O instituto

Stephen King

Resenhas - O Instituto

Marcos.Alexandre 25/02/2020

Um King diferente
Garotos com poderes paranormais são levados para uma instalação secreta do governo. Lá existe a parte da frente e a parte de trás. Vale a pena conferir o que acontece.

Fred 29/02/2020

Não. Não é como It.
A história começa apresentando Tim Jamieson, um ex-policial que viaja pelos Estados Unidos em busca de novos ares. De carona em carona, ele chega a cidadezinha de DuPray na Carolina do Sul. Sem intenção de ficar, mas precisando fazer uma grana, Tim consegue um emprego temporário de vigia noturno.

Conforme o tempo na cidadezinha passava, Tim caía em uma rotina tranquila. Além do emprego de vigia, conseguiu arrumar um bico no período da manhã e aos poucos ia ganhando a confiança dos moradores e do xerife, principalmente depois que ajudou uma vítima de assalto o que acabou rendendo até um convite pra fazer parte da polícia local.

Distante dali na cidade de Minneapolis, Luke Ellis, um garoto de 12 anos dotado de uma inteligência extraordinária e de uma leve habilidade de telecinese, é aprovado em mais de uma universidade. Isso chama a atenção do Instituto, uma organização secreta que tem interesse em crianças super dotadas. Então em uma madrugada, agentes do Instituto vão até a casa de Luke, assassinam seus pais, dopa o garoto e o sequestra. Ao acordar, Luke se vê em um quarto exatamente igual ao seu, mas sem janela. Preso, mas com liberdade pra andar por certas áreas do complexo do Instituto, Luke acaba conhecendo outras crianças dotadas de habilidades ainda mais impressionantes que o dele. Entre eles estão Kalisha, Every e Nicky que acabam se tornando amigos.

No Instituto, as crianças passam por experimentos, são drogados e as vezes torturadas, tudo com o intuito de fazer com que o habilidade paranormal de cada criança possa chegar ao seu limite. Algumas acabam virando vegetais e os que resistem, são levados para a parte de trás do Instituto e nunca mais são vistas pelas crianças que ficam. Antes que eles possam ter um desses destinos, Luke, Kalisha, Every e Nicky começam a bolar um plano de fuga onde um deles possa escapar, procurar por ajudar, salvar os amigos que ficaram pra trás e expor todos os horrores que acontecem no Instituto.

** Opinião **

Não, O Instituto não é nem de longe uma lembrança do que foi It, A Coisa e tão pouco você vá encontrar elementos de terror nele. Essa comparação na divulgação, pra mim foi feita de forma equivocada já que a única semelhança entre os dois livros está no fato dos protagonistas serem crianças. Até a relação entre esses personagens não chega a ser tão desenvolvida quanto em It, o que pode fazer você não se apegar tanto, mas ainda sim, Luke e sua turma conseguem te cativar.

Aqui Stephen King foge do sobrenatural e conta uma história um pouco mais pé no chão. Temas como telepatia e telecinese são abordadas de maneira mais críveis e em determinados momentos, há semelhanças com acontecimentos reais. Por exemplo os experimentos com crianças que me remeteram a casos reais feitos pelos nazistas antes e durante a 2a Guerra.

Outro fato que me chamou a atenção é que o King parece estar deixando o seu lado prolixo de lado. Apesar de ser um livro com um considerável número de páginas, ele não te cansa com informações desnecessárias e quando a história começa a querer ser enfadonha, algo acontece e te faz querer ler mais um bocado de páginas desenfreadamente.
Agora Stephen King e eu temos um problema: Os finais. Meu Deus, por quê ele faz isso?

Eu disse ali em cima que o livro conta uma história UM POUCO mais pé no chão. "Um pouco" porque Stephen King tinha tudo engatilhado pra fazer um final realista como tzodo o livro vinha sendo, mas não, ele tinha que chutar o balde e causar algo que se tivesse deixado de fora ou aproveitado de maneira mais coerente, teria chegado ao mesmo final sem ser tão absurdo. Mas o ponto positivo é que ele termina de uma maneira em que os personagem podem ser explorados futuramente. Talvez uma continuação direta ou até da forma como foi feita com o garoto Danny Torrance de O Iluminado e que retornou mais tarde em Doutor Sono.

Para mais resenhas visitem
www.resenhandopormarina.com
Leituras da Débora 06/08/2023minha estante
Eita amei
Acho que esse sera meu proximo dele. Bom que vou poder ir comentanto com voce ?

