Ponte para Terabítia

Ponte para Terabítia Katherine Paterson

Resenhas - Ponte para Terabítia

weityun 03/06/2023

"Bem, só se pode mesmo é encarar o medo e não deixar que ele faça da gente um bagaço. Não é isso, Leslie?"
É uma leitura rápida, teve algumas coisas que eu não lembrava de ter visto no filme, e só foi isso que não gostei, mas ainda foi bom ler o livro, ainda mais para entender melhor os sentimentos de Jess.

@leiturasdanickson 26/12/2020

um livro mágico
Uma história delicada e repleta de magia, no sentido figurado da palavra (ate um pouco no fantástico). Foi uma leitura super fluida e em alguns momentos cheguei a me arrepiar de tão cativada que fiquei. Tudo me encantou, mas tenho que ressaltar a Leslie, que menina incrível!!!

O livro me lembrou ?O Mundo de Sofia? em alguns momentos, em outros me lembrou ?Nárnia? e em outros, a vida real, vale muito a pena ler essa obra!

Já conhecia a adaptação para o cinema (2007) e a leitura só agregou no meu amor, ambas obras são maravilhosas, porém o filme me emocionou mais e é mais fantasioso, enquanto o livro é mais realístico.

Enfim, foi uma experiência lindíssima, indico demais!!

romulorocha 10/12/2020

Ponte para Terabítia, de Katherine Paterson - Nota 10/10.
Eu lembro de ter o primeiro contato com a obra através do filme (que leva o mesmo nome) pela indicação da @andressazap quando ainda estávamos no início do namoro. Desde então, ele ficou na minha lista mental de livros que eu gostaria de ler. De lá para cá uns 8 anos se passaram, por aí imaginem o tamanho dessa ?lista mental? kkk. Com este livro, Paterson conquistou Medalha John Newbery, 1978, um prestigiado prêmio concedido pela Divisão Infantil da Associação de Bibliotecas Americanas e também o prêmio Lindgren, 2006.
Em Ponte para Terabítia, Jesse Aarons é um garoto sonhador, criativo e deveras cauteloso que leva a vida sem muitas aventuras em sua pequena cidade chamada Córrego da Cotovia. Em muitos momentos, essa cautela surge para ele como um medo que o paralisa e o faz se sentir fraco e covarde. Juess conhece Leslie, uma jovem aventureira, apaixonada por Nárnia, destemida e corajosa que muda-se para sua cidade e torna-se então não só sua vizinha, mas sua melhor amiga. Juntos, enfrentam adversidades e medos, desbravam os mais recônditos lugares de suas imaginações e cultivam um elo de amizade capaz de superar a maior das adversidades.
O livro é todo de uma beleza sem igual, desde sua narrativa fluida e delicada, seus personagens cativantes e suas reflexões bem elaboradas até à forma como temas sensíveis como a morte, bullying e amizade são colocados.
Se você é uma pessoa emotiva, sugiro ler Ponte para Terabítia com um lencinho do lado. Eu chorei por mais de um momento.
Indico o livro primeiramente para fãs do gêneros fantasia, aventura e drama. Super indico também aos fãs de C.S. Lewis, pois a conexão que a autora fez com Nárnia foi cativante. Em alguns momentos você até poderá confundir a personalidade de Jess com Digory* e Leslie com Polly*.

*Personagens de Nárnia do livro ?o sobrinho do mago?.
_

?Leslie deu o nome de Terabítia a esse país secreto, só dos dois, e emprestou a Jess todos os livros de C. S. Lewis sobre Narnia...Assim ele ia ficar sabendo de como as coisas se passavam num reino mágico,como os animais e as árvores devem ser protegidos, e como um governantedeve se portar. Isso era o mais difícil?.

Larissa 08/08/2021

Desde criança sempre amei esse universo de terabitia, assistia o filme todo sábado e sempre me abalava com o final.
E com o livro não foi diferente, me encantei desde a primeira página! Tem algumas coisas que são diferentes no filme, mas no geral achei o filme bem fiel ao livro. 5 estrelas+ fav! Pq assim como é meu filme favorito, não poderia deixar de estar entre meus livros favs.

Ps; Leiam, mas se preparem pros 3 últimos capítulos. As lágrimas rolam a solta.

Karyn 05/03/2021

Ponte para Terabítia
Lindo e de partir o coração. Primeiro livro sem gravuras que li na minha vida, mas isso não atrapalhou essa história repleta de imaginação e amizade.

