Brisingr

Brisingr Christopher Paolini




Resenhas - Brisingr


335 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


F. Pierantoni 24/12/2010

Brisingr
Sempre tenho dificuldades em explicitar minhas percepções sobre as obras de Christopher Paolini. Eu me identifico com o rapaz, esse é o problema. Não, não me refiro a morar num rancho no meio do nada, usar óculos fundo de garrafa, nunca ter ido à escola e passar o tempo confeccionando cotas de malha artesanais. Com exceção desses detalhes, somos muito parecidos. Adoramos fantasia, lemos muito, começamos a escrever na adolescência, fomos publicados e ganhamos rios de dinheiro e... Opa, isso eu ainda não fiz. De qualquer modo, foi Christopher Paolini que me inspirou a escrever. Não porque achei Eragon sensacional, mas sim porque, ao terminá-lo, pensei: Se esse livro virou um sucesso, então eu também consigo criar um best-seller. Eu admito, não é a motivação mais nobre que alguém pode ter, mas foi o que aconteceu.

Não me entendam mal, eu me diverti com Eragon. À parte de suas premissas batidas, foi uma obra entretida, que me convenceu a comprar Eldest no dia de seu lançamento. Foi aí, porém, que a coisa desandou: deparei-me com um livro chato, cansativo e incrivelmente monótono. Decepcionei-me tanto que só ousei adquirir Brisingr (Editora Rocco) quando o encontrei em promoção por 10 reais.

Brisingr gira em torno dos preparativos dos rebeldes para a continuação da guerra contra Galbatorix. Há aliados a se angariar, um Cavaleiro de Dragão a se preparar, terrenos a se conquistar e comboios a se eliminar é quase como uma lista de supermercado. Gostaria de contar mais sobre a trama, porém não há mais o que dizer. É só isso mesmo.

Eu já esperava uma escrita maçante e vagarosa. Não seria pego de surpresa de novo, como fui em Eldest. Ainda assim, não estava preparado para o que a obra me reservava. A lentidão e a chatice se aliaram a um terrível companheiro: a completa falta de objetividade. Não que os dois primeiros livros fossem primorosos nesse aspecto, mas ao menos tinham suas respectivas colunas vertebrais: o volume um, uma jornada de vingança; o volume dois, uma jornada de aprendizado. O terceiro volume, porém, é desprovido de qualquer foco ou personalidade. Se retirássemos do livro tudo que é descartável, nos sobraria apenas um punhado de páginas onde a história realmente avança. Dito isso, assombra-me o fato de Paolini precisar de mais uma obra para concluir sua trilogia, quando Brisingr nada mais é do que um exaustivo filler, criado ou pelo desejo de ganhar dinheiro ou pela completa falta de tato do autor voto nesta alternativa.

Como em Eldest, a narrativa é dividida entre Eragon e seu primo Roran. Mais uma vez, Roran mostra-se o personagem mais interessante, embora eu pareça ter perdido o episódio que explica como ele tornou-se um guerreiro invencível. Seus capítulos uma pena são quase todos inúteis, tratando apenas de sidequests dignas de um RPG eletrônico. Destrua o acampamento inimigo. Queime 10 carroças do império. Impeça a rebelião de orcs genéricos. Só faltou uma página escrito LEVEL UP no final de cada capítulo. As empreitadas de Eragon, por sua vez, são tão emocionantes quanto uma tarde num cartório: trâmites enfadonhos, quando ele cuida de problemas burocráticos em seus mais ínfimos detalhes.

Brisingr prova que tudo sempre pode piorar, não importa o quão ruim já pareça estar. É um livro de 708 páginas! completamente desnecessário, sem qualquer estrutura narrativa e de ausente capacidade recreativa. Talvez a obra divirta uma pessoa sem vida social e apaixonada por um personagem imaginário, como Christopher Paolini, mas, para um leitor do mundo moderno, trata-se de um atentado digno de pedidos de danos morais.

