Eu Sou Alice

Eu Sou Alice Melanie Benjamin

Resenhas - Eu Sou Alice

Gezebel 15/06/2013

A Alice por trás da toca do coelho...
Eu estou simplesmente apaixonada por este livro. Melanie soube misturar os registros biográficos de Alice Liddel, a nossa famosa Alice no País das Maravilhas, e os acontecimentos na toca do coelho, resultando nesse belíssimo romance que nos contará a história da Alice desde os seus primeiros anos até os seus últimos dias.
Eu adorei o fato de cada etapa da vida de Alice, ser separada por um fato dela, em cada época retrada. Gostei do espaçamento e da fonte, e estou apaixonada.

Gabriela 22/02/2013

Resenha: Eu sou Alice
"Escutei-o engolir, como se tivesse a garganta seca; senti que seu pulso se acelerava ao tocar ao meu, mas isso não bastava. Por que eram tantas as barreiras entre nós? Barreiras compostas de tecidos, boas maneiras, tradição, idade e razão. Mas não era eu sua menina rebelde? Cigana sonhadora?"
O livro mistura ficção com realidade e é como uma auto biografia de Alice Liddell, menina que inspirou Charles Dodgson, que usava o Pseudônimo de Lewis Carroll para assinar seus livros, a escrever o lendário Alice no País das Maravilhas.
O ponto inicial é quando Alice tem 7 anos. A menina era travessa na infância, e deixava a governanta, sua e de suas irmãs Ina e Edith, em estado de nervos.
O srº Dodgson, por sua vez, gostava mais de ficar em companhia de crianças do que de adultos, ou seja, ele quase não tinha quase nenhum amigo de sua idade. Hoje existe boatos de que ele seria um pedófilo, mas eu particularmente não acredito.
Conforme Alice cresce, ela e sue amigo adulto ficam cada vez mais próximos, o que gera boatos em Oxford, onde Dodgson lecionava matemática e o srº Liddell era reitor. Quando a fofoca chega ao ouvida da família do reitor, eles são proibidos de se verem, o que deixa Alice, com 11 anos na época revoltada.
Já com 23 anos a jovem conhece o filho da Rainha Vitória, o Príncipe Leopold, e depois de um fim trágico, se casa com um homem que nunca conhera antes e tem 3 filhos.
Alice, ao contrário do que muitos pensam, não tinha uma vida de conto de fadas. Sofreu muito ao longo de sua vida, mas encontrou um conforto conforto no fim da vida que só uma pessoa foi capaz de oferecer, um presente que foi rejeitado por muito tempo.
Uma característica muito interessante presente no livro, é que ele é praticamente dividido em 3 partes, marcadas por fotos reais de Alice: Infância, juventude e velhice.
Eu como uma boa amante da Obra de Carroll simplismente a-m-e-i a obra de Melanie, afinal, sempre quis conhecer a verdadeira Alice do País das Maravilhas.

Flah 31/08/2012

Eu Sou Alice - Melanie Benjamin
Era para essa resenha ter saído na semana dedicada a Lewis Carroll, mas, por motivos acadêmicos, não consegui ler a tempo. Aliás, até mesmo depois de tê-lo lido, ainda levei mais um tempo para escrever sobre ele.

Veja bem, eu detesto biografias ou histórias baseadas em fatos. Acho que isso tira toda a mágica da coisa. Porém, como se tratava da história de Alice, a mesma que inspirou Lewis Carroll e, consequentemente, o nosso querido blog, resolvi dar uma chance ao livro.

E é aí que eu digo que precisei de um tempo para digerir e escrever sobre ele. A experiência que eu tive com “Eu Sou Alice” foi inesperada e intrigante.

Alice Liddell é a filha do reitor de uma das mais renomadas faculdades da Inglaterra. Por ter o pai em uma posição tão privilegiada, ela vive uma vida luxuosa, quase que como se fosse uma princesa. Além de ter uma vida cheia de regalias, ainda conhece um monte de gente importante – o que inclui os afetos de um príncipe de verdade!

No entanto, o que Alice mais gostava era dos passeios que ela e suas irmãs davam com o senhor Dodgson, um simplório professor de matemática da faculdade. Ele lhes contava histórias maravilhosas, tirava-lhes fotos e sempre tinha um lugar interessante para levá-las em seus passeios. Aliás, foi em um desses passeios que ele lhes contou a que seria futuramente a famosa história de Alice no País das Maravilhas.

