Batman: A Piada Mortal

Batman: A Piada Mortal Alan Moore...

Resenhas - A Piada Mortal

pqpestela 02/02/2024

ENLOQUEEEECII
HAHAHAHAHA essa hq do meu mano coringa é MUITOOO BOOOM, o HOMEM FICOU MALUCOOOOO

eu entendo vc coringa, nos ficamos malucos

Lucasfhb 17/01/2024

Clássico!
Já conhecia a história por causa do desenho animado e isso foi o que me incentivou a querer ler. A história e a narrativa são perfeitas, HQ excelente!

liastrindade 03/01/2024

?nós vamos matar um ao outro, não??
Não estou acostumada a ler hqs, mas essa foi um soco no estômago ? de uma maneira muito boa ? me deixando ansiosa para assistir o filme. penso que ?piada mortal? seja uma obra essencial no dcu. é um enredo absurdamente envolvente, mostrando o background do coringa e boa parte da dinâmica entre ele e o batman. a arte do quadrinho é muito bonita, impecável. vale o hype e as cinco estrelas!

Carol 03/01/2024

Não sei quem é mais doido nessa história... O Batman ou o coringa. O bom dessa hq é que apresenta como o coringa vira esse psicopata e ao mesmo tempo mostra a fragilidade do Batman e sua dúvida em seguir o caminho dentro da lei ou meter o louco e fazer o que der vontade...

Alex 03/01/2024

A dependência
Tenho uma fixação por este quadrinho, li ele já alguns anos e lembrei hoje de registrá-lo, trata-se de uma HQ muito promissora que abordar explicitamente as loucuras do coringa e ainda por cima, a dependência do Batman para com ele.
É o que li uma vez, o que é do herói se não há um vilão para combater?
Obviamente, após ler mais sobre o Batman, entendi melhor o porquê de manter o Coringa vivo e também o porquê o Coringa precisava tanto da atenção do Batman.
Se queres ver um pouco da relação deles e do ápice do Joker, essa história é perfeita!

Pedrinhø_szz 27/12/2023

Só deus sabe como tá a mente do paiaço
Coringa totalmente lele das ideias
Batman com sangue nos olhos e uma cadeirante...essa é uma das histórias mais divertidas q eu já li

laric.safe 23/12/2023

Traumático
Eu acho muito legal que os desenvolvedores resolveram dar uma história de origem para o Coringa que, como fica claro neste quadrinho, era, até então, um desconhecido sem nome, sem identidade. Dá um aprofundamento muito grande à personalidade deturpada do vilão, além de fazer bons paralelos com a origem do próprio Batman. Bem desenhado, bem roteirizado. E os extras dessa versão de luxo são um deleite!

Lize. 11/12/2023

Tava despretensiosamente ouvindo o PeeWeeCast no episódio sobre o Coringa (muito bom esse podcast, inclusive. recomendo) e eles citaram várias e várias vezes essa edição, então resolvi ler e amei!

já tinha ouvido falar sobre ela a um tempo atrás, mas nunca tinha parado pra procurar mais sobre, e saber que esse quadrinho inspirou meu coringa favorito (o do Heath Legder, obviamente) me deixou mais animada ainda pra ler.

todos os memes do coringa que uso com a legenda mt eu no twitter estão nessa edição, amei muito ??

I.don't.know 27/11/2023

Dia ruim
Essa foi a minha primeira hq do Batman e me deu uma sincera vontade de ler tudo, a história é interresante e me lembrou muito o filme do Coringa de um modo positivo, com certeza lerei outros números.

Camila :3 05/11/2023

Gostei bastante da leitura, não tenho costume de ler HQ de super heróis e por isso achei que ia ficar perdida na leitura, mas ela foi muito divertida e interessante.
A relação Batman e coringa sempre me fascinou ao mesmo tempo que ambos se odeiam e querem se destruir um não conseguem viver sem o outro. O Batman tem uma visão interessante de justiça, querendo que mesmo um vilão vil como o Coringa tenha um final "justo" conforme a lei diz.
As artes são simplesmente maravilhosas e a história sabe como te prender do início ao fim.