--

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

http://odiariorubro.com

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Matheus Caixeta 29/12/2010minha estante
O problema de se fazer resenhas explicando as razões de vc não ter gostado de um livro no Skoob é que os fãs do livro sempre vão tacar um Não Gostei na sua resenha, independente de vc ter feito um bom trabalho ou não. Apesar de adorar a série, entendi seu ponto de vista. Boa resena :)


Léo 19/01/2011minha estante
Adoro essa série, apesar de concordar em alguns aspectos. O livro é meio monótono e sem objetividade, sim, mas que a escrita é quase perfeita, a isso é... E as batalhas então, tão bem elaboradas!


Brenda 31/01/2011minha estante
"(...) quando Brisingr nada mais é do que um exaustivo filler (...)"

Concordo plenamente com esse comentário, e é somente nisso que penso quando chego em um novo capítulo. Está sendo uma das leituras mais massantes e massacrantes com que já me deparei.

O quarto livro, bem, mesmo que ele venha melhorado em relação aos outros da série pretendo lê-lo somente quando não me restar algum outro livro em casa. Desperdiço meu tempo lendo Brisingr - 708 páginas de puro Filler - enquanto poderia estar lendo vários outros livros onde a leitura flui.

Eu realmente adoro a história, os personagens e tudo, mas esse livro me decepcionou profundamente. Quando começa a descrição de uma floresta, de um grupo de pessoas... eu tenho vontade de rasgar o livro inteiro, chego a sentir repulsa. 90% das descrições e detalhes são simplesmente desnecessários. E esses anões, então? Empacaram completamente a história! Realmente espero que o quarto livro seja revolucionário.


Bru 01/08/2011minha estante
Concordo com você, Eragon eu terminei em uma semana, Eldest em duas, mas o Brisingr está se arrastando por três meses, já li diversos livros neste período e não tive disposição para terminar Brisingr, cada vez que leio me canso e paro. Me apaixonei pelo Eragon quando li o primeiro livro, mas me decepcionei com este ultimo.


haylander_vidal 06/08/2011minha estante
Isso que é um cara sincero. Enquanto os outros, leiam mais literatura que verão o que é um bom livro. Uma dica: Harry Potter, e não esse lixo ambyulante com "y" hehehehe

Gostei da sua cara.


Laísa C. 23/01/2012minha estante
O livro é muito monótono mesmo, li Eragon, demorei 6 meses pra isso, diante minha "empolgação" perante a obra, resolve dar uma segunda chance lendo Eldest, não sei se foi por completa ignorância, mas terminei o livro sem saber o porque do título, procurando no google, descobri que significava "irmão mais velho" em inglês antigo... Resolvi ler Brinsigr para completar a "possível trilogia", me arrependi quando descobri que haveria uma continuação...


Alex BS 31/03/2012minha estante
Cara, mesmo discordando, entendo a maioria das suas críticas. Sim, o livro é ainda é arrastado, com descrições exageradas aos montes. Mesmo assim, foi disparado o que eu mais gostei.
Por algum motivo, achei este muito mais empolgante e equilibrado. Li em seis dias, sendo que Eldest e Eragon me consumiram meses. Também me identifiquei muito com Paolini pelos mesmos motivos que você. Também escrevo e também pensei: "Se isto é um best-seller...". Mas acaba por aí, por que o que eu gosto de escrever é muito mais objetivo. Odeio a enrolação do Paolini, mas não concordo que o livro seja um completo filler (embora concorde com o que você disse sobre os capítulos do Roran).
Existem coisas importantes acontecendo, existe uma preparação para o clímax que deve acontecer no próximo livro e um final tão empolgante quanto o de Eldest. A parte do segundo Espectro me pegou desprevenido, e as batalhas nesse são muito melhor pensadas. É monótono? Sim, boa parte. Mas a escrita do autor melhorou um monte, e por isso, mesmo sendo também arrastado, não é nem a metade do que foi seu antecessor.
Mesmo discordando, achei seu texto muito bom. Bem escrito e bem justificado.


