Batman: A Piada Mortal

Batman: A Piada Mortal Alan Moore...

Resenhas - A Piada Mortal

Julia5048 17/04/2024

O que separa você de mim, é um dia ruim
Essa história influenciou uma dinâmica de personagem que até hoje se preserva em histórias de heróis e vilões. O quadrinho é genial, o Coringa é um personagem icônico, entender a sua origem e principalmente sua loucura é muito interessante. a história é pesada mas muito boa, as cenas de luta são tensas e bem desenhadas, adorei ler sobre esse universo.
ps: o final me deixou muito agoniada, por ser ambíguo, mas vale a pena demais!

idytaejin 16/04/2024

Uma obra prima! As ilustrações são lindas e a história é tão envolvente, uma pena que seja tão curta ?

Julyð 12/04/2024

Podia swr melhor desenvolvido, n sei faltou algo e também n gostei do final aberto, complicado avaliar algo tao "raso"

Kaila22 10/04/2024

As vezes eu me pergunto se não seria melhor o Batman dar um fim no coringa. Coringa é insano demais.

Lêzinho 09/04/2024

Perfeita
Simplesmente não tem oque falar, eu como um fã de carteirinha do Batman bato no peito pra falar que essa é a melhor HQ dele, e a melhor que já li, a piada mortal é uma obra prima, mostra um lado do coringa que já conhecíamos mas com sua verdadeira essência, mostra uma idéia sobre o Batman pouco explorada, de que ele é tão louco quanto o coringa, ambos loucos, mas cada um com sua loucura.

Absolute literaturaaa!!!

P3te3rr 05/04/2024

Apenas um dia ruim...
O que será que aconteceu no passado do Coringa para deixá-lo tão insano quanto ele é hoje? Ele nasceu assim? Seus pais eram abusivos? O amor de sua vida foi violado? A verdade é que ninguém sabe...

Alan Moore, um dos maiores gênios das HQs na época, faz um trabalho excepcional em "Batman: A Piada Mortal", considerada por muitos a melhor história do palhaço de Gotham (eu também considero). Com menos de 50 páginas, Moore escreve um roteiro cheio de mistérios, revelações, impactos e, principalmente, metáforas.

A HQ, originalmente, não se ligaria ao universo do homem-morcego, mas os fãs do Batman gostaram tanto desta obra que a DC Comics decidiu trazer os impactos presentes aqui para o universo principal. É uma história pesada, contada de forma intensa, o que representa bastante a loucura na cabeça do Coringa. Sabemos que o roteiro original tinha algumas coisas mais pesadas, mas decidiram amenizar um pouco.

Voltando para a questão inicial: O que deixou o Coringa assim?

Moore busca dar uma de várias respostas sobre a origem desse personagem (não necessariamente a verdadeira, mas uma da qual, entre várias outras, o próprio Coringa conta). Tudo começa com dificuldades financeiras, resultado em complicações familiares. Ele estava prestes a ter um bebê, mas como sustentaria seu próprio filho??

Desesperado e sem oportunidades, o Joe (Coringa) busca ganhar sua vida em um único crime, teoricamente perfeito, que irá mudar para sempre a sua vida. Porém, como dito em um conto presente mais para frente nessa edição, "o crime não compensa". Um dia. Apenas um único dia. Joe vê tudo indo por água abaixo. Ele perde TUDO e TODOS e, sem forças para continuar, enlouquece.

E aí entra o fascínio da história entre o Batman e o Coringa. Dois loucos que tiveram apenas um único dia ruim. Dia esse que mudou completamente a vida de ambos. Porém, enquanto um é insano e mau, o outro também é insano, mas obtêm o controle da situação.

Então o Coringa decide fazer talvez a sua última piada, "A Piada Mortal". Ele quer mostrar que até mesmo o homem mais são pode ir a loucura em um único dia.

E agora entra todas as metáforas do quadrinho.

Ao que dá a entender, o Coringa está tentando enlouquecer o Jim Gordon, mas na verdade, tudo isso é para quebrar o próprio Batman, fazê-lo perder o controle e enlouquecer de vez. Tudo isso é para mostrar a ele que essa luta infinita vai ter que chegar ao fim e, no fundo, é o que o Coringa quer.

