Ponte para Terabítia

Ponte para Terabítia Katherine Paterson

Resenhas - Ponte para Terabítia

Ana Fortuna 12/05/2021

Ponte para terabítia - Katherine Paterson
Um livro incrível, mesmo me fazendo sofrer muito, espero que todos vocês que estão lendo isso leiam essa obra prima. Eu amo esse filme desde pequena e ler o livro foi incrível!
Thabi.Almeida 12/05/2021minha estante
Tem muita diferença do filme para o livro??? Ou o filme foi fiel dentro das adaptações?

Ana Fortuna 13/05/2021minha estante
Sim! Eu acho o filme muito fiel ao livro, mas amei muito o livro também, vi algumas diferenças, mas no geral, é bem fiel!!

Thabi.Almeida 13/05/2021minha estante
Ahhh que bommm, tenho um ranço quando o filme não é fiel,.. entendo que nem tudo cabe na tela, no orçamento e tals e também sempre acho o livro melhor kkkk mas poxa tem adaptação que doi, fogem totalmente do tema do livro, mudam d+ ... Vou deixar ponte para ler esse ano ainda ?

Ana Fortuna 20/05/2021minha estante

LiviaKuga 13/01/2009

Quem conseguiu não chorar nesse livro? Bom, não fui eu.
Esse livro mostra como a criatividade das crianças pode mudar o rumo de muitas coisas. Acho que é muito importante para todo mundo não deixar a criança interior morrer, né?
Gabriel Bob 13/01/2009minha estante
Com certeza eu também não consegui não chorar :p

Chorei tanto no filme como no livro

a história é muito emocionante!

Gabriel Bob 13/01/2009minha estante
Eu também não consegui não chorar, nem no livro, nem no filme

é muito bom e emocionante! Q

Bibih 03/09/2023

Ponte para Terabitia
Jesse Aarons, um garoto de 10 anos, que mora nos Estados Unidos e sofre bullying em sua escola, passa o verão inteiro treinando para receber o 1° lugar na competição de corrida de sua escola (feita pelos alunos no recreio). Porém, pouco antes de sua corrida, a menina nova, Leslie Burke, pede para participar, e acaba ganhando o 1° lugar.

Jess, no início, não gosta muito de Leslie, mas, depois de algum tempo, os dois se tornam melhores amigos.

Eu amei o livro, muito bom, recomendo super (me fez chorar em plenas 11 horas da noite)

Lary.P 09/06/2022

Ponte para Terabitia é o meu filme favorito da vidaa. Então resolvi que leria o livro que inspirou o filme. E minha conclusão foi: o livro tem sua essência, mas o filme me cativou mais, no filme os personagens foram mais profundos, eu li pela expectativa do filme, e sabe quando falta alguma coisa.
Eu fico admirada, mas tenho que dizer, a adaptação superou o livro...?
Ponte para Terabitia ainda continuará sendo meu filme favorito...
E se você ainda não assistiu o filme, leia o livro que você vai se emocionar ainda mais com o filme.
Talvez seja pelo fato de eu saber qual seria o plot, pois a história e toda mensagem que ele passa vale muitoo a pena..
Eu amoo essa amizade entre Leslie e Jesse??

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Ponte para Terabítia" de Katherine Paterson

"Ponte para Terabítia," escrito por Katherine Paterson e publicado pela primeira vez em 1977 nos Estados Unidos, é uma obra de literatura infanto-juvenil que cativa seus leitores com uma história comovente e cheia de significado. Situada no interior dos EUA, a trama gira em torno de Jess Aarons, um garoto de dez anos que anseia ser o corredor mais rápido da escola e da quinta série. No entanto, seus planos mudam com a chegada de Leslie Burke, também uma criança de dez anos, que não só o derrota nas corridas, mas conquista seu coração e sua amizade.

No início, Jess não está entusiasmado com a ideia de Leslie seguindo seus passos, pois ele não queria ser amigo de uma garota e se sente humilhado por ela tê-lo vencido na corrida. Mas à medida que a amizade deles se desenvolve, Jess percebe que Leslie é diferente de todas as outras meninas, e uma conexão especial se forma entre eles.

Juntos, Jess e Leslie criam um mundo imaginário chamado Terabítia, onde têm a liberdade de explorar e reinar. Para chegar a Terabítia, eles precisam cruzar um pequeno riacho pendurados em uma corda. Nesse mundo mágico, Leslie e Jess desempenham os papéis de rainha e rei, vivendo aventuras emocionantes e lidando com desafios imaginários.

O livro aborda temas profundos, como amizade, imaginação e a complexidade da vida. Por meio da história, os leitores testemunham o amadurecimento de Jess, que inicialmente luta contra a ideia de amizade com uma garota, mas que, ao longo do tempo, aprende a valorizar e nutrir esse relacionamento especial. A amizade com Leslie o ajuda a ver o mundo sob uma nova perspectiva e a apreciar as diferenças que enriquecem a vida.

O livro também ensina que a imaginação desempenha um papel fundamental em nossas vidas, tornando-as mais ricas e significativas. Terabítia representa um lugar onde a criatividade é livre e onde a realidade e a fantasia se entrelaçam de maneira cativante.

Embora "Ponte para Terabítia" seja uma história envolvente e cheia de mensagens positivas, também tem um final triste que desafia a ideia de que a vida sempre segue o curso que desejamos. O livro demonstra que a vida está repleta de desafios e que, mesmo nas situações mais difíceis, podemos encontrar lições valiosas e oportunidades de crescimento.

A narrativa em terceira pessoa é cativante, permitindo que os leitores se identifiquem com as emoções e dilemas dos personagens. A história se desenrola de maneira cronológica, tornando-a acessível a uma ampla faixa etária, desde crianças até adultos.

A relação entre Jess e Leslie é o cerne da história. O contraste entre suas personalidades e origens sociais dá profundidade à narrativa. Jess, um garoto introvertido que lida com desafios em casa e na escola, encontra em Leslie uma amiga especial e uma influência positiva que o ajuda a superar obstáculos.

Além disso, o livro aborda o tema da amizade de maneira autêntica, mostrando como as amizades verdadeiras podem mudar nossas vidas e nos ajudar a crescer como indivíduos. Jess e Leslie compartilham risos, segredos, aventuras e momentos de introspecção. Suas personalidades únicas se complementam, criando uma amizade duradoura que é um dos pontos mais fortes da narrativa.

A amizade entre Jess e Leslie é uma jornada de autodescoberta, aceitação e crescimento. Eles aprendem a apreciar as diferenças um do outro, superar desafios e valorizar a magia da imaginação. A criação de Terabítia torna-se um símbolo poderoso dessa jornada, onde eles se tornam reis e rainha de seu próprio mundo imaginário.

Embora a história principal seja centrada em Jess e Leslie, os personagens secundários também desempenham papéis importantes. A relação de Jess com sua família, em especial com suas irmãs e seu pai, adiciona camadas emocionais à narrativa. As interações com May Belle, sua irmã mais nova, são particularmente tocantes, mostrando como a amizade e o apoio podem ser encontrados em lugares inesperados.

Katherine Paterson escreve de maneira sincera, abordando os sentimentos dos personagens de forma honesta e envolvente. Ela consegue criar uma conexão profunda entre os leitores e os personagens, tornando a história ainda mais cativante.

A simplicidade do livro não diminui sua profundidade. "Ponte para Terabítia" é uma obra que deixa uma marca duradoura, lembrando-nos da importância da amizade, da imaginação e do crescimento pessoal. A história nos convida a refletir sobre nossas próprias vidas, a valorizar as relações significativas e a encontrar beleza na simplicidade do cotidiano.

Este livro, apesar de sua simplicidade e brevidade, tem a capacidade de tocar os leitores de todas as idades. É uma narrativa atemporal que continua a emocionar e inspirar pessoas ao redor do mundo. Através de Jess e Leslie, Katherine Paterson nos lembra que a amizade verdadeira e a imaginação podem transformar nossas vidas, nos ajudando a enfrentar os desafios da realidade.

Em resumo, "Ponte para Terabítia" é uma obra literária cativante que explora temas como amizade, imaginação e crescimento pessoal. Com personagens autênticos e uma narrativa comovente, o livro oferece uma jornada de autodescoberta e aceitação. A história de Jess e Leslie nos lembra da importância das amizades verdadeiras e do poder da imaginação, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. É uma leitura que toca corações de todas as idades, continuando a inspirar leitores ao redor do mundo.

Felipe.Colen 26/05/2023

Talvez a amizade seja o encontro de duas almas que já se conheciam, porque é incrível como em um mundo tão vasto de pessoas com suas peculiaridades, apenas uma possa se encaixar ao seu ser. Ponte para Terabitia é um livro curto, que retrata a história de dois amigos que eram rei e rainha do seu próprio reino particular, se complementando em suas diferenças. Eu particularmente acho impossível não se emocionar com essa história, com as duas vezes que vi o filme e a leitura agora, foi a terceira vez que senti aquele nó na garganta!

brunaadark 17/07/2021

Se você é fã do filme e chorou assistindo, leia este livro e se apaixone mais pela história, mas ja adianto que você vai chorar duas vezes mais.
Mila 17/07/2021minha estante
Quero ler por isso mesmo.....?

Mila 17/07/2021minha estante
Ler com uma caixa de lenços

Ana Vitória 27/07/2021minha estante
Quem não chorou?

Pal-lo 30/09/2022

Mds oq foi esse livro?
Bom, não consito nem clcr em palavras os sentimentos nos quais eu passei ao ler esse livro/filme. Li em um momento perfeito na minha vida - engraçado como os livros, ou até as músicas. Chegam na sua vida no momento perfeito -, onde td estava um caos. E eu precisava de algo para me distrair, e ao msm tempo voltar com q vontade de criar coisas...

Só leia mt bom!!
Livro da minha vidaaa!!!

