Batman: A Piada Mortal

Batman: A Piada Mortal Alan Moore...

Resenhas - A Piada Mortal

Vicente Tavares 29/09/2023

A Piada Mortal.
Em março de 1988 Alan Moore e Brian Bolland criaram uma Graphic Novel que entraria para a história. É claro que nenhum do dois sabia disso naquela epoca, mas A Piada Mortal (The Killing Joke) realmente mudou bastante coisa nos quadrinhos e no "universo" do Batman. A premissa era bastante simples. O Coringa decide provar ao Batman que qualquer um pode enlouquecer e mergulhar no abismo se tiver Um Dia Ruim. MUITO RUIM!
Essa HQ mudou a forma como o Coringa, antes um palhaço do crime (como o próprio Bob Kane o criou), agora, um psicopata muito perigoso. Além disso trouxe, pela primeira vez, passagens sobre o passado do Coringa, mostrando-o como um comediante fracassado, com uma esposa grávida, que aceita entrar para o crime por desespero. E as coisas dão muito, muito errado... Mas temos ali um vislumbre de que o Coringa já foi um cara como outro qualquer, antes de se tornar o maior vilão do Batman.

gui.lisboa 14/09/2023

Minha honesta opinião
MARAVILHOSO! Sinceramente espetacular, não tem o que falar dessa obra prima. Uma das melhores histórias da DC, e admiro muito o acerto que foi o coringa nessa história, ele simplesmente rouba a cena todas as vezes. Nota 100

Marcella234 13/09/2023

O humor da tirinha...
Pelos deuses, o quão sensacional isso é, acaba sendo SURREAL. A narrativa, a ilustração. Tudo. É uma forma tão diferente e que desperta diversas emoções. Raiva. Tristeza. Angústia. É a única HQ q fiz questão de comprar, msm já sabendo o conteúdo digitalmente.

Isawxxh 07/09/2023

A história explora a relação entre o Batman e o Coringa, enquanto mergulha na psicologia dos personagens.O enredo se concentra na tentativa do Coringa de provar que um dia ruim pode levar qualquer pessoa à loucura, usando atos terríveis para ilustrar seu ponto de vista. A narrativa intercala flashbacks que revelam a origem trágica do Coringa e o presente, onde ele confronta o Batman.A obra oferece uma visão sombria e complexa dos personagens, examinando a natureza de sua rivalidade e questionando as ações éticas do Batman. A arte de Bolland complementa a narrativa com detalhes impressionantes e cores sombrias.No geral, "A Piada Mortal" é uma graphic novel icônica que desafia as noções tradicionais de herói e vilão, oferecendo uma exploração profunda da mente do Coringa e do mundo sombrio de Gotham City.

Gomes109 07/09/2023

Batman - A Piada Mortal
- releitura -

Um dia ruim. Para o Coringa, isso é tudo o que é necessário para transformar a vida de uma pessoa. Não só isso, mas basta um dia desses para que uma pessoa completamente sã perca toda a sua sanidade e adentre os caminhos sem volta da loucura. Basta uma tragédia para que uma pessoa prefira o conforto da loucura ao tormento das lembranças daquele dia.

Enquanto isso, no entanto, o Coringa já está colocando seu plano à prova. Ele quer mostrar ao Batman que até mesmo a mais sã das pessoas pode enlouquecer.

A grande reviravolta no fim de A Piada Mortal, o que torna ela tão brilhante, é que o Coringa nos engana. Ele não estava tentando levar o Batman à loucura, mas sim mostrar que ele já foi consumido por ela. É esse o fato que ele quer provar. O herói vai prender o vilão, o vilão vai escapar, e o ciclo se repete.

1° - 30/07/2022
2° - 29/05/2023

Fabio Coronel 03/09/2023

Pena que é curtinha
Impossível não começar falando da arte da capa. Perturbadora, sensacional. As premissas da história são tão boas que nos ressentimos de a história ser curta (demais). São muitas as reflexões suscitadas: diferença entre lei e justiça; mocinhos e vilões como lados de uma mesma moeda; a linha tênue entre normalidade e anormalidade, entre cidadão e criminoso; o limite da convicção moral. O final misterioso, aberto, do jeito que eu gosto...