Wellington 31/08/2012minha estante
Algumas das características que você citou to autor se comparam um um certo autor desconhecido cujas iniciais são JRR, (mas você não deve conhecer com certeza), só tem uma coisa que acho que aconteceu com você... Você não gosta de livros... Procure assistir filmes pois são mais objetivos. Livros (bons livros) geralmente tem toda aquela -Como você disse "enrolação", que na minha visão da uma complexidade maior a história tornando cada mais épica, afinal esse é o objetivo do autor construir uma história épica.


Julio Alex 19/06/2013minha estante
Eu sempre adorei Eragon, o filme, e por isso fui lê-lo. Adorei o livro, comprei o segundo e me decepcionei em parte; era chato, mas dava para aguentar. Já em Brisingr, é tudo isso que você disse e mais um pouco.
Algo que não suporto em nenhum dos livros são os diálogos entre Eragon e Saphira; parece-me impossível que Eragon consiga debater com seu dragão enquanto dialoga com outras pessoas e não tenha o cérebro cozido (ou explodido). E é exatamente como você disse, colega; a história se arrasta do modo mais lento e torturante possível. Comprei esse livro dia 15 de dezembro de 2010, sim, dois mil e DEZ, e ainda estou estacado na página 389. E não, não é que eu não goste de ler, se fosse por isso não estaria lendo os livros de George R. R. Martin; Christopher Paolini foi quem perdeu um pouco do "talento" que demonstrou no primeiro livro. Não desmerecendo-o, é claro. É incrível que alguém da idade dele já tenha quatro livros publicados mundialmente, mas acho que tanta "fama" subiu demais à cabeça dele e bateu de frente com seu talento.
Ótima resenha, concordo com tudo, e parabenizo a você e a todos os outros que conseguiram terminar de ler esse livro, afinal eu não vou conseguir fazê-lo (por mais que queira tirar meu marcador daquela página envelhecida mais do que qualquer coisa nesse mundo).




Lista de Livros 22/12/2013

Lista de Livros: Brisingr, de Christopher Paolini
“O orgulho de uma mulher é sempre desprovido de sentido.”
*
“Sempre que matamos, matamos uma parte de nós mesmos.”
*
“No final, tudo se resume a aço contra aço.”
*
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2009/12/brisingr-christopher-paolini.html
comentários(0)comente



Eduardo.Staque 23/09/2021

Foi ruim, mas menos do que eu esperava.
Esse livro e o anterior poderiam facilmente ser um só.
Nada de importante é acrescentado, Eragon continua chato e imaturo, Roran que estava indo bem continua, mas as situações que o autor usa para o personagem não o desenvolve muito e são repetitivas e cansativas.

Conforme os livros vão passando a quantidade de núcleos aumenta junto com eles, aumentando assim o dinamismo do livro, porém com construções cansativas e desinteressantes.

A mesma fórmula do livro anterior é usada aqui, parecendo mais ainda que poderiam ser um livro só, e repetindo essa fórmula, ele repete também os erros.

Acho que é a primeira série em que eu não dou a mínima para o personagem principal, querendo cada vez menos saber o que acontece com ele.
Paolini aqui conseguiu fazer personagens secundários muito mais interessantes do que o principal e que a trama também.
Seria muito legal se ele desse atenção a isso e fizesse algum livro com contos relacionados a esses personagens.

Não queria escrever muito, pois não tem muita coisa pra falar, já que falei bastante na resenha de Eldest, mas esses pontos são os mais importantes, e são poucos, assim como os eventos do livro, que de importante, se eu numerar, não passam de 15, num livro de 700 páginas.

Vamos ver o que me aguarda no desfecho.
comentários(0)comente



Gabriel Lucas 24/01/2009

O Combinado não sai caro.
Por mais que as histórias de Eragon sejam interessantes, aumentar em mais um livro a saga soôu como canalhice aos meus ouvidos.