Mas, havia algo omitido em relação aos sentimentos de Alice para com ele e em relação à reciprocidade de tais sentimentos. Acontece que a diferença de idade e social entre os dois era monstruosa. Além do mais, a inveja e a mentira não estavam, definitivamente, a favor dos dois.

Bom, por onde devo começar? A história é uma maravilhosa mistura entre ficção e realidade. Em nenhum momento você tem plena certeza se aquilo realmente aconteceu, ou se é apenas especulação. A autora conseguiu incluir todos os mistérios e boatos que envolvem o polêmico Lewis Carroll e os colocou com maestria em uma história séria, coesa e perfeitamente possível.

O começo do livro é um pouco lento e acredito que em algumas passagens a autora focou nos pontos errados (E com errados eu quero dizer menos necessários, já que mesmo com os focos meio trocados, a história fez todo o sentido do início ao fim), mas, em geral, a história ficou na medida certa. Eu me sinto muito mais próxima dos livros de Lewis Carroll agora que, de certa forma, fiquei um pouco mais próxima de sua vida.

O clima da obra é bem tenso, também, às vezes pendendo perigosamente no limiar entre o imoral e o inocente. Durante todo o desenrolar da história, paira a dúvida, a incerteza sobre o que realmente aconteceu. Incerteza esta que permanece mesmo depois que tudo é esclarecido. Mas permanece de uma forma boa, como o gostinho de chocolate que fica na boca mesmo depois que o doce acaba.

Os personagens também ficaram muito bons, foram estruturados de forma condizente e dignos de uma biografia. Não há idealização, somente a retratação de seres humanos com muitos defeitos e pecados nas costas.

Outra coisa que me agradou bastante foi a mágica que esse ambiente vitoriano sempre traz, ainda mais quando é bem descrito. Os vestidos, os costumes, os lugares, as referências. É tudo muito incrível. Eu sempre gostei de livros que retratam essa época.

Portanto, aquilo que começou como uma obrigação incômoda, acabou por se tornar uma ótima experiência. Indico a leitura de “Eu Sou Alice” para todos os amantes da famosa história de “Alice no País das Maravilhas”, ou para todos aqueles que, assim como eu, sempre foram intrigados com os mistérios que envolve a relação entre Alice Liddell e Charles Dodgson, ou Lewis Carroll.

lesada 17/04/2012

Maravilhooooso! No começo confesso que achei meio cansativo, mas depois de um tempo voltei a ler, e apesar de ser grande, o fim é ainda melhor que o começo! LINDO LINDO LINDO! Quem tiver oportunidade leia, é demais! Cheio de misterio, amor, e confusão!

Tami 04/07/2011

Quem é Alice?
Começo dizendo que não tinha ideia que a Alice no País das Maravilhas era baseada em uma menina que Lewis Carroll (ou simplesmente o sr. Dogdson) conhecia.

É um livro de ficção que tenta juntar as partes não contadas da vida de Alice. A autora fez uma boa busca sobre fatos da vida de Alice Liddell - e os descreve no final do livro - e tenta recriar os momentos que nunca foram descobertos (o motivo do rompimento da amizade entre Lewis e a família de Alice, por exemplo).

A história mostra a protagonista em todas as fases da vida: criança, adolescente e adulta/idosa. É interessante ver que existem três fotos no livro, uma para cada parte dele, que reflete a Alice de cada época.

Mesmo sabendo que era ficção, foi praticamente impossível não acreditar em tudo que Melanie Benjamin escreveu. Tudo fez tanto sentido, se encaixou tão bem na história, mesmo aqueles pensamentos mais íntimos da protagonista. Saí acreditando que toda a história era real e dificilmente vou substituir isso na minha cabeça.

Além de tudo, é um livro emocionante. Impossível não compreender e sofrer com Alice durante sua vida, e todo o seu fardo por ter que ser uma eterna criança.

Falando em eterna criança, o livro narra o encontro entre "Alice" e "Peter Pan", que é algo que aconteceu. Duas pessoas com o destino de serem para sempre crianças. Será que vale a pena ser eternizado assim?

“Ai, meu Deus estou cansada de ser Alice no País das Maravilhas. Será que estou parecendo uma ingrata? Acho que sim. Mas é que estou tão cansada...”

site: http://www.gavetaabandonada.com.br/2011/07/eu-sou-alice.html

Beth 19/06/2011

Melancólico...
mas cheio de conteúdo e constatações de quem foi a musa

mas a-do-rei!!! Recomendo!