Lucas Muzel 04/11/2023

HQ básica ou essencial?
Essa edição sempre figura nas melhores posições de quase todos os rankings de melhores HQs do Batman. Acredito que Alan Moore tenha um pouco de razão em tratar a obra como não sendo tão primorosa, em comparação com outras obras do barbudo. O primeiro quadro da primeira página e o último quadro da última página são idênticos. Algo na mesma linha do álbum Dark Side of the Moon do Pink Floyd. As cenas de flashback e passadas no presente possuem um tipo de simetria dos elementos desenhados no último quadro e no primeiro quadro. Possui um tipo de ambiguidade com relação ao que ocorreu no final. Afinal, tem um tipo de teoria que o Coringa foi morto, e daí poderia vir o nome "Killing Joke". E isso se conectaria com a famigerada piada ("dois loucos..."), pois Batman e Coringa estariam em condições muito semelhantes, e James seria o único são na história. E isso também teria conexão com a fala inicial do Batman (na linha do "eu mataria você, ou você me mataria"), servindo como um tipo de profecia.
Acontece que isso não é algo inédito nas HQs do Moore. Um Pequeno Assassinato tem uma estrutura semelhante, com vários temas que se repetem e ressoam em quase toda a história. E nesse caso ainda tem a inovação da história ser contada tendo como base uma linha do tempo cronologicamente invertida. Tem também uma história do Monstro do Pântano onde é feito um duplo sentido com a palavra "Incorporação".
Em termos de Batman, aí sim que a história tem poucos paralelos. E, para a época, foi chocante. Fez com que os futuros artistas se focassem na violência, brutalidade e realismo na hora de contar as histórias. Pois era apenas isso que tornariam as HQs "coisa de adulto". E mais músculos. Mais armas. Mais ranger de dentes. Mais porradaria. Mais capas metalizadas.
Outro fator que destaca essa revista é a arte do Bolland. Essa sim tem poucos paralelos. Soube interpretar bem o roteiro verborrágico do Moore.
Quanto à colorização, eu prefiro mais a original. Ela tinha uma maneira de complementar a história através de escolhas e tons de cores. Dava para notar que era um artista que tentou colaborar da melhor maneira que pode. A nova colorização é feita pelo Bolland. E nesse caso, parece que todo o filtro foi reduzido. Como se o artista quisesse que apenas a sua arte se destacasse. Ou como o Scarface conversando com o Ventríloquo. Parecem dois papéis distintos, mas na prática é uma coisa só.
Quanto mais reimpressões tem a Piada Mortal, mais material arranjam, para dar uma "engordada" no material, para tentar justificar a capa dura (e o preço mais alto). Uma delas é Batman #1, com a estreia do Coringa. Talvez fosse mais apropriada a publicação de Detective Comics #168, com a revelação de que o Coringa era o Capuz Vermelho.
Como ainda era necessário mais material para deixar tudo com mais cara de "luxo", colocaram uma história do Bolland que apareceu em Batman Preto & Branco. A novidade nesse caso é que a história ganhou cores, pelo próprio artista.

Cocotinha 12/10/2023

Basta apenas um dia ruim...
Essa HQ é muito boa, envolvente é tem uma arte muito boa, o jogo de cores e os closes são incríveis, realmente uma obra de arte.

emclara 07/10/2023

"Tinha dois caras num hospício..."
? //

Quando terminei de ler, acabei concordando e entendendo aqueles que diziam ser uma leitura obrigatória para todos os amantes de histórias em quadrinhos.

Sem exageros, adorei tudo nessa obra. A rivalidade ? insana e eterna ? entre o Batman e o Coringa. O doloroso e polêmico destino de Barbara Gordon, que a levou a criar seu maravilhoso alter-ego: Oráculo. O preto e o branco do colorista Bolland contrastando com a versão do John Higgins. Uma das várias origens do Coringa. Tudo. Adorei tudo.

Novamente, Alan Moore me ganhou.

Miss Duda 03/10/2023

MUITO BOM!
Acho que essa foi a primeira HQ que li na vida, e serio, é tudo muito espetacular. O desenho, personagens, falas e o melhor de tudo: O FINAL!