Tempestade de Outono

Tempestade de Outono Nana Valenttine

Resenhas - Tempestade de Outono

BrUnO 27/09/2021

As vezes é bom prestar atenção aos anúncios do instagram
Encontrei esse livro justamente em um anúncio aleatório do instagram que fica entre os stories e fiquei curioso.
Não li a sinopse, só salvei na biblioteca e coloquei uma meta para ler esse mês, pois, teoricamente, era um livro que falava sobre saúde mental.
E eu encontrei isso aqui, de uma forma que não esperava. É um enredo simples mas com diálogos tão gostosos e uma vibe tão boa para você mergulhar que achei perfeito.
Devorei o livro e a minha passagem por ele foi mais que satisfatória, foi enriquecedora.

Janise Martins 07/02/2023

Tempestade de Outono

Um livro é até gostoso de ler, mas tem um “porém” enorme. O narrador deixa claro que ele está contando sua história para o leitor, logo, há uma interação. Dá a impressão de uma conversa verdadeira com o leitor.

É uma história de luto, dor, e… como dizer? Problemas psicológicos. Mas contada de modo que o leitor consiga gerir de forma mais leves os acontecimentos.

Aqui os protagonistas têm problemas psicológicos, tudo surtado. É interessante, mas… sei lá! Muito problemático para meu gosto.

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2023/02/tempestade-de-outono.html

simara.fabiana 09/04/2021

Arrebatador incrível
 "Abra sua cortina" ? "Estou aqui. Você não está sozinho."

Confesso que comprei esse livro sem ler a sinopse, pois não tenho hábito de ler as sinopses dos livros, compro livros por indicações e pela capa e esse livro preencheu os dois requisitos a capa é linda, perfeita e minha autora nacional preferida indicou ele no seu grupo de leitoras, então comprei.

Demorei um tempo para ler, mas enfim quando comecei fui surpreendida, pois na minha cabeça ele era um clichê básico, e fiquei maravilhada quando percebi que não era nada disso, pra começar o diferencial o livro é narrado pelo personagem principal Dean, relatando fatos da sua adolescência como se estivesse escrevendo um diário. E nesses relatos Dean descreve partes de sua personalidade, o garoto tímido, magricelo, super caseiro, que adora os pais e músicas antigas, quando encontra o primeiro amor e a "melhor amiga" e também quando começa a sofrer com seus traumas.

Dean sofre uma grande perda, e é aí que a narrativa fica mais viva, crua, visceral, tanto que a gente sente na pele as dores dos personagens.     Dean nos mostra o lado escuro que está dominando seu ser, ele está no fundo do poço e sabe que precisa encontrar a luz só que não sabe como alcançá-la.

É quando sua melhor amiga April surge estendendo a corda para tirá-lo da escuridão. A partir daí Dean se deixa ser ajudado e começa a enfrentar seus problemas, mas cria uma certa dependência da amiga, que passam a conviver mais tempo juntos e com isso Dean percebe que April também tem muitos problemas para serem resolvidos que não deixava ninguém ver. Então eles passam a se apoiar sendo um o bote salva vidas do outro.

Até que em um momento de lucidez e para tentar resolver alguns de seus problemas, April decide ir embora, dizendo que só assim conseguirá se curar de suas feridas e se reerguer, Dean sofre ainda mais com a separação, tendo que lidar com sua escuridão sozinho.

E foi essa a surpresa do livro para mim, a forma como as diversas doenças e distúrbios da mente são apresentados na história, a autora não pegou leve ou camuflou sentimentos, é tudo tão real, tangível que faz a gente pensar em quantas pessoas a nossa volta agem da mesma maneira, sofrem com os mesmos problemas e nós não os identificamos pois eles escondem seus problemas, seus sentimentos e com isso se escondem de nós, vivendo em suas bolhas.

A história de Dean e April mostra que podemos ajudar, mas temos que fazer a pessoa se amar, se ajudar primeiro, que a pessoa com esse distúrbio precisa entender que precisa de ajuda e querer essa ajuda e não podemos fazê-la ser dependente de algo para que melhore, pois acima de tudo ela tem que querer melhorar para ela mesma não para os outros.

Foi um livro arrebatador, com muitos ensinamentos e que me fez chorar em vários momentos, mas que eu amei a leitura e sem dúvida passou a ser um dos meus livros favorito da estante.

