A Luneta Âmbar Philip Pullman

Resenhas - A Luneta Âmbar

Steff 02/07/2020

Amadurecer
Confesso que esperava mais do desfecho da triologia, pois o universo é fascinante e dispõe de tanto potencial que o leitor passa a esperar o melhor sempre, sem falar nas promessas que o próprio autor faz ao longo dos dois primeiros livros.
Acredito que alguns pontos poderiam ter sido menos detalhados, pois não permitiu que os pontos chaves fossem explorados em todo o seu potencial, ficando aquela sensação de que o autor fez um trabalho complexo e na hora mais importante simplesmente ficou sem ideia de como finalizar, fazendo de forma rápida e deixando a desejar.
Além disso, apesar de achar coerente o destino de alguns personagens e acontecimentos, acredito que alguns foram um pouco forçados demais, não consegui me sentir confortável nesses momentos.
Mas de forma alguma esse é um ponto que faria me arrepender da leitura. O universo é espetacular e os personagens são apaixonantes. As surpresas que os personagens encontram ao longo do percurso, os desafios, as decisões que tomam nos fazem sentir o mesmo que os personagens.
Mais uma vez destaco que a leitura me impressionou por entregar um universo complexo nas mãos de crianças, não poderia ser de outra forma. O amadurecimento de Lyra e Will encantam, principalmente no que diz respeito à relação deles, pois evoluiu ao longo dos livros de forma leve e fluida, nada forçado.
Um ponto que pode ser negativo para o leitor é a forma em que a religião é tratada, confesso que me incomoda um pouco e parece meio pessoal, mas apesar disso a triologia é muito boa.
Saí dessa leitura com a sensação de que algumas pontas ficaram soltas e que faltou um pouco mais em alguns momentos, mas fiquei satisfeita com aquilo que o livro proporcionou. É uma experiência emocionante, viciante e apaixonante, recomendo a leitura.

Pedro Guilherme 02/07/2020

A Luneta âmbar
O último livro da trilogia fronteiras do universo é de longe o livro mais envolvente e emocionante. De tirar lágrimas e prender o leitor, a Luneta âmbar narra o fim da autoridade, a salvação dos mulefas e o amor de Lyra e Will.

Thi 22/06/2020

O livro que não acabava nunca.....
Breves considerações

- A bússola de ouro é o melhor livro da trilogia.

- Pessoas religiosas vão ter problemas com esse livro, eu tenho minhas crenças e não me considero altamente religioso, mas o livro me incomodou na forma como abordou Deus.

- Temos a impressão que Pullman tem um certo problema com a igreja.

- O autor enrolou demais nesse livro, teve momentos que eu lia e lia, e a história parecia não sair do lugar.

- Crianças de 12 anos e uma paixão arrebatadora ? Vão brincar pestes RS

- Grandes decisões nas mãos de crianças é algo que me incomoda muito, sem contar que eles pareciam mais velhos do que a idade que realmente tinham.

- O livro prometeu e não entregou o hype .

- Ficam pontas soltas.

- o final é satisfatório, mas o livro não é tudo isso.

Dei 3.5

heitor 21/06/2020

Esperava bem mais
Embora eu tenha sentido vários pontos que me fizeram sentir decepcionado, de forma alguma retiro o mérito do Pullman fazer uma releitura sensacional e original da Bíblia.

Porém, diante da grandeza do próprio universo que ele criou, achei que desandou bastante sobre o mistério por ele feito. Embora o livro seja grande, foi corrido em horas importantes e detalhistas em momentos que não precisavam.

Diversas coisas retratadas do no livro que geraram imensa expectativa quando por fim chegaram, não foi bem tão grande assim e acabei me sentindo de certa forma traído, não por eu ter gerado expectativa demais ou não ter ocorrido algo que eu queria, mas simplesmente não ter acontecido nada de fato grandioso como havia sido especulado.

Outra coisa que me incomodou muito foi a mudança brusca de personagens; num livro seus atos eram X, nesse mesmo livro eles continuaram sendo X e de repente, do nada, se transformaram fazendo suas ações ficarem forçadas e sem sentido. Também senti que muitos personagens não foram bem aproveitados.

Creio que no geral, o autor sabe bem criar universos ? só lhe faltou aprofundar nele ?, mas peca em dinâmica, peca em ação. Sua escrita se torna corrida e confusa quando existem momentos que exigem cenas mais energizantes e por isso, elas passam rápido demais, ficando aquém a algo prometido por todo livro.

No geral, eu gostei do final ainda que a imposição para o que aconteceu fosse conveniente demais, meio que forçando esse fim.

