A Luneta Âmbar

A Luneta Âmbar Philip Pullman

Resenhas - A Luneta Âmbar

Luisy Costa 21/11/2023

Esse livro foi um um fôlego de salvação para a história. Quase desisti da série com a Faca Sútil, mas resolvi confiar e dar uma segunda oportunidade. Não me arrependo.

Enquanto a Faca Sútil provou ser uma leitura maçante, a Luneta Âmbar trouxe um ritmo mais fluido para a história. Muito provavelmente para mostrar que conforme Lira e Will amadurecem, sua forma de ver o mundo e lidar com as situações se torna mais coesa.

Não se engane, eles não deixam suas personalidades de lado ou mudam completamente para cumprir o roteiro. Mas sim se tornam capazes de seguir em frente, mesmo quando os resultados não são ideais. Se mantendo fiéis a quem são mesmo diante aos desafios que enfrentam.

Outro aspecto importante é finalmente poder compreender o papel de cada grupo no desenlace da narrativa. O que é a redenção das meias apresentações feitas no livro anterior.

A Luneta Âmbar amarra bem a história da trilogia e oferece um final indesejado, mas necessário. Recomendo não guardar ressalvas para apreciar essa última parte da aventura.

Alice 03/11/2023

Brazil, I?m devastated
Eu tô simplesmente destruída. É uma história incrível toda a trilogia. Instigante, misteriosa, faz a gente questionar tudo que a gente aprendeu (especialmente quem teve uma criação católica).

Fico grata de ter lido isso adulta, a minha versão adolescente teria ficado escandalizada. Só preciso absorver o sofrimento todo do final. Mas eu adorei, uma experiência incrível.

eme 11/10/2023

Viagem bem aproveitada!
Esse livro é longo demais, chega a ser desnecessário em muitas partes. mas ele consegue alcançar o ritmo dos dois livros anteriores do meio pro fim e fica muito satisfatório!

recomendo essa trilogia porque ela é um sopro de vida e sentirei uma saudade gostosa dos personagens. não achei o final tão doloroso quanto todo mundo diz, achei ele ótimo, bastante real e denso. foda. (tenho certeza que vou chorar com a série, entretanto, ela é muito bem construída e fiel e explora o sensível bastante, aposto que assistir a esse final com trilha, atuação, efeitos e drama adaptados vai ser muito mais emocionante)

vale frisar que adorei ler uma história em que deus e a religião são os vilões de tudo, porque são esses uns dos maiores vilões do mundo de cá também.

e finalizo dizendo que novamente é a história e sentirei falta!

will e lyra meus bebês, muito carinho e torcida por elesss

Rick 12/09/2023

Ladeira abaixo!
Me sinto burro, essa série já era tragédia anunciada, já havia ouvido falar que esse último livro era uma bomba porém eu achava que estavam todos enganados, o pior de tudo era que o iludido era eu, os problemas estavam ali o tempo todo só eu não vi.
Então o livro está escancaradamente conveniente elevado a décima potência, ações e atitudes dos personagens que não fazem o menor sentido, toda a construção do mistério/aventura/batalha/tudo o que você esperou desde o início é jogado no lixo pois tudo é resolvido de uma forma tão porca que até o Buda se irritaria, isso sem falar desse drama ridículo que o autor insistiu em nos enfiar goela abaixo. Aaaaaaaaaaah que ódio,
ah cara, vamos fingir que não aconteceu aquela alusão ridícula a Eva e Adão. A única coisa que se salva é que às vezes era tudo tão tosco que beirava o cômico aquela descrição do macaquinho dourado com olhar de ódio foi de longe a melhor kkkkkkk.

Um Surto 07/09/2023

Inesquecível
Eu finalmente terminei essa trilogia, sinceramente, estou sem palavras sobre o que dizer dessa obra de arte, é a primeira obra de fantasia e sci-fi que eu leio e gosto, dificilmente irei gostar de um livro com gostei dele.
Quem diria que eu, de maneira despretensiosa ao comprar o primeiro livro, por pura curiosidade e pela lembrança de ter um filme horrível que passava todo domingo na Globo, iria me fazer estar aqui, simplesmente falando do quanto amei essa trilogia.

