@bia_bem Luciana Xavier...

Resenhas - @bia_bem

C. Aguiar 11/09/2012

Gente eu não tenho muito o que dizer sobre o livro, ele é pequeno, muito pequeno mesmo, não se enganem com o número de páginas que ele tem, afinal quando digo pequeno (quero dizer minusculo praticamente), o livro é basicamente do tamanho da minha mão, e em largura é só um pouquinho mais largo.

É um livro fino, e acho que eu esperava mais dele, afinal eu sou uma pessoa viciada em twitter, e eu achei a ideia legal, afinal é um livro em 140 caracteres, ou seja, é um livro contado em pequenos trechos. Como se de fato a pessoa estivesse tweetando.

Então, eu pensei que as 54 páginas seriam legais e cheias de tweet's,mas me enganei completamente porque é um tweet por página, então é um completo desapontamento.

A ideia de fazer um livro "de um twitter" eu achei super legal, e diferente, apesar de saber que já existem livros com micro contos de twitter's famosos e tudo mais, porém eu acho que os escritores da micro obra deveriam ter sido mais "felizes" na realização da mesma.

Achei um trabalho preguiçoso, apesar ter alguns tweet's engraçados.

Eu me atrevo a dizer que eu poderia escrever algo melhor, mas não estou aqui para avaliar minha capacidade de escrita em relação a essa twitteratura.

A capa é simples, você pode até acha-la bonitinha porque acho que é ela que salva o livro.

Bom agora deixo com vocês uma das poucas frases que eu gostei do livro, e só um aviso, eu li em menos de 5 minutos (para vocês terem noção de como ele é pequeno).

Eu, fofocar? Eu não fofoco : socializo informações particulares da vida privada de terceiros,, sem a devida autorização - pág 18.

link do meu blog, aonde publiquei a resenha: http://seguindoocoelhobrancoo.blogspot.com.br/2012/09/resenha-03-biabem.html

ThaisTuresso 16/03/2010

Resenha: @bia_bem é um pocket book,na verdade muito legal,os autores contam em microcontos a vida muito peculiar de Bia,nossa e como passa trechos engraçadíssimos para nós leitores!A cada página "O que está acontecendo? Eu nem imaginaria escrever assim! É um livro curto,texto simples e de leitura rápida,mas que com toda a certeza lhe proporcionará momentos de muita descontração,recomendo!

Tathy 01/10/2010

@bia_bem de Guilherme Donadio, Vitor Fernandes e Luciana Xavier
Título Original: @bia_bem
Editora: Porto de Idéias
Número de Páginas: 54
ISBN: 9788560434602
Ano: 2009
Avaliação: 2 estrelas - Regular!

@bia_bem é um livreto de microcontos onde Guilherme Donadio, Vitor Fernandes e Luciana Xavier aplicam a twitteratura (amei essa nomenclatura) e contam em 140 caracteres a vida de #Bia.

Pra quem gosta de livros e de twitter é um mimo especial. Pena que seja tão pequenininho.

Só para vocês terem um gostinho, começa assim:

“Não escrevo poesia por ser egoísta, mas por querer que a poesia fique toda em mim”

E para quem gostou da idéia e deseja ver seus tweets virar livro, já existem alguns sites que fazem isso. Confira o TweetBookz que deixa seu livreto lindo, mas depois de criado, a única forma de tê-lo com você é comprando… o valor é de U$ 20,00 pela edição com capa mole e U$ 30,00 com a capa dura… Tem também o Tweetbook que é “de graça” e transforma seus tweets em um arquivo no formato .pdf! Esse eu testei. Não fica com o formato lindo da primeira opção, mas… é melhor que ficar clicando em “more” na timeline do seu twitter né?

AndyinhA 18/04/2010

Gente, que o twitter é a nova moda, todo mundo já sabe, mas vocês já pararam para pensar no que esses 140 caracteres podem praticamente falar da sua vida?? (eu sei que essa você nem tinha ‘se ligado’), eu confesso que também nunca parei para pensar que juntando as poucas informações que jogamos pela nova rede, poderia sair um livro.

Mas a ideia dos autores Guilherme Donadio, Vitor Fernandes e Luciana Xavier foi exatamente essa, contar a vida de Bia, através de 140 caracteres, vamos acompanhando como Bia leva a sua vida, as situações engraçadas, as nem tantos e aqueles tweets sem noção que todo mundo já fez pela rede!!

mais em: http://andyinha.blogspot.com/2010/04/poison-books-biabem-guilerme-vitor.html

naniedias 12/08/2010

@bia_bem
O twitter é uma febre. O principal objetivo do twitter é responder a uma simples questão: "O que você está fazendo agora?".
Entretanto, os usuários já desvirtuaram esse objetivo e usam o twitter com diversas finalidade: sorteios, divulgações e até mesmo microcontos.
Em @bia_bem, você verá a história de Bia, contada com muito bom humor em apenas 140 caracteres.

