A técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro Francesco Cirillo

Resenhas -

MilocaCS 22/01/2024

Livro Ok
Primeira leitura concluída do ano.
A Técnica Pomodoro tem como proposta facilitar o cotidiano do trabalhador/estudante dividindo suas tarefas em ciclos de 25 minutos de atividades e 5 de descanso proporcionando uma produtividade mais eficiente e menos cansativa.
Eu gostei bastante da leitura, achei educativa e de fácil entendimento e tentarei pôr em prática na minha vida corrida de estudante/funcionária pública.
Espero que dê certo.

Paula 22/09/2023

Ótimo pra quem não tem muito foco. Super indicado pra pessoas com cérebro ansioso.
Faz vc refletir sobre a questão da contabilização do tempo , pra assim ter consciência do que pode ser feito dentro deste limite de tempo. É interessante, mas não sei se seria usual em uma empresa com varias equipes. Pois cada pessoa tem sua singularidade e muitas são resistentes à isso.

Rodrigo 07/08/2023

A técnica pomodoro

A Técnica Pomodoro é uma técnica de gerenciamento de tempo criada pelo italiano Francesco Cirillo nos anos 1980. Ela se baseia no uso de um cronômetro para dividir o trabalho em intervalos de 25 minutos, separados por pausas curtas. Cada intervalo de 25 minutos é chamado de "pomodoro".

A técnica Pomodoro é um método eficaz para melhorar a concentração e a produtividade. Ela ajuda você a se concentrar em uma tarefa de cada vez e a evitar distrações. A técnica também ajuda você a fazer pausas regulares, o que é importante para manter o foco e evitar o esgotamento.

Para usar a técnica Pomodoro, siga estas etapas:

Escolha uma tarefa que você deseja completar.
Defina um cronômetro para 25 minutos.
Trabalhe na tarefa sem interrupção até que o cronômetro termine.
Depois que o cronômetro terminar, faça uma pausa de 5 minutos.
Depois de quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa de 15 a 20 minutos.
Continue o ciclo até que todas as tarefas sejam concluídas.
A técnica Pomodoro é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a se tornar mais produtivo e focado. Se você está procurando uma maneira de melhorar sua gestão do tempo, a técnica Pomodoro é uma ótima opção.

Aqui estão alguns benefícios da técnica Pomodoro:

Melhora a concentração
Aumenta a produtividade
Ajuda a evitar distrações
Evita o esgotamento
Melhora o humor
Aumenta a motivação
Ajuda a atingir objetivos
Se você quer aprender mais sobre a técnica Pomodoro, existem muitos recursos disponíveis online e em bibliotecas. Você também pode encontrar aplicativos e softwares que podem ajudá-lo a usar a técnica Pomodoro.
Recomendo.

Monyque 25/07/2023

O livro traz um aprofundamento sobre a técnica Pomodoro, explicando melhor sobre os benefícios a longo prazo adquiridos por meio da utilização da técnica.
Como realizar o pomodoro em diversas atividades, tanto dentro de casa, como no trabalho, na faculdade, entre outras. O objetivo é começar e finalizar um trabalho com eficiência e eficácia, e o mais importante: aproveitar e aprender durante o processo.

Ele disponibiliza tabelas para serem preenchidas diariamente e cronograma para analisar a evolução. É bastante interativos, os capítulos são divididos em tópicos, o que ajuda muito a acompanhar e praticar.

Um método realmente enriquecedor. E o melhor, ele te permite ir além, descobrir seu próprio ritmo e avançar cada vez mais. Ensina a lidar com as distrações e a se concentrar naquilo que está fazendo.

Adrian.Daniel 22/07/2023

Repensando sobre a técnica
O livro realmente conta uma introdução ao pomodoro, gerenciamento de tempo, mas no mais parece simplista na forma de falar, apesar de ser simples, é funcional, uma leitura bem rápida para já aplicar

Pry 06/07/2023

Muito interessante!
Eu adorei esse livro. Obviamente a técnica não vai se encaixar em todo mundo, pois cada um tem seu jeito de aprender, mas pra mim funcionou muito bem, especialmente na época em que estava estudando pra concurso. Diminui meu cansaço e ajudou nas minhas outras atividades do dia. Recomendo a leitura.

Dann_Oliveira 31/05/2023

Alavancar a produtividade
Gostei muito do livro. É bem rápido e fácil de ler. Enquanto lia já coloquei a técnica em prática, e conforme avançava no livro aprimorava um pouco mais. Para mim pelo menos funcionou bastante. Recomendo a todos que pelo menos tentem, para ver se a técnica fará sentido.

Ingrid.Luciano 05/01/2023

O livro "A técnica pomodoro"
Ajuda muito em focar e se organizar para trabalhar e/ou estudar.
Aumenta a produtividade e eficiência na sua tarefa.

Eu já faço essa técnica a alguns anos e sempre me ajuda a focar nos momentos da vida que não consigo ficar muito concentrada.

Mara 30/11/2022

A Técnica Pomodoro
O livro é um manual de como aplicar a técnica Pomodoro de uma forma mais completa, com objetivos, trackings, gerenciamento de interrupções e utilização da técnica em equipes. Confesso que achei que não imagina que o autor poderia desenvolver muito em cima de uma técnica simples de gerenciamento de tempo, mas o livro é interessante e com boas dicas. Gostei.

