O Nariz e outras Crônicas

O Nariz e outras Crônicas Luis Fernando Verissimo

Resenhas - O Nariz e outras Crônicas

Nanda.Santos 03/05/2022

O nariz
Um livro de crônicas onde Luis Fernando Veríssimo traz cenas cotidianas retratadas com humor, demostrando que é possível viver com humor mesmo em situações estranhas e adversas.

Joyce 20/12/2020

primeira crônica que leio, achei bem interessante. Recomendo

Vitor 09/12/2011

O Nariz
Um livro de Veríssimo é sempre o máximo, O Nariz traz várias crônicas do escritor, muito engraçadas, e ao mesmo tempo criticando atitudes da sociedade, como é de praxe na escrita crônica. Um livro muito bom para incentivar o gosto pela leitura, principalmente em crianças e desenvolver relações de percepção entre o lido e o vivido.

Mogli 08/03/2021

Velho, esse livro é bem bom na real. Bastante engraçado. E você consegue ler em 1 hora e meia, rapidinho. Recomendo muito

Helaina 19/11/2013

Sem comentários! Muito bom!
Esse livro não é muito novo, mas tenho certeza que é possível encontrar uma cópia para vender em algum lugar (para quem se interessar), mesmo que seja pela internet.

É um livro de crônicas, são 30 no total. Mas todas bem pequenas tendo apenas uma ou duas páginas em média. É um livro rápido de ler e muito engraçado. Não tem como falar de todas as crônicas aqui no post, então escolhi algumas que eu mais gosto (mesmo assim ainda vai ser difícil escolher).

No prefácio do livro, Luis Fernando Veríssimo escreve um pequeno texto chamado: Crônica e Ovo. Nele, Veríssimo discorre sobre a classificação de um texto como crônica, conto, etc. e o compara ao eterno discurso sobre quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha, concluindo que para nós consumidores isso pouco interessa. Que deixemos as classificações com os estudiosos e saboreemos os textos e o ovo!

Algumas crônicas:

Peça infantil:
Tudo que pode acontecer na organização de uma peça a ser apresentada por crianças está nessa crônica. Dá pena da professora enquanto acompanhamos as situações por quais ela tem que passar mantendo sempre a calma.

Ela:
Um homem conta a trajetória do desastre que foi a chegada de uma televisão em sua casa e as consequências para a sua vida. Sempre de forma bem humorada Veríssimo conta como a televisão chegou discretamente até se tornar o centro da vida das pessoas.

Incidente na casa do ferreiro:
De longe minha crônica preferida. Meio sem pé nem cabeça, Veríssimo construiu o texto usando os personagens de ditos populares. Recomendo muito essa crônica.

O homem que vivia de anedotas:
Todo mundo conhece alguma piada do tal do Juquinha, mas o que ele próprio pensa sobre a sua vida ser uma piada? Essa crônica é uma conversa dele com São Pedro contando toda sua triste trajetória, muito cômica para os demais.

O estranho procedimento de dona Dolores:
Dona Dolores surtou! Tudo para ela agora parece um comercial de televisão. Ela não consegue apenas usar um produto. Ela tem que falar de suas qualidades, e isso deixa a família um tanto assustada.

O povo:
Sabe quando vamos criticar alguma coisa no país e dizemos que a culpa é do povo? Essa crônica fala exclusivamente do povo, e seus problemas. Exclusivamente mesmo, como se o povo fosse um grupo da população no qual nenhum de nós está incluído e que tem culpa por tudo de errado que acontece e acaba nos afetando.

Critério:
[sic] Os náufragos de um transatlântico, dentro de um barco salva-vidas perdido em alto mar, é assim que começa essa crônica, discutem entre si quem deveria ser sacrificado para matar a fome dos demais.

Vida em Manchetes:
Dois amigos discutem sobre as manchetes trágicas e um deles tenta a todo custo encontrar uma saída para escapar da morte e das manchetes.

O Nariz:
Crônica que dá título à obra e conta a estória de um dentista respeitado que resolve usar um nariz postiço de borracha com óculos de aros pretos sem lentes, sobrancelhas e bigodes. A crônica traz uma reflexão que a princípio pode parecer sem sentido, mas todos mudam o comportamento em relação ao homem porque ele agora usa nariz postiço. Continua o mesmo homem, o mesmo bom profissional, veste as mesmas roupas, mas agora tudo que as pessoas veem é apenas o nariz. Acho que essa crônica nos faz pensar em como a sociedade nos vê e se resolvemos ser diferentes, temos que arcar com as consequências.

Corrente de Santo Eurípedes:
Sabe aquele monte de corrente chata que existe pela internet e que se você repassar para todos os seus amigos algo maravilhoso acontecerá com você e caso você não repasse... Bom, essa crônica fala da corrente de Santo Eurípedes no tempo em que essas correntes vinham pelo correio. É divertido ler sobre a tal corrente e no final você pode passá-la à frente, ou não.

***
Essas são apenas algumas das crônicas desse livro, mas já deu para perceber ter um gostinho do que o aguarda na leitura, né?

