O instituto

O instituto Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Instituto

Gustavo Rodrigues 29/06/2022

Com uma pegada bem parecida com Stranger Things, esse livro vai te fazer gostar muito dos protagonistas e ter um nojo desgracado pelos antagonistas.

Sempre digo que King manja demais quando o assunto é escrever histórias que envolvam crianças. Os diálogos entre elas são muito genuínos, críveis e legais de se ler. Meio difícil não lembrar de IT (não é uma comparação, só uma lembrança rs).

O início é bom, o final é muito bom, mas o meio é um pouco lento. Não é o caso de nada acontecer por 100 páginas, mas ainda assim dá uma desacelerada. Se tivesse mantido o ritmo, eu daria 5 estrelas.

Mais um do mestre que leio e recomendo ?
Audrey.Samira 01/10/2023minha estante
Eu achei beeeeeem lento. E Realmente não entendi o suto de tudo acontecer em umas 10 folhas lá perto do final e acabar. Kkkkkk. Ainda assim gostei e foi o primeiro do King que eu li

Audrey.Samira 01/10/2023minha estante
O **fato**

@livrodores 11/02/2020

O Instituto
Que saudade estava de ler algo do meu reizinho. Para mim é sempre um prazer conhecer mais uma de suas histórias mirabolantes, que no fim fazem total sentido e sempre mexem comigo de alguma forma, com essa leitura aqui não foi diferente, me emocionei e encantei total!
Luke Ellis é um garoto de 12 anos, tem uma inteligência descomunal e nessa idade já foi aprovado em duas grandes faculdades, ele pensa que seu maior problema é convencer os pais amorosos o deixarem ir estudar, até que vê sua vida ser completamente transformada ao ser sequestrado e levado ao instituto!
Agora sim, no instituto é que vamos começar a adentrar na história e todas as suas explicações, muito mais suposições, mas é isso que o King faz mesmo, as respostas para a maioria das perguntas que surgem são respondidas apenas no final! Voltando ao instituto, Luke conhece outras crianças: Kalisha, Nick, George, Helen, Iris e o meu doce Avery! Ao longo dessa estadia entendemos a dinâmica do local, que faz experimentos com as crianças que possuem halibidades telepáticas e telecinéticas.
As crianças são invadidas e desrespeitadas constantemente, e querem entender qual o motivo de estarem passando por isso, razão essa que o autor conseguiu construir muito bem!
Em outro canto do livro, lá no início havia conhecido Tim, um injustiçado antigo policial, que consegue emprego na pequena cidade DuPray. Ele terá um destaque enorme, pois é aquele personagem que toda criança adoraria conhecer, aquele adulto que acredita nela!
Doce, nostálgico e cheio de segredos horripilantes é essa obra! Em comparação as outras obras do rei essa é bem leve, tem uma dinâmica super fácil de acompanhar e a trama simples de compreender, os detalhes estão estilo King mesmo, bem explicados, o que para mim é um deleite! Nem sei o que falar da história, mais uma vez trazendo crianças como personagens centrais que tentam combater o mal com a amizade e força que são capazes de ter juntos, eu amo!

Jess 22/10/2021

Comecei o livro não entendendo muita coisa, achando que seria uma leitura arrastada. E, como eu estou acostumada com a escrita e as história do autor, o início difícil não me incomodou, pois eu sabia que alguma coisa boa sairia disso tudo. E então eu comecei a sentir a história e a leitura foi excelente, a angústia em diversas cenas é muito intensa. O medo, a revolta quando todas aquelas coisas ruins aconteciam, o sentimento de felicidade quando os planos davam certo... é tudo muito real.

Acho incrível como a escrita do King ainda é a escrita dele, mas acabei percebendo uma mudança nela em seus livros mais recentes. Também acho que esses livros são mais fáceis de entender e a escrita é mais fluida. As suas histórias só se tornam melhores, e só ele sabe como contar uma.

