Assassinatos na Rua Morgue

Edgar Allan Poe

Resenhas - Os Assassinatos da Rua Morgue - adaptação

Ale Giannini 18/03/2021

Adorei
Um livro com alguns contos de Edgar Allan Poe.

Conhecia-o de nome, por ser um percursor das histórias de crimes e investigações policiais, por inspirar outros grandes nomes do mistério e suspense.

Fiquei surpreso com os contos de terror, em especial "O Gato Preto", um conto de terror que é impossível passar indiferente, realmente assustador!

mel ð¯ 02/07/2021

Eu li este livro para a escola e gostei.
Por ser um livro de contos não fica muito cansativo, mas fica pouco explorado, o melhor destes contos são as reflexões, mas eu esperava uma coisa sobrenatural do edgar, fui com expectativas erradas.
Tem contos que você não gosta, mas eu gostei muito da maioria, o grande conto do título eu gostei e o final é surpreendente.
Cathe 02/07/2021minha estante
Já leu A Queda da Casa de Usher, do Poe?

mel ð¯ 02/07/2021minha estante
não, é bom?

Cathe 02/07/2021minha estante
É o meu preferido até agora

Vinicius 18/10/2010

O Pai de Sherlock Holmes e Hercule Poirot
Que Sherlock Holmes e Hercule Poirot são grandes detetives do romance policial, todos nós ja sabemos, mas o que poucos conhecem é o nascimento das histórias de detetives.
Assassinatos na Rua Morgue, de Allan Poe, foi a obra que iniciou esse movimento literário que ganhou fama com as histórias escritas por Conan Doyle e Agatha Christie, e trás um caso um tanto quanto intrigante no conto principal do livro, que leva mesmo nome.
Outros contos macabros neste livro certamente agradam aos fãs de terror/suspense, tais como O Gato Preto e Nunca Aposte Sua Cabeça com o Diabo, que trazem figuras medonhas e misteriosas em seu enredo.
Por ser um Pocket Book seu custo comparado com os Best-Sellers é bem barato, e nem por isso o leitor será privado de boas histórias, aliás, que sempre dão vontade de ler novamente quando chega-se ao fim do livro.

Di3guuu 15/01/2024

Ótimos
Apesar de não ter gostado do primeiro conto, os restantes foram ótimos. Sem dúvidas um dos meus escritores favoritos.

bwetlejuice 04/03/2024

Maluquice o que esse cara fazia meus manos. a maioria dos contos me proporcionou uma leitura única e fluída mesmo com os horrores e bizarrices narradas

carol 08/06/2022

Mto top
Dos contos do livro acho que meu favorito foi Hop-Frog,mas todos são mto bons.Recomendo pra caramba !
marquinas 13/02/2023minha estante
livro ruim que nem essa tal de ponto sales

Manu 15/05/2021

Literatura policial clássica: importante conhecer o Poe
O mais importante conto do livro - que dá nome ao título - foi publicado em 1841. Mesmo sendo escrito ainda na século XIX, a leitura é suave, a notas de rodapé da L&PM ajudam a entender algumas expressões e os contos possuem temáticas envolventes.

Porém, acredito que nos primeiros contos Poe embarca numa reflexão filosófica que não gera nenhuma grande associação aos contos. O primeiro, ?o demônio da perversidade?, tem mais filosofia do que conto em si, e termina de forma abrupta.

O melhor conto do Poe, que me lembrou King, é o gato preto. Envolvente, misterioso e tenebroso. Seria o conto 4.5 da coletânea.

O último e mais famoso, conhecemos a forma investigativa que deu origem a tantos outros livros de outros autores. Um indivíduo analítico-genial que gosta de conhecer casos misteriosos. O Dupin pode ser visto como um Sherlock ou um Poirot.

Quem já leu obras clássicas de investigação, não vai achar nada demais, mas legal saber de onde veio toda a inspiração. Poe também parece ser um escritor debochado, as conclusões muitas vezes beiram o satírico. O final desse, inclusive, é muito cômico e até surreal.

Como o livro é curto, os contos também da pra curtir de forma rápida. Então vale a pena conhecer. Não acredito que vá ser decepcionante para alguém ler um livrinho de 160 páginas, principalmente por sua importância histórica.

