Cinco Júlias

Cinco Júlias Matheus Souza

Resenhas - Cinco Júlias

Luhran 14/06/2020

Cinco Júlias
O uLeaked.com é um site que invadiu a sociedade expondo todas as mensagens privadas que qualquer pessoa já trocou na internet. Basta digitar um nome, e todas as suas confissões, intrigas, máscaras e depoimentos estarão diante de seus olhos.

Julia Um é uma jovem negra de dezoitos anos, que adora colchetes, tem uma mãe professora de autoescola e sonha em escrever seu próprio musical. Mas é confiscando o nome de sua mãe no uLeaked que ela descobre algo que mudará sua vida e decide partir para São Paulo em busca de seu pai, que a tempos tinha perdido o contato.

E é durante sua fuga com o carro da autoescola, que ela acaba por encontrar com outras quatro garotas, coincidentemente, com o mesmo nome que o seu. E juntas, decidem partir do Rio de Janeiro e refrescar suas mentes num novo estado.

Julia Dois é uma garota que se acha a princesa do Rio e seus noventa e um mil seguidores são o suficiente para que ela mesmo se coroasse uma divindade. Mas suas fotos vazadas no uLeaked tornam ela uma vergonha para sua família e talvez fama na internet não seja tudo, quando seu corpo é exposto aos quatro ventos.

Julia três traiu seu namorado inúmeras vezes, Julia quatro não tinha segredos já que sua vida é estacionada e vive para enaltecer Taylor Swift e por fim Júlia Cinco, uma garota lésbica, que não tem apoio de seus familiares e acaba por se afundar na depressão e em pensamentos de autossabotagem.

Cinco garotas totalmente diferentes, com personalidades únicas, que abandonarão suas vidas atuais e embarcarão numa jornada em busca de se auto encontrar novamente.

O livro é bem dinâmico, alternando os capítulos na visão de cada personagem, e chega a ser bem divertido e fofo. As referências são incríveis e talvez meu lado Swift tenha gritado de emoção em algumas partes. Eu estava gostando bastante e relevando algumas coisinhas e coincidências demais que me incomodam geralmente.

Talvez eu tenha dificuldade para aceitar um cenário brasileiro lindo e maravilhoso, sem as dificuldades que a gente vê todo dia por aqui. Até porque, pedir iphone para um estranho para mexer em suas redes sociais e obter sucesso no pedido é algo que, infelizmente, eu não pude relevar.

A nota 3,5 é devido a uma contradição do próprio autor nos últimos capítulos que me tirou uma noite de dúvidas e fui atrás de outros leitores para realmente saber se aquilo estava acontecendo, ou se era uma interpretação errônea vinda de mim. Mas não era, e a maioria, se não unânime, concorda comigo e identificaram a falta de coesão e senso crítico em uma determinada fala deste livro.

Fora isso, Cinco Júlias é um livro esteticamente perfeito, fofo e agradável.
tine 18/06/2020minha estante

amigo qualfala

Jú <3 14/02/2022minha estante
que fala??

Carolina 22/06/2022minha estante
Luhran do céu fala logo que fala é essa, tem criança chorando querendo saber

Manuella @olivreirodanu 27/02/2023minha estante
Vindo aqui 3 anos depois pra perguntar 'que fala??' ?

bealami 11/04/2023minha estante
que fala??

claris 19/05/2023minha estante
que falaaaa

juferrie 24/02/2022

Minha primeira leitura de 2022 veio aí ? ?
Livro super levinho, mas que levanta pautas bem importantes. No geral, fala sobre conexões em algumas de suas infinitas formas. Amei a escrita dinâmica do autor e de tudo se interligando ao longo dos desenvolvimentos dos capítulos, onde cada um é narrado pelos diferentes pontos de vista das personagens principais que, inclusive, foram todas muito bem construídas. Me diverti muito com a  maneira em que as coisas foram acontecendo (me senti até uma personagem extra, prazer Júlia 6). Enfim, simplesmente tudo que eu precisava no momento. ?

Rafaela 28/05/2022

Que livro foi esse?
Admito que comprei esse livro porque amei a diversidade na capa? (me julguem.)
Não esperava que iria gostar tanto, juro! Pensei que seria apenas um livro juvenil com historinhas idiotas sobre namoros mal resolvidos e aquele papo clichê de melhores amigas que nunca se separam. (Tem um pouco disso? Hum, talvez. Mas..)
O tanto que eu ri, sorri, pensei, refleti, chorei? não tá escrito.
A gente acaba esse livro aprendendo um pouquinho com cada uma das cinco Júlias.

No final é sempre assim.
Somente agradecer @omatheussouza por esse incrível livro.

