Em nome do desejo

Em nome do desejo João Silvério Trevisan

Resenhas - Em nome do desejo

Virgínia 06/07/2009

Pride & Prejudice
O amor não tem cor, idade ou sexo...a descoberta desses jovens é pertubadora...viver esse amor é passar por cima dos proprios pré conceitos, o autor mostra de forma simples e leve essa historia que mexe com os conceitos de uma sociedade sobre o que é o amor!

jaircozta 26/03/2020

tenha fé no amor e somente nele.
#livro Em nome do desejo
#autor João Silvério Trevisan

A primeira informação que preciso trazer sobre este livro é: creia nele.
A segunda é: todo ser humano deveria ler este romance.

Por meio da narrativa autodiegética, em tom confessional, apresenta-se a nós o protagonista Tiquinho que, através de suas lembranças, nos brinda com os fatos da sua adolescência num colégio interno para formação de seminaristas. Tudo parte das memórias adormecidas que são despertadas ao revisitar o lugar onde passou parte de sua juventude, onde viveu violências comparáveis às infligidas a Sérgio no romance O Ateneu, de Raul Pompeia, mas que, aqui, não carrega uma homossexualidade velada, mas revelada a nós, leitores. Da paixão imensa e inocente pelo colega Abel às violências e às repressões múltiplas praticadas por párocos, passando pelos conflitos internos e torturantes comuns a LGBTs durante a fase de puberdade, à descoberta do sexo e do amor e da correspondência interditada pela religião que sombreia toda a narrativa como antagonista ao amor clandestino num lugar frígido e hostil não só pelos castigos físicos contra a carne, mas pelos traumas permanentes que essa instituição ainda causa a nós.

Em Nome Do Desejo, do jornalista, escritor e cineasta João Silvério Trevisan, é atual, pungente, nos envolve, possui densidade mas também bom humor e poesia transbordante, e talvez por isso mesmo, tornou-se um dos livros de maior sucesso com temática homoafetiva e homoerótica do Brasil. Trevisan é um dos mais relevantes escritores LGBTQIA+ vivos no país e a ele devemos muito do que se conquistou para nossa comunidade.

Locimar 30/08/2020

Um sacramental
O exemplar desde livro, foi um "presente" de um amigo falecido, meu querido irmão Maurílio. Após sua morte, deixaram que eu pegasse algo de sua numerosa biblioteca. Pegue este livro e um Morangos Mofados do Caio Fernando Abreu e um CD da Gal. O guardo como se fosse um tesouro. Vem com a seguinte dedicatória pois Maurílio havia ganhado de um amigo: "Ao Maurílio pela sua amizade, compreensão e amor aos seus semelhantes. Com carinhoso abraço do amigo Sérgio Porto. Passo Fundo, dez 88. Logo acima do título, ele mesmo, Maurílio escreveu: "Ir. Maurílio" com a caligrafia que lhe era peculiar. Saudades de ti, meu irmão amado. Nos encontraremos e riremos novamente de nossas andanças em especial daquela feita furtivamente na praia da Galheta em Floripa, em nome de nossos desejos!

Locimar 16/08/2020

Um elo que une ao outro que...
...une ao outro. Para mim uma leitura puxa a outra que puxa a outra que não solta outras. Do João eu li muito, quase tudo. Só não dei conta de "Ana em Veneza". Este em "Nome do desejo" é o livro que me faz lembrar de um determinado postulante que poderia ter beijado se não fossem meu escrúpulos. Que homem, que criatura de Deus maravilhosa. Canasvieiras, ah se tuas areias falassem. Até o cheiro deste homem ficou fixado em minhas memórias. O perfume, o rosto, o som da voz, os olhares que me comiam. Um dos meus grandes arrependimentos. (risos)

Marcelo Bohm 16/01/2022

Grande livro de um grande autor.
História instigante e bem construída em forma de memórias, que nos deixa em dúvida sobre o que é real e o que é ficção. Um livro importante na história da literatura LGBTQIA+ brasileira.