Sales 25/04/2022

Pomodoro não é tão simples como pensávamos
Esse livro fez com que eu veja a técnica com outros olhos, antes assistindo vídeos e tudo mais pensava que era só ligar o tomate e sair fazendo tarefas, aqui vemos que a ferramenta não serve apenas para marcar tempo, pelo que entendi funciona até de forma como um mindset para se preparar e se dedicar a tarefa. Aprendemos com esse livro que precisamos ser objetivos com os pomodoros para que eles funcionem de fato, a organização é tudo e primordial aqui. Uma coisa interessante que nunca havia pensando em fazer era usar o pomodoro com tic-tac, sempre desabilito efeitos sonoros pensando que podem me atrapalhar a me concentrar, mas na realidade é ao contrário, o contexto importa e ajuda muito a mente se preparar e concentrar no que tem que ser feito. Para quem conhece a técnica e queira saber como realmente ela é aplicada o livro é excelente. Algumas partes do livro podem ser cansativas e repetitiva, porém, vale a pena pegar dicas. Vou levar uma frase comigo que provavelmente vai me ajudar a iniciar minhas próximas atividades "O próximo pomodoro será melhor."
Carlise Paiva 25/04/2022minha estante
Legal, que vc leu....

Jennifer 23/02/2022

Claro e objetivo
O autor mostra a técnica do pomodoro de uma forma clara e objetivo, sem rodeios mostra como podemos sem mais produtivo no dia a dia ao aplicar essa técnica

@apilhadathay 19/02/2022

Necessário
"O importante da Técnica Pomodoro não é descobrir quanto tempo é desperdiçado, mas quantos pomodoros realizamos" (p. 63)

A técnica Pomodoro, criada pelo italiano Francesco Cirillo, é um excelente sistema de controle de ansiedade e produtividade. Em uma ocasião, utilizando um timer de cozinha no formato de tomate ("pomodoro", no italiano), ele condicionou seu trabalho a blocos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre eles, reduzindo ao mínimo possível as distrações. Afinal "o mundo pode esperar 25 minutos por você". Dessa forma, passou a treinar seu foco e se tornou mais produtivo. É um método fácil, rápido de ser aprendido, só depende de você ter vontade, um timer, lápis e papel para organizar o tempo de realizar suas atividades essenciais e de fazer seu Tempo trabalhar para você, e não o oposto. É o livro que me fez valorizar ainda mais o poder de um cronograma.

"O cronograma sempre se sobrepõe ao pomodoro. Em segundo lugar, uma programação eficiente deve permitir tempo livre para você se recuperar." (p. 63)

O livro me chamou a atenção por um conjunto de fatores: eu já conhecia a técnica por alto e queria saber mais; a sinopse me atraiu bastante na livraria; estava a um valor absurdo de baixo (R$4,90, na Saraiva do Manaíra Shopping) e porque este ano, vou lecionar Estudo Orientado na minha ECI. A leitura foi rápida, prazerosa e, em cerca de 2 capítulos, eu já estava aplicando a técnica Pomodoro para ler A TÉCNICA POMODORO!

"A sensação de que tempos tempo para fazer as coisas e não o usamos bem pode ser incapacitante" (p. 119)

Em alguns momentos, eu pensei que o texto seria tão ou mais eficaz se fosse um artigo de 20 páginas publicado em algum periódico de administração. Porém, alguns capítulos foram bem interessantes. O livro é dividido em algumas partes: Prefácio, Introdução, Fundamentos, Atinja seus objetivos individuais (7 partes), Atinja os objetivos com sua equipe, Resultados, Regras, Glossário, Ao trabalho e Bibliografia.

Foi uma leitura gostosa, muito instrutiva pra mim e vou aplicar em várias esferas da minha vida: no meu trabalho, no meu clube do livro, nos meus afazeres domésticos. O mundo pode esperar 25 minutos, pelo meu pomodoro, oras. Recomendo a leitura e a APLICAÇÃO da técnica ;-)

site: www.instagram.com/apilhadathay

cansadona 30/08/2021

o livro cumpre o que promete: te ensina a colocar o método em prática! diferente de outros livros do gênero que enrolam demais. vi algumas pessoas dizendo que acharam repetitivo, mas eu achei bom o autor repetir as mesmas coisas pq serviu pra que eu fixasse melhor o funcionamento.
com algumas adaptações às minhas necessidades, tenho consigo aproveitar a técnica ??

Cezar.Tosta 17/06/2021

Um livro prático
A técnica Pomodoro é bem conhecida, mas a forma como o autor do livro (criador da técnica) aborda os conceitos a ela relacionados faz com que tenhamos mais recursos para aperfeiçoá-la em proveito próprio. As regras que menciona ao longo do livro e os exemplos dados somam-se para contribuir com o caráter prático da obra. Os resultados são perceptíveis logo nos primeiros ciclos, dentre os quais pode-se mencionar: aumento da concentração em determinada atividade; autoconhecimento a respeito de sentimentos que influenciam na produtividade, como a ansiedade; melhor capacidade para estimar o tempo necessário para concluir determinadas tarefas; e melhor organização e visualização dos objetivos e sua decomposição em metas.