Eu não percebi o momento exato em que comecei a me apegar fortemente nos personagens principais. E ter esse apego, ainda mais quando são crianças, em livros do King, é sempre um grande perigo. A forma como alguns desses personagens vão crescendo ao longo da história, mesmo sendo apenas crianças, pois passaram por tantas coisas desumanas que geraram tantos traumas e cicatrizes que eles amadureciam muito rápido, sendo até mesmo necessário, me atingiu de uma forma muito forte.

O livro tem alguns ensinamentos muito bonitos sobre coragem, amor e família. Mas, principalmente, sobre amizade. É encantador como isso acontece no livro. Ler sobre crianças que estão naquela situação, se apoiando umas nas outras, é muito tocante.

O debate sobre teorias da conspiração, as críticas em todo o livro sobre diversos assuntos, tudo se encaixando conforme o livro avança, todas as perguntas (ou a maioria até o possível) sendo respondidas. É um livro completo, bem amarrado, sem pontas soltas, bem explicado. Uma obra de arte.

Mais um favoritado do rei.
kethelyn 22/10/2021minha estante
caramba já qro ler

H. J. Bronzelli 21/01/2022

"Eu amei ter amigos"
Um dos grandes acertos dos últimos anos do SK é esse livro.

Um livro aonde as crianças são protagonistas da história, o que o King sabe escrever muito bem são crianças, e o 'Instituto' para onde essas crianças com poderes são levadas.

Esse livro irá despertar vários sentimentos enquanto você estiver lendo: alegria, medo pelo que as crianças passam, a raiva que vai estar mais presente, e uma emoção de afeto por essas crianças.

Os personagens e suas histórias são bem trabalhados, tanto os principais como secundários. A tensão que o King cria ao decorrer de todo livro. E um final que ele não estragou hahaha.

Se você gostou de "IT, a coisa", leia esse livro. A amizade dessas crianças, a força delas, o clima do livro em sí, lembram muito de IT. Mas não é igual, pois esse livro tem seu 'corpo' próprio, mas sim também é um livro sobre amizade.

Leia, é grandinho mas vale muito a pena.

Ps: se você não leio "Sob a Redoma" nos Agradecimentos desse livro eu pularia os parágrafos 5 e 6 que ao meu ver da um pequeno spoiler de "Sob a Redoma".
Rafael Kerr 21/01/2022minha estante

H. J. Bronzelli 21/01/2022minha estante
Claro, assim que puder lerei, achei interessante.

Rafael Kerr 21/01/2022minha estante
Obrigado!

Bruna 05/01/2022minha estante
Uauuu tava esperando sua resenha mais um livro que pretendo ler em 2022!!!!

Marcos 05/01/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso Bruna! Vou te falar que ele é um dos melhores livros que eu li do King! Da metade em diante ele fica frenético. E os personagens tem muita carisma!

Bruna 05/01/2022minha estante
Legal?. Vou colocar como meta de leitura para esse ano sim?

Marcos 05/01/2022minha estante
Pode colocar!! Esse livro eu indico sem medo de errar Kkkkkkkk (erro em algumas indicações)

Bruna 05/01/2022minha estante
E quem não erra né marcos!!!!

Marcos 05/01/2022minha estante
Aqueles, o King kkkkkkkk brincadeira. Errar faz parte né, não tem jeito

Pam 19/03/2022

Não é inovador, mas é incrível.
A proposta de O Instituto lembra muito obras como Stranger Things, Promised Neverland, X-Men, dentre outras, mas não deixa de ser boa. O Stephen King pegou essa fórmula de crianças presas e "superdotadas" e fez sua própria história, sempre cativante e cheia de emoção, do jeito dele mesmo.

Esse livro começa com aquele jeitinho Stephen King: de primeira comecemos o Tim, um homem de meia idade de uma cidade pequena dos EUA que acaba, aleatoriamente, entrando numa situação bem específica. Logo depois a história pula pro Luke, um menino de 12 anos que é um gênio e acaba sendo sequestrado e levado pro Instituto, onde fazem experimentos com crianças com habilidades extraordinárias. É uma história que todo mundo já viu em algum lugar, mas eu adoro os toques especiais do King. A vida do Luke no Instituto rouba a cena. Apesar desse garoto ter a inteligência de um gênio e ainda super poderes, ele continua sendo um garoto. Vamos acompanhando toda a história pelos olhos dele, vendo como ele vai descobrindo o Instituto e como ele constrói amizades lindas lá dentro, mas nem tudo são flores: também acompanhamos todas as torturas e sofrimentos que ele passará nesse local monstruoso. A forma como os adultos são cruéis e como isso vai transformando a educação do Luke em rebeldia é algo muito interessante de assistir, e mais triste ainda é ver como ele se agarra a qualquer pequeno sinal de bondade e gentileza, que se tornam escassos.