-Paula- 02/09/2023

Eu Quase Coringuei HAHAHAHA
O que foi isso? Muito foda, brabo, que insano, louco, eu esperava encontrar prata e encontrei OURO, eu amei, surtei, chorei, ri.

Eu amo e odeio o Coringa, não tem jeito né, melhor vilão que temos, achei triste o que aconteceu com ele antes de se tornar o Coringa, gostei da revelação, não esperava que tivesse sido assim.

Eu quase chorei com esse final, mds, o Batman sorrindo pela primeira vez KKKKKK coringou. Será que o Batman é louco igual o Coringa? ? não sei se o Gordon está tão bem quanto aparenta.

Piada Mortal ??

Stephany 27/08/2023

"De cabelos verdes, usando um terno roxo, dizem que eu sou uma piada de mau gosto..."

A HQ é muito boa, conta um pouco da história de como o Coringa acabou virando o vilão que é hoje, mostrando um pouco da família dele, de sua esposa, emprego, seu fracasso profissional, amizades ruins. Em paralelo, vemos o Coringa fugindo do hospital onde estava internado e o Batman atrás dele, assim, é possível compreender como se dá a relação entre eles também, como eles coexistem. São muito interessantes os diálogos entre os dois, me fez refletir.
Confesso que, como mulher, fiquei um pouco traumatizada com o crime do Coringa referente a moça da história, é um assunto sensível pra mim e que me desagradou ver de maneira tão explícita, apesar de fazer todo o sentido visto o caráter do personagem e seus crimes. Ainda assim, horrível.
Quero saber mais desse personagem tão louco e cruel, eu diria.

Luis516 27/08/2023

A História definitiva sobre Batman e Coringa
Alan Moore diz que suas tentativas de tentar trazer profundidade psicológicas são fúteis uma vez que o Batman e o Coringa são personagens fictícios diferente de qualquer um que existe,logo seria um quadrinho sem nada de interessante a dizer. Eu acho essa ideia furada. Realmente ninguém é igual ao Batman ou o Coringa mas um roterista talentoso pode facilmente encontrar conflitos universais que se expressa de forma contextualizada neles,neste ponto piada mortal tem muitas coisas interessantes a dizer.Debate sobre pessoas lidando com os próprios traumas como podem te afetar profundamente mas não justificam abraçar o nilismo,violência, se recusar a se recuperar e aceitar ajuda,a tomar a loucura como uma justificativa maior. E também é sobre dois personagens que usam roupas ridículas que se tornaram os maiores inimigos que se tornaram da ficção científica poe um motivo, cujo essa hq consegue aponta sua dinâmica fascinante e que foi se formando ao longos de décadas e agora possibilita essas ideias e tudo através de um roteiro de narrativo extremamente arrojado e sofisticada, que se encaixar com elegância em uma história 45 páginas. Apesar de não ser tão boas quanta outras coisas do Moore, no mínimo essa hq é uma pequena obra prima.

Única coisa que não gostei muito dessa edição da Panini é que as cores antigas eram melhores.

Louise 26/08/2023

Tive convulsões
Rapaz, foi cada mitada f0da que eu convulsionava. Que isso meu patrão, cinema e olha que era uma hq. Alan Moore meu mago, foi meu primeiro contato com seu trabalho e além de não me decepcionar foi muito além das minhas expectativas.

ps.fernanda 17/08/2023

Essa é a terceira vez que leio essa HQ, não gostei em nenhuma das outras vezes, mas decidi dar uma chance porque não era possível que todo mundo falasse tão bem dela e eu achasse horrível. E que bom que decidi fazer isso, dessa vez eu realmente entendi o motivo de todo mundo gostar dela.

akira 13/08/2023

É de coringar
O traço é exepcional, com quadros que dão arrepios. A histotia me remeteu ao filme do coringa de 2019, onde explora essa parte do como ele era antes e como a sociedade o corropeu, sei que é errado passar por tudo isso e virar vilao, pq nao justifica. Merece muito o hype que tem, maravilhoso.

Beatriz 10/08/2023

HAAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAH
Bem legal coringuei MT eu adorei eu si divirto. Fazia tempo q não lia um HQ de super-heroi e um AMG me emprestou e gostei bastante bem bom