Ãngelo 03/11/2022

É bom mas o filme é muito melhor
Eu esperava bem mais da parte "mágica" de Terabitia. Todas as cenas fantasiosas do filme, não estão no livro, oq me deixou bem frustado!!!! Mas o livro é legal.

JV 16/05/2021

Livro incrível e cheio de ensinamentos. Mesmo sendo um livro infantil é uma história bem madura, e para completar termina de forma dramática. Recomendo.

Mabi 01/04/2022

(Em 2015...)
~Li em 2015 e minha eu de 11 anos deu 4 estrelas... Apesar de eu ter tido todo o trabalho de "roubar" da escola e obrigar minhas amigas a lerem pra ficarem tristes comigo kkkk
~Mais um caso de: o filme me deixou triste mas o livro acabou comigo e eu amei :D

Vitória Paesi 11/06/2020

Surpreendente
Sim, surpreendente. Já havia visto o filme inúmeras vezes e mesmo assim o livro me surpreendeu positivamente.
No começo, os três primeiros capítulos talvez, não me prenderam e achei a narrativa um tanto infantil, continuei por "respeito" à história e porque já sabia que ele seria infantil mesmo. Porém, com o desenrolar da história eu fui entrando no livro e até não percebi mais se parecia uma "história para crianças".
Li em uma sentada e chorei duas vezes! Super indico, independente da faixa etária.

ni (taylor's version) 16/07/2021

ponte para terapia
ai gente, não consegui fazer essa resenha assim que terminei o livro porque estava tentando me recuperar
bom, o livro é muuuito fácil de ler e tem pouquíssimas páginas! ao decorrer do livro a gente vai acompanhando o desenvolvimento da amizade do jess e da leslie
dei 4,5 pra esse mas confesso que achei muito difícil dar uma nota pra esse livro, que por mais que seja um livro muito fofo e como eu disse antes, seja muito fácil de ler, é um livro que eu não ache que vou ter vontade de pegar lra ler de novo (mds falei a palavra livro 8492 vezes)...... enfim, recomendo muito o livro e chorei no final? fofo e depressivo

Lena e Seus Mil Hobbies 01/12/2020

Fidelidade
Eu fiquei chocada com a fidelidade do filme ao livro, como a maioria, assisti quando era criança, mas ainda lembro do filme muito bem.
O resultado foi o mesmo, me apaixonei perdidamente por Leslie e chorei por ela como se fosse minha parente.
Não consigo sequer apontar sobre a técnica do livro de tanto que ele arrasta nosso emocional no asfalto...

Evelyn 08/10/2022

Uma obra de arte.
Ta aí, um livro que me fez chorar mesmo eu já sabendo o final. Leslie é uma personagem incrível, com personalidade única, acredito que tenha mudado muito a vida do Jess, que também é um personagem incrível. O livro em si é lindo demais, a história tem um enorme valor emocional pra mim.

Lice 17/02/2022

Bem o que falar desse livro? Chamar de perfeito seria um eufemismo, perfeito é pouco para o que ele é.
Eu sabia o que iria acontecer no final pois já assisti o filme, na verdade por ter assistido tantas vezes esse filme quando era criança que decidi ler ele agora. Eu sabia o final, mas não sabia como iria ser, pois não sabia se o filme tinha sido feito igual ou o que tinha sido mudado.
Eu esperava que eles tivessem mais tempo juntos, conforme eu iria lendo eu conseguia imaginar eles adolescente em Terabitia, eles se apaixonando, brincando lá, conseguia imaginar os dois sendo feliz juntos no reino deles. Cada vez mais que eu lia eu conseguia sentir que eles eram almas gêmeas, destinados um ao outro, mas nem sempre almas gêmeas são destinadas a ficarem juntas não é?
Eu os amei desde a primeira página até a última, amei o Príncipe de Terabitia (P.T para os íntimos), amei ler sobre os três juntos, amei ler sobre eles na páscoa quando estavam ordenam a vaca.
Eu os amei em cada página e senti a dor em cada uma delas, como eu já sabia o que iria acontecer eu senti a dor do que eu imaginava nunca iria acontecer. Infelizmente eles mal tiveram um ano juntos, mas tenho certeza que para o Jess esse pouco tempo foi bom, pois pelo menos ele teve todos esses meses e todas essas memórias com ela.
Eu só gostaria que tivesse um capítulo extra, contando como o Jess ficou no futuro, se ele virou desenhista ou o que, como ele iria lembrar dela.
Esse livro com toda a certeza é um dos meus livros favoritos.