Em certos aspectos, esse livro lembra muito It: A Coisa, porque vemos aqui crianças sofrendo e se unindo contra um mal maior. Eu adoro as amizades que o Stephen King constrói e aqui continua maravilhoso, tem muito amor e carinho entre essas crianças. Elas são especiais além de seus poderes, isso se torna secundário, elas são especiais pelo que são e pelo que se tornam umas pras outras: família.

O ritmo do livro é lento, as coisas demoram pra se desenrolar, mas tudo tem um motivo, se fosse mais rápido não funcionaria e ficaria corrido. Quando todas as histórias começam a se juntar e tudo "explode" é maravilhoso. O final é super satisfatório e muito bom de ler. É um livro que me fez uma ótima companhia e deixou saudades.

Flávia Menezes 17/03/2022

AS CRIANÇAS DA CAIXA DE PAVLOV.
?O Instituto?, de Stephen King, publicado em 2019, é uma história que traz a discussão sobre a ética profissional por trás dos experimentos científicos realizados em humanos. Um assunto que já havia sido abordado antes pelo autor, em 1980, em seu livro ?A Incendiária?, que preciso ressaltar, realizado de forma brilhante, e que neste se aprofunda ainda mais, trazendo a questão do quanto o poder e o controle, alimentados pela ganância daqueles que governam, em situações como essa ficam muito acima dos direitos humanos.

Os experimentos descritos pelo King em seu livro tem como base o Behaviorismo, o que me lembrou muito a minha época da faculdade, quando li sobre experimentos behavioristas em que, em algumas pesquisas, as pessoas estudadas enfiaram tubos pela garganta, onde eram inseridos líquidos, sem qualquer sedação.

Outra lembrança que me veio à mente durante a leitura foi da série ?The Right Stuff?, baseada em fatos reais descritos no livro homônimo de 1979 de Tom Wolfe, e lançada em 2020 pela Disney+ em conjunto com a National Geographic, desenvolvida por Mark Lafferty, e tendo como um dos produtores executivos o nome de Leonardo DiCaprio.

No seriado, o governo americano, visando vencer a corrida espacial contra a antiga União Soviética, lança o programa espacial Mercury, onde 11 pilotos americanos foram escolhidos pela recém-desenvolvida NASA, para ir para o espaço. Na série, eles trouxeram tanto a questão dos excessivos testes médicos e físicos que foram realizados, tal como acontecia na história do King, bem como discutiram muito sobre os problemas que envolvem testes experimentais.

A cena em que o piloto Alan Shepard entra na cápsula onde ficará durante o seu lançamento para o espaço, e descobre que todo o controle será remoto, é de gelar a espinha. Já pensou em como esses homens foram cobaias, podendo morrer unicamente para que seu país vencesse uma corrida especial? O que aliás aconteceu, resultando na morte de Gus Grissom (algo que infelizmente não pode ser explorado nessa série, já que ela foi cancelada em sua primeira temporada, porém que pode ser acompanhada no seriado ?The Astronauts Wives Club?).

Confesso que ler a parte dos experimentos foi a mais difícil para mim. Além de toda a ausência de humanidade e da crueldade com a qual eram feitos nas crianças (o que, como diria Christian Grey, é meu limite rígido!), ainda houve a questão de que, para mim, eles pareciam muito sem propósito, e não traziam muitos resultados. O que me fazia pensar: então por que insistir em algo que não tem resultados nenhum? Confesso que isso me deixou um pouco entediada (além de chocada!) durante a leitura. Mas é algo muito particular.