Mais sobre esse assunto:
http://factoide.wordpress.com/2009/01/24/literatura-fantastica-o-brasil-esta-melhor/


A introdução de um "Gollum" (Sloan) na história poderia ter sido feita em Eldest. O momento "Luke, eu (não)sou seu pai!" também ficou meio forçado.



Não pude deixar de notar que os livros parecem estar sendo um parto para Paolini, dada a quantidade de vezes que ele enfoca o esforço e o cansaço dos personagens.



Somente no fim do livro a história volta a ganhar força.
Jow 15/01/2009minha estante
As pessoas costumam ser extremamente criticas quando se trata de mudancas. Se o planejado nao funcionou, nao vejo problema em aumentar o desenrolar da historia. Sinceramente acho ate mais divertido, afinal, procuro diversao nos livros e nao algo sistematico e planejado onde tudo pode ser previsto. Os acontecimentos podem ter coincidido com historias alheias, mas querendo ou nao, todo historia tem suas peculiaridades e e a isso a que devemos nos prender para que a leitura se torne boa e satisfatoria. :)

Para aqueles fas da magia e da aventura, Brisingr e um livro otimo e anseio mais a cada dia que passa pelo proximo volume. :)





Henrique 20/01/2009minha estante
[b]Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler [/b]



Dos três livros esse foi o que mais me decepcionou , foi muita enrolação , o Entebate ( reunião dos anões ) , Eragon indo ao covil dos razac sem uma arma adequada, foi no mínimo forçada.

A única coisa legal sobre de Brisingr , foi o desenrolar final , sabemos de onde vem o poder de Galbatorix , e o pq do nome do livro ser Brinsingr .

Espero que Paolini coloque os pés no chão no próximo livro ( será que é o ultimo mesmo ?)



Abraços


Henrique 20/01/2009minha estante
[b]Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler Spoiler [/b]



Dos três livros esse foi o que mais me decepcionou , foi muita enrolação , o Entebate ( reunião dos anões ) , Eragon indo ao covil dos razac sem uma arma adequada, foi no mínimo forçada.

A única coisa legal sobre de Brisingr , foi o desenrolar final , sabemos de onde vem o poder de Galbatorix , e o pq do nome do livro ser Brinsingr .

Espero que Paolini coloque os pés no chão no próximo livro ( será que é o ultimo mesmo ?)



Abraços


Criscuolo 23/01/2009minha estante
Concordo com você papz.

Apesar de acompanhar a saga e gostar dos livros do Paolini, também sinto que para ele está sendo muito difícil "parir" página por página.

Tem vezes que a história fica muito cansativa. Como bem diria uma jornalista, Frini, em A Herança, tudo parece surgir como se fosse por acaso.

A jogada de marketing de mais um livro foi cruel. Nota 0 para Paolini, neste quesito.

E parece que é de praxe os livros de Paolini só ficarem bons no fim. rsrs Outra jogada para que possamos ler o próximo.



Criscuolo 23/01/2009minha estante
Concordo com você papz.

Apesar de acompanhar a saga e gostar dos livros do Paolini, também sinto que para ele está sendo muito difícil "parir" página por página.

Tem vezes que a história fica muito cansativa. Como bem diria uma jornalista, Frini, em A Herança, tudo parece surgir como se fosse por acaso.

A jogada de marketing de mais um livro foi cruel. Nota 0 para Paolini, neste quesito.

E parece que é de praxe os livros de Paolini só ficarem bons no fim. rsrs Outra jogada para que possamos ler o próximo.



Yshino 26/01/2009minha estante
não creio ser uma "canalhice" como muitos vem dizendo, o fato de 3 livros terem se tornado 4! pessoas pensem bem, livros bem escritos deveriam se tornar eternos, revistas mensais e nunca acabarem....isso seria melhor a todos nós.