Pra mim o segundo livro é o melhor!

Torcendo pra ver isso tudo na TV, com certeza será bem mais explorado do que no livro.

juliaememo 18/06/2020

Meu livro favorito da vida
Sinceramente, achei que esse foi o melhor livro da trilogia.
Ele é bem detalhado, uma coisa que gosto, nem em exagero nem em falta.
O autor não escreveu com acontecimentos muito rápidos, sem deixar você respirar, sim com partes para refletir e momentos onde há uma pausa nos acontecimentos.
Cada personagem, cada universo, todos interligados.
Cheio de revelações e escolhas para explodir a cabeça, e fazer você dizer: por que não pensei nisso antes?

Will descobre que Marisa Coulter sequestrou Lyra, e com a ajuda de sua faca e outros personagens, vai atrás da garota.
Já a Dra. Mary Malone vai para um universo paralelo, depois de receber uma ajudinha das partículas de sombra, e encontra uma aldeia com uma nova raça de animais, os mulefas, e decide estudá-los.

Um final... nossa... imprevisível, triste, maravilhoso, realmente não estava preparada.
Esse livro se tornou o meu favorito da vida.

Tayanne Lobão 17/06/2020

E finalmente chegou ao fim
Eu esperei ao longo desses três livros um momento que eu parasse e pensasse porra que história boa. Agora posso dizer que não tive o ?porra? mas o ?boa? se mantéu. O que quero dizer é essa saga, essa trilogia é boa, porém não morri de amores. Gostei de algumas partes bastante, gostei dos personagens, fiquei surpresa, fiquei triste. No entanto sempre achando a história num geral ok. Mesmo assim acho que vale a tentativa.

Nati Morgan 15/06/2020

Eu tenho uma certa dificuldade com livros de fantasia e de imaginar um mundo novo e diferente do que já existe.
Imagina só um livro de fantasia misturado com filosofia? Senhor....
Durante a leitura eu abri um arquivo no word e fiz toda uma dissertação sobre o que seria o pó que o livro dizia a todo instante, cheguei até ter certeza do que era o pó, mas com o decorrer da leitura, já estava em dúvida de tudo que tinha escrito.
A comparação que o livro traz sobre Adão e Eva fez com que eu fizesse um outro novo textão pra tentar entender toda essa nova comparação.
Sei que o filme foi um fracasso e até mesmo eu não gostei, mas a série da HBO está sendo bem recebida. Na CCXP do ano passado eu participei do painel da série e os dois atores que estavam presentes me surpreenderam por pensar além e não somente na história literal que o livro traz. O próprio ator se identificava com a história do livro porque faz com que a gente pense além e não somente com o que as grandes instituições querem que a gente acredite. Alias, até mesmo no livro há um embate entre a igreja e o pó.
A mente explode a cada novo instante, mas no final, nada se entende e acho que essa é a graça do livro no final das contas.
O autor com certeza possui conhecimento do ocultismo e da linguagem metafísica, o que dificulta um pouco o que o livro quer passar.
Enfim, o livro é bom pra passar o tempo, mas não lerei novamente a série toda.
Samuel F. (Sansão) 15/06/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso, amo muiito

Micky 15/06/2020minha estante
Ta nas metas do ano

Ari Sadamoto 25/06/2020minha estante
Eu ainda não o terminei. Quebrei as pernas, pois comecei coma minha ex-namorada. E não terminamos. Mas irei reiniciar. Haha! Pullman tem disse. Aproveita e dê uma chance a série de Sally Lockhart. ?

Nati Morgan 25/06/2020minha estante
vou procurar essa série pra ler a sinopse, obrigada pela indicação :)

Diego 30/06/2020minha estante
Boa resenha. Já li os livros, mas a sua resenha foi melhor que eles.

Patricia Lima 14/06/2020

A Luneta Âmbar
Esse é o terceiro da trilogia das Fronteiras do Universo, e eu não estava dando nada para essa conclusão, porque eu tinha achado o segundo livro muito chato e a série ainda não tinha me convencido, eu não tinha gostado tanto da história, ainda...

Então acabou sendo uma grande surpresa, porque eu gostei bastante da conclusão, foi o meu favorito da trilogia.

Eu consegui me envolver na história desde o começo, adorei todas as aventuras e o entrosamento dos personagens.

Mas o que mais gostei foi toda a conexão e aprofundamento a respeito dos demons. O livro focou muito na conexão das crianças com seus demons, e eu amei demais isso, então teve uma conclusão muito linda e muito fofa.

