A Luneta Âmbar

A Luneta Âmbar Philip Pullman

Resenhas - A Luneta Âmbar

Adeola 26/02/2023

Reler foi essencial
Fui relendo a trilogia conforme saiam as temporadas da série da HBO e foi ótimo poder relembrar o universo que conheci quando eu era criança! O Pullman tem um jeito muito criativo de contar uma história sobre maturidade, sobre não sentir a culpa cristã da puberdade e um jeito bem inteligente de alfinetar os dogmas das instituições católicas. Balthamos e Baruch vão sempre morar no meu coração, quando criança eu não tinha percebido como eles formavam um casal gay e a importância disso, anjos incríveis!

Enfim, obrigada Pullman por essa história maravilhosa

aeri 24/02/2023

A luneta âmbar
Diria que foi um belo desfecho para a história, por mais que me doa muito que a Lyra e o Will nunca terão a oportunidade de crescer e evoluir juntos como adultos. e quero aqui parabenizar o incrível trabalho da HBO adaptando a saga e pelo quão verídico a história a série foi com vários detalhes, sem falar dos atores que interpretaram com excelência os personagens. enfim, foi como fechar um logo ciclo de leitura, e com o tempo ficou maçante terminar o livro, mas com muito carinho eu consegui encerrar a obra. muita boa, Philip Pullman tem um talento sem igual!

Cris 24/02/2023

?O Pó não é uma constante. Ele se renova o tempo todo.?
?Ora, a serpente era a mais astuta de todos os animais do campo que o senhor Deus tinha feito.?

Terceiro livro da trilogia Fronteiras do Universo.

Em todos os universos, forças se reúnem para tomar um lado na audaciosa rebelião de lorde Asriel contra a Autoridade. Cada soldado tem um papel a desempenhar - e um sacrifício a fazer. Feiticeiras, anjos, espiões, assassinos e mentirosos: ninguém sairá ileso. Lyra e Will têm a tarefa mais perigosa de todas. Com a ajuda de lorek Byrnison, o urso de armadura, e de dois minúsculos espiões galivespianos, eles devem alcançar um mundo de sombras, onde nenhuma alma viva jamais pisou e de onde não há saída. Enquanto a guerra é travada e o Pó desaparece nos céus, o destino dos vivos - e dos mortos - recai sobre os ombros dos dois. Will e Lyra precisam fazer uma escolha simples, e a mais difícil de todas, com consequências brutais. A Luneta Âmbar é o último livro da trilogia Fronteiras do Universo, que teve início com A Bússola de Ouro e A Faca Sutil. Uma conclusão emocionante, que leva o leitor a novos e fantásticos universos.

MariZuchi 12/02/2023

A última caminhada com Lyra e Will?
Fiquei um pouco triste por não ter gostado tanto desse livro quanto gostei dos outros 2, achei que algumas coisas não funcionaram tão bem e por vezes deixou a história um pouco arrastada. Mesmo assim, o universo criado pelo autor não deixa de ser incrível.

Pedro 09/02/2023

Comecei com muita expectativa porque o segundo livro tinha foi muito bom de ler, mas a cada página que eu lia, elas caiam por terra.

o livro não é ruim, mas foram colocando coisas demais e chegou a parecer uma farofa de tudo que já foi criado e nem mesmo assim conseguiram explicar tudo que ficou solto nos outros livros, sem falar passaram dois livros desenvolvendo algumas coisas para no final dar um fechamento bem meia boca, como se só precisasse ser resolvido porque não sabiam mais como terminar.

ao todo, achei uma experiência de leitura legal, super recomendo porque amo uma fantasia e os outros livros foram muito bons pra mim, apesar desse ter sido muito maçante.

Vic 31/01/2023

Uma experiência de leitura transformadora
Estou simplesmente arrasada e desacreditada de que esse é o fim. Foi uma trilogia que me marcou tão profundamente, me fez questionar tantas coisas, chorei tanto, me emocionei tanto, amei tudo. Estou suspendendo qualquer senso crítico sobre esse livro, pq para mim foi perfeito, foi uma experiência completa, eu não mudaria uma palavra, não tiraria uma vírgula do lugar. Despeço-me dessa trilogia incrível com um aperto no coração, com sentimentos à flor da pele, com um vazio gigantesco, uma sensação de crise existencial e uma saudade irreparável. O universo e os personagens vão fazer uma falta danada, mas o que me consola é que sempre os levarei comigo, enquanto eu viver. Obrigada Philip Pullman.

gus 30/01/2023

Complexo, mas nem tanto.
Desde o início da saga você consegue perceber onde o Pullman quer chegar, quais questões quer levantar e o que deseja provocar, mesmo que faça isso sutilmente. Nisso ele é excelente, preciso e eficaz. Sem medo de represálias, igreja ou conservadores. Enquanto a Bússola de Ouro causa cócegas, no último livro ele descarrega sem nenhum tipo de precaução ou delicadeza suas verdades e convicções, distribui muito disso em seus personagens de maneira justa e empática.
Viajar com esses personagens durante três livros, desbravar países, culturas e vivenciar todo tipo de aventura foi uma experiência singular. Culpo a escrita do Pullman por isso, o carinho pelos personagens, a rica construção de mundos e sua coragem de correr riscos.
Não digo que foi tudo que eu esperava que fosse, o desfecho por vezes se estende de maneira (des)necessária. Alguns arcos não me deixaram 100% contente, mas todos contribuíram para um desfecho como nenhum outro. Deixou meu coração em pedacinhos.
Quanto aos temas trabalhados, aqui ele desbrava alguns conceitos e faz o que pode para que isso soe grandioso, mas prefiro a argúcia do início, a riqueza mora nas entrelinhas, corta com a precisão de uma faca sutil e faz com que enxerguemos o óbvio sem a necessidade de uma luneta.

Janaina.Aoki 29/01/2023

Um bom final, mas esperava mais.
Um bom desfecho para a trama, mas confesso que esperava mais.
A luneta âmbar não foi um objeto de tanto destaque quanto a bússola de ouro ou a faca sutil, mas foi interessante acompanhar como a Dra na sua descoberta.
Não curti o desfecho de personagens como a Sra Coulter e Lorde Asriel, esperava mais para pessoas tão emblemáticas. No entanto, o final juntos de certa forma fez todo o sentido.
Foi muito bom ver o desenvolvimento e crescimento da Lyra e do Will, inclusive ver o amadurecimento para tomarem a decisão correta. Mas, fala sério uns 2 capítulos a mais não faria mal nenhum :/

Gustavo 25/01/2023

Uma História Fantástica
Muitos falam sobre as fronteiras do universo como uma trilogia que se trata de religião, e apesar de realmente ter um tom religioso é uma história incrível de aventura onde se pode tirar muito aprendizado. Todo esse universo é simplesmente incrível, a forma como a narrativa te surpreende com os acontecimentos é simplesmente sensacional. É primeira trilogia que eu leio, e para aqueles que estão dispostos a deixar de lado qualquer tipo de crença é simplesmente uma leitura fantástica, que deixa na boca um gostinho de quero mais.