Night

Night Elie Wiesel

Resenhas - Night

Camila Da Rós 25/04/2023

Emocionante
Esse livro descreveu a vida nos campos de concentração de uma forma que eu nunca vi. É muito triste ver como foi a realidade de muitas pessoas daquela época. Acho que esse livro tinha que ser obrigatório nas escolas, recomendo a todos!!

louis16 23/12/2022

5?
é um relato muito bem detalhado sobre os campos de concentração que o autor foi submetido durante a 2° guerra mundial, tudo foi muito bem escrito e de uma maneira que a gente se coloca no ponto de vista do autor, sentindo todo o terror e desespero que ele descreve, não tem como avaliar esse livro de ruim a excelente justamente pela história real que ele conta, mas para quem quer entender mais sobre o que foi o holocausto, recomendo muitíssimo

Ane 07/10/2022

Night
Tive que ler o livro por causa da escola mas a história realmente é legal de ler, vê a visão do autor com os acontecimentos do livro

Ncohen0111 (Taylor's version) 17/08/2022

Li para a escole pela segunda vez. Acho esse livro marvilhoso e todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. Eh bem curtinho, mas eh muito bom.

Jean Bernard 19/04/2022

Nunca esquecer.
?PRESSED TIGHTLY AGAINST one another, in an effort to resist the cold, our heads empty and heavy, our brains a whirlwind of decaying memories. Our minds numb with indifference. Here or elsewhere, what did it matter? Die today or tomorrow, or later? The night was growing longer, never ending.?

Primeiro volume da trilogia de testemunho sobre os sofrimentos do autor durante o holocausto. Um relato que nos deixa com raiva de saber que humanos podem fazer tais atrocidades com outros humanos.

Este primeiro volume, tenho certeza que existe traduzido para o português. Já os demais não encontrei.

CFontes 18/04/2022

Uma noite que durou dois anos
Resumo: um livro pequeno, de leitura rápida e bem escrito. Apesar de ser pesado, é um livro que dá para ser lido (porém alguns leitores podem achar demais em algumas partes). Um livro bem importante sobre o Holocausto e que deveria ser lido nas escolas, descreve a segunda guerra de uma maneira que todos deveriam saber.

Comecei a ler esse livro porque fui fazer prova na sala do professor de história da Europa e não podia usar celular. Achei o livro e comecei a ler. O professor disse que era um livro bom e decidi levar para casa.

Apesar de ser um livro pequeno e de leitura rápida, é o livro mais complexo que já li sobre o Holocausto, o mais impactante também. Algumas vezes até me perguntei se tudo que ele escreveu sobre era verdade, de tão cruel que era. Infelizmente, temos as histórias de milhares de sobreviventes dos campos para nos mostrarem que tudo que foi descrito no livro, realmente aconteceu.

De um ponto de vista ?professora de inglês? é um livro interessante nos aspectos de como a ?noite? é tratada, é como se o livro fosse contado por noites e o sentimento fosse de uma noite eterna com pesadelos. A escrita é muito envolvente e as descrições conseguem ser leves (na medida do possível) e impactantes. Apesar de me considerar uma pessoa sensível, foi um livro que consegui ler sem me sentir muito mal. E acho que esse é um dos pontos mais fortes do livro. É você conseguir entender a história e os horrores sem abandonar a leitura.

De um ponto de vista como leitora, foi o melhor livro sobre o Holocausto que já li, o mais verdadeiro também. Em poucas páginas, acompanhamos o autor em sua vida em Sighet com a comunidade judia, sua fé em Deus sempre bem dedicada aos estudos de livros judaicos, a chegada dos Nazistas e a chegada de sua comunidade ao campo de concentração, a perda de sua fé em Deus, a noite em que seu pai morreu e a noite que ele vive desde a época do campo. E tudo fica ainda mais chocante quando lembramos que o autor tinha apenas 14 anos quando vivenciou tudo isso. Quando penso na minha vida quando tinha 14 anos, tudo ganha outra perspectiva. Nessa época minha maior preocupação era ter que me acostumar em um novo país, um país seguro e com estabilidade, onde eu tinha uma boa vida. Dá uma tristeza pensar em quantas crianças, muitas vezes mais novas do que o autor, viveram coisas tão cruéis.

Esse livro te abre os olhos para o horror que tudo foi. Em poucas páginas e em páginas rápidas de serem lidas, essa história consegue contar mais coisas que vários livros e filmes nunca conseguiriam e talvez nunca vão conseguir. O livro consegue trazer cicatrizes à tona e faz com que pessoas que não conheçam a história, conheça-a e quem não liga para o que aconteceu, ligue de uma forma imensa. Esse livro é necessário em várias formas e eu gostaria que fosse um que as escolas dessem como leitura.

Mariana 26/04/2014

Muito emocionante!

Paula 07/11/2010

Em 1944, Elie Wiesel e sua família, além de todos os judeus da região onde morava, foram levados para o campo de concentração de Auschwitz. "Night" narra todos os acontecimentos terríveis dessa crueldade sem tamanho, desde antes da chegada das tropas alemãs.
Foi uma surpresa pra mim ler que os judeus foram levados para os campos sem resistir e sem saber o que os esparava por lá. Muitos deles acreditavam que estavam sendo levados para algum lugar um pouco mais distante do centro da guerra, um lugar mais seguro. Isso até chegar em Auschwitz.

Elie Wiesel perdeu a mãe e a irmã logo ao chegar ao campo de concentração. E durante todo o livro vemos a dor de uma criança e de um pai, ambos lutando contra a própria morte, para não se perderem um do outro. E vemos também que em condições tão absurdas, de uma imensa crueldade, o que prevalece é o instinto de sobrevivência de cada um.

Essa certamente não é uma leitura fácil, mas acredito que é indispensável. Por mais difícil que seja ler sobre algo tão doloroso. Mas, como diz o próprio Wiesel no livro: "esquecer não seria apenas perigoso, mas uma ofensa; esquecer os que morreram seria o mesmo que matá-los uma segunda vez".

Elie Wiesel recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 10 de dezembro de 1986 e o livro inclui ao final o discurso do autor quando recebeu o prêmio.
Definitivamente, um livro que merece ser lido.

"Sometimes I am asked if I know "the response to Auschwitz"; I answer that not only do I not know it, but that I don't know if a tragedy of this magnitude has a response. What I do know is that there is "response" in responsibility. When we speak of this era of evil and darkness, so close and yet so distant, "responsibility" is the key word.
The witness has forced himself to testify. For the youth of today, for the children who will be born tomorrow. He does not want his past to become their future". (do prefácio)

Carol Sieja 04/08/2010

Por trás do arame farpado
Elie Wiesel é um escritor muito importante. Tanto que recebeu o Prêmio Novel da Paz pelo conjunto de sua obra (que se baseia, primordialmente, no Holocausto Judaico). Mas, veja bem: Wiesel ganhou o Nobel da Paz, não o da literatura! Isso equivale dizer que sua escrita tem algumas limitações e que, em decorrência de tal fato, não podemos enquadrá-lo no holl de grande autores da literatura ocidental.

De qualquer maneira, não podemos ignorar o papel importante que "Night" desempenha. Trata-se de uma narrativa auto-biográfica sobre o período em que Wiesel tentava (sobre)viver nos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau, ao mesmo tempo em que fazia de tudo para poupar seu pai do sofrimento que, sendo mais velho, sofria inúmeras dificuldades de adaptação.

Longe de ser apenas um depoimento, Wiesel reflete sobre sua própria condição, na medida em que vai deixando de ser humano para se transformar em um animal. Tanto que, devido ao intenso instinto de sobrevivência comum em qualquer animal, Wiesel sente alívio ao ver seu pai morrendo, já que teria que se preocupar apenas consigo mesmo. Apesar da cena parecer chocante, o leitor compreende tal atitude e chega até a se compadecer.

Esta edição ainda conta com um lindo prefácio sobre a condição de Wiesel de sobrevivente do Holocausto no século XX e XXI. O autor não se considera um iluminado ou escolhido por Deus, mas acredita que tem uma missão de divulgar sua experiência para que os horrores do nazismo nunca seja esquecido.