A capacidade que o Stephen King tem de criar histórias e universos é absurda.

Se você gostou de "O iluminado", "A incendiária", "Carrie" e "A zona morta" vc vai amar esse livro que tem uma pegada Stranger things mas um pouco mais realista.

Jhow Wonka 26/01/2024

Um dos melhores livros do King!
Somente o King contém aquela magia de nos fazer conectar de forma imediata com os personagens e, quando isso acontece, você não quer parar de ler!
O Instituto é perfeitamente bem construído, onde nenhuma ponta fica solta. King deu um final digno até aos pequenos detalhes e isso torna a experiência mais fascinante.

taifmiranda 25/01/2024

Para os fãs de Stranger Things
Conspiração, pessoas que acham que estão lutando por um bem maior enquanto fazem atrocidades, crianças fodonas...

Eu amo Stranger Things e quando me falaram que esse livro tinha essa vibe, já me interessei na hora. Assim como com a série, com esse livro não foi diferente. Eu amei. Uma experiência imersiva, quase como se eu estivesse dentro da história.

É um livro denso, mas não difícil de ler. Stephen King sabe muito bem como segurar leitores em livros enormes.

Jessica 21/01/2024

O Instituto
Não achei esse um dos melhores livros do Stephen King, mas como sempre acontece com os livros dele, sempre me vejo apegada aos detalhes.

A descrição dos personagens e acontecimentos é tão boa, que facilmente consigo "visualizar" as cenas na minha mente.

Além disso, a estrutura do livro em si tem todas as marcas registradas desse autor que é um dos meus favoritos desde a adolescência!

Outro ponto que gostei, e que já vi em outros livros dele, é a citação de obras anteriores! Seja de forma explícita ou de forma indireta, a referência está lá e faz a gente se sentir ainda mais conectado com o livro e autor. Para mim, é como se o Stephen King falasse diretamente com os fãs do tipo "hey, aqui não parece aquele livro lá?". Para quem não leu muitas obras dele, a referência pode passar desapercebido, mas pra quem acompanha mais de perto é como uma conversa direta com ele. Difícil de explicar esse sentimento, mas é meio por aí.

Bloom.Rodrigues 20/01/2024

O Instituto.
Essa não foi a primeira vez que li O Instituto, mas não me lmebrava de quase nada, e com certeza foi uma experiência totalmente nova. É um livro descritivo e longo, devagar. Todos os acontecimentos se passam em um ou dois meses mas o livro conta sobre a história com detalhes e diferentes po tos de vista de um modo em que tudo acobtece de maneira certeira e precisa para a construção do mistério. O protagonista e os personagens importantes são muito bem construídos e os personagens secundários são facilmente discernidos mas não esquecíveis, é um livro que recomendo e leria de novo com certeza. Uma trama coesa e lindamente produzida, mas não clichê ou previsível.

Amauri 20/01/2024

Stranger Things e teoria da conspiração
Que livro bom, vi logo após assistir stranger Things, estava a procura de narrativas parecidas. A narrativa é muito comovente pois as personagens são crianças, que são afetadas pelos interesses e maldade do governo americano.

A ideia gritante ao redor do livro, é "Qual o limite da ciência" ou resumidamente, "Vale tudo por um bem maior?". Além disso, faz um mix com uma teoria da conspiração ou de um possível experimento da CIA, ligado ao tema tratado no livro.

Não achei a narrativa cansativa, bastante coisa acontecendo por todo o livro.