A Luneta Âmbar

A Luneta Âmbar Philip Pullman

Resenhas - A Luneta Âmbar

laura3104 25/01/2023

essa continuação é perfeita, amo como religião, crenças, magia, multiverso e amor são retratados. eu amo a história da lyra e todo esse universo

Usagi a coelha 25/01/2023

Não curti.
Vou repetir o que falei na resenha do livro anterior, acho que a expectativa alta atrapalhou minha experiência. Eu vi tanta gente falando bem dessa trilogia porém quando comecei a ler, não me encheu muito os olhos. É interessante a crítica que ele aborda e tudo mais mas eu senti como se não fosse muito além disso sabe? Foi legalzinho a relação de alguns personagens com os personagens da bíblia. A parte dos Mulefas é algo que não acrescenta em NADA na narrativa e para mim foi um bem entediante.

Mari._lira 15/01/2023

Mto incrivel, mas nada supera a faca sutil. Enfim, a guerra final do Azriel é boa dmais amei. Leiam essa série PFV vcs nn vão se arrepender

Rony 12/01/2023

Difícil fim
Quando comecei a leitura de "As Fronteiras do Universo" em 2020, não tinha expectativa de que a saga fosse me conquistar. Nos últimos anos posso até ter lido bons livros, mas achei que as séries de fantasia que fossem me marcar profundamente estivessem todas ligadas à minha adolescência. Depois de muitos anos, Pullman conseguiu esse feito de expandir o meu coração e abrir espaço para Lyra, Will, Mary e diversos outros personagens que compõem os mundos deslumbrantes de sua obra. Terminei essa leitura com o coração muito aperto com a perspectiva de ter que dizer adeus.

E vamos de trama, vamos de spoiler.

No livro mais extenso dos três, sinto que o autor tem uma certa dificuldade de manter um bom ritmo durante toda a narrativa. Trechos mais envolventes se diluem com outras passagens bem mornas, com evidente destaque às interações de Malone com os mulefas. Além disso, chegado o clímax de uma batalha de proporções épicas, Pullman parece não saber como desenrolar as sequências de ação de forma satisfatória, com evidente destaque à sequência do lançamento da bomba, que vira uma baderna em que o leitor fica mais perdido que Sra. Coulter no meio daquilo tudo.

Demorei para escrever esta resenha porque passei os últimos dias digerindo essa leitura (e ainda estou). Por um lado existem grandes momentos e belíssimas decisões tomadas aqui: a representação da morte, a intensidade do amor, o peso da responsabilidade de viver uma vida plena sem deixar de lado as decisões difíceis que a permeiam... Gostei absurdamente de diversas ideias exploradas. No entanto, por outro lado, não consigo conter a frustração de sentir uma falta de fluidez e amarra entre tema e narrativa, de sentir que o simbólico está inteiramente inserido na fibra da história, coisa que foi TÃO BEM executada no primeiro volume. Me parece que o autor já tinha bem claro o que queria trazer para este final, mas quando chegou na hora de escrever, ele achou que as ideias por si só bastariam.

Confesso que me senti traído por toda a questão da profecia com a Serpente e Eva e da Faca Sutil como arma fundamental na batalha contra a Autoridade, que são elementos de GRANDE destaque nos livros anteriores e causam gigante antecipação, não terem uma conclusão nada satisfatória. Reforço que eu gosto do símbolo do marzipã, do poder de contar história, da responsabilidade que cada um de nós carrega em criar um mundo possível para o livre pensamento, mas não sinto que isso se amarra bem com o que estava sendo construído dentro da narrativa do próprio livro.

Nessa dualidade de frustração e admiração, me despeço de uma das grandes sagas literárias da minha vida - à qual me sinto muito grato por existir -, ansiando por saber o que vêm depois, pelas interações entre Mary e Will, pelo papel de Lyra adulta...

PS: uma coisa que adorei foi termos uma aparição de todos os personagens importantes da saga nessa conclusão, ainda que de forma breve.
Bruna.Brunelli 22/01/2023minha estante
Essa resenha diz exatamente como me senti terminando essa trilogia!!!

Livinha 12/01/2023

Data da primeira leitura: por volta de 2002. (Deixando anotado aqui já que o Skoob ainda não deixa adicionar mais de uma data de leitura)

Reler esse livro depois de vinte anos foi uma experiência nostálgica e interessante.
Hoje tenho um olhar bem mais crítico do que eu tinha aos 13 anos, por isso muitas coisas que antes eu aceitei de cara, agora eu já tenho algumas ressalvas. Mas todo o encanto que eu tive com esse mundo fantástico continuou o mesmo. Um mundo que me envolveu por completo quando eu era criança e que fez a mesma coisa agora na fase adulta.
Tenho um carinho enorme pela trilogia Fronteiras do Universo, não só pela história incrível que é, mas também pelo papel importante que teve na minha formação como leitora, principalmente em me impulsionar no gênero de fantasia.