"... Feche os olhos, e deixe a mente bem aberta... "

TauLima 15/02/2024

Livro incrível
Que leitura incrível. Amei cada página e mesmo já sabendo o final me deliciei em cada página. É muito bom acompanhar o Jess e consequentemente a Leslie. É uma leitura muito fluida e parece que as páginas viram sozinhas. O final é realmente triste mas achei bem mais triste no filme mas foi bom acompanhar as fases do Luto do Jess. O final me fez lacrimejar, a relação do Jess com a May Belle é muito bonita.
Recomendo 1000%

Natyy S2 02/11/2022

Dor
Eu chorei, eu chorei muito. A escrita da autora é perfeita, mas eu acho que as irmãs do Jess podiam ter mais destaque.

Cris 14/01/2021

A inocência de uma amizade
“Jess desenhava do mesmo jeito que tem gente que bebe uísque. Ia baixando nele uma paz, que começava no alto do cérebro atormentado e ia descendo e se espalhando por todo o corpo cansado e tenso. Deus do céu, como adorava desenhar!” Pág. 20

Jess tem dez anos e mora em uma comunidade rural em uma pequena cidade dos EUA. Ele é o único filho homem de uma família com 5 filhos. Eles possuem poucos recursos financeiros, e Jess reutiliza até tênis das irmãs mais velhas.

Jess precisa ajudar nos deveres da fazenda, como ordenhar a vaca, enquanto o pai trabalha fora. Ele não tem um bom relacionamento com o pai, porque seu pai sempre é severo com ele, e sua mãe nunca tem tempo pra prestar atenção no menino. Sua irmã mais próxima é Mabel, uma das caçulas da família, que tem muito apego a ele.

A vida de Jess muda quando Leslie, uma garota esperta e curiosa, se muda para a vizinhança e passa a estudar com ele. Leslie é uma menina muito diferente das da região. Ela tem pais escritores, veio da cidade grande e é bem moderninha com seu jeito de se vestir e de se comportar.

As paixões de Jess são desenhar e correr, e aos poucos vemos Leslie se aproximar dele e construírem uma linda amizade. Ambos sofrem com bullying na escola, e por isso começam a se encontrar depois das aulas para brincar.

Leslie é muito criativa e sonhadora, e ela envolve Jess em suas fantasias; juntos, eles criam o Reino encantado de Terabítia, onde podem exercer sua imaginação e sonhar com um lugar mágico em que eles são poderosos.

O livro tem uma narrativa muito gostosa de se acompanhar, ideal para crianças e leitores mais jovens. Os dois personagens são adoráveis: Jess, com seu jeitinho tímido e meio rejeitado; e Leslie; com sua inteligência e alegria contagiante.

É aquele tipo de livro que te emociona e faz rir, e apresenta personagens muito puros e uma amizade bem inocente. O livro também toma uma direção que me surpreendeu, mas o final foi muito significativo.

Quando comecei a ler, nem sabia que tinha um filme baseado nesta história. E depois de ler, descobri que tem dois filmes na verdade. Assisti o segundo filme, que é do ano de 2007 e é com o Josh Hutcherson (o nosso querido Peeta de Jogos Vorazes), que era uma criancinha linda neste filme. Gostei bastante, o filme captura bem a essência do livro. Fiquei com vontade de assistir ao filme mais antigo (1985), mas ele tá mais difícil de encontrar.

site: http://instagram.com/li_numlivro

jessica.guidolin 08/06/2020

O livro aborda a história de Leslie e Jesse, duas crianças com contextos de vida bem diferentes. Pode ser que eles nunca se conheceriam se não fosse a mudança de Leslie para o interior e se tornar vizinha de Jesse, o garoto que sofre bullying na escola e enfrenta grandes dificuldades dentro de casa.

No começo houve um estranhamento entre eles, mas logo a amizade nasce e juntos criam Terabítia - o reino da imaginação da dupla que fica no bosque, do outro lado do riacho, perto de suas casas. Para chegar lá, eles precisam usar uma corda grossa a fim de atravessar o riacho.

Apesar de sempre estarem junto, um dia Leslie foi à Terabítia sozinha, enquanto Jesse fazia uma visita ao museu com sua professora (seu amor platônico). Porém, esse dia mudou a vida deles... Não vou contar mais para não dar spoiler

Tive o primeiro contato com a história ainda na minha adolescência, e recentemente fiz a releitura. Pela segunda vez não contive as lágrimas. Apesar de ser considerada uma literatura infanto-juvenil, vale a pena colocar na listinha. A história e a amizade dos personagens são muito lindas.

Rubens29 31/01/2021minha estante
Não seria então narração em primeira pessoa?

Agata.Carolyne 31/01/2021minha estante
Por incrível que pareça, não kakakaka o que quis dizer foi que o foco ficou no Jess, por exemplo, não mostra do "ponto de vista" da Leslie ?

Rubens29 31/01/2021minha estante
Ah, sim. Como aconteceu com O Iluminado, o protagonista é o Danny mas o maior foco foi em Jack Torrance?

Agata.Carolyne 31/01/2021minha estante
Não posso confiar porque nunca li kkkkkk