Porém, importante mesmo é ressaltar que a narrativa do King nesse livro é absurdamente rica em detalhes, e traz essa ousadia dos livros mais recentes dele, em começar a história em um ponto, mudar para outro, e depois intercalar uma história com a outra. Eu acho isso totalmente fascinante, nos tirando daquele lugar comum das histórias lineares e excessivamente cronológicas.

Além disso, King nunca peca quanto ao desenvolvimento dos diálogos e personagens. São todos tão fascinantes, e com vilões tão cruéis, que você continua a história porque já está totalmente apegado(a) aos personagens.

Aliás, sobre essa questão dos personagens, eu preciso dizer, me encanta a forma como o King tem de ressaltar o quanto o ser humano não foi criado para ser sozinho. O quanto seus personagens são mais fortes quando descobrem seus pares, e toda a lealdade entre eles é estabelecida. Simplesmente não há como terminar sem ter uma lágrima descendo pelo rosto, depois de todo o afeto que criamos com seus personagens, e do quanto também nos tornamos parte dessa ?família?.

Mas esse é o King, e o Mestre não erra nunca. E a cada livro que eu leio, me sinto mais presa nessa rede do Kingverso, fazendo parte da história desses personagens, como se fossem da minha família. Afinal, como posso continuar me sentindo sozinha, quando juntos realmente somos muito mais fortes? Ah, King! Quem acha que sua escrita é só sobre terror, não sabe o quanto você é mesmo um Mestre das Relações!
Douglas Finger 17/03/2022minha estante
Otima resenha Flavia! Esse livro do King tenho mta vontade de ler tambem

Flávia Menezes 17/03/2022minha estante
Douglas, obrigada ??. Leia sim! Tão behaviorista esse livro do King. Mas tenho que dizer que é bacana ler ?A Incendiária? também. São temas iguais, mas foram expostos de maneira diferentes. Mas igualmente fantásticos. ??

Dhewyd 18/03/2022minha estante
Ótima resenha, não conhecia esse livro do King, o próximo dele que vou ler será o apanhador de sonhos, mas já fiquei curioso em ler o Instituto.

Flávia Menezes 18/03/2022minha estante
Dhewyd, muito obrigada! Olha?esse livro tem uma excelente classificação. Acredito que você vai gostar muito! ?? Vou acompanhar suas atualizações de ?O Apanhador de Sonhos? pra ver qual será a sua opinião. Esse eu ainda não li. ??

Dhewyd 18/03/2022minha estante
Tá bom Flávia... a partir de segunda entro de férias e vou ter tempo de sobra pra ler rsrs

Fabio 13/06/2022minha estante
Simplesmente perfeita a resenha Flávia!
Vou começar a leitura neste exato momento.

rach 19/12/2020

Um dos melhores que li esse ano.
Pois bem, King sendo King. Narrativa que te prende, personagens interessantes e enredo sólido porém jovial são os pilares desta leitura. Maravilhoso!

calie 15/09/2020

aquele com crianças singulares, amizade e poderes da mente
nada de vampiros, fantasmas, zumbis ou quaisquer criaturas macabras além das mais horripilantes de todas: seres humanos. o que tornou a experiência dessa leitura ainda mais assustadora para mim foi pensar na proximidade, de tudo o que acontece, com o mundo de hoje. é de se pensar que aqueles horrores podem acontecer, não? ou, pior, estarem acontecendo neste exato momento sem que a gente saiba (o que é assustadoramente agoniante). assim que o livro ganhou velocidade e o laço apertou em torno do pescoço dos personagens principais, eu pude sentir a mesma intensidade e claustrofobia crescendo em mim enquanto corria para o final. mais um romance instigante!

o autor tem um grande talento na arte de fazer com que eu me apegue a um personagem para depois arrancá-lo de mim sem nenhuma dó. tudo bem... estou acostumando a chorar em todos os seus finais, Sr. King.
Micky 15/09/2020minha estante
King adora lascar com a gente no final kkk

calie 15/09/2020minha estante
me aproximando dos finais eu já vou separando as lágrimas que irei derrubar, amo!

Micky 15/09/2020minha estante
Preparada! Hehehe, SK é demais!

Giulipédia 03/04/2021

A inteligência individual e o bem estar coletivo!
Duas histórias paralelas se unem para compor esse livro que é o instituto. Mais uma vez, tio King nos dá muito o que pensar numa história bem escrita e cheia de conceitos a se questionar sobre a nossa realidade através da ficção literária.

Tim é um ex-policial que está viajando para Nova York em busca de um emprego e um recomeço e Luke é uma menino de 12 anos extremamente inteligente, considerado um mini gênio, prestando vestibular para duas universidades ao mesmo tempo. Em uma noite, Tim vai parar numa cidade e acaba como vigia noturno desta. Enquanto que Luke sofre um sequestro e vai parar em um local chamado apenas de instituto. E assim, para saber como esses dois universos vão coincidir e descobri o que é o instituto, você vai ter que encarar essa obra fantástica que mais uma vez, o rei aceitou em cheio!

Esse livro me fez pensar em, o que é, de fato, a inteligência. E diferente do que todo mundo acredita, inteligência não é só saber um mundo de coisas, é claro que pessoas inteligentes acabam sabendo mais coisas que a grande maioria das pessoas, mas não é a quantidade de informações que as tornam inteligentes e sim como elas adquirem essas informações, como aprendem o conhecimento e mais importantes ainda, o que fazem com ele. E aqui entra também o conceito de obediência cega e obediência crítica.

Lendo esse livro, e olhando para Luke, um menino com um alto grau de inteligência, notamos, não só que ele é uma enciclopédia humana, por que ele é, mas que além dele saber, ele gosta de saber, ele sabe porque quer saber. E acima de tudo, ele tem senso crítico de questionar e não aceitar a realidade que foi imposta a ele e aos seus, pois sabe que aquilo não vai lhe trazer benefícios futuros, mas sim que sua vida pode está correndo sérios riscos.

Então, quando penso em inteligência, penso em não apenas facilidade de fazer ligações de conceitos diferentes, mas o ato de gostar de descobrir coisas novas e usar isso em benefício coletivo, pois sim, pasmem! Vivemos em sociedade, é burrice pensar somente no seu bem estar individual, pois se o coletivo está sofrendo e você vive no coletivo, então você também vai sofrer!

E esse livro, o instituto, vai abordar muito esse conceito do coletivo (não vou entrar em mais detalhes pra evitar spoiler...!) então dá pra fazer uma reflexão muito legal a respeito do que é o instituto, por que e para que ele existe e como isso tudo tá ligado a mente, a inteligência e, a consequentemente, as ações humanas individuais que influenciam na sociedade. Sim, meus caros e caras, o livro faz a gente entrar numa bela de uma crise existencial, mas conhecendo tio King, isso não é novidade né, convenhamos!!

E da até para fazer um parâmetro sobre a nossa situação atual, olha que interessante! Mas vou parar por aqui, por que isso deixaria de ser uma resenha e viraria... bom, algo que não é uma resenha...! Enfim, os convido a ler e a tirarem suas próprias conclusões, a repensar sobre o que é ser inteligente, sobre bem individual e coletivo principalmente e também a terem mini crises existenciais a respeito da sociedade em que vivemos, recomendo a todos e boa leitura!!

Juliane Raquel 20/11/2022

Às vezes, um abraço era Telepatia.
Eu nem sei direito o que falar sobre esse livro, pois eu esperava que fosse gostar, mas não esperava que seria tanto.
King realmente tem um dom para escrever livros com personagens crianças, e eu amo tanto isso.
A história é incrível, king tem uma imaginação surreal, mas o que realmente me encanta e me deixa com o coração transbordando, é a forma como ele consegue descrever a amizade entre os personagens, e o quanto a frase "juntos somos mais fortes" faz sentido.
Eu simplesmente amei aquelas crianças, mas Luke e Avery, ganharam meu coração!
Marcos 21/11/2022minha estante
O Luke é um baita protagonista! Altas referências a Star Wars nesse livro ??

Juliane Raquel 21/11/2022minha estante
Simplesmente maravilhoso!