Marina Suassuna 24/01/2012minha estante
Chorei de rir com esse comentário!! kkkkkkkkk

Andrea 07/02/2011

Fiquei interessada nesse livro depois de ler algumas resenhas e a sinopse. Afinal, já estava mesmo numa vibe Alice no País das Maravilhas - por causa do filme e da edição fofinha da Zahar.
(Obrigada, Danni e Cau, pelo empréstimo! o/)

Eu não conhecia NADA da história da verdadeira Alice. Não sei se, alguma, vez parei pra pensar na menina que inspirou a famosa personagem. Aliás, eu nem sei se de fato estava ciente que houve uma Alice, uma inspiração!

O livro é meio perturbador. Mesmo que seja ficção. É impossível não ver maldade no tratamento do Sr. Dodgson com Alice e suas irmãs. (E outras crianças, futuramente.) É assustador. E cativante. Porque por mais que você desconfie, você quer acreditar que ele apenas gostava da menina.

Com certeza, o mérito vai todo pra narração da Melanie. Ela conseguiu criar uma biografia - porque é uma - das mais instigantes. Eu queria saber como terminaria. Eu queria saber o motivo da ruptura entre a família de Alice e o Sr. Dodgson (apesar de ter imaginado e acertado). E eu queria saber porque Alice vendeu o livro.

Outra coisa legal - além das 3 fotos espalhadas nas 3 partes do livro - é que no final a autora te mostra o que é fato e o que é ficção. O que pode ter acontecido e o que nunca saberemos. Bem sacado.

Ah, e ainda teve uma aparição do Peter Pan!
Danni 16/03/2011minha estante
Amei sua resenha Dee =)

Thais 26/01/2012minha estante
Fiquei com ainda mais vontade de ler o livro agora!

Evy 20/01/2011

Encantador e Envolvente
Uma história linda e encantadora. Triste também. A narração em primeira pessoa, pela própria Alice, escolhida pela autora tornou tudo muito envolvente. Uma linda tarde de verão que escondia um segredo capaz de transformar a vida de duas pessoas de forma devastadora, cada uma a seu modo. A tênue linha entre o sonho e a realidade, a inocência e a ousadia, a infância e o amadurecimento, e a tristeza que permeou todos os episódios que no fim foram as peças que criaram "Alice no país das Maravilhas". Um clássico da literatura onde uma linda menina vive um lindo sonho. E como disse a própria Alice no livro:

"Talvez, de agora em diante, o livro fosse apenas uma lembrança feliz".

Paola 28/12/2010

Resenha aqui:

Danni 11/12/2010

Fascinante
“Ai, meu Deus estou cansada de ser Alice no País das Maravilhas. Será que estou parecendo uma ingrata? Acho que sim. Mas é que estou tão cansada.”

Esse é o primeiro livro lançado pela autora Melanie Benjamin.A Autora se interessou pela verdadeira história de Alice Liddell,A Alice original de Alice,No País das Maravilhas e escreveu ou melhor, reescreveu um pouco a sua história. O livro é basicamente feito de memórias de uma Alice já senhora,nas quais demonstra o quanto pesou em sua vida o titulo de uma personagem universal.

Todos conhecem a pequena Alice que um dia caiu na toca de um coelho e entrou no mundo das maravilhas.Mas quem foi Alice Liddell, a menina que aos sete anos de idade inspirou o Sr.Charles Dodgson a criar a história que depois assinou com pseudônimo Lewis Carroll? Esta Alice de carne e osso esta nesse livro. Misturando ficção e realidade,Eu Sou Alice reconstrói não apenas os bastidores da criação do livro Alice nos País das Maravilhas, mas a vida daquela menina travessa que no secular XIX quase se casou com um príncipe de verdade.Sua biografia se mistura se mistura com gênero de clássico que encanta gerações até hoje.Por toda sua vida,ela carregou o peso de uma realidade que insiste em abafar a poesia.
Alice tinha 7 anos quando posou para uma foto feita pelo Sr.Dodgson. Trajando um simples vestido de babados e com os pés descalços tocando pela primeira vez o a grama da Universidade de Oxford,a imaginosa e espevitada menina rolava no chão aos olhos silenciosos do fotógrafo. Alguma coisa naquela cena,porém, incomodava os bons costumes da época. Mas os que as mentes adultas poderia considerar, mas que um atentado pudor,um ato de pedofilia, para pequena Alice, era apenas o encontro com a mais pura poesia.

O livro é simplesmente fantástico, vale muito apena ler!