Nilsinho 08/01/2023

De longe esse foi o melhor livro da trilogia e realmente fiquei bastante feliz com a conclusão dessa história. Que trabalho lindoo ????
Obs: só não dou as 5 estrelas pois acho que alguns momentos podiam ter sido desenvolvidos com mais detalhes

Rebeka43 01/01/2023

fantástico
amei a bússola de ouro
amei a faca sutil
mas a luneta âmbar não tem comparação

Os cenários são perfeitamente descritos, me apaixonei pelos personagens e adorei o modo como essa história foi contada.

Nesse terceiro livro, Will tem a missão de encontrar lira, e ajudar Lorde Asriel na sua batalha (que foi uma batalha que eu tava esperando bem mais ;-;). Will e Lira se aventuram e também enfrentam vários perigos nesse meio tempo (até ir pro mundo dos mortos).

E o romance no final...
Mary Malone te amo

Kallessa 29/12/2022

Esse livro é um pouco mais longo que os outros mas a história segue sendo super cativante! Amei muito

Lucas 20/12/2022

Segundas Chances
O título da resenha, serve pra mim como para os personagens dessa trilogia escrita com sucesso pelo britânico Philip Pullman. Já conheço Lyra, Will, Iorek de muito tempo atrás, na época que li esse livro, confesso que desgostei do rumo da história, anos depois cá estou.
Sou um grande apreciador de Fronteira do Universo, não é atoa que A Bússola de Ouro e um dos meus livros favoritos. Mas não posso negar a obra do Pullman, pra mim é uma das mais complexas da fantasia, até mais que O Senhor dos Anéis. Toda a história por trás do Pó, os dimons, o magisterium, os mundos paralelos, os espectros são difíceis de entender de primeira, acho que quando obras assim propõe o leitor a instigar a sua mente, ela cumpre um papel bem mais forte que o entretenimento. Acredito que no momento que peguei pela primeira vez A Luneta Âmbar para ler, talvez estivesse em um momento na qual a minha mentalidade não estava preparada para tantas informações e teorias. Em 2022, posso dizer que finalmente consegui adentrar sem obstáculos no último volume desse mundo fantástico
Em A Luneta Âmbar, Pullman expõe complexidades e ousadias, ao deixamos de acompanhar as aventuras de duas crianças numa jornada desconhecida para a preparação e a realização de uma guerra contra Deus e a religião.
Acho incrível como o Pullman conseguiu fazer esses mundos paralelos e colocar uma instituição que uni diversas pessoas mas que também dividi devido a suas restrições ao conhecimento e a ignorância.
Sem dúvidas os destaques desse livro ficam ao cargo da Sra Coulter, uma religiosa que fez tudo em nome da igreja e que depois passa a questionar suas ações e combate-la. E a outra personagem, é a cientista Mary Malone, que tem um importante papel nesse fascículo junto aos protagonistas.
A trilogia mexe com uma questão delicada que é Deus, mas o autor não propõe a extinção de religiões ou de Deus. Mas sim de falsos deuses e alegorias que usam e abusam de limitar o livre arbítrio das pessoas ao seu favor.

Let 11/12/2022

Desfecho incrível
A trilogia Fronteiras do Universo me encantou desde a primeira vez que assisti o filme A Bússola de Ouro há muitos anos, e quando li os livros sem dúvidas que se tornou uma das melhores séries de aventura pra mim.
Cada elemento da história é incrível, em vários momentos desse livro e dos outros também eu me surpreendi e admirei muito a criatividade que o autor tem para criar uma obra tão cheia de detalhes e única.
Esse livro com certeza é um excelente livro de aventuras, com direito a exploração de outros universos, outros mundos, e com pessoas únicas.
Não podia ter ficado mais contente por ter terminando essa trilogia com livro que faz jus a todas as expectativas que criei.

Sales 04/12/2022

Final espetacular
Dos três livros esse foi o mais difícil de terminar, um pouco confuso no meio e arrastado na narrativa dos acontecimentos, mas a trama segue para um final satisfatório, não achei a mesma magia que tinha os primeiros livros em relação a curiosidade e suspense no que vem pela frente, a saga é bem completa com uma aventura bem suave.

Isadora 03/12/2022

Uma premissa interessante, mas um enredo nem tão bom assim
Gostei muito do worldbuilding e dos personagens apresentados ao longo dessa série, mas confesso que achei o desenvolvimento da história muito enrolado. A impressão que fiquei foi de que o autor se perdeu um pouco no meio da história. Algumas explicações ficaram confusas e não fizeram tanto sentido com as informações que foram dadas no primeiro livro. O desfecho também me deixou meio desapontada.
Sales 05/12/2022minha estante
Putz, achei que só eu achei algumas passagens confusas... O final também me desapontou um pouco, mas já imaginava que seria assim

Kennya 27/11/2022

A Luneta Ambar
Terceiro livro da trilogia "Fronteiras do Universo".

É um livro muito bom que te faz viajar por inúmeros lugares.
A corajosa e curiosa Lyra passa por diversas aventuras, algumas bastante perigosas. O que nos rende muitas histórias fantásticas.

A trilogia é ótima, eu gostei muito.