O que eu achei do livro:
Muito engraçado. Não tinha como começar de outra maneira. O livro é bem curtinho, apenas 54 páginas. Cada páginas contém um tweet contando uma histórinha. Eu não pude deixar de rir, porque a história é contada com muita ironia e bom humor.
Eu não posso ficar falando muito, para não entregar a graça, mas deixo aqui um dos tweets do livro para você sentir o gostinho e ficar com água na boca:

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 3

Veja mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

Jung Angel 29/06/2012

Minha Opinião sobre:@bia_bem
O livro é bem curtinho, é um daqueles livros rápidos, com texto bem curto, apresentando apenas o necessário para passar a idéia geral. Apesar da pouca quantidade de páginas, apresenta uma trama, contando em tweets a vida de Bia.

"Bia sempre achou que tinha aptidão para artes, até reconhecer alguns de seus desenhos no Pérolas do Orkut."(Pag 31)

P.s: @bia_bem é um livreto de microcontos onde Guilherme Donadio, Vitor Fernandes e Luciana Xavier aplicam a twitteratura, e contam em 140 caracteres a vida de #Bia., o livro é bem curtinho, apenas 54 páginas. Cada páginas contém um tweet contando uma histórinha. Eu não pude deixar de rir, porque a história é contada com muita ironia e bom humor.

A proposta é super legal, principalmente por ser um livro curtinho, daqueles pra devorar em qualquer luga! Um livro para quem é realmente aberto para essa incrível nova arma de distribuição de informações que é o twitter! Como definir esse livro no melhor estilo twitter: "" Rápido, curto, fofo, inteligente""

A cada página "O que está acontecendo? Eu nem imaginaria escrever assim! É um livro curto,texto simples e de leitura rápida, mas que com toda a certeza lhe proporcionará momentos de muita descontração!Para quem, como eu, é viciado em twitter, o livro é uma boa pedida, muito interessante.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Amy 23/02/2012

INTRODUÇÃO
É o livro que inicia a parceria entre o Macchiato e a editora Porto de Ideias que cedeu esse exemplar e mais outros 2 títulos (que logo resenharei pra vocês).

Achei a ideia muito boa e também achei curioso ela sair do papel. Pois já tive contato com muitos usuários do twitter que trabalham muito bem com os micro contos. Não conhecia os autores. Mas achei bem interessante a ideia de publicá-los.

O livro é um charme por si só. Tem a diagramação diferente e inspirada no twitter. O livro é fininho, porém alguns pensamentos e contos são bem interessantes, assim como a apresentação do mesmo.

NARRATIVA
Mesmo que curta, ela proporciona reflexão e sorrisos. Alguns bem engraçados, outros bem trágicos. O maior pecado foi a narrativa que ficou meio perdida, não foi dividida de maneira interessante. Tem a hast tag #bybia e #dabia, mas sinto falta de algo mais concreto. Talvez seja o formato que não forneça tanta complexidade.

MOMENTO MACCHIATO
“Bia voltava do shopping feliz com sua câmera nova. Então, olhou pela janela do carro e viu num outdoor “Canon 14MP. Promoção de lançamento!” – pág 24.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
É um livro interessante pra se ler descompromissadamente. É uma ideia inovadora e a editora apostou no diferente.

É bom lidar com diferentes modos e meios de escritas. Só temos a evoluir, assim espero.

link: http://thislovebug.net/macchiato/35-bia_bem-guilherme-donadio-vitor-fernandes-e-luciana-xavier

Lais.Alencar 19/01/2012

A Bia quer curtir a vida, ser feliz, namorar, ir para baladas. Enfim, ser jovem e aproveitar ao máximo tudo que puder!

O livro conta as histórias da vida da Bia, coisas engraçadas, loucas, momentos sérios... E ao longo da narrativa do microblog, mais conhecido como Twitter, vamos vendo a vida dela desenrolar e se enrolar muitas vezes...

Leia o restante em: http://laisdoce.blogspot.com/2012/01/livro-biabem.html

Paulinha 03/05/2012

@bia_bem
@bia_bem é um baseado no Twitter onde em até 140 caracteres os usuarios respondes a pergunta " O que está acontecendo?", porém nem sempre é essa a pergunta respondida, já que boa parte dos usuarios dessa rede social a utilizam para divulgar sites, blogs, produtos, festas, promoções, eventos etc.Nesse livros os autores criaram a personagem Bia, e através de microcontos contam a sua história.