Agora falando um pouco mais sobre o livro.. Ele é simplesmente incrível, não é perfeito, mas incrível. O autor aqui já com todo o universo expandido trabalha de forma magistral, amarrando as pontas soltas deixadas pelos outros livros e sempre trazendo aqueles momentos filosóficos que nos pegam de surpresa. A Luneta Âmbar é a obra suprema dessa trilogia sensacional. Os defeitos dela são os mesmo dos outros três livros como: demorar para engrenar, alguns capítulos desnecessariamente longos e um tanto arrastados, porém, tudo isso é suavizado.
Há sim um discurso aqui que irá desagradar os religiosos, então se você está atras de algo como As Crônicas de Narnia e que legitime a sua religião, esqueça, não irá encontrar aqui. A visão do livro é claramente agnostica e questionadora para a religião e para a ciência em si. Claro que as conclusões são sim ateis, ja que o próprio autor é ateu. Então se você é religioso, cristão, nem perca seu tempo lendo, e nem venha enxer o saco reclamando de algo onde está bem explícito.

Um ponto muito estranho e cabe aqui a crítica, é a retratação do autor ao povo tártaro… Esse povo existe na vida real e é uma comunidade arabe, ao decorrer dos livros eles aparecem sempre sendo um povo muito ruim e de feitos maldosos… E nesse terceiro livro só não acontecem porque não tem o foco no mundo da Lyra. Outra coisa que se nota é a falta de diversidade nesse livro, os protagonistas passam por inúmeros mundos e não se deparam com nenhum personagem que não tenha uma etnia que não fosse européia.

ladystark3000 01/09/2023

Trilogia fronteiras do universo
QUE EXPERIÊNCIA, QUE LEITURA SENSACIONAL

Chorei horrores, sofri junto com a Lyra e com o Will, demorei muito pra ler porque não queria finalizar essa saga, que se tornou a minha favorita.
A conclusão é satisfatória, apesar de não ser feliz para todas as partes, porém tirei vários ensinamentos valiosíssimos que vou levar comigo pelo resto da vida.

lendotetheus 30/08/2023

Que conclusão lindaaaaaa, apesar do fim eu gostei muito. ansioso pra ler o spin off e assistir a série de novo.

Fernanda631 31/07/2023

A Luneta Âmbar (Fronteiras do Universo #3)
A Luneta Âmbar (Fronteiras do Universo #3) foi escrito por Philip Pullman.
E chegamos ao fim dessa trilogia.
No livro anterior tivemos altas emoções, e em Luneta âmbar não foi diferente. Fiquei surpresa porque pude ver muitos personagens com outros olhos e constatar que ninguém foi completamente bom ou completamente mau, todos estão vivendo de acordo com seus próprios interesses.
Nesse volume teremos o destrinchamento de todos os pontos que já vinham se desenrolando durante os dois volumes anteriores: todos os seres, de todos os universos estão escolhendo um lado para a grande rebelião de lorde Asriel contra a Autoridade. Enquanto anjos, feiticeiras, padres e todos os seres de todas as fronteiras dos mundos escolhem seu lado.
Nesse ínterim, Will, Lyra e seus amigos terão a tarefa mais perigosa de irem ao mundo das sombras, onde nenhuma pessoa viva conseguiu entrar e sair de lá. Muitos mistérios e revelações são descobertas neste volume e a narrativa é algo extremamente eletrizante, de modo que, é particularmente difícil soltar o volume.
Nossa querida Lyra foi apanhada e sequestrada pela bela senhora Coulter e é mantida em uma caverna, sempre adormecida através de uma poção. Will tem a chance de seguir em frente, encontrar lorde Asriel e ajudar na batalha final, conforme o desejo de seu pai. Mas ele escolhe ir atrás de Lyra. Aliás, escolher é a palavra errada; ele simplesmente não cogita a ideia de ir sem ela. Baruch, o anjo encarregado de acompanhá-lo até as forças de Lorde Asriel, fica indignado, mas permanece firme ao lado do menino, fingindo ser seu Daemon para evitar suspeitas.
Enquanto é mantida em estado de “transe” induzido pela poção, Lyra tem visões de seu melhor amigo morto, Roger. Através dos sonhos, pode sentir seu medo e ter conversas entrecortadas com a criança, descobrindo que os mortos estão presos em algum lugar, e não descansando como seria suposto.
Enquanto isso, Serafina Pekkala vai até o líder dos ursos Iorek Byrnison lhe contar as más notícias, mas o urso também tem outras preocupações. O gelo está desaparecendo e os ursos polares estão encontrando cada vez mais dificuldade para conseguir alimentos, de forma que o líder dos ursos decide tentar guia-los para o sul, onde teriam maior chance de sobreviver.
Enquanto isso, um ramo da Igreja – o tribunal consistorial - descobre detalhes da profecia com relação à Lyra, pois eles também possuem um leitor de aletiômetro (embora não tão talentoso quanto Lyra). Através da leitura, ele é capaz de descobrir detalhes sobre a sua localização e enviar padre Gomez para encontrar e matar a criança, antes que a profecia tenha chance de se cumprir.
Mary Malone, a cientista que ajudou Lyra antes, continua sua jornada através das janelas para outros mundos que encontra, sempre fazendo a leitura do I Ching, que funciona mais ou menos da mesma forma que um aletiômetro, embora as mensagens sejam menos claras. Ela sabe que deve encontrar a menina, e uma força misteriosa assegura de que a protegerá durante a jornada. Finalmente, Mary encontra os Mulefas. À primeira vista, eles parecem simples animais, com trombas, e passariam despercebido se não andassem com rodinhas presas às patas. Um bando de animais andando de rodinhas. Se não fosse toda a estranheza que havia vivido até ali, Mary não seria capaz de acreditar no que estava acontecendo, mas era real. Aqueles seres eram dotados de inteligência e conseguiam se comunicar. Assim, a cientista, aos poucos, estabelece uma amizade com os pacíficos animais e descobre mais sobre seus costumes.
Lorde Asriel continua os preparativos para a grande batalha contra a Autoridade, reunindo seus exércitos, quando recebe notícias de que a Igreja está atrás de Lyra, manda ajuda de seu exército para salvá-la e trazê-la e ao menino portador da faca sutil, para batalhar ao seu lado.
Will continua sua busca por Lyra e no caminho encontra o famoso urso e amigo da garota de quem ela tanto falara. Ali, o garoto conquista sua confiança e juntos eles partem para salvar Lyra. No entanto, os inimigos vêm de todos os lados e todos querem a menina da profecia. Mas uma perigosa viagem ao reino dos mortos pode vir a ser o fim de sua jornada.
Essa trilogia traz fortemente uma severa crítica à religião, além de debates em campos como física, filosofia e teologia. Em especial, A Luneta Âmbar, trouxe vários argumentos e explicações assustadoras a respeito desses campos. O que me leva a crer que apesar de ser uma leitura de ficção-fantasia, não se trata de uma trilogia para ser lida por qualquer um, mas quem consegue entrar nesses "universos" da obra e entender a sua crítica não se influenciando ou a ignorando, e sim sabendo o que levar para sua realidade
Concluir uma trilogia ou uma série é algo extremamente gratificante, mas também é doloroso dar "tchau" àquele universo, àqueles personagens. Com essa trilogia ocorreu o mesmo acrescido de uma euforia por reconhecer o final sensacional dessa estória. Philip Pullman realmente fechou com chave de ouro.

Thiago 26/07/2023

Entrou para os meus favoritos
Esta trilogia me fez relembrar vários de meus livros favoritos: "As Crônicas de Nárnia", "Uma dobra no tempo", "O oceano no fim do caminho" e até uma pitadinha de "A batalha do apocalipse" neste último volume.

Um leitura muito divertida, mas também recortada de discussões mais profundas sobre nosso lugar de ser na vida e no cosmos. Uma história sobre amizade, lealdade e amor.

Mislene 17/07/2023

Achei esse último livro um pouco arrastado.
Gostei do desfecho, mas estava esperando algo mais impactante, sei lá rsrs
Só tenho certeza de uma coisa...rei Iorek Byrnison, te venero!

Raphaella.Vincenci 15/07/2023

Gostei, mas não como gostei dos dois primeiros da trilogia. Achei que muita coisa estava acontecendo ao mesmo tempo e não dava para explicar tudo.
Até que foi um livro ok?