Alan.Felipe 11/10/2022

"As vezes, um abraço era telepatia."
Esse livro me transmitiu uma vibe de filme de ação com um pouco de Stranger Things, mas sem os monstros.

A escrita é muito direta e fluida, que se tivesse mais páginas eu não reclamaria. Os personagens são bem trabalhados, desde os principais aos menos importantes. Luke, Kalisha, Nicky, George e Avery são os melhores.

Apesar de eu preferir os livros de terror do King, esse aqui foi uma bela surpresa.

Arthur 26/09/2020

Inesperado :/ (contém spoiler)
No livro O Instituto é apresentado o personagem Luke Ellis, um garoto pródigo de 12 anos, cujo mora com seus pais no estado de Minessota. Luke é um garoto diferente dos demais de sua idade, está prestes a entrar em uma Universidade com apenas 12 anos devido a sua inteligência e seu alto nível de QI, só o que há de diferente em Luke é que nos seus momentos de estresse acontecem coisas nada normal; tais como: portas se abrem, gavetas se fecham, embalagem de pizza se move; Luke tem habilidade de telecinésia. Tudo começa quando em uma noite comum Luke acaba acordando em um quarto igual a seu, só com uma pequena diferença, o quarto em que está não possui uma janela, mal sabe ele que está no Instituto; o Instituto se localiza em uma das profundas florestas do Maine; onde possui várias crianças e adolescentes com habilidades de telecinésia e telepatia que são dadas como desaparecidas no Estados Unidos; a função do Instituto e extrair seus poderes com experiências e procedimentos. Luke e os demais não está nada satisfeito com o Instituto, decidindo mudar a situação, o jogo começa a virar.
Também é apresentado o personagem Tim Jamieson, um ex-policial aposentado, que pelo destino acaba indo parar na cidade de DuPray em Carolina do Sul e acaba conseguindo uma vaga de vigia noturno, Tim não imagina que está prestes a mudar sua carreira de rumo, com o seu maior caso.

O mais bacana é como King trabalha com protagonistas crianças e a forma que ele as descrevem, é bem incrível. Gostei bastante da estória, não é cansativa e dar vontade de ler mais para saber o fim. O fato que fez eu dar 3.5 estrelas foi o fim do livro. É um pouco difícil eu apegar em personagens literários, só que acabei me apegando no personagem Avery e não gostei que ele acabou morrendo, foi uma grande reviravolta para mim, achei o final cansativo e bem descritivo, depois que o Avery morreu não fiquei com vontade de acabar o livro, só que mesmo assim acabei (hihi :()), e sim, entendo que o Avery teria que morrer para encerrar a estória em si. Achei justo o final dos personagens que trabalhavam no Instituto. O final fez eu mudar minha avaliação, só que não deixa de ser uma grande recomendação do King :,-).

O Instituto, dizem, é como a máfia: quando você entra, não consegue mais sair.

Milli 20/01/2023

so de pensar que se o tim tivesse pegado aquele voo tudo seria diferente?
amei demais esse livro!
a construção dos relacionamentos muito linda! amei demais essas crianças e passei o livro inteiro torcendo por elas!
muito muito muito lindo!! recomendo!!!
história muito boa também!!! como esse cara consegue ter tanta ideia boa e executar tao bem?

Bicalho 16/10/2020

Excelente
Muito bom, lembra bastante stranger things misturado com x men, as crianças são ótimos personagens

eudigoreviews 02/08/2022

?O Instituto é como máfia, quando vc entra nn consegue sair?
Começo minha resenha dizendo, virou O livro fav da minha vida.
Além de apresentar uma estrutura/narrativa mto bem construída MESMO!!!! O mestre (Stephen King), tem uma escrita MTO AGRADÁVEL e extremamente FLUÍDA, ele tem uma hiper-versatilidade, ele escreve livros de terror, thriller, romance, novelas? E CARA!??!!?!? ELE NÃO ERRA!?!!!?!!!!!!!! Os personagens são apresentados de forma mto boa! A história do instituto e apresentada de forma lenta, mais cara? o mestre explica meio que tecendo fio pra que no final nos cheguemos a uma perfeita conclusão de forma linda. Amei cada seg desse livro, com certeza, vou levar ele cmg pelo resto da vida, junto com todos os residentes do instituto (que pra mim existem de verdade) SIMPLESMENTE O MELHOR LIVRO DE STEPHEN KING!