Em seu livro de estreia, o roteirista Matheus Souza apresenta cinco garotas que, de repente, têm seus maiores segredos revelados.De madrugada, sem o menor aviso, todas as mensagens que todo mundo já enviou por e-mail e pelas redes sociais vazaram na internet. Agora, basta digitar o nome de alguém num campo de busca para ler as conversas particulares que a pessoa já teve. Vários políticos são presos, milhares de fofocas de celebridades vêm à tona. E a vida de cinco adolescentes que têm o mesmo nome [Júlia] vira de cabeça para baixo.Em uma noite chuvosa no Rio de Janeiro, uma série de incidentes faz com que as cinco se encontrem. Cada uma tem o seu motivo, mas todas querem fugir da cidade o quanto antes. Assim, elas partem num carro de autoescola para São Paulo, numa viagem hilária e intensa, sofrida e maravilhosa ? como a própria adolescência.

Tico Menezes 08/10/2021

Um autor que entende PERFEITAMENTE sua geração!
Uma carta de amor à geração millennial, Cinco Júlias conta várias histórias numa só e consegue abordar questões que causam identificação com facilidade. Emociona, diverte e faz refletir sem esforço.

A prosa de Matheus Souza é tão fluida quanto a de seus filmes. As referências contemporâneas ao autor são deliciosas, assim como a naturalidade dos diálogos. As personagens parecem reais e até o que é apressado ou inverossímil - sim, o livro tem probleminhas assim - fica aceitável, dado o envolvimento fácil do leitor com a trama.

Trama essa que é criativa e cativante, mas explora pouco o background caótico - com razão, pois não quer focar nisso, mas MALUCO, a ideia de um uLeaked é interessantíssima!

Livro daqueles que te prendem, que dá dó de ter que parar de ler para fazer algo, que cativam e emocionam, que ensinam e pedem a disposição ao aprendizado.

Livro daqueles que dizemos que é bom sem receio!

Julia1342 10/05/2022

uma obra de arte
não tenho muito a dizer, mas preciso falar que todo mundo deveria ler esse livro, é simplesmente perfeito.
Márcia 10/05/2022minha estante
Tô namorando esse livro faz tempo

Rafaela 10/05/2022minha estante
Comprei hoje aaa

Julia1342 12/05/2022minha estante
leiam!!! vcs não vão se arrepender

Emy 09/02/2022

Teve algumas coisas que aconteceram do nada, não houve um desivolvimento ou aprofundamento em muitos pontos que achei super interessante (como a saúde mental da Júlia 5), o livro é muito corrido não dá tempo de ter apego nas personagens, além de eu achar elas muito esteriotipadas. Alguns diálogos pareciam estremamente forçados, pra falar sobre pautas importantes pareceu só que foi jogados ali. O plot do livro poderia ter sido melhor explorado na minha opinião, achei a ideia boa mas mal executada.

Beatriz 05/09/2021

Que livro mais perfeito
Eu amei tanto as personagens, elas são tão reais, elas têm defeitos, inseguranças e são tão incríveis umas com as outras
A escrita é maravilhosa, super divertida, cheia de referências e todo o enredo é muito bom
Queria ser amiga de todas as Júlias

Karen | @encontradanoslivros 09/12/2022

Inusitado e engraçado
Em Cinco Júlias, o mundo está totalmente de cabeça para baixo. Algum grupo de hackers liberou todas as conversas (mensagens, email, etc) de todas as pessoas existentes, tudo que você precisa é digitar o nome de alguém no campo de busca e terá acesso a tudo. Graças a essa liberação de dados, a vida de cinco Júlias diferentes muda da noite para o dia, e faz com que elas, em meio a um acidente de carro e desespero, se esbarrem como se o destino tivesse planejado o encontro letra por letra.

🚗 "Que bom que elas me atropelaram."

De primeira, o ritmo de escrita de Cinco Júlias me deixou confusa. São cinco pontos de vista diferentes de pessoas com o exato mesmo nome, eu tinha que parar e lembrar quem era quem o tempo todo - até começar a reconhecer elas pelas características pessoais dos seus enredos. Isso me fez demorar para cativar um pouco, mas quando cativei fiquei totalmente interessada na história das cinco meninas que definitivamente dividiam um total de 2 neurônios e meio.

O interessante é que, mesmo não concordando com algumas atitudes das meninas, ou com algumas personagens que simplesmente não consegui gostar, a leitura não ficou maçante, na realidade, trazia à tona um teor de realidade ao grupo de meninas cheio de combinações tão não-esperadas.

Admito que, por ter cinco principais, as histórias as vezes ficavam muito corridas, inclusive até mesmo o seu final achei bastante apressado, porém carregado de bastante significado. Um fato interessante que descobri ao terminar essa leitura é que Cinco Júlias na realidade era um musical (o que sinceramente, explica muita coisa sobre o modo como o livro é escrito e os elementos utilizados) e haviam até mesmo projetos de fazerem um filme! Bacana, né?

Enfim, uma leitura rápida, com momentos tristes e reflexivos, mas majoritariamente, engraçado e bom para passar o tempo.