Como é de se esperar de um livro que conta a história da sua personagem através do twitter, o livro utiliza uma linguagem muito jovial e divertida, este é dividido em duas partes: #byBia e #daBia. Em #byBia a personagem conta-nos coisas sobre o seu dia-a-dia, pensamentos e anedotas que aconteceram em sua vida; já em #daBia, outros contam o que está acontecendo com ela, o fato de não identificar quem está falando, produz um tom muito peculiar a leitura.

"Eu fofocar?Eu não fofoco:socializo informações particulares da vida privada de terceiros, sem a devida autorização."

A vida de Bia, não é apenas anedotas e brincadeiras, em #daBia, a vida dela se mostra um verdadeiro drama moderno que é vivido por muitas adolescentes, ela arruma um namorado e engravida, após o parto é abandonada pelo pai de seu filho, e tem que viver a triste realidade de ainda criança ser responsável por uma outra. Ao fim do livro é feita a pergunta para o leitor "o que está acontecendo?" e cabe a ele dá um final para a história.

Meu final foi esse: "Na menopausa e sem rim, Bia resolvi tirar ferias e durante a sua viagem encontra um coroa grisalho e resolve passear de jet esqui."

O interessante desse livro, é que em 140 caracteres não dá para dizer todos os detalhes, logo através de sua leitura a imaginação fica muito aguçada, pois leva o leitor a imaginar o que levou a postar o tweett. Esse é um pequeno grande livro, pequeno em tamanho mas grande no conteúdo.

Felipe 13/06/2012

O pocket book @bia_bem conta a história de Bia, que através de seus twittis, demonstra ser uma garota como qualquer outra, as mesmas idealizações, problemas com o namoro, baladas, entre outras coisas.

“Eu não gosto do silêncio, porque eu fico pensando em tudo que você poderia dizer e não diz”.

O livreto é dividido em duas partes #bybia, onde a Bia twitta sobre seus pensamentos e reflexões e #daBia onde outras pessoas contam sobre o que está acontecendo com ela.

“Bia estava cansada. Livrou-se de bonecas e jogos de tabuleiro da Eliana. Ela praticaria a partir de agora, jogos de emoção e sedução”.

A primeira característica evidente é a construção da obra. Achei a idéia original e bem trabalhada, percebe-se que foi muito bem utilizado a ferramenta do Twitter. Os autores em poucas palavras, ou caracteres, contaram a vida de uma pessoa desde sua juventude até o inicio da velhice.

Nota a temática escolhida. Assuntos atuais que estão presentes na vida de qualquer pessoa, desde a gravidez na adolescência (spoiler), divórcio, até homossexualismo! Onde os autores conseguem debater de forma humorada e simples, dramas vividos por muitas pessoas, e se fizer uma ligação, especificamente aos usuários do Twitter.

Li o pocket em menos de cinco minutos, que por sinal foram bem aproveitados, já que nesse pequeno período de tempo eu conheci Bia e sua história, ou melhor, drama. A sensação que passa é que você conhece a personagem tão bem quantos os autores, tanto que no final do livro ele propõe que você continue a história, então aqui vai:

“Bia ficou sabendo que seria avó- não sabia se chorava de alegria ou de tristeza por estar ficando velha”.

@bia_bem é um livro que em poucas palavras te faz refletir involuntariamente sobre muitas coisas da vida, do passado, do presente e do futuro. Tenho certeza que assim como eu vocês vão se encantar com a Bia!

09/09/2012

Twitteratura
Esse não foi o meu primeiro contato com Nanocontos, na verdade primeiro conheci através de Cem Toques Cravados de Edson Rossatto e da antologia Contos Liliputianos da editora Andross.

Achei bastante interessante o livreto, realmente é bastante pequeno, menor até que "Cem Toques", mas isso não quer dizer que o livro seja ruim. Eu, particularmente, gosto de nanocontos, acho que a pessoa precisa se esforçar bastante para conseguir construir uma história em poucos caracteres.

Gostei da premissa que @bia_bem traz. Hoje em dia temos várias redes sociais que nos permite expor nossas vidas e nosso dia-a-dia de várias formas possíveis. Seja através de vídeos como no youtube, fotos no instagram, o facebook, listas através do Listme e, por fim, temos redes sociais bastante objetivas como o twitter em que todos nós estamos conectados por meio de 140 caracteres. Milhares de pessoas hoje costumam postar o que estão fazendo e como estão fazendo no twitter, mesmo que ninguém se importe. Nisso, através de frases curtas e objetivas, acompanhamos a vida de Bia que é como essas tantas pessoas que tornaram o twitter o sucesso que é hoje.

