Eldest

Resenhas - Eldest

Linn 17/06/2010

Pequena Evolução
Bom,

Neste volume tivemos uma mudança de tradutor, o que ajudou bastante a aceitar melhor a obra.

Senti uma mudança na forma como Christopher redigiu este livro. Particularmente, gostei das partes onde há a narração do que acontece com Roran. Ele se tornou um personagem muito melhor construído do que Eragon, sua evolução foi mais lenta e plausível, suas virtudes e defeitos são mais evidentes.

Com Eragon e as cidades dos elfos, não senti progresso, continua fraco, não consigo gostar do que leio, ainda não o vejo como alguém que possui objetivos, parecendo ser apenas uma vítima de seu próprio destino.

O teor filosófico deste livro consegue desviar o rumo da história inúmeras vezes. Eu até gostei, achei que ficou mais livre e cativante, mas ainda assim, acho que poderia ter sido feito de modo a se encaixar melhor dentro do enredo.

A personagem Angela é uma das que aceito melhor, gosto dos diálogos em que está envolvida. Já Arya é a verdadeira prova de que o autor não conhece nada do universo feminino, pois a donzela do livro tem todas as características psicológicas de um homem (sei que devia justificar meu argumento, mas eu precisaria ler novamente para me lembrar o que me trouxe esta sensação).

Bom, é isso. Resumidamente, considero o livro interessante. Mas está longe de ser um bom livro.
Evandro dourado 06/08/2011minha estante
Gostei muito da sua resenha.

O livro é até bom, mas tem muita partes chata na trama.

kel 05/01/2012minha estante
A Arya ser diferente é uma coisa que o Christopher Paolini explica, e muito bem no livro. :)

Wellington 31/08/2012minha estante
Seus argumentos não tem muitos fundamentos por isso não vou rebate-los.

Luh 08/11/2012minha estante
Concordo com a Kel, e acho que cada um tem o direito de se identificar ou não com a imaginação do autor, porém a questão da elfa, é que como diz o nome "elfa" não é humana, isso explica a diferença, e isso basta.

Doufe 04/04/2014minha estante
Eu entendo o que a Linn quer dizer, e não tem nada a ver com Humanas e Elfas.

Arya é do gênero feminino, e se enquadra no ideal de perfeição e amelismo "para casar" do mundo machista.

:D

Gabriel Matheus 27/11/2017minha estante
Estou gostando muito da obra, o primeiro livro, espero que a mudança do tradutor não baixe a qualidade dos outros livros.

Gabriel.Lima 25/06/2019minha estante
Pessoal, comecei por esse mesmo, será que comecei certo?

Mayara.Zampieri 16/06/2023minha estante
Moça, vc relatou tudo que eu senti lendo esse livro. Amei a sua resenha

Maria17478 16/12/2023minha estante
Eu infelizmente larguei o livro ele sinceramente nn me prendeu a leitura , o personagem principal deveria ser o mais forte em minha visão mais acabou sendo o roram

Tata 20/06/2010

O melhor de C. Paolini aqui são as cenas de ação - deixam clássicos como O Senhor dos Anéis no chão, chorando e chamando a mamãe. Mal posso esperar pela batalha final de Saphira com Shruikan (partindo do princípio de que haverá uma batalha entre os dois, obviamente).

O livro só não é ótimo porque eu não gostei do jeito que os elfos são retratados. Ganhador do título de Os Elfos Mais Clichês da Literatura. (PS: Agora, depois de ler Brisingr, eu totalmente retiro o que disse sobre os elfos aqui *cofblödgarncaham*)
Eder 12/06/2012minha estante
Meus olhos sangraram com a primeira frase dessa resenha...

Mayara :D 25/03/2014minha estante
Tudo o que tenho a fazer é repetir o primeiro comentário: Meus olhos sangraram com a primeira frase dessa resenha

Doufe 04/04/2014minha estante
Meus olhos sangraram com a primeira frase dessa resenha... [3]

A Mayara está correta. É tudo o que existe para comentar. --

ped5ro 16/01/2015minha estante
Meus olhos sangraram com a primeira frase dessa resenha... "4"
Acho até que meu baço saiu do lugar na hora que falei isso em voz alta e minha cadeira se partiu no meio.

Thiago Maciel 17/02/2016minha estante
Meus olhos sangraram com a primeira frase dessa resenha...(5)
Digna de fanboy

Lucas Abraão 27/02/2016minha estante
Meus olhos sangraram com a primeira frase dessa resenha...(6)
gif do Darth Vader gritando ''nooooooooo''

Constinne 06/09/2016minha estante
Meus olhos sangraram com a primeira frase dessa resenha...[7]

Xandy 01/08/2022

Enquanto em "Eragon" somos apresentados a esse novo mundo de fantasia, em "Eldest" podemos ver mais do desenvolvimento de Eragon, e apesar de parecer chato em diversos momentos, é muito bom para a história como um todo, já que o personagem não melhora de uma hora para outra. Existe toda uma construção em torno dele e o caminho que a narrativa toma é muito bom. Gostei bastante de uma certa revelação e estou curioso para saber como tudo vai se desenrolar nos próximos livros.
Jordão. 01/08/2022minha estante
O dragão desse livro é o mesmo do primeiro livro ou já é outro dragão?

Xandy 01/08/2022minha estante
O da capa é outro dragão

Jordão. 01/08/2022minha estante
O personagem principal desse livro troca de dragão ou já é outro personagem principal com outro dragão?

Xandy 01/08/2022minha estante
outro personagem com outro dragão

Jordão. 01/08/2022minha estante
Mas é personagem principal?

Um dos

G. Norris 19/08/2010

Eldest
Diferente do primeiro livro da série, este não me empolgou. Os capítulos não trazem um gostinho de quero mais e acabam sem despertar a curiosidade de que lê.
Gabriela Lemos 31/12/2010minha estante
To sentindo a mesma coisa! Já peguei o livro uma vez pra ler, fui até a pagina 70, dai parei...comecei tudo denovo! Agora to próxima da página 50 e a mesma frustração de antes...não to empolgada! Mas desta vez vou tentar ir mais longe pra ver se me conquista.

Ghuyer 29/12/2011minha estante
Engraçado.. Terminei de ler Eragon sem muita vontade de encarar Eldest, mas acabei achando esse segundo livro muito superior ao primeiro.

Marcos Souza 18/03/2012minha estante
Nada contra sua opinião. Mas concordo com o Ghuyer achei este livro melhor do que o primeiro. O segundo mostra a evolução da escrita (ou tradução) da saga.

G. Norris 19/03/2012minha estante
Eu tentei ler de novo. Não consegui. Acho que o Paolini perdeu a mão neste aqui. Não consegui me interessar mais pela saga. Sorry.

Rick 27/11/2013minha estante
Tudo bem que achei as narrativas as vezes bem cansativa, mas gostei mais de Eldest achei bem melhor que Eragon. É uma saga, então foi divididos em partes iguais, neste 2º livro é um êxodo que dá mais ênfase nos primogênitos como o próprio nome do livro o sugere, não dá pra ter ação e guerra o tempo todo, então conhecer melhor cada personagem, creio eu, que é bom para termos uma melhor aceitação ao final da trilha.

Jaguatirica 12/01/2022

É cada plot twist...
Gostei de Eldest bem mais do que gostei de Eragon. Percebemos neste segundo livro o quanto Paolini, o autor, evoluiu na escrita e na capacidade de abrilhantar a trama. Não faltou coesão e o timing foi ótimo. Muitas coisas que para mim eram óbvias foram reveladas, mas aquele final, quando Eragon descobre quem é seu pai... aquilo eu nunca poderia imaginar! Fiquei bons minutos de queixo caído com a informação.

Dei uma pausa na leitura ainda no ano passado, sendo que já estava no fim do livro. Precisei reler novamente e foi tão veloz. A leitura me empolgou muito. É um livro que vai acelerando, acelerando e não te deixa largar. As descrições por vezes tão ricas que parecem filmes e, por vezes, rápidas e enxutas demais, porém não menos interessantes.
Roran se provando o personagem mais marcante da saga, e o destaque em outros personagens muito interessantes e carismáticos. Como Orik, o anão, e Oromis e Vanir, elfos. Nasualda provou ser uma ótima rainha. E tantos outros bons personagens. Enfim, os personagens se tornaram ainda mais cativantes e, como acontece em sagas, me vi ainda mais apegada a cada um deles. Até em Eragon, que me irrita tanto kkkKkkkk
Enfim, feliz em não ter desistido do livro e ansiosa para continuar nessa aventura deliciosa!

