Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

Jairo Matos 07/04/2024

Retornei a ler o ciclo A Herança depois de 13 anos, quando li os 3 primeiros livros , mas não ter lido o 4°, Herança (pois não tinha sido lançado à época). Muita coisa já havia esquecido. Até fiquei p* por ter tomado um spoiler em uma postagem sobre a vindoura série, sendo que está spoiler estava em Brisingr, que já havia lido (eu já estava desconfiando, ou então era informação guardada que foi pro subconsciente). Por fim, foi uma leitura um pouco arrastada mas com várias pitadas de momentos importantes. Agora vou pro último livro do ciclo, Herança, o qual não cheguei a ler, mas já penso em comprar o livro sobre Murtagh. Enfim, no geral, foi uma boa leitura.

Vitoria.Marcela 23/03/2024

E um livro bem legal, porém é uma leitura um pouco densa que alguns momentos você cria um pouco de preguiça de voltar para o universo, e uma série extensa em que o autor faz questão de te explicar e descrever todos os detalhes, para que você consiga entrar profundamente no universo, tem bastante vocabulário diferente eu super indico para quem gosta de livros bem discritivos.

Lip Balestra - 22/03/2024

Que obra prima
Nossa, cada vez mais me lembro como essa serie eh maravilhosa. Esse livro prepara o leitor para o desfecho de um jeito incrivel. Tudo vai se encaixando e fazendo sentido. Eh tao lindo. !!!!

Mandi 17/03/2024

Mesma fórmula
Até o momento, os livros da saga seguiram uma fórmula bem específica, ou seja, diversas páginas de desenvolvimento lento com algumas batalhas aqui e ali, e por fim uma grande batalha impactante nos últimos capítulos.

Paolini deixa muito a desejar no quesito de desenvolvimento de personagens e criatividade com os "plot Twist" da trama, escolhendo sempre os caminhos mais previsíveis e com o desfecho que supostamente mais agradaria ao público, evitando correr riscos. Eragon continua um garoto prepotente e arrogante desde o primeiro livro, e Saphira tem atitudes impulsivas e sem sentido, baseadas na premissa "Eu sou um dragão, e todos devem me respeitar por isso".

O verdadeiro protagonista, na minha opinião, é Roran! Que sem treinamento, sem dragão e sem habilidades especiais com magia consegue defender a si mesmo e aos outros, utilizando sua inteligência, coragem e experiência.

Esse terceiro volume também não fecha muitas das pontas que a série vem criando ao longo da história, deixando tudo para o volume final. Falta objetividade.

lau 17/03/2024

Essse livro é basicamente um preparativo para a guerra principal, mas não por isso deixa a desejar. Existiu partes maçantes sim, mas muito importantes para a história. Neste livro entedemos a força de galbatorix, a extensão da sua manipulação e tbm sua fraqueza. Descobrimos a destreza de roran, coragem de eragon, sabedoria de Nasuada.
Eu achei ele muito importante, e muito rápido de ler, eu não me incomodei com as partes maçantes pq eu achei q nesse na vdd foi menos que nos outros, acontecia muito rápido as coisas, mas como eram MUITAS coisas, as vezes tínhamos que segurar uma aventura para ler sobre outra.
Recomendo essa saga para todos os amantes de aventura e fantasia, pq essa é muito bem escrita.

Mari Mirandinha 02/03/2024

Um mês em 700 páginas
É encantador imaginar que um mês (calculo), de história seja contada em 700 páginas. São acontecimentos épicos e bem desenvolvidos, não só da descrição dos acontecimentos em si, mas, e principalmente, no desenvolvimento da relações entre os personagens e na introspecção de Eragon que vai aprendendo e se desenvolvendo a olhos vistos. Muito bom. Sigamos!

João Victor 20/02/2024

De longe o melhor livro da série até agora, tudo nele orna pra ser incrível, por diversas vezes me peguei arrepiado e esse livro explica tanta coisa, tantas pontas soltas

Oscar.Valeriano 24/01/2024

Na nova aventura de Eragon, ele descobre um pouco mais sobre seu passado e desenvolve mais do seu potencial de cavaleiro dragão. Por outro lado, seu primo Roran martelo forte vai se tornando um nome a ser respeitado no meio dos varden.

Juliana 20/01/2024

Brisingr
Confesso que te todos os livros do Ciclo da Herança esse é o meu menos favorito. Mas mesmo assim importante para o desenrolar da história.

Anna2880 06/01/2024

Cansativo como toda obra de fantasia, mas tudo compensa!
Eu poderia descrever a história da forma que vi muitos comentarem. "Muito cansativo!", "Jornada sem fundamento!" ou até "706 páginas que podiam ser 206!", mas essas características ? descrições longas, maior dificuldade de acompanhar a história e talvez um pouco de monotonia em certas partes ? fazem parte de todo livro de fantasia ambientado em tempos medievais. Apesar de muitos acharem esse livro o mais maçante da saga, eu senti que ele fluiu muito bem. Estava pronta para dar 4 estrelas, mas da metade pro final o livro me conquistou. A jornada começa com Eragon e Roran juntos indo ao resgate de Katrina. Porém depois isso, são raras as cenas deles juntos. De um lado, vemos Roran em suas "side quests" cumprindo missões a pedido de Nasuada, e vendo sua evolução tanto em questão de sua força, quanto no seu papel dos Varden. É realmente uma jornada muito bonita. No lado de Eragon, porém, vemos ele meio que como uma barata tonta tentando resolver os problemas de todo mundo, inclusive os seus. Porém, apesar de sua jornada não ser tão interessante quanto a de Roran ? sim, em alguns momentos voltando para a mesma monotonia de Eragon apenas passando os dias sem que nada aconteça ?, eu consigo ver perfeitamente como cada passo que ele deu nessa jornada culminou para suas ações no final. Apesar de ter ficado bem revoltada com algumas de suas rotas que julguei serem desnecessárias, mordi a língua: tudo foi necessário.

Finalizando, acho sim uma narrativa mais densa e cansativa do que outros livros que já li, mas não achei mais cansativo que os outros da saga. Se leu "Eragon" e "Eldest", as chances de gostar de "Brisingr" são altas, em minha opinião!

BrunoSB 31/12/2023

Continua bom
A serie continua muito boa, meio enrolada em alguns momentos, 150 páginas para decidir um rei dos anões, modo de dizer, acho que não chega a tudo isso, mas é um momento que fica muito chato no livro e parece uma eternidade. Vamos ver como será o último

Milly 18/12/2023

Obrigada Ao pé do ouvido - audiolivros ??
Gente que livro arrastado, os capítulos do Eragon estavam gigantes e eu tenho uma dificuldade grande em gostar e aproveitar a narrativa dele, ao passo que devoro a história do Roran.

Apesar dos pesares, esse livro traz muitas informações importantes para a história, principalmente nos capítulos finais, são muitas revelações e planos a serem feitos, estou vendo o Eragon caminhar para a maturidade e isso é bom, ele está evoluindo. Além disso, conhecemos mais sobre os dragões e o passado dos cavaleiros, o que eu amei.

Foi difícil terminar e só consegui por escutar o audiolivro, por isso é ao canal do YouTube que agradeço kkkkkk mas apesar disso, gostei bastante e quero saber o final da saga, enfim... Rumo ao quarto livro