Colapso literário 28/06/2020

Lindo de mais!!!
Caramba!
Não sei como expressar o que senti lendo esse livro. Ele te toca de um jeito, te mostra a vida de quem trava uma luta com seu interior. como é difícil se libertar de coisas que sua própria mente inventa. E no final, te ajuda a aliviar tudo isso. Leiam pessoas!
Esse livro faz bem e a narrativa é perfeita.

who.danysz 07/10/2023

Musica de alma
Okay, nao tenho palavras suficientes pra demontrar oq senti lendo esse livro.
se trata de certos assuntos e sentimentos que eu ja vivi coisa parecida e consegui me curar exatamente como o Dean, com música.
e eu acho incrível a maneira que a autora descreve os acontecimentos pesados mas de uma forma leve e fluída

TainA 11/11/2021

Leitura muito gostosa e fluida
Estava levando várias leituras concomitantes, e estava precisando de um livro diferente de tudo para evitar cair numa ressaca. Comecei a ler ele ontem a noite e só consegui largar ele para dormir e assim que pude peguei e o devorei em pouco tempo. Leitura muito gostosa e cheia de momentos de muito aprendizados que devem ficar para a vida. Ler este livro lhe garante muitas emoções, posso garantir.?

Amanda 27/04/2020

Música para meus ouvidos...
Não sei bem como descrever esse livro da Nana Valentine a não ser dizendo que eu não imaginava que fosse desse jeito. Primeiro, vamos falar da forma... O narrador foge do cotidiano, é um personagem masculino adolescente que enfrente grandes dificuldades (reais) e que te fazem sentir tudo o que ele estava passando.
Como outros personagens temos April, a Outono, tão principal quanto Dean. Uma menina cheia de reservas e segredos, mas que compartilha com ele uma coisa sublime, a "música no coração" (brega, mas você vai entender a profundidade do assunto).
Eu comecei a ler o livro achando que ia ser uma romancezinho clichê de adolescentes, daqueles chatinhos que te cansam pela imaturidade dos personagens e das atitudes indesculpaveis que somos obrigados a engolir. Mas me deparei com um livro profundo que trata de traumas como perdas, ansiedade, síndrome do Pânico e dependência psicológica. Mais do que uma história água com açúcar, Nana nos trouxe uma viagem pelos sentimentos do Dean.
Falando mais sobre ele, Dean é um menino bom, normal e apaixonado por sua vizinha Mary, a loira deslumbrante da escola que a cada dia tem um namorado diferente. Mas por ser tímido e reservado, ele acha que não tem chances. Além disso, por causa da música, acaba criando uma amizade com April, a irmã mais nova dela. Uma amizade estranha, mas mesmo assim que os deixava "ligados" um ao outro através de grandes clássicos do rock americano. Até que Mary olhou para Dean e eles começam a namorar.
A partir daí muitas coisas acontecem... Dean perde uma pessoa muito querida e passa a enfrentar sérios problemas com ansiedade - abro um parênteses para enaltecer as descrições tão simples e ao mesmo tempo complexas feitas pela autora, eu realmente conseguia sentir a angústia dele. Ele perde o interesse em tudo, inclusive na namorada e a única pessoa que consegue ainda tirar algo dele, é aquela que considera uma amiga.
Não vou ficar desenvolvendo muito, mas adianto que nem precisa tentar tirar conclusões do que acontece, porque você não vai acertar. Todos tem seus problemas a enfrentar, mas a lição que os personagens nos deixam é que não importa se a cruz do outro é maior ou menor que a sua, cada um carrega aquela que aguenta e cada um terá uma reação diferente ao peso dela.
Eu adorei o livro, com certeza lerei o spin off e torço para a autora nos prestigiar com mais livros desse tipo, foi muito interessante. Amei *-*

jeanfz 08/02/2022

Pessoas quebradas pela vida também têm o direito de amar
"Ela era tão rara e bela quanto uma tempestade de outono"

Sob a perspectiva de Dean vamos a história de personagens que tinham tudo para desistir da vida, do amor, da felicidade, mas que batalharam para impedir que a escuridão tomasse conta de suas vidas.

Tempestade de Outono é um livro de romance, se música, de superação, um dos melhores livros nacionais que já li.

suellensouza 12/04/2022

Quando li a sinopse e o prefácio onde prometia que depois de ler o livro você nunca mais seria o mesmo, eu paguei pra vê, pois duvidava. E eu estava certa, o livro não mexeu comigo, não me conectei com os personagens. Nem todo livro é pra todo mundo, então não dá pra dizer algo do tipo, apesar da história ser sobre assuntos tão delicados e difíceis.

É uma história de adolescentes então eu sabia que não era o tipo de livro que gosto, mas li mesmo assim. Não me arrependi porque é super bem escrito.

"Não se pode ensinar um pássaro ferido a voar novamente, a menos que ele queira."

Maíra Marques | @literamai 09/12/2020

Siga: @literamai
⚠️ Este livro possui gatilhos para pessoas sensíveis a assuntos como depressão, ansiedade, agressão, automutilação, abuso familiar e suicídio. E apesar da autora tratar destes assuntos com MUITA responsabilidade e ter um desfecho importante para o debate que o mês de setembro propõe, não leia.

