Assassinatos na Rua Morgue

Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe

Resenhas - Os Assassinatos da Rua Morgue - adaptação

Claudinei 26/03/2024

Pequena seleção de contos , enormes referências...
Edgar Allan Poe foi, sem dúvida, o precursor das histórias policiais e de mistério, e este pequeno livro, reunindo alguns de seus contos, nos mostra o porquê.
Este livro reúne seis contos do autor, originalmente publicados entre 1841 e 1849. Os cinco primeiros são: "O Demônio da Perversidade", "Hop-Frog ou Os Oito Orangotangos Acorrentados", "Os Fatos que Envolveram o Caso de Mr. Valdemar", "O Gato Preto" e "Nunca Aposte sua Cabeça com o Diabo". Embora esta sequência não siga uma ordem cronológica, apresenta uma graduação na complexidade dos mistérios contados pelo autor, todos voltados a uma temática que coloca o leitor a refletir sobre o sobrenatural nos casos apresentados.

O último conto, intitulado "Assassinatos na Rua Morgue", considero a cereja do bolo desta pequena seleção. Antes de adentrar propriamente no conto, Poe contextualiza o leitor sobre o raciocínio lógico e analítico, através de seu narrador sem nome, para um melhor entendimento da história.

Se você é fã de autores como Sir Arthur Conan Doyle, Agatha Christie e de seus personagens Sherlock Holmes e Hercule Poirot, com certeza verá um pouco de cada um aqui no personagem C. Auguste Dupin, protagonista do conto. Um crime ocorrido em determinada madrugada em uma das residências da Rua Morgue, vitimando mãe e filha de forma brutal, com vizinhos presenciando parcialmente o ocorrido, mas sem testemunharem a execução do crime em si. Um caso praticamente sem solução para a polícia francesa, despertando a curiosidade do narrador e seu amigo Dupin ao lerem a fatídica notícia. Sentindo-se desafiado, Dupin utiliza a ciência da dedução para elucidar o mistério.

E aqui percebemos como Poe foi referência não somente para os autores que mencionei, onde seus personagens claramente lembram as duplas Sherlock e Watson e Poirot e Hastings, mas também para tantos outros autores influenciados pelo contista gótico, que criaram tantas histórias policiais e de mistério fantásticas. Um livro de leitura fluida, com os cinco primeiros contos possuindo 12 páginas cada (na versão digital) e o principal, que dá nome à seleção, com 44 páginas. Uma leitura que certamente agrada aos apreciadores do gênero.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

bwetlejuice 04/03/2024

Maluquice o que esse cara fazia meus manos. a maioria dos contos me proporcionou uma leitura única e fluída mesmo com os horrores e bizarrices narradas

Paulo474 06/02/2024

A inspiração para Sherlock Holmes
Edgar Allan Poe é um dos mais conhecidos autores de contos da história, seu conto "O Corvo" é um dos mais famosos, mas ao lado deste, podemos citar "Os Assassinatos da Rua Morgue" e diferentes dos contos de terror, este mostra uma outra faceta de Poe, a de autor de contos policiais.
Fato é que pensar em casos policiais, nos remete a Sir Arthur Conan Doyle e o detetive mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, mas o que não é sabido é o fato de Poe e seu "detetive" August Dupin serem inspiração pra esse personagem.
Além disso, a obra conta com outros contos de Edgar Allan Poe, como o Gato Preto, Hop-Frog, etc.

Di3guuu 15/01/2024

Ótimos
Apesar de não ter gostado do primeiro conto, os restantes foram ótimos. Sem dúvidas um dos meus escritores favoritos.

ldmlsz 11/01/2024

Um livro que larguei e voltei a ler umas 10 vezes, mas para quem gosta de mistério, terror e suspense é um livro e tanto. Apesar de gostar desse gênero, não achei a leitura fluida. Quero ler outros livros do autor para ver o que acho da leitura.

Raica.Jeremias 05/01/2024

O livro é muito bom, utiliza um vocabulário avançado e algumas histórias são interessantes (não indicaria para adolescentes menores de 16 anos).
Porém, ele é bem pesadinho, pois descreve muitas cenas de assassinatos brutais.

Ingrid 26/11/2023

Interessante
São vários contos curtos e o último é o Assassinato na Rua Morgue,um mistério envolvendo o assassinato brutal de mãe e filha,a polícia não consegue desvendar pois tudo parece meticulosamente bem elaborado,mas o final surpreendente,nada tão impactante mas o assassino é alguém/ algo que ninguém imaginaria...

Maath0 16/08/2023

Não era o que eu esperava
Conheci o nome do Edgar Alan Poe de tanto ele ser citado como grande nome de histórias de crime e investigação, não tinha referências então resolvi ler esse primeiro e honestamente eu não gostei dos contos. Aquele do primata que foge (não me lembro qual espécie era) foi o que eu mais desgostei. Talvez eu tenha começado pelo livro errado com o Edgar, ainda darei uma outra chance.

Lucas559 26/07/2023

Mestre do terror
Ao ler o livro ficam muito claros os motivos que tornam Edgar Allan Poe tão aclamado. Todos os contos te trazem uma aura de tensão e macabro durante a leitura, as descrições te deixam desconfortável. Fazia muito tempo que não sentia algo assim lendo um livro.
O conto que traz o nome na capa do livro é genial. Me peguei diversas vezes voltando às páginas anteriores para tentar decifrar o caso antes de Dupin.
Poe traz um estilo que influencia escritores e outras produções de outras mídias até hoje. Você consegue imaginar Vincent Price narrando, Bella Lugosi interpretando os personagens. Estamos falando, sem dúvidas, do mestre do terror

Acácio 08/05/2023

Alguns dos melhores contos do autor todos no mesmo livro
Li esse livro quando era adolescente e resolvi reler após um dia que ouvi Muders in the Rue Morgue do Iron Maiden.
Não é a toa que Edgar Allan Poe inspirou tantos autores do gênero de suspense e investigação. Os contos prendem demais nossa atenção ao ponto de eu ter lido o livro todo em apenas um dia.
Alguns contos são melhores do que outros, aqui destaco O Gato Preto e o conto que dá nome a esta coleção.

Ayron Barsan 23/03/2023

Atemporal e Realista
Este livro é uma coletânea de contos do Poe, mas nem arrisco dizer "os melhores" porque a maneira como ele escreve não tem erro. Todos são incríveis e surpreendentes.

Ele tem um padrão de escrita que, ao meu ver, é assim: uma introdução filosófica e conceitual, uma história rica em detalhes e um final assustador - e tudo sem um pingo de sobrenaturalidade, no máximo umas psicopaticas e fantasias.

Ele escreve de forma tão realista, e por isso surpreendente, que eu pensava "isso poderia acontecer" ao final de cada conto. Rsrs....

riosmari 09/03/2023

O livro é ok. muitas palavras difíceis e muita enrolação em alguns contos! (marquei 5 estrelas errado, era pra marcar 3).

Andrecruz.psi 25/02/2023

Cada conto tem o seu toque de horror.
Para quem gosta de ser surpreendidas com uma boa leitura o "Assassinatos na rua morgue" é uma boa indicação.

Além do conto principal que dá o título do livro há outras 5 histórias empolgantes.

Cada uma com o seu brilho e o seu toque de terror.

Edgar Allan Poe foi um grande escritor, se não fosse ele, não teriamos contos tão estigantes e inspiradorea.

dudalibrarys 12/01/2023

Razoável
O livros apresenta duas histórias: O assasinato na rua Morgue e o Escaravelho de Ouro. Não achei algo muito promissor, o único mistério (O assasinato na rua Morgue) é desvendado rapidamente, em uma página você conhece o caso e na outra você ouve o mistério resolvido. O mistério é interessante mas tudo foi passado muito rápido. Já na história do Escaravelho de Ouro eu realmente achei pior, novamente os acontecimentos foram rápidos e confusos. A única qualidade das histórias é a narrativa detalhada.