?Aqueles que nós amamos são normalmente os seres mais estranhos para nós? (Oromis, p. 273)

?A história nos mostra inúmeros exemplos de pessoas convencidas de que estavam fazendo a coisa certa e cometeram crimes terríveis por causa disso. Tenha em mente, Eragon, que ninguém pensa em si próprio como um vilão, e poucos tomam decisões que julgam ser erradas. Uma pessoa pode não gostar de sua escolha, mas a defenderá o tempo todo porque, mesmo nas piores circunstâncias, acredita que é a melhor opção disponível no momento.? (Oromis, p. 336)
Kaique 13/01/2022minha estante
Como que ler kkkkkllklkkk sou novo

Man

Kkkk

Jaguatirica 13/01/2022minha estante
Oi! Então... O Skoob serve apenas para catalogar os livros, organizar leituras, etc..
Agora se você pergunta onde encontrar o livro, eu comprei na Amazon o livro físico. Você pode comprar o ebook ou baixar na internet por meio de p1rat4ria. Eldest é o segundo livro da saga "A Herança". Você deve começar a ler pelo livro "Eragon", que é um de capa azul

Gracias

Bru 27/01/2022

Eldest - o primogênito
Que livro nossa, no início não tava fluindo muito a leitura, pelos acontecimentos estarem meio parados e por esse livro ter MUITA DESCRIÇÃO. Mas livro longo costuma ser assim (pelo menos pra mim) de as primeiras 150 páginas serem muito lentas e depois só ir melhorando.

Adorei que nesse segundo volume teve além da narrativa do Eragon, as partes do Roran e da Nesuada, e os eventos de cada um deles foram todos muito emocionantes, nenhum era chato.

Muito bom que foi desenvolvendo mais o mundo de fantasioso de Alegaesia, tanto em questão dos lugares, quanto as culturas, religiões e idioma das outras raças, o universo que o Christopher Paolini criou é muito rico. Inclusive adoro o fato que no final da edição vem um vocabulário de pronúncia e um dicionário tanto da língua antiga, quanto a língua dos anões e dos urgals.

Além de toda a fantasia que tem no livro, a história é UAU, adorei demais, e as revelações do final que FINALMENTE me fizeram entender o título do livro. Gostei mais desse volume do que o primeiro, só não dou 5 estrelas por conta do início do livro que fez eu demorar a engatar na leitura. Recomendo demais esse!!
Malu 27/01/2022minha estante
Estou gostando bastante também. Realmente as partes da história do Roran e da Nasuada ajudam muito a fluir o ritmo de leitura.

Bru 28/01/2022minha estante
@malu ajudaram dms, o desenvolvimento do Roran impecável

Empilhados 28/01/2022minha estante
Ainda estou na parte lenta, mas seguindo firme e forte!! kkkk

Bru 28/01/2022minha estante
@fabiana continua na luta que dps vale muito a pena ??

juliarfs 14/09/2021

cansativo, mas bom
diferente do primeiro livro, achei a leitura desse muito cansativa, muitas coisas não faria falta nenhuma na história, não teve motivo para estarem ali
mas meu amor por esse universo e pelos personagens me fez amar a leitura, apesar de tudo

estou curiosa para saber como vai ser o decorrer da história, ficou muitas perguntas que precisam de respostas, já imagino cenas incríveis de ação na continuação
Oliver 16/09/2021minha estante
Justamente, eu acabei abandonando. Li Eldest com muito sacrifício. O que não deve ser feito. Um dia eu tenho certeza que voltarei para essa saga. Só não sei quando.

juliarfs 16/09/2021minha estante
acho que foi o livro que mais demorei a ler, mas não pretendo abandonar, me apeguei muito a tudo kkkk mas espero que os próximos sejam melhores

Oliver 16/09/2021minha estante
E maiores kkk

Ana.Santos 14/03/2016

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Um boa história, mas dá um sono, uma enrolação, eu acho que o escritor enche muita linguiça para o livro ficar grande.
Ju 15/03/2016minha estante
Sério? Eu amo demais essa coleção!! Ficava empolgada demais e não parava de ler. Quanto a ele escrever demais pra ficar grande, bom o que eu sei foi que o que era pra ser uma trilogia, virou 4 livros por ele não CONSEGUIR parar de escrever e ficar muito grande kkkk Mas apesar de ter achado entediante, termine de ler a saga :D

Felippe.Paiiva 19/08/2016minha estante
Tbm achei esse livro bem chato, preferi muito mais o primeiro e to com medo de não gostar dos outros, afinal eles são maiores.

Juliana 26/09/2016minha estante
Estou empacada com esse livro também...

Wandert 02/11/2023minha estante
É uma saga muito boa, mas eu desanimei demais nos brisingr... A história ficou bem fraca

Aifos12 02/11/2023minha estante
Acho que não tinha necessidade de ser tão grande

Matheus.Bastos 02/11/2023minha estante
Concordo com você Aifos12. Do meu ponto de vista, toda a saga do pessoal de Carvahall poderia ter sido mais resumida, e contada de uma forma mais genérica no encontro dos dois no final. Isso termina que torna o livro um pouco cansativo as vezes e desestimulante, pq termina que quando vc está acompanhando uma fase muito legal do treinamento de Eragon, aí corta pra narrativa de Roran. Mas penso também que, se tivesse sido feito de forma resumida, talvez sentíssemos falta dos detalhes de como Roran fez para chegar onde chegou

Liddy 27/08/2009

Você deve estar se perguntando: “ Se o primeiro já foi irritante então por que leu o segundo”, bom tenho duas coisas para dizer: nunca deixo algo pela metade e eu ainda tinha esperanças de ver o estilo dele evoluir.
Não vou dizer que foi perda de tempo, foi apenas um investimento não muito lucrativo =P.
Eu tinha alguma esperança de que o autor mudasse o estilo e tornasse as coisas um pouco mais interessantes e deixasse os personagens um pouco menos obsessivos (Eragon só era capaz de se concentrar em um objetivo de cada vez).
A obra ficou só um pouco interessante, com a mudança no ângulo de visão, já que Roran passou a fazer parte do foco... mas voltou a ficar entediante por que Roran e Eragon pensavam e agiam da mesma forma, mas apenas usavam métodos diferentes.
vsc bibliotecária 10/09/2009minha estante
Assino embaixo a sua resenha!!! Sou da mesma opinião!

ped5ro 16/01/2015minha estante
nossa! Achei que só eu tinha achado isso. Tudo mundo diz que é muito bom e blá, mas a narrativa do Christopher cansa, tem muita coisa que poderia ter sido retirada, cenas que não tem pé nem cabeça no livro, um clichês bobos que dão muita vergonha alheia. Apesar da história por trás da história ser boa!

Taty 13/09/2016minha estante
Concordo total!!! Vi muitas opiniões positivas e como adoro sagas, magia e tudo o mais resolvi investir! É um lenga lenga sem fim! O final do primeiro eu já estava lendo pulando frases e parágrafos. Comecei o segundo e não aguentei!
Realmente é uma história muito criativa, mas a abordagem, digo isso na minha opinião, pecou demais!

Lightwood 01/05/2017minha estante
Não sei se também viu isso com o desenrolar da história, mas o verdadeiro "romance" está na amizade e companheirismo de Eragon e Saphira. Fica muito mais forte e visível quando se chega em Brisingr. Para mim, o romance entre Roran e Katrina é o suficiente.

Maria Bia 26/05/2017minha estante
Siiim! É uma relação linda a de Cavaleiro e dragão. Admirável, até.
Concordo. Roran e Katrina são mais que suficiente, mas ao mesmo tempo a curiosidade sobre o que Arya sente, de fato, chega a ser sufocante. Até que em Herança, descobre-se. HAHAHA

Adri 03/10/2021minha estante
Finalmente alguém falando dos problemas de coerência desses livros. Eu terminei agora esse livro e também preciso de uma pausa. Minhas considerações foram exatamente as mesmas que as tuas.

Eduardo.Staque 04/10/2021minha estante
Dê uma pausa mesmo, pois as coisas se mantém nos outros livros, infelizmente.

Catharine 11/10/2015minha estante
Kkkkkkkk finalmente alguém falou dos desmaios de Eragon!
Ótima resenha, falou tudo!

OBs:ele continua desmaiando em Brisingr kkkk

Rafa 13/10/2015minha estante
Não tem como deixar passar essa quantidade absurda de desmaios auhauhauahua