Eldest

Eldest Christopher Paolini

Resenhas - Eldest

Akira38 06/10/2023

Legalzinho
Me apeguei muito a história dessa saga, é bem detalhada e curiosa. É um bom livro, gostei da ideia de mostrar outros pontos de vista, que não o de Eragon. O único problema é que esse continua sendo tão massante de ler quanto o primeiro, por conta da enrolação. O autor dá muito atenção pra detalhes irrelevantes. Escreve parágrafos grandes sobre coisas que não vão ter nenhuma utilidade pra a história. Isso torna o livro meio chato de se ler, são mais de 600 páginas, quando podiam ter se resumido em muito menos. Demorei dois meses pra finalizar por causa disso, da uma certa preguiça de ler. Mas, repito, a história é muito boa, gosto do enredo, da diversidade de raças e tudo mais, o plot do final também foi bom, apesar de eu ter adivinhado ele desde o primeiro livro. Fiquei feliz quando minha teoria foi totalmente confirmada. Enfim, se você não se importa de livros com muita encheção de linguiça, recomendo essa saga.
Eu15 28/10/2023minha estante
Eu consegui ler ele em duas semanas, eu acho que se prestar bem atenção, cada detalhe do livro é relevante, acho que são coisas que te permite imaginar melhor o cenário, as paisagens e cada acontecimento do livro.

Matheus.Bastos 02/11/2023minha estante
Sobre Arya, não imagino que não há reciprocidade. Na verdade imagino que há, mas por ela ser elfa e bem mais velha, encara a situação de uma maneira beeeeeeeem mais recional.

Já sobre Murthag ele deixa bem claro que foi obrigado a jurar lealdade a Galbatorix e acredito que espera apenas um momento no qual ele possa seguir os seus princípios novamente (se ele foi verdadeiro em tudo que falou no primeiro livro)

Paulo Jorge 07/09/2023

O Arco do Treinamento
Se você está pensando em ler este livro antes de Eragon, já vou avisando que é uma péssima ideia. Se você já leu Eragon e quer saber se o volume 2 é bom, pode acalmar o seu coração, a história está indo bem.

O livro continua a saga de Eragon e Saphira dando a mesma proporção de atenção narrativa para cada um. Os dois vão para Du Wendelwarden (a Finlândia da Alagaësia) para terminar o treinamento de Cavaleiro e Dragão. Ao mesmo tempo, Paolini expande a narrativa e nos faz acompanhar o ponto de vista de Roran, o primo de Eragon, e um pouco de Nasuada, a filha de Ajihad.

Vou ser bem sincero: o treinamento de Eragon e a relação dele com Arya até que são interessantes, mas se tornam absolutamente maçantes comparados aos capítulos de Roran.
O primo de Eragon rouba a história com um arco de origem de herói e êxodo que é muito mais emocionante do que o Eragon treinando. O elfo que virou seu mentor no lugar de Bron parece com o Yoda de Star Wars. O autor bebeu MUITO da fonte de O Império Contra Ataca neste livro.

Bons heróis surgem de confrontos em contextos de desvantagem. Eles são fracos, burros, têm medo, azar, perdem o tempo todo, mas não recuam e não desistem diante de situações adversas. Eragon não se encaixa nesse grupo porque tem poderes demais, e ainda ganha inúmeros upgrades ao longo da história. A lista de perigos à que está sujeito diminuiu drasticamente enquanto ele se fortalece para enfrentar Galbatorix.

Apesar de um pouquinho forçado em alguns momentos, o arco de Roran é muito mais emocionante, um verdadeiro êxodo fantástico. Acho que o Paolini está moldando um rei para a raça humana. Torço para que Roran continue conquistando as coisas com muito esforço e não ganhe um dragão nem vá se meter com magia. É muito mais fácil de identificar com um humano lascado do que com um cavaleiro super poderoso.

O livro é bem volumoso, como todo épico, mas eu senti que o autor poderia ter abordado um pouco mais do arco de Nasuada como rainha dos Varden. Ela é interessantíssima e carismática, gostaria de acompanhar mais do desenvolvimento dela.

Por fim, apesar das ressalvas, o livro é incrível. Não consigo imaginar para onde a história vai caminhar, e isso é ótimo. Vamos ver em Brisingr.

P.S: A Arya tem que parar de fingir que não gosta do Eragon, pelo amor de Deus. Ela não engana ninguém.

Izabella.Figueired 31/08/2023

QUE LIVRO!! Namoral que livro perfeito, são tantas emoções que parece que você está dentro do livro, não vejo a hora de ler o terceiro da saga

Alexandre 30/08/2023

Que bom que nao se chama mais Eragon, pois gosto do livro.
Adorei a história e metade dos personagens. O protagonista NAO consigo suportar, mas é opniao minha, ele é bem protagonista genérico(o que me irrita).

Mas agora que tem outros povs, alem do dele, fica mais dinâmicas de se ler(por mais q alguns povs são de personagens tão chatos quanto ele), mas da uma ambientação melhor para o livro, visto que acontece muita coisa, e um pov só não iria bastar.

Dito isso, tambem não gosto do Roran, chato chato chato, mas deixando de reclamar, AMO A ARYA, AMO A NASUADA, AMO A SAPHIRA, AMO UM QUERIDO Q VAI APARECER LA PRO FIM, tem mts personagens amáveis para compensar o protagonista.

Ja a história por sua vez segue no mesmo ritmo da primeira, a ação não demora quase nada para surgir, tem emoção o tempo inteiro, e se vc gostar dos personagens que narram não da vontade de largar o livro(eu não gosto, então li bem com calma), a história se desenrola maravilhosamente, tem uns plots bem previsiveis(sério, e nem é uns plots tmb, é uma coisa bem meeh), mas a história não se propõe a plots grandiosos, e sim a uma construção excepcional da narrativa(o que cumprem muito bem).

Super recomendo esse livro, e vou ler os próximos com certeza(tomara q metade da galerinha morra?).

Tião S3 23/08/2023

"Forte, fantástico e completo"
Esse livro foi um desafio para mim, demorei 4 meses para ler ele, mas valeu a pena no fim, foi uma experiência de leitura muito forte, as experiências do Eragon tudo o que ele e os outros passaram e viveram nesse livro foi muito forte e pesado, e o fim só deixa uma carga mais pesada pra continuação, animado pra ler mais dessa saga que conquistou meu coração, e espero ler o outro mais rápido kkkk.

Isabela.Tonial 20/08/2023

Após lutar contra os Urgals e derrotar o espectro Durza, Eragon e Saphira vão pra Ellesméra para treinar com os elfos. Roran tenta salvar Carvahall dos Ra?zac.

Aifos12 05/08/2023

O que é isso Brasil
Não posso dizer muito sobre a primeira metade do livro, pois houve um grande hiato entre o começo de minha leitura e a segunda metade. Mas posso dizer que foi uma jornada emocionante sobre o ponto de vista de Eragon e Roran, seu primo. A evolução do protagonista com sua mente conectada ao seu dragão Shafira é formidável, a construção de mundo e narrativa são muito agradáveis aos meus olhos, por ser fã de conflitos políticos misturados a conflitos bélicos, além de ser fã dessa ?jornada do herói? mais clássica.
Falando da parte dois, que está mais fresca a minha memória, é um momento de aceleração da narrativa formidável, os acontecimentos já amarrados tomam um rumo rápido, personagens voltam a narrativa com maestria, a guerra é rápida, mas não falta detalhes que deixem a desejar em sua descrição.
Os plots das últimas 30 páginas deixaram óbvias a intenção da continuação, dando sentido ao terceiro livro que está por vir.
Entre algumas ressalvas que me dão motivos para não ser um livro ?5 estrelas? é o tamanho, mas seriam muitos spoilers.
Por isso finalizo dizendo, leiam e tirem sua aproprias conclusões.

Danielle374 05/08/2023

Neste livro conseguimos visualizar a evolução da história, como também de Eragon e safira.
Porém, a história continua lenta e demorada no desenrolar dos fatos, já que o autor é bem detalhista.

Isso, não é ruim, porém em alguns momentos, ele demora narrando os fatos, mais do que é necessário. O final do livro, foi inesperado para mim, então vou para o próximo.

O que mais quero ver, é como Eragon e Safira vão cumprir todas as promessas feitas.

Fellipe 02/08/2023

O final salva?
Continuamos a aventura de Eragon. Talvez eu tenha me arrependido de resolver continuar... Achei o decorrer do livro extremamente chato, monótono. O final salva um pouquinho. Só um pouquinho.