Ryan 01/12/2022minha estante
Cara simm, mas eu acho que o Luke era meio indiferente com o Avery, principalmente depois do final

@lipecelli 06/05/2020

Mais um livro de King que não decepciona em nada. 2 pontas soltas no começo, e que se encaixam perfeitamente no final. Valeu muito a pena cada segundo nessa aventura com Luke, Avery Dixon, e outros ;)
Lua 06/05/2020minha estante
Estou super ansiosa pela chegada do meu ?

@lipecelli 06/05/2020minha estante
Não vai se arrepender. King não decepciona haha !

Ica 06/05/2020minha estante
Que bom saber que não decepciona, minha próxima leitura!

@lipecelli 06/05/2020minha estante
Depois conte o que achou :)

Ica 06/05/2020minha estante
???

Klaus Costa 06/05/2020minha estante
Me deixando ansioso, colocado na minha lista!

Boooa Carlos !

Pollyanna Reis 01/08/2021

O INSTITUTO
É difícil fazer essa leitura e não favoritar no final. Stephen King não decepciona!
Nessa obra conhecemos alguns personagens como: Tim Jamieson, um ex-policial, e várias crianças que são torturadas, testadas e vacinadas. Entre elas podemos destacar Luke, Avery e Kalisha. Elas são crianças especiais, com capacidades de telepatia e telecinesia. Quando Luke e Avery chegarem ao instituto, as coisas vão mudar e o jogo tomará novos rumos, dando esperança à todas as crianças sequestradas.
Gostei demais de poder conhecer e entender a mente de uma criança superdotada, de vê como funciona e como eles enxergam o mundo.
O melhor desse livro é vê como as crianças vão se unir pela amizade para enfrentar o mal.
Amei demais e recomendo muito essa leitura. O Instituto é um livro completo, um das melhores obras de King, que tive a oportunidade de ler.

Raul43 23/08/2020

O instituto
Que livro bom, cheguei na metade e nao consegui parar de ler até terminar, seus personagens e trama são muito bem desenvolvidos e tem um final satisfatório, quando vi estava apegado aos personagens torcendo por eles e ficando aflito com o que poderia acontecer, foi uma experiência muito boa.
Duda 24/08/2020minha estante
?????

Pedro.Talassi 24/08/2020minha estante
Que bom que gostou! Fiquei triste quando acabou, os personagens são todos cativantes e bem desenvolvidos :(

Raul43 24/08/2020minha estante
Entao achei tao legal a relação entre eles um cuidando do outro, bem desenvolvidos.

Rony 25/08/2020minha estante
Nunca li nada do King.
Quero muito lê algo dele

Raul43 25/08/2020minha estante
Recomendo muito ler! Unico risco é viciar e querer ler todas as obras dele.

Rony 25/08/2020minha estante
Valeu Raul pela dica.
Vou adicionar na minha Lista infinita de desejados ?

Lais544 14/06/2020

Um bom começo
Primeiro livro que li do Stephen King, alguns me diriam que eu não deveria ter começado por esse, mas eu não poderia ter gostado mais do autor, então, não me arrependo.

O livro é basicamente uma ficção científica, nunca tinha lido algo parecido antes e confesso que se fosse um filme, talvez eu não teria ânimo pra ver... Porém, o Stephen soube me prender, mesmo sendo um enrolão, ele é um enrolão dos bons e talvez eu não tivesse gostado tanto da história se ela fosse reta e objetiva.

O livro me fez sentir tão bem pela forma maravilhosa que o Stephen escreve, a história me fez sentir muitas coisas também, medo pelos personagens, nojo de outros personagens por suas atitudes, empatia por outros, paixão, ódio, esperança, alegria e alívio....

É uma livro cheio de emoções! Recomendo muito.

(Uma coisa que eu amei muito no livro foi a representatividade, pessoas negras, mulheres fortes...)
Maria.Oliveira 14/06/2020minha estante
Eu tbm quero começar por esse e vai ser esse mesmo, rs.

Lais544 14/06/2020minha estante
Vai na fé, vale a pena!