Coisas do dia-a-dia comum das jovens, nada extraordinário demais. Alguns momentos que todas já passaram. Para mim, @bia_bem traz um "quê" de nanocontos misturado a crônicas, pois várias vezes satiriza o comportamento da personagem, mostrando as desventuras que ela passou através de uma twittada. Achei bastante criativo e inovador, apesar de Nanocontos não serem mais uma grande novidade pra mim. Acredito que essa literatura minimalista ganhará cada vez mais espaço, afinal é uma história que te permite refletir e se divertir em pouco menos de 5 minutos.

Como o tempo é algo que vem se tornando cada vez mais precioso, nada como uma diversão rápida e satisfatória para alegrar os dias mais cinzentos da semana.

Cath´s 26/11/2012

Autores: Guilherme Donadio, Vitor Fernandes, Luciana Xavier.
Editora: Porto de Idéias.
Numero de páginas: 53.

Recebi hoje da Porto de Idéias @bia_bem e Esmera, detalhe para o carteiro que deixou o pacote cair no barro da rua e a sorte dele foi que quando abriu só sujou o pacote e os livros não. Acho que por esse motivo que ele saiu correndo... Enfim...
@bia_bem é um pocket book de 53 páginas que é feito no estilo usado do twitter, ou seja cada pedacinho é pequeninho como uma postagem sua no twitter e cada página dele se resume a uma postagem.
É uma leitura super rápida e leve, devo dizer que ri numas partes, o que imagino tenha sido a intenção dos autores, esse pocket book conta a história de vida de Bia que alias é meio sem noção (não do sentido da personagem, mas eu enquadro as pessoas que não pensam em consequências em sem noção).
Só para deixar vocês curiosos vai um trechinhos que eu adooorei:
"Ás vezes penso em ligar para você, só para ouvir a sua voz. Aí penso em como o interurbano é caro - e em quantas vezes você me chifrou."

some-fantastic-books.com

Gabi de Cinque 14/01/2013

@Bia_bem
@Bia_bem é o livro mais curto e mais cheio de autor que eu já li (risos). Recebi ele de presente da Porto de Ideias e li ele bem rapidinho! Conhecido como twitteratura, o livro é completamente a cara do twitter, porém a história é contada de duas formas em apenas 54 páginas. A história é contada com alguns tweets da Bia como se ela realmente estivesse tuitando, porém na maioria do tweetlivro é um narrador que conta sobre Bia em 140 caracteres.

A capa é uma graça e as cores chamam bem atenção. Os tweets alguns são engraçadinhos e outros jã são mais uma narração da vida de Bia que vai da adolescência (acredito pelo fato de ser uma pessoa ligada à internet e tal, não diz quantos anos tem), até o filho e os 50 anos.

Vou colocar alguns trechos para vocês terem uma noção de como é.

"Não escrevo poesia por ser egoísta, mas por querer que a poesia fique toda em mim."

"Eu não gosto do seu silêncio, porque eu fico pensando em tudo que você poderia dizer e não diz."

"Eu, fofocar? Eu não fofoco: socializo informações particulares da vida privada de terceiros, sem a devida autorização."

"Bia voltava do shopping feliz com sua câmera nova. Então, olhou pela janela do carro e viu num outdoor "Caron 14 MP. Promoção de lançamento!""

"Bia culpou tudo quando não entrou mais naquele vestidinho: hormônios, chocolate, TPM. Só não culpou o anticoncepcional. Que não tomava."

Achei bem legal isso e no verso tem "O que está acontecendo"? E aí, o que vocês preencheriam nessa página?

Leia mais no meu blog (http://sometimeluv.blogspot.com.br/2012/12/biabem-guilherme-donadio-vitor.html)

Kimy Gabrielli 07/02/2013

@bia_bem
Comecemos com a seguinte afirmação: Nunca vi um livro tão pequeno em minha vida inteira rsrsr em 15 minutos li ele inteirinho. Mas é de se imaginar tendo o tema Twitter. @bia_bem, é uma junção de vários contos com capítulos resumidos em 140 caracteres, o que ocasionou em ele não ter uma sinopse, mas uma ideia super criativa. Dei muitas risadas com o desenrolar da história.

Perfeito para os pequenos momentos em que você está no carro esperando para ir a escola, ou no ônibus, ou em qualquer lugar de sua preferencia. Uma coisa engraçada de se lembrar é que minha amiga pegou ele no intervalo da aula e começou a ler, agora o livro está na posse dela, que lindo ¬¬ Preferi dar para ela de presente já que ela amou tanto (eu e meu lindo coraçãozinho bondoso rsr :P "convencida").

Nota 4 para o livrinho, mas ele precisou ir pela opinião mesmo.