A história é narrada por Dean, um adolescente muito apegado aos seus pais, com quem compartilha todo seu amor pela música. Apesar de tímido, ele toca numa banda de garagem com seus amigos. Sua vida muda quando duas garotas, Mary e April, se mudam para a casa ao lado.

Dean é um excelente narrador e super carismático! Somos capazes de sentir perfeitamente tudo aquilo que ele está sentindo. Mary e April são... Um grande mistério! Enquanto não descobri o que estava acontecendo não consegui parar de ler. As adolescentes estão escondendo alguma coisa do mundo e o Dean não consegue ter acesso a esse universo, o que nos deixa tão aflitos quanto ele.

E que desfecho! Nana não economizou no drama, me fazendo derreter em lágrimas quando toda a bola de neve rolou! E que bom que nos presenteou no fim da obra com um conto narrado por outra personagem (que não irei revelar quem é porque pode estragar sua experiência haha). Queria morar na vida desse casal e colocá-los num potinho! Com toda certeza é o primeiro favoritado do 2° semestre! ♡

site: https://www.instagram.com/literamai
LuaTeresa 12/09/2021minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Maíra Marques | @literamai 14/09/2021minha estante
Oi, Lua! Não tem!

LuaTeresa 14/09/2021minha estante
Obrigada por avisar

Aisha Andris @AishandoBooks 17/07/2019

Tocante e necessário
Tempestade de Outono, à primeira vista, mesmo com os avisos iniciais, pode nos passar a impressão de ser mais uma história de amor fofa entre adolescentes e, embora essa impressão não esteja de todo equivocada, o livro trata de muito mais do que isso. A Nana Valenttine conseguiu tratar temas pesados e, de certa forma, tabus, como ansiedade, depressão, transtorno de borderline, automutilação, violência familiar e relacionamento abusivo, com muita sensibilidade e um realismo que, muitas vezes, nos deixa com um gosto ruim na boca e nos leva a refletir se não tem alguém passando por aquilo tão perto de nós, sem que tenhamos nos dado conta, ou, ainda, faz com que percebamos que não estamos sozinhos, que podemos buscar ajuda em caso de necessidade. É uma leitura absolutamente necessária e, apesar do peso que carrega, muito bela e apaixonante. Me sinto lisonjeada em tê-la lido.

site: https://aishando.home.blog/
Luciana Klanovicz 01/06/2021minha estante
Amei tb!

C_R 21/07/2019

Encantada!
Estou completamente surpresa e encantada com a história desse livro e no quanto a escrita da Nana amadureceu, desenvolveu.
Um romance surpreendente, recheado de drama e questões emocionais fortes. Personagens cativantes, com um enredo envolvente, que prende o leitor do inicio ao fim.
Dean é um personagem super fofo, daqueles que faz as leitoras se apaixonarem por sua pureza de sentimentos, seu caráter, sua personalidade. Mary e April, as vejo como a noite o dia. Enquanto uma parece ser como a noite escura, mas que por vezes se mostra brilhante como uma noite de lua cheia. Já a outra, é vibrante como os raios do sol, mas que por vezes pode se tornar escura, como em um dia de tempestade.
Mais um nacional que me surpreende pela qualidade da narrativa e construção dos personagens e enredo, apesar de conter alguns erros.
Super indico a leitura!
Está disponível no kindle unlimited: https://amzn.to/2SsMB4t
Carol Abrantes 21/07/2019minha estante
Boa resenha (:

Fabi 21/07/2019minha estante
Eu tb amei!

Mariih 16/03/2022

Não há palavras para descrever esse livro
Talvez se não tivesse uma LC dele não teria lido, poia estava achando que não ia gostar tanto , mas minha gente o livro é simplesmente perfeito, a escrita da Nana é muito boa , é fluida. Então você vai ler e nem vai perceber.
A história de Dean e April foi construído pouco a pouco e nos mostrou que devemos confiar nas pessoas que está do nosso lado , devemos pedir ajuda. Dean ganhou meu coração logo de cara com seu jeito todo tímido e April aaa simplesmente sabia que tinha alguma coisa e sofri muito com a história dela.
Mas que tudo a gente vê que não é só sobre o Amor , é sobre o companheirismo, o amadurecimento, como o Dean diz , a Outono dele aprendeu e está aprendendo a lidar com a tempestade dentro de sim. De você não conhecia simplesmente leiam tenho certeza que vão amar e se indentificar com eles também.

Yumi 19/09/2020

Todos deveriam ler esse livro!

Ele fala sobre depressão e outros transtornos mentais de uma forma única!
LuaTeresa 12/09/2021minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se nesse livro tem hot? Não gosto

Yumi 13/09/2021minha estante
nossa, faz bastante tempo que eu li ele, não lembro... acho que a autora cita, mas nada detalhado

LuaTeresa 13/09/2021minha estante
Entendi. Obrigada