Ao final da HQ, Moore deixa em aberto se essa luta chegou ao fim ou não. Na minha concepção, obviamente ela continuou. E talvez essa seja a concepção mais correta.

Analisando a HQ, é possível observar que o primeiro quadrinho e o último quadrinho são praticamente idênticos, o que dá um noção de looping. O ciclo de loucura em Gotham City continua.

Por último, "A Piada Mortal". Uma história sobre dois loucos que fogem de um hospício. Um pula para o outro prédio e o outro tem medo. O que pulou diz que vai ajudá-lo. O que não pulou recusa essa ajuda, pois por que ele iria querer ser ajudado por um louco?

Trazendo para a história, o Coringa é o louco que não conseguiu se manter no caminho, não conseguiu fugir, e o Batman é quem tenta ajudá-lo a sair de lá, sem sucesso.

Cada vez que leio essa HQ, tenho uma nova concepção. Cada um dos mistérios daqui são intrigantes e bem filosóficos e eu tenho imenso prazer de tentar entendê-los.

Claro, Alan Moore não foi o único responsável na história. Na verdade, outra pessoa é tão importante quanto, se não mais, do que ele: Brian Bolland. Bolland usa muitas inspirações para criar os desenhos dessa HQ, os quais são fantásticos e sombrios, tornando a história muito mais pesada e angustiante. Ele também é responsável pelas cores, se utilizando de uma teoria das cores bem rica, enfatizando vários elementos de seus desenhos.

Ok, me empolguei de novo e acabei falando muito kkkkk, foi mal.

"Só é preciso um dia ruim pra reduzir o mais são dos homens a um lunático. É essa a distância que me separa do mundo. Apenas um dia ruim."

Gabi 31/03/2024

E num é que eu amei? Chocada, jamais imaginaria gostar de ler uma história do Batman (neste caso, mais do Coringa do que do Batman), mas achei realmente muito bom esteticamente, tanto no que diz respeito ao roteiro quanto aos desenhos. Só me incomoda, como de costume, o lugar que as mulheres costumam ocupar nestas narrativas...

Dezin0 23/03/2024

Cinema ??
Simplesmente genial, do começo ao fim. A história é curta por ser uma HQ, mas consegue apresentar dezenas de reflexões brabas. Muito bom, talvez a melhor história do batman.

KassioNey 21/03/2024

Top 3 melhores historias do Batman
Muitas pessoas me recomendavam essa história falando o quão maravilhosa ela é. E realmente, ela é muito boa, bem escrita, bem desenhada e bem rápida, a ponto de conseguir ler em 30 minutos se tiver o ritmo de leitura muio bom.
Recomendo a todos os fãs e não fãs de histórias de super heróis, uma história contida e com uma discussão interessante "um dia ruim pode levar qualquer homem são a loucura ?"

Sergio_777 08/03/2024

?Só é preciso um dia ruim para reduzir o mais são dos homens a um lunático. Essa é a distância entre o mundo e eu? Apenas um dia ruim.?

Uma das histórias mais impactantes que li. Em pouquíssimas páginas, ela prende sua atenção até o fim, com questionamentos éticos e morais, além de um desenvolvimento sobre o que leva um homem à loucura. Ela traz um Batman e um Coringa, principalmente a relação de ambos, que eu nunca tinha visto antes. Esta é mais uma obra prima que traz à tona a genialidade de Alan Moore, com um adendo para a arte e colorização do Brian Bolland e John Higgins, respectivamente, que se encaixam como uma luva nesta história. Creio que esta é uma história tão boa que merece ser lida por todos os públicos de leitores, até para aqueles que não gostam de super-heróis.

Anna 02/03/2024

A arte é uma obra prima por si só, tão detalhada!

Coringa e Batman ex?s de um relacionamento abusivo

Davi.Paiva 28/02/2024

Excelente!
Link Amazon: https://amzn.to/3OWrV3a

Fazer uma resenha de uma das obras mais importantes dos quadrinhos do Batman, da DC ou mesmo dos quadrinhos como um todo e ter algo a acrescentar é uma tarefa fácil? Não. Mas vou tentar mesmo assim.