OBS: Essa resenha também foi postada no Instagram no @encontradanoslivros.

juliaa 03/07/2021

História cativante
Essa aqui é a minha primeira resenha, me perdoem se não for tudo aquilo kkkkk.
Eu definitivamente não sei por onde começar, mas vamos lá. Esse livro me surpreendeu de muitas formas. Confesso que comprei e li por conta do título(que tem meu nome) mas a história me cativou e logo nas primeiras páginas não tive como não me apaixonar.
A escrita é leve e gostosinha, o livro é bem rápido de ler (apesar de eu ter demorado um pouco por conta da ressaca), inclusive, esse ele me tirou de uma ressaca!
No começo, acabei me confundindo muito com as Júlias e qual era qual, pois elas eram nominadas Júlia 1, 2, 3, 4 e 5; acredito que esse tenha sido o único ponto "negativo".
No final eu fiquei triste, 2 páginas depois eu estava sorrindo, e logo depois chorando novamente, e eu amei isso?? kkkkkk
Em alguns capítulos o autor colocou "5 músicas para você ouvir lendo esse capítulo", e eu confesso que não ouvi elas pois não consigo ler ouvindo música, porém o último capítulo, o qual me emocionou muito, tive que ouvir, o que me deixou mais emocionada ainda kkkkkk.
Me envolvi e me emocionei muito com a história de cada uma, até me identifiquei com características de algumas, o que foi muito legal.
Resumindo: LEIAM! Vale muuuito a pena

Sill 14/12/2021

PERFEITO DE MAIS
Cinco júlias é um livro maravilhoso, a proposta do livro é muito boa, e quando você vai ler ele você ve como ele é bom.
É muito bom se identificar com as júlias e ver a história delas.
Um livro que vai ficar na minha memória.
Parece um livro que não tem muitas reviravoltas mas tem, tem MUITAS.
Júlia 1 eu te amo cara.

skye 09/10/2021

vale a pena
não lembro como nem o motivo inicial de eu ter colocado esse livro na minha lista de desejos mas que bom que coloquei

tava de ressaca e resolvi dar uma chance pra ele pra sair dela, pelo visto deu certo...

a leitura é super fluida e rápida, me diverti muito chegando a gargalhar alto em alguns trechos, muitas referências boas e piadas aparentemente não intencionais

achei o apego inicial entre as personagens um pouco apressado e a militância final meio solta, mas tirando isso amei cada detalhe dele

me apaixonei por 5 garotas sem nem perceber, recomendo muito

Ana 26/02/2022

Shake It out - Florence + The Machine
Assim como todas as 4 (ou 3) Julias, resolvi atender um pedido de J1, esse livro foi algo surpreendente, esse livro me derrubou e me encheu com as letras e palavras, me fez refletir e viver uma nova vida diferente.

J1 me cativou imensamente, com sua paixão por colchonetes, por músicas, teatros e sua liderança.

J2 eh algo incrível, eh uma personagem que me surpreendeu dms!

J3 eh inesplicavel, essa garota eh incrível, ela faz de tudo, pra dar tudo certo.

J4 minha maior kinnie, eu amo essa garota, e eu me identifico dms com ela, tudo nela é perfeito.

J5, a maior. Só posso dizer isso dessa garota maravilhosa.

Esse livro me rendeu boas risadas, choro, e sorrisos. O final é algo surpreendente, que com certeza me afetou um pouquinho.

Line Ls 13/08/2020

uma adaptação desse livro SERIA INCRÍVEL!
Esse é um daqueles livros que vc sabe que vai ser bom só pela sinopse,e quando lê,AMA DESDE A PRIMEIRA PÁGINA PQ ELE SURPREENDE ..

é uma montanha russa de emoções que quando acaba,deixa UMA SAUDADE TÃO GRANDE!

Há muito tempo não leio um livro tão gostoso e tão cheio de coisas boas como esse

É DEFINITIVAMENTE meu novo queridinho nacional!

juliabookstan 01/08/2021

EXPERIÊNCIA LITERÁRIA
perfeito, me senti amiga das protagonistas, aprendi várias lições valiosas nesse livro, foi mais que uma leitura, foi realmente uma experiência!!

Lari 28/02/2022

Sem palavras...
Eu juro que não consigo falar desse livro de forma que eu meu corpo ta sentindo os efeitos dele e minha mente ta processando cada parte. Eu não sei se eu choro, se eu rio ou se eu apenas saio gritando de "sla que sentimento é esse". Até a entrevista com o autor me deixou empolgada e eu AMO os agradecimentos nos finais dos livros, e até isso nesse livro é perfeito.

Cara, eu realmente não sei o que falar, mas quem tiver lendo isso PELOS ASTROS DO MEU CÉU LEIAM ESSE LIVRO!!!
ferreira83 28/02/2022minha estante
esse livro é meu tudo