Fernanda631 31/07/2023

Eldest (Ciclo da Herança #2)
Eldest (Ciclo da Herança #2) foi escrito por Christopher Paolini.
Em Eldest, a continuação do primeiro livro de Eragon, temos o destaque para o surgimento de um típico herói na série. O seu primo, Roran.
O mundo de Eragon é repleto de magia, seres míticos e lendas. Mas também é um mundo difícil, onde as pessoas lutam para sobreviver ao reinado de Galbatorix, um tirano. Saphira ao nascer se tornou uma potencial inimiga do Galbatorix, ou ela se uniria a ele ou ele iria a destruir. Por causa disso a aldeia de Eragon é atacada, ele é ferido e seu tio morre.
Após a fuga de Eragon e Saphira de Carvahall, Roran ficou sem emprego, sem fazenda e sem poder pedir Katrina em casamento. Sem dinheiro e sem propriedade, ele sabia que teria que construir tudo do zero se quisesse que o futuro sogro tivesse o mínimo de apreço por ele.
Só que ninguém contava que os Razac voltassem para o vilarejo em busca de respostas – e do primo de Eragon como recompensa.
Eldest é uma leitura diferente. O livro é maior que o primeiro e sua narrativa é um pouco diferente. Primeiro existe um amadurecimento da escrita de Paolini, onde ele acrescenta novos pontos de vistas e narrativas, mas por outro lado ele se demora muito em alguns pontos.
Em uma fantasia é comum termos uma jornada de herói que incluem sim treinamento, os jovens nunca sabem nada a princípio. Mas não vejo porque descrever tudo e por tantas e tantas páginas. O livro se torna um pouco monótono, as narrativas centradas em outros personagens são muito mais empolgantes e prendem nossa atenção, do que Eragon aprendendo sobre formigas ou os dramas já clichês de garoto apaixonado e etc.
Em Eldest, Eragon enfrenta as consequências de seus atos após ter derrotado o Espectro no final do primeiro volume. Apesar de agora levar uma cicatriz feia e dolorosa, chegou a hora do Cavaleiro conhecer o Imperfeito Que É Perfeito e começar seu verdadeiro treinamento com os elfos.
Ainda falando em consequências, aquela benção que Eragon e Saphira deram no primeiro livro não foi esquecida. Durante o treinamento do cavaleiro descobrimos o que aconteceu com o bebê – e o que uma palavra dita pode fazer com o destino de alguém. Enquanto isso, Roran se vê em uma situação que precisa fugir de Carvahall com toda a sua população. Uma verdadeira prova de liderança e sagacidade.
E no fim de tudo isso, mais guerras! Sim, Eldest também termina em outra guerra – e dessa vez a batalha será muito mais estratégica. Afinal, o poder está do lado de quem tem mais magia.
Apesar de Roran ter um par romântico, já não dá para dizer o mesmo do primo. Convencido que não consegue tirar Arya da cabeça, Eragon descobre esse sentimento novo e tem dificuldades de lidar com ele – o que fica cada vez mais latente com a proximidade deles na floresta dos elfos.
Outro vínculo difícil será o que o cavaleiro se pré-dispôs, por falta de termo melhor, com todas as raças de Alagaësia. Seu vínculo com Nasuada e os Varden, seu treinamento com os elfos e o presente dos anões, tornam sua vida uma teia esquisita de lealdade e dever entre todos os povos da Alagaesia.
Eragon não é um cavaleiro livre e muito menos um líder.
Além de Roran, que ganha sua própria parcela de narrativa com sua fuga de Carvahall, em Eldest o destaque é para Nasuada, a filha de Ajihad.
No primeiro livro, Nasuada aparece só como uma filha do líder dos Varden. Com a morte de seu pai, e com agora muito mais responsabilidade para lidar, ela se destaca por sua atitude, suas escolhas e sua liderança inovadora.
Angela, a herbolária, continua surpreendendo, principalmente com seus diálogos malucos. Sem falar de Arya, que tem sua história e suas origens um pouco mais explicadas.

Vinicius.Anklam 24/07/2023

O início é um pouco monótomo, apenas na metade para frente que apresenta conceitos, personagens interessantes e um novo arco de treinamento muito bom. A lutas ficaram menos detalhadas e não passam tanta emoção quanto o primeiro livro (Eragon). Houve um amadurecimento do personagem - oque já se era esperado - porém o autor trabalhou muito bem na personalidade do protagonista e construiu uma base firme para os próximos livros.