Antifa

Antifa Mark Bray

Resenhas - Antifa

Yorgos 02/02/2024

Escrito por Mark Bray, anarquista, historiador especialista em direitos humanos, terrorismo e radicalismo político, professor de História Moderna, o livro em momento algum é neutro e deixa bem claro seu posicionamento e perspectiva.
O livro surge de 71 entrevistas feitas em 17 países, e fala sobre o avanço do fascismo, extrema direita, e antifascismo em toda a Europa e Estados Unidos nas últimas décadas.
É um livro com muito conteúdo, demorei meses para ler, pois para mim que não entendo absolutamente nada sobre o assunto foi uma leitura densa, que precisava que eu estivesse inteiramente dedicada a reler seus parágrafos. Para quem conhece o assunto, com toda certeza é uma leitura mais fácil e com muitos pontos a serem questionados. Com mais de 500 referências ao longo do texto, e alguns apêndices, o livro cita dezenas de manifestações que ocorreram, mortes, racismo, xenofobia, machismo, e a ligação até com bandas e imprensa.
Como o próprio autor disse: "Eu gostaria que esse livro não fosse necessário".

cowwboylikeme 25/07/2023

Para aqueles que não toleram a intolerância
Livro interessante para entender as dinâmicas da política atual e o fortalecimento da extrema direita

Livrendo 24/07/2023

REFLEXÕES ALEM DO OLHAR.
"Antifa: O Manual Antifascista", escrito por Mark Bray, é um livro que aborda o movimento antifascista e sua história, táticas e ideologias. Publicado em 2017, o autor oferece uma perspectiva detalhada sobre os princípios fundamentais da Antifa e como ela tem se manifestado ao longo dos anos.

O termo "Antifa" é uma abreviação de "antifascista" e descreve um movimento político que busca combater o fascismo e o autoritarismo. A Antifa não é uma organização centralizada, mas sim uma coalizão de grupos e indivíduos que compartilham a crença de que é necessário confrontar o fascismo e o ódio em todas as suas formas.

O livro de Mark Bray explora a história da Antifa desde seus primórdios, incluindo seu surgimento na Europa no início do século XX como resposta aos regimes fascistas e nazistas que estavam em ascensão. A obra também discute o papel da Antifa em movimentos sociais contemporâneos, como as manifestações anti-globalização e os protestos contra a extrema-direita.

O autor destaca que o movimento Antifa é frequentemente alvo de críticas e mal-entendidos, e busca explicar suas motivações e objetivos. Bray argumenta que a Antifa considera que a ação direta e a resistência ativa são necessárias para combater grupos e indivíduos que promovem a opressão, o racismo, a xenofobia e outras formas de intolerância.

No entanto, é importante ressaltar que o livro é objeto de controvérsias, sendo acusado por alguns críticos de justificar a violência em nome do combate ao fascismo. Enquanto alguns veem o movimento Antifa como uma força necessária para combater a extrema-direita e o ódio, outros argumentam que a tática de confrontação direta pode, em alguns casos, levar a mais violência e divisão.

Em resumo, "Antifa: O Manual Antifascista" de Mark Bray é um livro que explora a história e as ideologias do movimento antifascista, fornecendo uma visão aprofundada sobre a forma como a Antifa opera e seus princípios fundamentais. É uma obra que pode despertar debates sobre a eficácia e ética da ação direta em resposta ao fascismo e extremismos políticos.

Camila1856 01/02/2023

Ótimo livro pra quem estuda ou se interessa pelo tema do Fascismo. Na verdade o livro dá exemplos, baseados em depoimentos reais, de como lutar contra ele, mas também faz uma boa contextualização histórica.
Recomendo bastante a leitura ?

camilabonse 17/01/2023

ótimo livro
terminei de ler poucas horas antes da invasão bolsonarista em Brasília, e a sensação enorme que fica após a leitura e os ataques é o quanto falta organização no Brasil para que de fato o fascismo seja barrado no país. o livro mostra vários exemplos de táticas e estratégias da resistência antifascista utilizadas ao longo da história, na Europa e nos EUA, que poderiam muito bem (e deveriam) ser aplicadas aqui.
Mari 19/01/2023minha estante
belas palavras

Juliana 06/08/2022

Antifa
Livro traz a história de como grupos antifascistas lidaram com a ascensão do fascismo e similares durante um longo período. Com vários exemplos de métodos de combate.

João Sales 25/05/2022

ANTIFA
Quem quer entender o histórico da luta Antifascista e o real sentido histórico do termo eu sugiro ler esse livro aqui.

Ele dá uma geral da estratégia Antifascista descrevendo as ações diretas que envolviam desde confronto físico até sabotagens a qualquer expressão organizada dos grupos.

Além de defender o pq que a liberdade de expressão não deve ser aplicada ao discurso fascista (lugar de facho é no esgoto e não na mesa de debate).

Giovanna 21/08/2021

absolutamente incrível. análises muito interessantes com exemplos pertinentes e escrita fluida e envolvente. as analogias entre o fascismo histórico e o fascismo contemporâneo são muito bem traçadas e ele levanta uns pontos muito bons de como as organizações fascistas contemporâneas usam a islamofobia para mobilizar até pessoas ditas de esquerda por uma suposta preocupação com direitos das mulheres e pessoas lgbtqia+. terminei o último capítulo tipo !!!!!!!.

Johnata 22/06/2021

A violência resolve tudo?
Não. Entretanto, ela existe e o fascismo se utiliza dela para massacrar minorias étnicas e todo tipo de oposição. Essa obra é um paradigma para compreender a utilização de todos os meios disponíveis para destruir o fascismo e ideologias derivadas. Combater essa chaga da humanidade é dever cívico e existem vários papéis a serem desempenhados na luta contra o fascismo, embora uma parte da sociedade negue a necessidade do uso da força física nesse embate, os dados históricos demonstram que há um ponto do confronto no qual apenas ela parece surtir efeito. Eu posso desempenhar outro papel, você pode, mas todos precisam ao menos conhecer os fundamentos da resistência física contra o fascismo e esse manual certamente irá ajudar com isso.

Andreza 15/03/2021

Para quem está insatisfeito
Aqui é nos dado um panorama histórico da luta contra o fascismo desde o período entre guerras até os dias atuais (com foco, principalmente, nos EUA de Trump), além de ferramentas e conselhos de estratégias e lutas diárias para aqueles que temem essa atual ascensão do neofascismo no mundo.

Melanie13 09/03/2021

O Manual Antifascista.
Uma obra muito interessante, que nos faz compreender mais sobre a formação do fascismo (avanço da extrema-direita) como um evento histórico dos Estados modernos em conjunto com a resistência antifas. O autor traz junto a obra importantes reflexões historicas do final do século XIV, como confrontos físicos, também revela sobre lutas de acolhimento de imigrantes, movimentos feministas (fantifas), liberdade de expressão, e por fim, o ascensão da extrema direita. Mark Bray, nós faz refletir, que o fascismo não foi levado a sério até que fosse tarde demais.

Igor 15/02/2021

Se você luta ou quer lutar contra o fascismo, leia o livro
O livro traz muito sobre a história do movimento, exemplos, táticas e dicas.
Excelente para guiar, abrir possibilidades e mostrar exemplos bem e mal sucedidos para quem está na luta do antifascismo.
Cumpre totalmente sua proposta, apesar de contemplar o antifascismo somente europeu e norte americano, mas o autor explica e justifica isso no início do livro.

IgorX96 31/12/2020

Excelente livro sobre movimento ANTIFA
O livro é muito bom ao contar a trajetória do movimentos ANTIFA, suas formas de luta e de organização, sempre à esquerda, entre socialistas/comunistas e anarquistas.

bela 19/12/2020

É um livro BEM denso e com muita informação, mas também não teria como não ser pois trata de fascismo, algo complexo e difícil até de definir. Mas apesar disso, ao mesmo tempo é bem didático e explicativo. Aprendi muitas coisas que espero levar pra vida e colocar em prática no meu dia a dia. Infelizmente um livro que a cada dia se torna mais necessário por temos mundialmente governos simpatizantes do fascismo se elegendo. Se tem uma coisa que eu já sabia antes de ler, mas que internalizei após essa leitura e achei legitimidade no pensamento é que contra a intolerância não tem tolerância. E nem que precisemos partir pra violência, (algo que ao longo do livro você simplesmente entende que muitas vezes é necessário), fascistas não passarão!