Teve um elemento extras no final da história, que quando surgiu eu fiquei com o pé atrás, mas daí depois deixou tudo mais lindo ainda e eu acabei amando.

Então foi uma grande surpresa pra mim ter gostado mais da trilogia na sua conclusão, valeu a pena ler até o último livro.

Bééé! 13/06/2020

Um livro herético?! COMO?!
Eu fico me perguntando como que a igreja consegue dizer que livros tão espetaculares que narram a importância da busca pelo amor, pela autoconsciência e pela superação podem ser algo do demônio. Eu simplesmente não consigo entender.

São livros sobre a vida e neles podemos perceber a importância do nosso propósito aqui e agora.

Ao finalizar o livro estava em êxtase porque a trilogia Fronteiras do Universo é fantástica. E o último livro dessa trilogia, perfeito.
Bea 13/06/2020minha estante
Eu também não consigo entender, talvez seja mais uma forma de impor um certo e o errado, uma vez que esse livro justifica a vida e existência do corpo sem propor uma pós-vida, Mas não de uma forma negativa e sim de uma forma que fortalece nossa existência no agora.
Adorei a resenha assim como adorei o livro.
E concordo esse último livro é perfeito.

Faby 09/06/2020

A Luneta Âmbar
Último livro da trilogia Fronteiras do Universo.
Confesso que esperava bem mais da conclusão. Achei o livro bastante monótono em alguns momentos, dava para enxugar bastante. O autor nos faz criar uma expectativa gigante ao longo dos outros livros e no decorrer deste, mas nos entrega um final bem mediano.

Gostei de grande parte da história, o universo criado é bem complexo, mas acredito que teria sido bem mais interessante se tivesse focado na fantasia e deixado a teologia de lado.

Reymon 03/06/2020

A luneta Ambar faz jus as expectativas ?
Neste livro vamos dar continuidade a história girando em torno de Lira a profecia que nos foi revelada nos volumes anteriores, grande parte do começo do livro é uma grande retrospectiva dos personagens, o que aconteceu com cada um, onde estão e como estão. A trama se intensifica quando os polos de poder buscam incansavelmente por Lira, sendo eles: Lorde Asriel, a Senhora Coulter, Will, A Igreja entre outros menores; cada um destes com seus objetivos pessoais, alguns deles maléficos para a menina, vemos uma Lira um tanto quanto insegura neste volume quando se comparada ao primeiro livro, suas decisões afetam diretamente o futuro do seu mundo tornando-se uma peça chave para todos.

A narrativa do livro não é tão fluida o autor descreve muito, as vezes em excesso, o que torna o livro denso, alguns personagens são pouco ou quase não aparecem neste livro enquanto outro não tem proposito algum. No decorrer do livro tem profundas reflexões sobre o bem e mal, sobre Deus e sobre a Igreja, como o autor possui um viés ateis vemos estes traços de forma presente pela obra mesmo a trilogia sendo um reconto de passagens bíblicas. Senti falta de Pantaimon e Serafina Pekkala sendo que neste ele quase não tem relevância e quase não fazem nada, as motivações de Lira não tem justificativa alguma, a expectativa que se cria em torno de Lira não são correspondidas e os últimos capítulos ficou claro que o autor não teve zelo algum para escrever e simplesmente foi tentando amarrar as pontas solas de qualquer modo.

site: https://www.instagram.com/universo_celestiall/

Marlon 02/06/2020

Um pouco decepcionado, mas a estória merece ler lida
A saga como um todo tem uma discussão extremamente relevante, principalmente nos dias atuais no Brasil: a luta da ignorância com o conhecimento (que é confundido com o pecado, seja no nosso mundo ou no da Lyra).

O primeiro livro é perfeito, mas uma coisa que me incomodou foi que a personagem principal é totalmente ofuscada com o aparecimento de outro personagem. A partir de A Faca Sutil, a personalidade da Lyra muda tanto, que as atitudes dela são até incompatíveis com o que o autor nos mostrou em A Bússola de Ouro, o que na minha opinião fez a saga perder muita força.

De qualquer jeito, como o livro tem uma mensagem poderosa, vale a leitura.

Beth 02/06/2020

Gostei, porém fiquei um tantinho decepcionada, talvez porque o autor economiza em passagens dramáticas. Achei o livro meio corrido em algumas partes... Enfim... Terei saudades de Lyra e Will.

Sami 30/05/2020

A trama e a escrita melhoraram nesse último volume, porém tem um final decepcionante e muitas perguntas sem respostas.
Achei que poderia ter desenvolvido muito mais a trama da queda do magisterium.