A Faca Sutil

A Faca Sutil Philip Pullman

Resenhas - A Faca Sutil

Body 30/03/2024

Boa Continuação
No segundo livro da trilogia "Fronteiras do Universo", mergulhamos mais fundo na jornada de Lyra Belacqua, explorando os fascinantes conceitos de mundos alternativos apresentados em "A Bússola de Ouro". Este livro não perde tempo em nos levar por um turbilhão de aventuras, com um ritmo acelerado.

Enquanto reencontramos personagens familiares, somos apresentados a novas figuras que deixam sua marca, especialmente Will Parry. Ele surge cativando-nos com sua presença marcante e uma evolução palpável a cada virar de página. Por outro lado, Lyra Belacqua, apesar de sua importância na trama, parece estagnar em sua jornada pessoal, mostrando uma ingenuidade que pode ser frustrante em comparação com sua evolução anterior.

Entre os temas que permeiam a narrativa, encontramos reflexões sobre amizade, coragem, destino e os dilemas entre o bem e o mal. "A Faca Sutil" se revela uma continuação sólida, mas ao mesmo tempo serve como um prelúdio para o clímax esperado na conclusão da trilogia.

Brenda1198 20/03/2024

Eu gostei desse livro, porém gostei bem mais da Bússola de ouro, senti bastante falta de alguns personagens que tinha no livro anterior, o final não gostei muito. Espero que o último seja bom e explique algumas coisas...

Grazi 14/03/2024

Interessante
Cara que doideira de livro é esse ?
Na continuação de A bússola de ouro vem a faca sutil, é simplesmente doideira, coisas que eu achava que tinha entendido do nada não entendi ? mas é legal, agora vamos para o último da trilogia e ver como se encerra essa saga, pra depois assistir a série ?

Juh 09/03/2024

A faca sutil e a série
Eu amo muito o mundo de Fronteiras do Universo. Meu primeiro contato foi com o filme e então anos após a série.
Vi as primeiras temporadas (1 e 2) antes de ler os livros. Decidi que leria os livros e assistiria novamente a série. A cada parte do livro que eu lia eu via um episódio correspondente - sim, eu sou maluca.

Mas esse universo é tão bom, tão lindo e cheio de amor que está sendo uma experiência incrível. É tão fácil amar Lyra, Pan e Will.
Meu coração fica quente em todas as interações.

Para muitos entender a inserção do Will na história - roubando um pouco o protagonismo - possa ser estranho mas na série isso é feito de uma maneira muito boa.

Ambos, livro e série, são ótimos e se complementam.

Se você só leu o livro (e amou), não viu a série? Da uma olhadinha. Tenho certeza que vcs vão gostar. Ela está disponível no HBOmax.

Jérula 22/02/2024

A faca sutil
Will Parry vive num mundo como o nosso e ao procurar por seu pai desaparecido acaba se deparando com Lyra e Pan num universo paralelo assim como com a faca sutil, um instrumento que ele mal sabe o que é capaz de fazer.
Numa guerra entre Deus e anjos caídos, Lyra, Lorde Asriel, Will e a Sra Coulter tem papéis fundamentais.

O livro no início foi confuso, e no final parecia que estava no começo kkkkk.
Somos levados muito bruscamente do mundo de Lyra, Iorek, Pan para dois novos mundos, onde os acontecimentos do livro anterior não parecem ter uma boa continuidade, e sim ser de outro universo literário praticamente. O ritmo no início é lento e confuso, mas no decorrer da história podemos rever alguns personagens e ter descobertas muito assombrosas. A proposta da trilogia é algo bem ambicioso e surpreendente. Vamos ver o terceiro livro, não sei se será bom, mas com certeza me deixou muito curiosa.

Bea 31/01/2024

Mesmo não tendo lendo o 3°, considero este uma obra-prima que me fez mergulhar em um universo fascinante e repleto de imaginação.

A trama envolvente e cheia de reviravoltas me manteve ávida por descobrir o que acontecerá a seguir.

Pullman tece uma narrativa habilidosa, explorando temas complexos e oferecendo uma rica profundidade aos personagens.

A protagonista, Lyra Belacqua, é cativante, é muito divertida. Além de ter muito "papinho".

O autor constrói um mundo meticulosamente detalhado, mesclando elementos de fantasia, filosofia e também da Bíblia.

"Faca Sutil" é uma leitura enriquecedora que transporta os leitores para uma aventura única e memorável.

Isabella.Betoni 18/01/2024

Gostei
Não sabia o que esperar nesse livro, mas acabei gostando do que eu li. O Will foi um personagem que me intrigou e eu não sabia se ele seguiria por um bom caminho, mas acabei gostando.

emy_72 14/01/2024

ótima continuação
Foi maravilhoso retornar pra esse universo, gostei bastante que o autor ampliou os pontos de vistas, tornando possível a expansão de alguns conceitos, assim como, respondendo algumas perguntas que ficaram soltas do primeiro livro. Eu amei as interações dos personagens, principalmente entre a lyra e o will. Enfim, estou muito empolgada para o próximo livro.

Laurapath 06/01/2024

Foi uma continuação agradável. Achei o começo um pouco lento, mas depois da metade a história engrena e acelera.

Phaga 03/01/2024

Achei o livro muito corrido. O desenvolvimento de Will foi feito as pressas tendo um desenvolvimento de personagem confuso, de criança que se esconde para uma coisa totalmente diferente