Ps: eu te amo avester, vc e perfeito cara!!
Mafe 08/08/2022minha estante
Quero le

Maria15798 01/08/2021

Perfeito
É o melhor livro do stephen king q eu li até agora, achei perfeito, se tornou um dos meus livros favoritos.
Me apeguei demais a essa estória e me deu vontade de ler it, pq a dinamica q o stephen king faz com as crianças é muito boa.
Sem dúvida ele escrevendo sobre crianças são os livros que mais gosto.

Gu Vaz 04/07/2022

Incrível
História envolvente, cheia de mistério, personagens cativantes e personagens detestáveis. King consegue nos fazer sentir indignação, ódio e compaixão de uma só vez. A ambientação do Instituto é vívida e claustrofóbica, o ritmo é muito bom e o livro ainda traz o sobrenatural que o autor adora e tem a habilidade em tornar humano e muito identificável.

Desnorteada 22/05/2021

Um livro sobre crianças com poderes.
Em certas partes foi frustrante. Mas as vezes é difícil lembrar que eles eram apenas crianças, por mais inteligentes que fossem, pois eu sempre pensava faz tal coisa... Mas ainda sim são só crianças assustadas. Tudo o que aconteceu com elas... É revoltante.

Rodrigo 12/08/2020

Stranger Things who's ?
Stranger things com um pouco de promissed neverland e uma lembrança de it. Eu nem sei o que dizer deste livro, uma história bem construída com um personagem principal altamente cativante, fora todos outros personagens que são muito bem feitos. A história começa um pouco lenta mas simplesmente dispara depois do 2 capitulo, minha ansiedade simplesmente não deixou eu parar a leitura pois me apaguei tanto aos personagens que precisava saber o que aconteceriam com eles.

Mas nem tudo são flores, é uma história pesada ( afinal estamos falando do King né), Stephen não tem receio nenhum de explorar violência física e psicológica mesmo se tratando de crianças, e isso desperta no leitor raiva, tristeza, nojo, tristeza, as vezes alegria e um calorzinho no coração, mas principalmente tristeza, desculpa ainda não superei uma morte.
Ainda tem uns inserts muito interessantes, retratando como o governo ( parte dele ) trata alguns problemas e até que ponto alguém/ algum grupo pode cometer atrocidades usando a desculpa do "bem maior", e se esse bem maior realmente existi.

Enfim 10/10 king é king.

wess 15/05/2021

Surpreendente e envolvente.
Esses é o segundo livro que leio do King, e por ter começado (precocemente) com IT A Coisa, já estou acostumado à escrita do autor e não encontrei dificuldades em enteder ou a me adaptar à escrita.
Eu gostei bastante dos protagonistas, mas em relação os antagonistas, não senti tanto ódio quanto pensei que sentiria deles. É claro, sim, são vilões um tanto quanto horríveis que cometem atrocidades com inocentes e injustiçadas crianças. Quero também destacar que eu simplesmente amo a forma como o King constrói personalidades fortes e que realmente tem um desenvolvimento próprio, sem que elas se percam ou desequilibram à si mesmas.
Os capítulos são BEM pequenos, o que facilitou MUITO a minha leitura, e eu gostei demais dessa forma de divisão de capítulos.
Enfim, a história e a tensão é envolvente. E apesar de outros leitores dizerem que o autor se perde em algum momento, não tenho a mesma opinião. O final é extremamente chocante que chega a dar muita raiva. É um final conceitual, alguns podem não gostar dele.

Edson 22/12/2021

O INSTITUTO: AQUI, O AMOR VENCE O MEDO!
Eis que chegamos ao fim de mais uma emocionante jornada. Ter estado na companhia do pequeno Luke e seus amigos, foi mais uma experiência incrível pra mim.

Amei cada página desse livro! Me divertir bastante, chorei, dei boas risadas, falei um monte de palavrão, enfim. Pra que servem os livros senão para despertar em nós leitores emoções e sentimentos como esses?! O Instituto, sem sombra de dúvidas, entra pra galeria dos clássicos do King. Um livro forte, sensível, maduro e extremamente apaixonante!

Acho que tudo isso tem muito a ver com o fato de seus protagonistas serem em sua grande maioria crianças. E ninguém melhor que o King pra saber lidar com elas. Colocá-las em situações terríveis e tão absurdas que, somente elas seriam capazes de lidar. Por fim, recomendo demais a leitura desse livro espetacular. Afinal, ler Stephen King, é sempre um prazer enorme. Principalmente quando a história envolve crianças, e quando o King resolve dá muito poder a elas