Camila 08/02/2010minha estante
sempre que leio as historias de eragon de algum jeito soam como historia infantil, "ele acordou, ele foi comer, ele jantou, ele foi dormir mas antes apagou a luz". A historia no todo é empolgante, mas o texto não nos passa isso. :(.


Gabriel Lucas 25/04/2011minha estante
Será que Paolini escreverá mais quantos livros?


henrique_zafalo 06/08/2011minha estante
Acho que ele está sendo esperto. Está escrevendo uma nova saga, enquanto espera o 4° livrinho sair. Cara de pau, não?




Karine Coelho 07/10/2009

Impressões finais sobre Brisingr
Acho que finalmente o Paolini imprimiu sua marca na história. O livro já não parece uma cópia esforçada de O Senhor Dos Anéis. Dessa vez ele conseguiu ser empolgante. Roran com sua coragem, força e valentia; Nasuada com sua determinação e força mandam no livro todo, fazendo de Eragon um mero coadjuvante. Um dos poucos problemas da história é a riqueza de detalhes, muitas vezes dispensáveis, como cenas de batalhas descritas minunciosamente. No todo, foi uma boa leitura, embora muito longa. Mas me deixou com gosto de quero mais, e foi o primeiro da série a conseguir essa proeza. Apenas Oromis e Glaedr puderam me dar tristeza. Essa deu pra chorar. Mas pesando prós e contras é um ótimo livro.
juasbahr 18/12/2009minha estante
Com certeza a parte do Oromis e Glaedr foi dificil de ler, :~~~~ , um monte de coisas acontecendo e de repente um BUM deles..



Por enquanto Brising já valeu pelos outros dois, cade o últimoooo???????


Tsuki_LE 17/07/2011minha estante
Bem, não li O Senhor dos Anéis, então quem sou eu para dizer que não parecia cópia? Mas concordo com os outros comentários (especialmente sobre Nasuada, estava magoada por ter ouvido um dizendo que ela não fazia diferença na história), mas, sinceramente, não fiquei tão abalada pela morte de Oromis e Glaedr. Na segunda vez que li senti mais, mas acho que não surtiu grande efeito em mim por que ou eles sobreviviam ou o Murtagh. E, quanto a isso, não há dúvidas sobre a minha escolha =/


Karine Coelho 17/07/2011minha estante
Como assim a Nasuada não faz diferença na história??? :-O Tô chocada! Ela é quase a protagonista do livro! Tbm tenho uma quedinha pelo Murtagh, confesso, mas mesmo assim fiquei triste com a situação do Oromis e do Glaedr.


nerdiculo 15/08/2011minha estante
As mortes de Oromis e Glaedr se comparam à morte de Dumbledore em Harry Potter. O Dumbledore teve que morrer pra deixar o caminho "livre" pro Harry enfrentar Voldemort e o Oromis e o Glaedr precisavam morrer pro Eragon poder peitar o Tio Galba. =D

Boa resenha, Karine!




Desnorteada 16/11/2020

Tirando algumas coisas( a inconveniência da Nasuada em várias partes do livro que me fazem ficar com raiva e a Arya que não se decide se quer ou não o ERAGON e fica nesse jogo chato), o livros é bom. Houve algumas supresas desagradáveis como o destino de alguns personagens.
comentários(0)comente



augusto 29/06/2011

Dinheiro é o que interessa C.P. não tem pressa
Embromação do começo ao fim , spoiler: o livro se resume a simples fatos, a espada, os eldunaris , paternidade ( acho que mudou por causa das criticas) e a morte sem sentido de oromis. E Roran , de onde virou um monstro um guerreiro implacavel a cena em que os inimigos mortos fazem um amontoado de corpos ( nao bastou star war, SDA, tinha que usar novas ideias vide 300 e rangers a ordem dos arqueiros. C.P. termina logo , não tenta ser Tolken não tenta ser um escritor que voce não é.
ctmachel 09/07/2011minha estante
Eu estava para escrever uma resenha, mas quando me deparei com a sua vi que não precisava. Concordo completamente com o seu comentário, esse terceiro livro foi um fiasco.
Espero que ele melhore no ultimo.