O Nariz e Outras Crônicas faz parte da coleção Para Gostar de Ler sendo esse o volume 14. A coleção é formada por livros com antologias de contos, crônicas e poesias. Não li nenhuma outra obra dessa coleção, mas se forem todas como esse livro, com certeza valem à pena!

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2012/08/resenha-o-nariz-e-outras-cronicas_15.html

@Agulha3al 22/09/2009

Recomendo principalmente pelo conto do nariz, um dos primeiros contos lidos e que até hoje me marcar

Ryan 16/11/2009

Adoro esse. Li quando era pirralho, cinco ou seis anos, e agora com 16 (quase 17) retorno a ler, com tudo parecendo novo e ganhando novas dimensões e perspectivas.

Praticamente todos os contos são fodas, fodas mesmo. Talvez um ou dois sejam meio meh, mas o livro é ótimo de qualquer forma. Dou cinco estrelas mais pelo quesito "nostalgia" e "livros que me despertaram para a leitura. Aí fica aquela coisa.

Pena que é muuuito curto ):

Aline 01/10/2023

O nariz e outras crônicas
O livro traz trinta crônicas de autoria de Luís Fernando Veríssimo. Entre elas, algumas muito interessantes e engraçadas, afinal "há certas situações que só mesmo rindo dá para suportar"... O real muitas vezes é trágico, porém sob olhar traduzido em palavras por Veríssimo, torna-se tudo mais leve. É possível suportar, superar, ver o lado positivo das situações. Histórias como: "Aptidão"; "Relógio digital"; "Critério"; "Vida em manchetes"; "O homem sitiado"; e "O nariz", contidas na obra, fazem da leitura deleite um verdadeiro prazer e um remédio para os pensamentos negativos do dia a dia.

Kênia 03/11/2012

Melhor crônica de Veríssimo
Talvez não seja a leitora mais ávida deste excelente cronista gaúcho, todavia, algumas de suas obras já fazem parte de meu acervo pessoal.

Li este livro quando estava na sétima série e me apaixonei pelo autor, é nele que se encontra, em minha opinião, a melhor das crônicas de Veríssimo: incidente na casa do ferreiro - um passeio pelos ditados populares do nosso Brasil.

Uma leitura que vale a pena em todas as idades, mas especialmente interessante aos jovens leitores que ainda buscam encontrar seu nicho ideal.

Laryssa Barros 30/09/2020

Primeiro livro de crônicas que leio
Eu gostei muito desse livro, ele é leve, fluído e sagaz. Nessas crônicas nos deparamos com algumas situações cotidianas relatas de forma sarcástica, outras com um tom mais sério e crítico, enfim, eu amei e pretendo ler mais obras do autor.

Kika 08/05/2009

Um livro de humor muito interessante, e alguns textos até mesmo reflexivos, como ELA, com o qual identifiquei a situação de minha família na década de 80 e ínicio de 90.

Tassiane 04/06/2011

Algumas utilidades da obra...
É pra sorrir e se identificar. Pra surpreender, pra curtir. Alguns textos você termina com um singelo 'oh, isso é verdade', e outro levam você a pensar algo do tipo 'nossa, isso nem havia passado pela minha cabeça.'
Relata situações cotidianas de um ponto de vista genial e único. Deliciosamente prazeroso, curiosamente divertido e irônico na medida certa.

Gláucia 18/06/2012

O Nariz - Luís Fernando Verissimo
Seleção de trinta crônicas que narram situações corriqueiras cheias do humor de LFV. Algumas são ótimas como Peça Infantil que narra as agruras de uma professora do jardim escolar tentando fazer tudo dar certo no dia da apresentação. Em outra um mágico desempregado não consegue se adaptar aos trabalhos normais. Enfim, é ler e rir.

Carolis. 16/02/2013

"Vida em machetes"
Li ele porque o professor de literatura da minha antiga escola mandou a gente ler. Eu fui uma das poucas que se deu o trabalho de comprar o livro, ler e o fazer resumo (como sempre).

Esse foi o 2º livro de cronicas que eu li, o primeiro foi um da mesma serie, o "Para gostar de ler #1". Adorei o jeito que o Luís escreve. Muitos dizem que as cronicas dele se tornam chatas pois ele relata coisas do cotidiano, coisas que todos já sabem e já vivenciaram PORÉM eu acho que essa é a graça!

Um ótimo livro e um ótimo autor para se ler casualmente. Recomendo os livros da serie e prometo que lerei outros.

alexjosesilva 28/04/2015

Doce humor de Luis Fernando Verissimo
Aqui nesta pequena coleção de contos de Luis Fernando Veríssimo vemos a leveza do humor de Luis no cotidiano do carioca. Encontramos contos que geralmente estão presentes em concurso com "ELA". E contos que chamam atenção pela singularidade: Relógio Digital, O Povo, O Homem Sitiado, O Nariz, A sementinha entro outros. A obra é um exemplo do carisma literário de Luis Fernando Veríssimo.

site: www.alexjosesilva.com