Ponte para Terabítia

Ponte para Terabítia Katherine Paterson

Resenhas - Ponte para Terabítia

sofiabrilha 24/04/2024

Bridge to terabithia
Vi uma menina na pagina inicial lendo esse livro e resolvi dizer minha experiência com ele.

Começando que li esse livro ja tem uns 5 anos, e li para uma atividade da escola, ou seja, na época odiei ja que tive que ler forçada.

Sinceramente, não mudei de opinião. O livro é fofinho e tudo mais, mas não tenho muito saco pra ele. Acho que é um livro muito 8 ou 80, ja que compartilhei minha opinião com a minha mãe e algumas amigas, e ficamos bem divididas entre gostar e não gostar do livro.
Digo isso pois perco as contas de quantas vezes ja assisti o filme na minha infância de tanto que eu gostava.

Acho que foi mais a questão da escola que me fez não gostar dele, porém vou tentar dar uma segunda chance no futuro ??

Lorenza 24/04/2024

Mais nostálgico que bom (?)
Jess é um menino de 10 anos de idade, 4 irmãs, 1 escola e 0 amigos.

Mas tudo isso vai mudar, já que o corredor mais rápido da 5ª série acabou de passar de ano e agora ele tem a chance de ser o garoto mais famoso da sala, já que passou o verão inteiro treinando para a corrida do primeiro dia de aula.

Bom, exceto pelo fato de que sua nova vizinha é uma garota que veio da cidade, só usa bermuda jeans, tem personalidade forte e bastante esperta e milituda.

Ela tenta ser amiga de Jess desde o primeiro instante, mas Leslie só ganha sua atenção real quando ela pede para competir e vence a corrida, acabando com todos os possíveis garotos corredores mais rápidos.

Leslie é gentil e super criativa. Juntos, eles constroem um reino: Terabítia.

Como em todo reino, tragédias acontecem.
Qual a única coisa no mundo que pode separar dois grandes amigos?

Foi bem difícil pra mim a escolha da nota e o ato em si de fazer essa resenha.

Conheci o filme no início da adolescência e ele me marcou profundamente. Vi diversas vezes e em ocasiões diferentes. Eu gostava bastante, apesar da famosa tragédia.

Ao ler as páginas, tive, inclusive, bastante dificuldade de assimilar os personagens como são descritos, porque as imagens dos atores estão bem marcadas na minha mente. Achei isso bem engraçado e curioso, já que geralmente tenho facilidade pra imaginar algo descrito. Mas é, mais ou menos, o que acontece com Harry Potter, eu acho.

De qualquer forma, ler o livro me fez apreciar mais ainda o filme. Ele é bem mais emocionante. Isso me entristeceu um pouco.

A história continua legal, mas achei um pouquinho repetitiva e arrastada em algumas partes, especialmente nas de descrição da escola. O livro só tem 160 páginas. Isso me surpreendeu, porque eu chutaria umas 250 (não vi quantas tinham antes de começar a ler). Os protagonistas são uns queridos! Mas eu esperava mais...
Geralmente o livro é melhor que o filme e não sei se isso é verdade neste caso.

Recomendo aos adolescentes dos anos 2000.
Aos queridos nascidos 10 anos depois, sugiro ver o filme antes e me digam se valeu a leitura depois.

isa.senki 19/04/2024

Nunca tive tanto interesse nesse livro, mas no fundo eu tinha uma leve vontade de ler. Não sei se foi a melhor experiência de leitura, mas é um livro bom, me surpreendi um pouco e chorei também. Só achei que foi um livro que não me prendeu tanto e a leitura acabou ficando um pouco lenta pra mim, acredito que isso tenha afetado um pouco na nota.
bybya! 19/04/2024minha estante
não sabia que tinha o livro, adoro esse filme

Sara277 18/04/2024

Se a corda estiver partida, construímos uma ponte
"Era a vez dele devolver ao mundo, em beleza e carinho, o que Leslie lhe emprestara em visão e força. Quanto aos terrores que o esperavam mais adiante ? porque não se enganava, achando que todos tinham ficado para trás ?, bem, só se pode mesmo é encarar o medo e não deixar que ele faça da gente um bagaço. Não é isso, Leslie?
Isso mesmo."

A versão escrita de uma das minhas histórias preferidas da vida. E que eu queria que todo ser humano tivesse a oportunidade de conhecer.

Piedade_Paulino 11/04/2024

Jess não tem amigos, até que na volta às aulas ele conhece Leslie, uma aluna nova. Os dois tornam-se grandes amigos e criam um reino imaginário, chamado Terabítia, onde estão protegidos das ameaças da vida cotidiana.
Infelizmente uma fatalidade acontece, separando os melhores amigos.
Já tinha assistido o filme e me apaixonei pela história, e mesmo sabendo dos acontecimento principal, sofri durante a leitura.

jean.crvlh 28/03/2024

De fato um bom livro
Não esperava muita coisa quando comecei, mas me senti imerso na história e muito interessado em saber tudo o que estava por vir em pouco tempo.
um bom livro pra todos os público, com um impacto emocional grandioso.