Vou começar falando do roteiro: genial. Ele parte da premissa que qualquer pessoa pode enlouquecer com apenas um dia ruim e mostra em flashback como Joe se tornou o Coringa e como este é uma força do caos tão insana que arma um plano sinistro envolvendo o Batman, o comissário Gordon e Barbara Gordon apenas para provar o seu ponto de vista. Lembro que tive um amigo que queria escrever uma fanfic onde o Coringa enjoava de enfrentar o Batman (?) e se mudava para o Brasil (?!), onde iria encarar um policial mais durão que o Homem-Morcego (!!!). Não falo mais com ele, mas espero que um dia ele leia esta HQ para entender que o Coringa jamais enjoaria de uma cidade tão louca e com um guardião tão traumatizado quanto ele.

Já li e reli "A Piada Mortal" várias vezes, mas só agora resolvi reparar melhor na arte e como as transições de cenas acontecem de forma fluída, com a pose de um personagem ou um elemento de uma cena levando a outra. Além disso, notei como a obra começa com o chão molhado com gotas de chuva e se encerra da mesma forma. E como sempre tive dúvida sobre quem "riu por último" na história, reparei que a risada do Batman, mais contida, permanece até o final enquanto a do Coringa cessa quando o vigilante coloca as mãos nele. Um indício de um estrangulamento? Talvez.

O que não dá para afirmar é o que o Coringa fez com Barbara. Nesse aspecto não arrisco palpites.

A edição que tenho ainda vem com mais duas histórias extras: "Sujeito Inocente", que retrata a vida de uma pessoa comum (que eu vejo mais como um desses nerdolas incels da vida) com o desejo de cometer pelo menos um ato ruim, e a história publicada em "Batman #1" de 1940 com a primeira aparição do Coringa.

Portanto, se você não leu "Batman - A Piada Mortal", pare tudo que estiver fazendo e procure esta magnífica obra o mais rápido possível.

Recomendo!

anah 09/02/2024

Um livro bom, mas de um jeito angustiante! Ao mesmo tempo que devorei a HQ rapidamente, tiveram momentos em que eu, simplesmente, PAREI, porque foi necessário digerir o que eu havia lido e visto. Muito bom!

Luiza2013 06/02/2024

Gostei
Leitura boa,criativa e com a animação impecável,pra uma história em quadrinhos é bom
Poggers dms????

Carrietta 03/02/2024

Incrível
Cara, fenômenal!!! Alan Moore é um gênio. Explora muito da relação do Batman e do coringa nessa hq, e eu achei perfeito. Além de mostrar o passado do coringa, como ele enlouqueceu. E as nuances da loucura da sociedade enquanto ele tenta fazer o Gordon enlouquecer é uma obra prima. A cena dele atirando na barbara e as fotos que ele tirou me deixou muito angustiada e desconfortável. Coringa é um ? #$%!& . Toda o questionamento do Batman e do coringa se em algum momento eles vão se matar, quanto tempo vai levar, é incrível. O Alan Moore sabe contar uma história sem se enrolar. Tanto que tudo apresentado é concluído em 48 páginas. É incrível.
Os desenhos são incríveis, os monólogos também, e realmente é a terceira vez que eu leio essa hq, e ela só fica melhor.

"Escute Só... Tinha dois caras no hospício... Uma noite eles decidiram que não queriam viver mais lá... E resolveram escapar para nunca mais voltar. Aí eles foram para a cobertura do lugar e viram ao lado, o telhado de um outro prédio apontando para a lua. Apontando para a liberdade. Então um dos sujeitos saltou sem problemas pro outro telhado, mas o amigo dele se acovardou... É ele tinha medo de cair. Aí o primeiro cara teve uma ideia. Ele disse 'Ei! Eu estou com a minha lanterna aqui, vou acende-la sobre os vãos dos prédios e você atravessa pelo feche de luz!'
Mas o outro sacudiu a cabeça e disse... ' o que você acha que eu sou? Louco?!' ' e se você apagar a luz quando eu tiver no meio do caminho?"