Eldest

Eldest Christopher Paolini

Resenhas - Eldest

Xandy 01/08/2022

Enquanto em "Eragon" somos apresentados a esse novo mundo de fantasia, em "Eldest" podemos ver mais do desenvolvimento de Eragon, e apesar de parecer chato em diversos momentos, é muito bom para a história como um todo, já que o personagem não melhora de uma hora para outra. Existe toda uma construção em torno dele e o caminho que a narrativa toma é muito bom. Gostei bastante de uma certa revelação e estou curioso para saber como tudo vai se desenrolar nos próximos livros.
Jordão. 01/08/2022minha estante
O dragão desse livro é o mesmo do primeiro livro ou já é outro dragão?

Xandy 01/08/2022minha estante
O da capa é outro dragão

Jordão. 01/08/2022minha estante
O personagem principal desse livro troca de dragão ou já é outro personagem principal com outro dragão?

Xandy 01/08/2022minha estante
outro personagem com outro dragão

Jordão. 01/08/2022minha estante
Mas é personagem principal?

Um dos

VicBanger 24/07/2022

Melhor que o anterior, mas parmenece lento
Eldest é um livro lento... Beeem lento. Christopher Paolini possui um estilo narrativo bem levado no banho-maria, algo que é compreensível, já que estamos falando sobre uma série de alta fantasia; dito isto, o público que passou pelo primeiro livro, Eragon, sabe exatamente o ritmo que precisará encarar em sua sequência. Há muito cuidado na descrição do universo - com suas raças, identidades linguísticas, mitológicas etc. - e no desenvolvimento de cada personagem posto em evidência.

Já falei: apesar das fortes semelhanças com o título anterior, Eldest é uma evolução considerável. Sobre alguns personagens: Eragon demora, mas consegue realmente amadurecer enquanto protagonista (e fico realmente curioso pelo seu crescimento enquanto Cavaleiro); Saphira... Bem, continua Saphira; a cena geral, contudo, é roubada por Roran (ao lado do povo de Carvahall), que, aqui, consegue assumir, de longe, o posto de personagem mais complexo e interessante. Os povos retratados em Eldest são explorados com mais atenção que no livro anterior.

Não quero queimar a língua, mas creio que o terceiro livro será ainda melhor - foi a promessa deixada no turbulento desfecho de Eldest. Há muitas batalhas, traições e revelações em jogo, e espero que a próxima experiência seja iniciada com o pé no acelerador.

Nath 20/07/2022

A cada livro vendo a maturidade do Eragon aumentar. Eu amo esses personagens, mas não entendo esse amor pela Arya haha

Kessidy.Kevin 13/07/2022

Uma Montanha Russa.
Uma história cheia de altos e baixos, uns capítulos muito bons, outros nem tanto. O livro podia ter umas 200 páginas a menos. E a ansiedade logo do começo só é revelada no final. Aaaaa!!!

Deéh 30/06/2022

Espetacular
O livro Eldest é uma mistura de acontecimentos impressionantes, te deixa de boca aberta com tanta informação.
Esse livro trás diversas respostas para perguntas que nos fazemos ao ler o primeiro livro.
Ver o crescimento espiritual e mental de Eragon é muito bom.
Só não dei 5 estrelas pois achei algumas partes do livro demoradas demais.
Mas no mais o livro é maravilhoso.

Amanda 15/06/2022

PERFEITO
Sem spoilers, portanto vou falar pouco.

O início deste livro traz acontecimentos tristes que desencadeiam situações inesperadas para Eragon.
Ele, agora, precisa partir para treinar com um mestre de verdade, alguém que vá lhe ensinar mais sobre dragões e cavaleiros de dragão.

Aqui, Eragon vai evoluir constantemente enquanto tem que lidar com seu ferimento (resquício da batalha do livro 1), que machuca não só seu corpo, mas sua alma.

Somado a isso, Christopher acrescenta o ponto de vista de Roran, primo de Eragon (e que eu amo de paixão!). Roran é aquele eterno romântico que faz de tudo pelo seu amor, Katrina - o que inclui embarcar numa aventura bizarra e muito perigosa. Roran é aquele cara que resolve tudo para terminar a noite com a pessoa amada e, sem magia nem seres místicos, ele sobre um degrau de cada vez e conquista seu lugar no mundo de maneira MERECIDISSIMA.

Em Eldest, vc descobre um pouco mais sobre Galbatorix, mas tbm sobre a família do Eragon e seu passado.... O plot do final é sensacional!!!!

Sério, leia essa série!!!