ped5ro 16/01/2015minha estante
Realmente concordo contigo em tudo e muito mais. Que PUTA SACANAGEM ele matar o Oromis, e isso não é tipo chilique de "ele era meu favorito!", não. Foi desnecessário pq sim, pq não precisava. Podia ter dado outro rumo na história ao invés de abater um personagem como se fosse um flango na frente de um pastelaria! Livro massante e pra mim foi sim só pra ganhar mais dinheiro!


Gee Almeida 06/03/2015minha estante
avisem quanto tiver spoiler, acho que todos agradeceriam




Lua 14/08/2021

Olha, Christopher Paolini se superou, viu. Que livro incrível!
Ansiosa pro próximo!
Que venha Herança.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tata 10/08/2009

Brisingr deixa o tabuleiro pronto pra batalha final, tem uma leitura fácil e divertida, mas falta alguma coisa. É de se acreditar que um livro de mais de 600 páginas faça uma diferença significativa na narrativa da aventura e na vida do personagem, mas tudo acaba exatamente onde Eldest termina - Eragon e Saphira indo na direção de Galbatorix enquanto organizam as forças aliadas. Ligeiramente desapontador.
comentários(0)comente

Nikki 02/09/2009minha estante
OIHASOIHAS, tipo ela se acha demais :x, fica dando foras no Eragon, e tipo de qualquer forma ele vai viver muito tempo então não faz diferença se ela é mas velha agora xD. é oq eu acho.


Isa Gama 29/11/2009minha estante
ou tipo ...seriu desapontador...vc flo TUDOOO...tipo eu comprei esse livro axando q ia ser o fim da trilogia...mas na vdd eh um livro q soh serve p descobri q o BROM eh o pai do eragon...hahahaha...vc sb qnd chega o proximo livro???




Nath 20/07/2022

Pra mim é a melhor série de fantasia. Apesar de gigante, não sao cansativos, muitas batalhas pelo caminho e não só uma no final. Muito político.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Larisse 31/07/2022

E a guerra continua
Nesse livro temos Eragon, juntamente com os Vardens e seus aliados continuando a lutar contra Galbatorix pela liberdade de Alagaësia.
O livro é intercalado pela narração de Eragon (a maior parte, obviamente), Roran (foi bem interessante as partes dele, eu gostei ainda mais das partes dele nesse livro do que no anterior), Nasuada (essa mulher é maravilhosa, socorro) e Saphira (foi muito diferente e bom ver as coisas do ponto de vista dela).
O livro é pesado, continua a ser descritivo demais o que eu não acho ruim, mas acho que a ânsia de ver mais a guerra e conhecer mais sobre o Galbatorix fizeram eu achar ele mais lento nos acontecimentos do que os anteriores.
Porém, gostei muito dos acontecimentos desse terceiro, tenho muuuuuuuuito medo de que algo aconteça com o Eragon ou a Saphira (não estou pronta pra ver nenhum dos dois sofrerem) e tô muito ansiosa para ver como os Vardens ganham a guerra (eles ganham neh? Pelo amor de Deus, eles precisam ganhar kkkkkkkk)
comentários(0)comente



Cleice.Cristiano 08/05/2022

O ápice!
Brisingr, para mim, é ápice do Ciclo da Herança. E vou pontuar os motivos.
Um: porque conhecemos personagens novos como Oromis e Glaedr.
Dois: porque descobrimos a ligação de Eragon com o passado dos cavaleiros de dragão.
Três: o que foi aquele desafio das adagas longas?! Quando eu li essa parte, eu vibrei!
E quatro foi o livro que mais deixou um sabor amargo pelo resultado da batalha no final.
Fiquei sem chão e acho que muitos também ficaram.
comentários(0)comente



335 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR