Tristão e Isolda Fernandel Abrantes

Resenhas - Tristão e Isolda

Dantas 19/03/2024

Tristão e Isolda
Gostei bastante da narrativa dessa edição, leitura gostosinha sem muitas delongas... personagens cativantes, eu gostei muito do filme na época que assisti, hoje depois de ler o livro vi que poderiam ter explorado muito mais as aventuras narradas no livro. Um Romance medieval , um casal apaixonado ? Ou seria obra de magia? Em fim indico

Naty Alves 19/03/2024

Um trágico poético
Tristao e isolada é daqueles romances trágicos carregados de drama e infortunio . Um espécie de Romeu e julieta, no arco arthuriano sim, ele faz até uma pontinha aqui.

É uma estória envolvente, os personagens são muito humanos, aqui vemos o ciúme, a inveja, a agustia, traição, paixão, amizade, bravura, lealdade, e amor. Ainda que não concorde com algumas atitudes é interessante acompanhar, o texto é bonito e bem escrito apesar da linguagem antiga.

O conto tem inclusive tons de contos de fadas como a ideia de matar dragões para conseguir a donzela, o arquétipo do Herói e da donzela é bem presente, porém como disse eles não são perfeitos têm suas qualidades e defeitos.

Em partes a bastante violência e lutas de espadas, mortes, e as escolhas não são minimizadas apesar de ficar claro para o leitor o " infortúnio " que os acometeu como se fosse o destino deles. Os capítulos são curtinhos, tudo acontece rápido e o próprio narrador diz não querer enrolar.

Um bom livro para ler

Leonardo Nóbrega 10/03/2024

Tiro deste livro mais a história de um amor dramático que jamais deveria existir e que por isso mesmo inflige tanta dor nos protagonistas e naqueles que os rodeiam do que uma bela e sonhadora história de amor.

Boa história, bom livro, porém esta maneira medieval de contar histórias não é o que mais me agrada.
Rogéria Martins 10/03/2024minha estante
Resenha impecável! Amei!
Fiquei super curiosa para ler este livro

Joi @colecaodajoi 05/03/2024

Tristão e Isolda conta a história de amor entre o cavaleiro Tristão, originário da Cornualha, e a princesa irlandesa Isolda (ou Iseu), protagonistas de uma história medieval de amor baseada numa lenda celta

Tristao e isolda não foi uma leitura fácil mas ainda assim foi um boa leitura. Como um clássico eu não esperava nada menos dramático e profundo.

O caso de amor impossível entre tristao e isolda é totalmente tocante, tudo o que eles passam para conseguir ser fiel ao seu amor gera sentimentos de empatia no leitor.

Tive dificuldades com o linguajar mais arcaico e com isso, demorei bem mais do que costumo para ler - sim, tenho o costume de ler clássicos mas sempre pego as versões com escrita mais atual -.

Adorei a experiência de novamente sair da minha zona de conforto e explorar uma escrita nova e instigante.

Lidce 03/03/2024

Tristão e Isolda
Que leitura boa. A sensação é que voltei lá em "As Brumas de Avalon", relendo sobre as lendas Arturianas. Inclusive temos a visita de Arthur nesse livro.

Super recomendo. História bem fechada com um final poético.

Luisa 02/03/2024

A história de dois amantes que enlouqueceram de amor
De acordo com Luís Fernando Veríssimo, "A paixão queima, o amor enlouquece [...]", acho que esses seriam os conceitos perfeitos para descrever esse livro.
Esse conto, segundo os trovadores, são exclusivamente para os amantes, para aqueles que se amam fervorosamente, para aqueles que se entregam ao amor, como Tristão e Isolda.
Acontece, que nem todas as nossas decisões são as certas, e foram as erradas que os levaram a ter um fim trágico e solitário.
Este é um conto muito antigo, mas que é bastante rico, e indico a todos que gostam de contos do tipo.

liricamente 20/01/2024

"Aos sonhadores, aos enamorados, aos ciumentos, a todos aqueles a quem o desejo morde, aos divertidos, aos enlouquecidos, a todos aqueles que lerem esta história! [...] escolhi-o para ilustrar e embelezar esta história, a fim de agradar aos amantes e de estes aí encontrarem com que deleitar o coração. Possam eles dela tirar reconforto contra as traições, contra as injustiças, contra as dores, contra as lágrimas, contra todos os desgostos de amor!"

Juju 15/01/2024

Lenda Medieval Celta de Amor...
Leitura rápida, não muito difícil, que conta a história (e os perrengues) de amor de Tristão e Isolda!
Muito drama, tragédia, estratégias, lutas, filtro do amor, reis, intrigas... Uma grande obra, passada pela tradição oral, que permeia até os dias atuais.
Super recomendo! Não é perda de tempo!

Jenifer25 30/12/2023

Bom ler uma obra que inspirou tantas outras?
Cavaleiros, dragões, poções, castelos? tantos elementos presentes em filmes/desenhos que assistimos na infância e que tem como inspiração essa história.
A leitura pode ser um pouco ?chata? para alguns devido a linguagem, mas o bom é que traz a ideia de que realmente você está lendo algo que não é de agora e de fato, não é desse tempo!

melnoliteraverso 14/12/2023

Avaliação: Tristão e Isolda
Avaliação da narrativa:

- O livro me prendeu?: ?????
- Ambientação: ?????

- Capa: ?????
- Diagramação: ?????
- Tradução: ?????
- Revisão: ?????
- Qualidade da folha: ?????
- Qualidade da estrutura completa do livro: ?????

Média da narrativa: 5

____________________________

- Instagram: @melnoliteraverso
- Tiktok: @melnoliteraverso

Bastos 28/09/2023

O livro é legalzinho, a história até prende só que tudo acontece muito rápido então acaba perdendo um pouco da emoção e isso é foda pq você fica interessado nos personagens e nas desavenças amorosas.

Barb 15/08/2023

(Re)lendo livros que eu deveria ter lido na escola (pt. 2)
Deveria ter lido na época de ensino médio, mas resolvi assistir ao filme, aliás, tem todo o sentido fazer prova de literatura vendo filme do livro ?. Finalmente peguei pra ler, quase 10 anos depois, e eu surpreendentemente amei. Eu realmente não esperava gostar tanto quanto gostei, foi uma surpresa excelente. Levei um tempo para me acostumar com a escrita, mas no final acabei amando e foi bem fácil de entender (e ainda deixou saudades). Mas é aquilo: não entendo como este tipo de livro é obrigatório pra adolescente, até porque na época eu mesma não entendi lhufas quando tentei ler. No mais, super recomendo a leitura.

Clio0 11/08/2023

Eis a história responsável pelo que é considerado como o tema de amor mais triste das operas já lançadas. Foi tema de novela, filmes, e há inúmeras referências em outras mídias. Hoje, cede espaço para novas histórias, mas ainda é referência para todas as tragédias de amor.

A trama segue os preceitos básicos dos romances de cavalaria, onde um cavaleiro e a esposa de seu amo se apaixonam e passam por inúmeros dissabores enquanto resistem a todos os conflitos e tentam manter pura a sua relação. Assim como na história de Lancelot e Gwenevere, o casal aqui fracassa totalmente.

Recomendo apenas aos apaixonados pelo tema, pois não sendo uma edição adaptada, os termos são antigos e a narrativa segue preceitos medivais. Não é uma leitura fácil.