Murilo.Justino 13/06/2022

Uma ótima continuação...
Aqui vemos a continuação do primeiro livro, Eragon, em que o protagonista se desenvolve e se transforma em uma outra pessoa, exceto em algumas circunstâncias em que o antigo Eragon ressurge em sua ingenuidade e ignorância.
Particularmente, não gostei da forma em que o romance se desenvolve nessa história, embora eu entenda como foi escrito a fim de mostrar o crescimento do personagem.
Gostei do final, mostrando que o protagonista ainda deve crescer, dando um tom realista a batalha.

Terakia 11/06/2022

Arco de treinamento sempre dá uma satisfação no final.
O que dizer desse livro? Muitos não gostam devido aos eventos serem lentos, mas para mim isso que torna a magia mais real, pois podemos acompanhar de perto todo o desenvolvimento do protagonista e de outros personagens ao longo da história.
Ele simplesmente não ganhou "poderes" ou ganhou a batalha pelo "poder do protagonismo".
É perceptível toda força que Eragon ganhou ao longo do seu treinamento. Do quanto ele amadureceu mentalmente principalmente nas lições aprendidas, as dores sentidas e superadas e tudo envolvendo sua evolução pessoal.
É também prazeroso ver que até mesmo Saphira evolui, que ela erra e está disposta a melhorar, mesmo com todo seu orgulho de dragão. Esse livro nos faz pensar o quanto podemos evoluir mentalmente a partir de apenas algumas reflexões sobre a vida. De como somos pequenos em comparação a toda devassidão do mundo, apesar de ser uma alta fantasia, é incrivel como o autor consegue fazer com que reflitamos sobre certos momentos em situações de dificuldades. Só tenho elogios para esse livro, e ansiosa para o próximo e de como prosseguirá com as lutas e o desenvolvimento do romance.

Kah 04/06/2022

Evolução
O título dessa resenha resume tudo o que foi Eldest, houve uma extrema evolução no arco do nosso protagonista e nele mesmo, tanto quanto houve na leitura do próprio livro.
Creio que o ponto principal que fez com que eu mudasse minha visão sobre essa série foi a mudança de tradutor. A coisa que mais me incomodava na leitura do primeiro livro era a tradução simplista, tão claramente inadequada para a história. Já a tradução de Eldest causa um alívio mental, não que isso de forma alguma faça com que esse livro seja simples de ser lido, nesse ponto ele me fez lembrar muito de O Senhor dos Anéis. A escrita de Christopher Paolini não chega a ser rebuscada como a de Tolkien, mas nem de longe é tão fácil de ler como Harry Potter, por exemplo.
Eu gosto muito de como Eragon cresce nesse livro, e como o leitor consegue simpatizar com ele e com os personagens secundários, coisa que pra mim foi impossível no primeiro livro.
A jornada de Roran também me surpreendeu bastante, achei ela muita bem desenvolvida apesar de no começo eu ainda não me interessar muito por ela, especialmente porque na maior parte do tempo ele decide as coisas em razão de Katrina, e aí chegamos no mesmo ponto do primeiro livro e que não tem nada a ver com a tradução: o autor não sabe escrever romance. Eu não considero que particularmente ele não saiba descrever mulheres, mas claramente ele não conseguiria escrever romance nem sob ameaça. Não dá pra simpatizar com Arya e Katrina, especialmente com Katrina, porque do jeito que as interações entre os personagens é escrita, parece que elas são duas interesseiras. Roran tá lá se matando pra dar alguma condição de vida pra Katrina e ela simplesmente diz que vai casar com outro se ele não for pedir a mão dela logo, e o tempo todo é sobre como ela tá sofrendo e como ele tá destruindo a vida dela, como se ele não estivesse sofrendo também. A relação deles é tipo "eu te amo mas você tem que se esforçar ao máximo pra me ter se não eu sigo em frente", e Arya nem se fala. Ela não é obrigada a gostar de Eragon só porque ele gosta dela é claro, mas o argumento que ela dá de ser velha demais nem faz sentido, em termos de idade élfica ela é bastante jovem, e mesmo que não fosse o que uma coisa impede na outra? Enfim a única coisa que Eragon e Roran tem pra se apaixonar é a beleza, porque Katrina é uma chata interesseira e Arya é fria e distante 90% do tempo, e nos outros 10% ela tá conversando coisas normais que não tem cabimento o mínimo romance.
Enfim, esse livro não precisava ser tão longo mas cresceu em quase todos os sentidos possíveis, estou ansiosa para o próximo.

Larisse 03/06/2022

Gostei muito
O flop da minha TBR de ABRIL foi achar que conseguiria ler esse livro em apenas 1 mês hahaha

Continuando a história de Eragon, em Eldest acompanhamos 3 narrativas: a de Eragon, de Roran e a de Nasuada.
Como o primeiro livro, o segundo é beeeeem descritivo.
Apesar de ter sido uma leitura demorada, eu gostei bastante. Foi muito bom acompanhar o treinamento do Eragon e também ver como estava Carvalhall, através do Roran. Eu só não achei muito produtivo as partes da Nasuada, mas talvez as partes que vimos pela narrativa dela faça mais sentido nos próximos livros.

Eu sou muito apaixonada pelo Eragon. Esse processo pelo qual ele tá passando (aprendendo a lidar com as responsabilidades de o que significa ser um Cavaleiro) me lembra muito minha própria trajetória de autodescoberta; nem sempre sabemos quem somos, para onde iremos, porque carregamos algumas cicatrizes que nos incomodam muito e como ser forte e seguir em frente independente de tudo. Posso estar viajando, mas pra mim, desde o primeiro livro, me senti muito conectada ao Eragon nesse sentido. Ele não é perfeito e isso é o que eu mais amo nele, pois ele tá aprendendo e acho fantástico acompanhar isso.

Sobre as partes do Roran, eu não me apeguei muito à ele, tenho minhas teorias aí, mas vou esperar... Mas é um personagem que, diferente do Eragon, sabe pelo que lutar, o que acaba fazendo com que ele age com mais convicção e tenha mais um perfil de líder.

Os plots do livro não são nada que um leitor de fantasia "experiente" já não tenha lido, mas eu gostei das revelações do final.

Ansiosa para ver como vai desenrolar o próximo livro.

urbickrobin 01/06/2022

Eu realmente não estava planejando dar 5 estrelas pra esse livro, por muitos motivos, mas assim, não teve jeito kkkkk. A quantidade de vezes que eu abandonei esse livro deveria ter sido mais do que suficiente pra esquecer dele, mas dessa vez eu estava empenhada a terminar e foi o que eu fiz.
O livro, analisando ele de forma geral é sim uma obra prima sem igual mesmo, mas algumas coisas realmente me incomodaram enquanto eu lia, como o fato de o livro ser dividido em dois ou até 3 pontos de vista, nas partes que a história do eragon começava a engatar mudava de ponto de vista e eu desanimava completamente para ler, e em muitos momentos era aí que eu abandonava. Um dos pontos de vista era do primo de Eragon, Roran que estava em Carvahall sendo atacado e precisava fugir, eu imaginava que ele iria encontrar com o Eragon e descobrir sobre a Saphira, mas isso demorooooooou pra acontecer, e só a partir daí a história do Roran realmente começou a ficar interessante. Mas NADA se compara ao final do livro que as reviravoltas não são muitas mas as que são SÃO. Acho que as últimas 250 páginas eu não li, eu COMI pq meu deus que história incrível, mal posso esperar pra ler os próximos livros.

Fabs 24/05/2022

Uma sequência superior
No início Eldest me deixou com os dois pés atrás, a escrita detalhista e arrastada parecia não levar a lugar nenhum e isso fez com que eu abandonasse o livro ainda nos primeiros capítulos, mas esse ano decidi voltar a leitura e a história cresceu diante dos meus olhos de uma maneira surpreendente. Eu me vi vidrado, querendo saber mais e mais, mesmo tendo algumas partes que foram maçantes, o livro sempre se reerguia mostrando que é uma sequência que veio para superar o livro anterior. Foi incrível viver essa jornada e me deixou ainda mais ansioso para os próximos volumes!

Bruna.Oliveira 20/05/2022

Nesse segundo livro começa a de ter narração de outros personagens p que eu achei ótimo porque temos muitas coisas acontecendo.
Gostei muito de como a história se desenvolveu e como o Roran que era aula personagem que eu sinceramente não esperava nada foi surpreendente.
O Eragon teve um grande desenvolvimento e amadurecimento ainda que ele não tenha nenhum avanço amoroso ele cresce em outros sentidos e se aperfeiçoa de uma forma surpreendente.
A Saphira começa a errar e isso é ótimo porque ela se mostra muito madura desde o seu nascimento mas é muito interessante ver que até mesmo ela se deixa levar pelos seus sentimentos.
O final foi muito bom e me deixou ansiosa pelo próximo livro.
Ivan.Lucio 20/05/2022minha estante
Tenho todos e to devendo de começar kk bom que lembrei aqui

Bruna.Oliveira 21/05/2022minha estante
Leia!!! Vale muito a pena.
Eu comecei a ler achando que não ia terminar nem o primeiro pq tava numa ressaca literaria horrível mas adorei e não consegui parar de ler.
Se você gosta de livros de fantasia que tem uma construção lenta e trabalha bem os personagens vc vai gostar.