Weslei 14/04/2020

As palavras reverberam até nos ossos
Meu primeiro contato com Edgar Allan Poe. Me surpreendi com sua forma de escrita. Ainda que esse livro tenha como texto principal o Assassinatos da Rua Morgue, essa história pouco me cativou enquanto conteúdo, talvez por já ser um leitor iniciado aos livros de Sir Arthur Conan Doyle, o escritor por excelência desse estilo. No entanto, a forma de construir a história, trazendo a luz o diálogo interno dos personagens - ainda que de maneira externa como um observador - e nos fazendo acompanhar passo a passo das angústias vivenciadas em meio a tensão do contexto, é uma marca fantástica de Allan Poe. Impressiona a capacidade em nos fazer ficar petrificados de tensão, como se estivéssemos em meio a insanidade e tensão das histórias. Os outros textos, nesse sentido, acabaram sendo ainda mais apaixonantes para mim, justamente por trazer esses elementos de maneira mais intensa, na temática que Allan Poe domina: o horror, suspense, thriller.

Destaco "O demônio da perversidade", texto que me fez suspirar com a forma extremamente cuidadosa que foi escrita. Cada linha produzia sentimentos diferentes. Ora incitando o medo, ora a reflexão.

Bia Brasil 04/06/2022

Não é um gênero que eu tenha muita familiaridade e realmente foi o meu primeiro contato com qualquer obra do autor, mas eu achei muito boa a forma como ele conduz suas histórias e me via presa em todas as suas linhas de raciocínio.

É muito interessante também observar como ele serviu de referência para outros nomes tão grandes como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle.

Recomendo muito a leitura!

Guilherme.Reis 12/03/2021

O livro te prende muito, des do começo ele te deixa com aquela vontade de descobrir o que aconteceu, confesso que o final não era como eu esperava, porém é bastante aceitável.

Caique.Taguti 12/04/2021

Ótima leitura
"Nesse primeiro conto, a primeira e segunda página alguém pode desistir e deixar pra ler depois, pós o texto é bem difícil de ler pra quem não está acostumado, mas vai fundo pois isso tem um motivo, gostei do conto." 3/5

"Segundo conto: Hop-frog ou Os oito orangotangos acorrentados - gostei, mas até agora minhas expectativas quanto ao Poe não estão sendo superadas, espero que nos outros contos isso mude..." 4/5

"Terceiro conto: Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar - O que mais me surpreendeu na questão da imaginação do autor, o melhor até agora..." 4/5

"Quarto Conto: O Gato preto - esperava mais desse conto por um dia famosos de Põe, porém coloco ele em segundo até agora desta edição, por enquanto o caso de Mr. Valdemar é o que mais gostei, vamos ver os dois últimos faltantes para ler..." 3/5

"Penúltimo conto: Nunca aposte sua cabeça com o diabo - Meio monótono, porém conseguiu passar o que Poe queria desde o começo, podemos sentir a ironia nítida dele neste conto..." 2/5

"Último conto: Título do livro - Com certeza o melhor conto disparado, o jeito de como Poe conta a história nas visões dos dois personagens principais é de uma maestria muito boa de seguir as linhas até o final, como seu desfecho inesperado. Um ótimo suspense..." 5/5

Milena 14/09/2012

Estava ansiosa para ler Poe e gostei e não gostei ao mesmo tempo! Pode?
No início de cada conto ele descreve os sentimentos ou situações que envolvem o protagonista e ao mesmo tempo que achei interessante achei também que dificulta a nossa entrada na história.
Poe tem uma escrita única e pede um leitor afinado com o seu jeito de escrever, não é difícil lê-lo é diferente, novo. Acredito que no próximo livro eu consiga extrair mais de suas histórias.

-O demônio da perversidade: custei a perceber que não haveria ação propriamente dita e sim que eram os pensamentos de um condenado por um crime, ainda sim gostei.
-Hop-Frog: esse conto tem o final mais chocante e a sangue frio, mas achei a história dele meio irreal.
-Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar: gostei desse, hipnose é um assunto interessante e nesse conto teve uma abordagem diferente.
-O gato preto: conto interessante, bem desenvolvido, com um personagem que perde a cabeça gradualmente. Infelizmente fiquei triste em dobro porque adoro gatos inclusive os pretos e me choca imensamente os maus tratos ao animais.
-Nunca aposte sua cabeça com o Diabo: Achei interessante o conto, mas no final não entendi porque ele fala que o amigo dele perdeu a cabeça (literalmente falando) e que ele o levou para casa e que ele não quis tomar os remédios! Não sei se isso foi uma ironia do autor, enfim, o fato é que não entendi mesmo!
-Assassinatos na rua Morgue: o melhor dos contos na minha singela opinião. Conan Doyle com certeza se inspirou nesse conto para trazer ao mundo meu amado Holmes. E apesar de Holmes não gostar de Dupin eu o achei muito interessante também.

dieipi 16/05/2022

PERFEITO
lindo
perfeito
maravikhoso
MELHOR LIBEO

SIMPLESMENTE UMA RIQUEZA DE CONTEUDO FENOMENAL ESSSE É O MELHOR LIVRI QUE EU JA LI EM TODA A MINHA VIDA TA VENDO ISSO IRIS
Iris 16/05/2022minha estante
eu amo o karma

dieipi 16/05/2022minha estante
akdhsnzbsnznzb

yasmin !! 16/08/2022

simplesmente genial, não tem outra palavra melhor para descrever
Eu já fui pega de surpresa no começo, com a introdução sobre pensamento analítico e jogos de xadrez e damas. A princípio, achei que era um tipo de floreio pra deixar a narrativa mais rebuscada e interessante, mas fui totalmente surpreendida pela coerência com a história no geral.
Não é minha primeira experiência com Poe, mas foi a primeira vez em que me aprofundei de verdade em um dos gêneros que ele escrevia (nesse caso, mistério). E embora eu não goste dele como pessoa, tenho que admitir que ele era um escritor excepcional.
Para começar, eu nunca vi uma narrativa policial se desenvolver dessa forma em torno da análise além de Sherlock Holmes, e principalmente, eu nunca vi um assassino assim. Não sou nova lendo o gênero, e inclusive li algumas obras de seus sucessores: Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, mas ainda assim nunca li nada assim.
Eu gostei muito, mesmo que eu seja suspeita a falar já que amo narrativas envolvendo códigos e criptografia como em O escaravelho de Ouro, e cenas de assassinatos aparentemente sem solução como em Os assassinatos da Rua Morgue.

Thaisa 02/07/2020

Este livro conta com 6 importantes contos da vasta obra de Edgar Allan Poe: "O Demônio da Perversidade", "Hop-Frog", "Os Fatos Que Envolveram o Caso de Mr. Valdemar", "O Gato Preto", "Nunca Aposte Sua Cabeça Com o Diabo" e "Assassinatos na Rua Morgue".
Todas estas histórias girarão em torno do horror, da crueldade, do sobrenatural, da ciência e do medo.
Enquanto algumas trazem reflexões sobre a maldade inerente ao homem e à sociedade, tanto através de palavras quanto através de atos, outras focam naquilo que não tem explicação, mas que nos aterroriza da mesma maneira.
Poe é um dos meus autores favoritos, sendo um dos escritores explorados na minha pesquisa sobre o duplo, então algumas dessas histórias eu já conhecia e adorava, como "Os Fatos Que Envolveram o Caso de Mr. Valdemar" e "O Gato Preto". Por outro lado, me deparei, pela primeira vez, com um lado sarcástico e irônico do autor que eu não conhecia, e "Nunca Aposte Sua Cabeça Com o Diabo" foi uma grata surpresa!
E é verdade que só agora li um de seus escritos mais famosos, "Assassinatos na Rua Morgue", uma trama que conta com a participação do detetive C. Auguste Dupin tentando desvendar algumas estranhas mortes e se deparando com uma conclusão mais do que inesperada...
No final das contas, foi uma experiência incrível, que me fez lembrar porque gosto tanto da escrita de Edgar Allan Poe, e é um livro que recomendo para qualquer leitor que ainda não conhece o autor!

"Não há na natureza paixão tão diabolicamente violenta como a do homem que, tremendo sobre as arestas dum precipício, sente passar-lhe pelo espírito a ideia de se lançar nele."

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros