O instituto

Stephen King

Resenhas - O Instituto

Daniel Pedrosa 27/09/2021

Crianças poderosas...
Um livro muito bem escrito que conta a história de crianças com poderes mentais.
Mesmo se assemelhando a outras histórias que tratam do tema, esse livro tem o toque especial deste mestre da ficção e eu certamente indico a quem gosta do tema.
Resenha completa em vídeo: https://youtu.be/koeiwpRYW5o

meellds 09/08/2022

?I shall be released ?, eu me libertarei.
eu simplesmente não tenho palavras.
esse livro é simplesmente incrível. O Stephen king descreve muito bem cada sentimento, faz com que nós leitores não só imaginarmos detalhamento o local, mas sim estarmos lá, os capítulos são Extremamente curtos, o que é tudoooo de bom! não deixando a leitura cansativa. Esse livro superou todas minhas espectativas sobre ele! o começo eu confesso que é bem lento é "demora" pra desenvolver interesse na leitura, mas quando meu querido Luke aparece !!!!!!!!!!! TUDO de bom.
CHOREI, SURTEI, SOFRI, RI
SENTI TUDO NESSE LIVRO
TUDO
me apeguei tanto as crianças
o Luke é uma criança tão fod@, juro que protagonista pqp.

Micaela 23/06/2020

King não decepciona
Nas primeiras paginas nos deparamos com a história de um ex policial chamado Tim, que durante um voou trocou seu lugar por uma quantia em dinheiro e um voucher em um hotel barato que a companhia aérea estava oferecendo para poder acomodar um agente federal que necessitava embarcar. Após ter aceitado isso o levou até uma cidade pequena onde por acaso conseguiu em emprego como vigia noturno.
Luke Ellis é um garoto extremamente inteligente e um prodígio na escola para crianças super dotadas, tendo apenas 12 anos ele já está visando quais faculdades irá entrar, sendo realmente um gênio para sua idade.
Tudo parecia bem na vida de Luke até que, em uma noite ele acorda e se depara com uma mulher misteriosa em seu quarto que lhe lança um spray que faz o garoto dormir. Quando desperta, está em um lugar estranho, rodeado por crianças assustadas e adultos bizarros. Ali, ele conhece Kalisha, que apresenta a situação: Luke está no Instituto, uma instituição que faz experimentos em crianças consideradas "paranormais".
O motivo? Ninguém sabe. Mas você permanece na Parte da Frente durante algumas semanas e então é levado para a Parte de Trás, onde uma coisa ainda mais tenebrosa acontece. Tudo o que Luke entende da sua atual situação é que ele não tem saída, pelo menos por enquanto - para sobreviver ao Instituto, ele precisa de manter são. Mas sanidade é a última coisa que vai encontrar entre as paredes daquele lugar.
Cada pagina te proporciona uma mistura de ansiedade e medo do que vai acontecer com as crianças do Instituto e te faz devorar cada pedacinho da historia loucamente.

site: https://www.instagram.com/paginasqueinspiram/

Luis 18/07/2021

Divertido
Me lembrou muito Stranger Things. Queria ver mais desenvoltura na personalidade do Dixon e Luke???..

Guilherme.Maia 02/11/2020

Vivemos num instituto?
O mestre Stephen King, é bem conhecido por mostrar o lado mais obscuro, dos seus personagens que não tem poderes sobrenaturais. O Instituto mostra de uma forma bem clara isso, e nos faz refletir, na sociadade que vivemos, como um todo, ao mesmo tempo, mostra que ainda a esperanças para nossa sociedade atual.
No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos.
Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela.
Um livro que faz sentir vários sentimentos, confesso que devorei esse livro, página por página.
Me senti na pele de luke e todos seus amigos, me mostrou que a amizade tem um valor muito valioso, uma verdadeira história digna de Stephen King.

Letícia 31/12/2023

Uma ótima história
Eu amei esse livro! Não é meu preferido do King, mas a vibe meio Stranger Things deixa tudo muito bom.

Você vai acompanhando e se aprofundando na vida das crianças, e quando tudo começa a acontecer de verdade é muito angustiante, devorei cada palavra até terminar.

Claudinha 31/07/2022

O Instituto
Adorei esse livro, Stephen King é um gênio, você vai se apegar aos personagens das crianças e ter muita raiva daqueles que fazem parte do instituto. Pra quem gosta de Stranger Things (o projeto que criou a Onze) também vai gostar dessa leitura. Eu detesto spolier e antes de ler esse livro vi um vídeo no YouTube que dava um alerta, não leia o conteúdo da orelha da capa, porque lá tem um acontecimento triste, e se você ignorar logo na parte inicial vai saber do que se trata e terá mais emoção. Gostei do ritmo, não é parado, prestem atenção em todos os personagens. Boa leitura ?

Fabiana Pessoa 01/04/2024minha estante
Plenamente de acordo ??

Felipe.Loschi 01/04/2024minha estante
Livro perfeito, comprei quando saiu mas nunca vi muita gente falando sobre, merecia mais atenção

Jéssica | @jehbreda 29/03/2022

Cativante
Aquela história que você não dá nada por ela e quando vê já está envolvida! Comecei timidamente essa leitura e o quando vi já estava tentando entender que poderes essas crianças tinham e torcendo para que elas reagissem.

Achei que algumas explicações ficaram meio vagas, talvez porque fiquei com aquela vontade de quero mais! Além disso, algumas percas são bem tristes, mas?

Faz parte!

Foi o livro do mestre King que eu li em menos tempo!

leo 25/04/2020

LIVRÃO
Esse foi o meu primeiro contato com o king, e QUE EXPERIÊNCIA FODA! ja quero mais livros dele na minha estante agora. Esse livro foi perfeito para mim! Eu comecei a lê-ló sem muita expectativa, não sabia do que se tratava, mas sabia que tinha crianças como personagens principais, e amo historias com crianças. E nao deu outra: AMEI.

O começo da historia é bem arrastado (as primeiras 30/40 pags) e não faz sentido nenhum, de inicio. Pensei até que eu poderia está lendo um outro livro, mas acreditem: depois TUDO faz sentido. O que começou sem muita expectativa, foi se elevando a cada capítulo. Teve momentos em que a história ia ficando mais sombria e eletrizante, e eu conseguia sentir isso dentro de mim se elevando também; conforme ia lendo, sentia o meu coração pulsando e por diversas vezes levantei de onde eu estava e ficando vagando pq simplesmente não conseguia ficar parado com todas aquelas coisas horripilantes que estavam acontecendo dentro da historia.

Achei a história bem fluida e me prendeu bastante, chega um momento que você não vai conseguir parar de ler. Tinha muito tempo que uma leitura não me prendia como o instituto me prendeu. O livro é bem atual e tem várias referências ao mundo pop e consegue até dar umas cutucadinhas no governo do Trump.

Outra coisa: enquanto eu estava fazendo a leitura, so conseguia me lembrar de stranger things e seus personagens e tentava fazer ligações e comparar as duas historias (kkkk). Amei o grupo das crianças que se formou dentro desse livro, amei a amizade e a união deles, e em especial ao meu personagem favorito que foi o Avery. Cativante, poderoso, especial, corajoso, perfeito, td p mim. Tive vontade de tirar ele de dentro do livro e guardar num potinho.

Enfim, essa leitura vale muito a pena. Deem uma chance para ela, vcs, amantes do king. E vocês também, que assim como eu, antes de iniciar a leitura ainda não tinham tido experiência nenhuma com o autor. Talvez esse seja um livro perfeito para iniciar no mundo do renomado Stephen King. Com toda certeza, a partir de agora irei devorar todas as outras histórias já publicados do Mestre.
Renata | @am0r_p0r_livr0s 25/04/2020minha estante
Eu tenho esse na fila, quero ler em breve. Se vc gostou desse, deve ler IT a Coisa. É maravilhoso!

leo 25/04/2020minha estante
Renata, vc acha que vale a pena a leitura mesmo eu ja tendo assistido aos filmes?? Geralmente não costumo ler se eu ja tiver assistido o filme, acho que fica sem emoção. Mas sendo o king, vale a pena?

Renata | @am0r_p0r_livr0s 25/04/2020minha estante
Vale sim, muito!!!! O livro é bem mais detalhado que o filme é você entende melhor cada personagem. Eu fiz o contrário de você, li antes dos filmes, mas não vejo porquê de vc não ler agora.

booksbystef 20/06/2022

AVERY TE AMO
Vou sentir muita falta dessas crianças, o Stephen sabe desenvolver personagens infantis e eu me apego a eles!

Isabelle.Furtado 15/03/2022

É o primeiro livro do King que leio e gostei bastante! A escrita e os detalhes são ótimos, a história é envolvente e é fácil ter apego aos personagens.

Luan 28/08/2020

Tão diferente e tão King
Todo leitor que consome livros de Stephen King conhece o estilo do escritor. É um pouco prolixo, gosta de descrições, tem bons diálogos e gosta de flertar com o bizarro e sobrenatural. Isso tudo está bem presente em O instituto, um dos mais recentes livros do autor. No entanto, como sou um leitor médio do autor, posso dizer que senti algumas diferenças, sendo esta a obra mais diferente dele.

O instituto conta a história de crianças super dotadas que são, misteriosamente, levadas até uma instituição desconhecida, afastada de toda a sociedade. Lá, elas passam por diversos testes sem saberem o que está acontecendo. O principal personagem é Luke, que começa a desconfiar do que ocorre lá e, junto com as outras diversas crianças, tentarão descobrir como sair dessa verdadeira prisão.

O livro parece ser o mais próximo de infantojuvenil do autor e também mais comercial que os outros, mas ao mesmo tempo ele segue adulto e mantendo a linha dos demais livros dele – comercial, mas não tanto. É um pouco complicado expor essa visão que tenho dele, pois é complexo e impossível definir de apenas uma forma.

A história, no entanto, mostra um desenvolvimento muito bem feito e coerente. A construção, lenta no início, vai ganhando um bom ritmo antes da metade, e na reta final a velocidade da leitura e de acontecimentos aumenta bastante, fazendo que que o leitor devore as páginas, mesmo sendo um calhamaço. Este é o grande ponto do livro. Além da história apresentar um suspense na dose certa, é uma das histórias do King que mais tem ação e bom ritmo.

Os personagens também são destaque da obra. Todos são bem próximos da realidade, e possuem uma personalidade bem específica. O grupo de protagonistas, tanto os infantis quanto os adultos, são carismáticos no sentido de convencer o leitor daquilo que está escrito e acontecendo. Facilmente vi este livro virando série. E até tendo uma continuidade. A dúvida fica para saber se foi King que escreveu sozinho ou teve ajuda.

Fernando Lafaiete 02/03/2020

O Instituto: Stephen King sendo Stephen King!
******************************NÃO contém spoiler******************************

Crianças com poderes paranormais, sequestros, um misterioso instituto e torturas, tudo em um livro só e tudo narrado minuciosamente de forma a nos deixar revoltados, apreensivos e ansiosos. "O Instituto" é a obra que serve de contraponto argumentativo quando uma questão é levantada;  King perdeu a mão e o talento em escrever suspenses e terror? Seu mais recente lançamento literário prova que não. "O Instituto" é uma excelente obra psicológica repleta de tensão e mistérios do início ao fim. Quando Luke Ellis é sequestrado na calada da noite e acorda em um local muito semelhante a seu quarto, seu mundo vira de cabeça para baixo. Qual seria o motivo de tão aterrador acontecimento? Seria sua inteligência incomum e / ou seu poder telecinético a razão de seu rapto? Estando em um ambiente ambíguo, trancafiado com outras crianças e sendo vigiado 24hs por dia, Luke passa a acompanhar situações absurdas de tortura tanto físicas quanto psicológicas que parecem completamente sem sentido. Através de amizades que vão sendo construídas, tudo que resta ao protagonista é se unir as demais crianças para encontrar uma maneira de fugir antes que seja tarde demais.

Com personagens detestáveis e repleto de referências à outras obras suas, Stephen King tece uma narrativa absurdamente envolvente e claustrofóbica. Com uma tensão que vai aumentando a cada página, o autor nos instiga a avançar na leitura de forma frenética, sendo quase impossível a abandonarmos antes de chegarmos ao final. Trazendo um plot e uma ambientação que muito me lembrou "A Incendiária", King cria elos entre suas obras que me fizeram ficar atento quanto a qualquer referência a obras como "Carrie", "O Iluminado" ou até mesmo a já citada "A Incendiária". Mesmo que muitas citações tenham sido breves e quase imperceptíveis, muito me agradaram.  Não posso deixar de mencionar que o livro aqui resenhado traz também diversas referências políticas e críticas afiadas ao governo de Donald Trump.

Os personagens são magistralmente bem construídos e as explicações dadas pelo autor me agradaram. Adorei todos os personagens, gostei demais dos momentos finais e o desfecho me agradou; o que me deixou surpreso, já que costumo me incomodar com os finais do mestre do terror. Do meio para o final o livro fica um pouco estagnado, mas nada que tenha de fato me incomodado, já que este aspecto é bastante comum nas obras de Stephen King. Esperava uma exploração mais aprofundada em relação aos poderes apresentados, o que me irritou em certos momentos, já que tal falta ocasionou em uma certa inanição dos personagens por boa parte do livro. Tal obra também me soou bem menos prolixa que outros romances do famoso escritor, o que pode ser um ponto positivo para quem se incomoda com tal aspecto narrativo.

"O Instituto" é um livro muito bom (quase excelente), que além de ter me divertido a beça, ainda apresenta um agradecimento emocionante que me fez entender ainda mais toda a carga emocional de "Ascensão", sua última novela lançada. O romance passa longe de ser terror em sua essência pura. Mas como thriller psicológico é um baita livro que prova que quem é rei até no nome nunca perde a majestade. Indico de olhos fechados!