Sthe :) 28/03/2024

"Era a vez dele devolver ao mundo, em beleza e carinho, o que Leslie lhe emprestara em visão e força."
-Ponte para Terabítia é um livro necessário.
É aquela história que vai pertencer à minha alma por muito tempo, que nunca vou esquecer o nome dos personagens ou a narrativa. Na realidade, tudo nessa obra me surpreendeu, mesmo tendo uma ideia dos acontecimentos, fui pega de surpresa em vários momentos. Primeiramente, o Jess me conquistou desde o início, ele é um menino maravilhoso, o ponto de vista dele me trouxe conforto. A Leslie nasceu para ser a rainha e Jess para ser o rei; a forma que a amizade dos dois evolui é tão incrível, a conexão que há, todo aquele cenário místico que uniu eles... naturalmente eu os amei.

-Acredito que, justamente por causa desse desenvolvimento perfeito, o final foi emocionante no nível que meu coração apertou no peito, que quis parar a leitura e imaginar um universo diferente, mas tinha que acabar assim, e não consigo nem descrever o quão desolada estou. Não é apenas um livro, é uma obra de arte que merece ser lida com cuidado e carinho, pois me senti totalmente abraçada pela atmosfera surreal que nos é oferecida. Recomendo com todo o meu coração, que neste momento encontra-se em um estado reflexivo, magoado... porém esperançoso.

Leiam e aproveitem!

Lillian.Simas 25/03/2024

Como superar Leslie Burke?
“Você acha que é bom, acha?
Morrer, fazer todo mundo chorar e ter que seguir em frente? Não é, não...”
Pobre Jess. Você acha que está lendo um livro para crianças e "bam", não está.

pslover_ 24/03/2024

Emocionante e com personagens genuínos
[...] só se pode mesmo é encarar o medo e não deixar que ele faça da gente um bagaço.
Releitura de um livro que tem o meu amor e minhas lágrimas.

Beatriz Almeida ð«ð 23/03/2024

Quando eu era criança eu não conseguia entender a beleza dessa linda história, mas hoje sei que a morte não é o fim...

Jeffin_03 11/03/2024

Ponte para Terabítia
Quando fiquei sabendo da existência do livro, logo baixei para ler algum dia. Não demorou 1 mês para esse dia chegar. Levou cerca de 2 dias, uma ou duas horas a mais que isso. A expectativa era bem grande, já conhecia toda a história. No começo demorou um pouco para engatar, umas 30 páginas talvez. Isso no primeiro dia, porque depois disso, no segundo dia só parei quando terminei. Livro pra deixar com o coração quentinho vendo o desenvolvimento da amizade dos dois, e o quanto isto foi importante para ambos. Conforme o avanço, se torna mais profundo em relação aos personagens principais. Acho que tem algumas diferenças em relação ao filme. O filme mostra muito mais o mundo fantástico de Terabítia. No final, o Jess do livro, aparenta lidar melhor com a situação da amiga. Leslie com certeza é uma das melhores personagens de livros juvenis que já vi. Muito se diz que Jess se vê muito deslocado de sua família. Mas também, os pais de Leslie parecem trabalhar muito e não têm tempo para a filha. Ela parece ser muito isolada em si própria.

Acho que todos nós precisamos de uma Terabítia e de uma ponte pra ela. Qual é a sua terabítia? Qual a ponte? Ou será corda?

Lohan 10/03/2024

Traumático
Mesmo a reviravolta desse livro que todos conhecem, é uma experiência que eu indico a todos, leiam esse livro, ele tem uma narrativa simples e encantadora, isso porque os dois personagens principais são crianças e possuem uma amizade incrível, um livro muito lindo, com um final trágico, mas que retrata muito bem a amizade e infelizmente o luto e como tentar superar ele.

Geovanna 01/03/2024

???
Enquanto lia, só me passava cenas do filme na cabeça. Uma leitura com muitos significados à respeito de amizade, lealdade e sobre como lidamos com o luto na infância. Ponte para terabítia é simplesmente cativante. É um livro maravilhoso, vai tocar no seu coração e na alma, vai te fazer sorrir com as coisas simples que só existem na infância. A amizade da Leslie e do Jess é muito linda, a forma que eles cuidam e se preocupam um com outro é tão doce. A relação do Jess com a May Belle é muito bonita. O livro é realmente triste, mas achei o filme muito mais abatido.
"Agora, era a hora de ele seguir em frente. Ela não estava ali, então Jess tinha que continuar, pelos dois. Era a vez dele devolver ao mundo, em beleza e carinho, o que Leslie lhe emprestara em visão e força."