Viagem ao Centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra Júlio Verne

Resenhas - Viagem ao Centro da Terra

Juliane Raquel 11/05/2020

Ótimo livro
Foi o primeiro livro que li do Júlio Verne, e me encantei, uma escrita agradável, perfeito para quem gosta de aventuras!

romulorocha 04/10/2023

Viagem ao Centro da Terra , de Júlio Verne
Gênero: Ficção
País: França
Ano: 2012 / 290 páginas
Editora: Moderna

Viagem ao centro da terra conta as aventuras de um ambicioso professor, Lidenbrock,e seu sobrinho, Axel, os quais partem para os lugares mais esmos das escandinávia, na Islândia, em busca de desvendar um misterioso pergaminho. Em sua jornada, estes personagens contarão com a ajuda de outros aventureiros e muitos desafios e surpresas se seguirão daí.

Achei muito legal a proposta e a criatividade do autor. Mas confesso que a ambientação deixou muito a desejar. Acho que quando você tem uma ficção e uma proposta de um ambiente natural tão rico e pouco conhecido, como a escandinávia, a descrição do ambiente natural merecia mais detalhes. Tirando isso, vale a leitura.

Para Viagem ao Centro da Terra, 8/10.

#resenhasdoromulo
#literaturafrancesa
#ViagemaoCentrodaTerra
#JúlioVerne

Gabriel.Chiquito 04/09/2021

Já começo dizendo que é um bom livro para os fãs de literatura fantástica. Não tem uma história muito complexa, tendo soluções bem convenientes as vezes, mas o grande ponto forte dela é a mistura do fantástico com alguns conhecimentos de paleontologia e mineralogia (sim, eles falam bastante de rochas), que é muito bem explorada. Com personagens eloquentes, uma expedição improvável e bastante imaginação, esse livro é ótimo para viajar sem sair do lugar.

Vanessa Campos 11/04/2021

Foi uma história, cheia de obstáculos e incertezas! Porém eu achei o final muito vago. Pensei que tudo que eles tinham passado teria um desfecho melhor.

@TuyaBook 28/04/2020

Que viagem viu
Literalmente vc viaja pra o mundo dos livros. É incrível como vc se apega e torce pelos personagens e claro tem hora que dá raiva mas no final entendemos o porquê das circunstâncias.
Eu super recomendo.
É muito divertido e eletrizante a leitura.
Bruno B. 30/04/2020minha estante
Acessa lá e se gostar, curte, comenta e compartilha.
Desde já agradeço.

Thaisliz 05/06/2020

Viagem ao mundo de Verne
Viagem ao centro da terra é tipo de leitura que faz você voltar a sentir o prazer de ler. É um livro com uma historia muito envolvente, leve e divertida. É capaz de fazer despertar os sentimentos do aventureiro que mora dentro de você! Viva Júlio Verne por sua capacidade brilhante de envolver assuntos científicos de forma tão prazerosa. Verne possuía uma mentalidade muito a frente do seu tempo, com certeza.

Mello 19/06/2021

Devagar e sempre
Uma boa narrativa que demora MUITO a começar. Depois que começa é muito legal e divertido, mas tudo demora muito a acontecer. Um livro jovem e divertido.

Felipe 04/08/2020

Resenha crítica da obra "Viagem Ao Centro da Terra"
A obra “Viagem ao Centro da Terra”, concebida pelo escritor francês Júlio Verne, foi lançada no ano de 1864, ano em que criar uma narrativa ambientada em um universo utópico e fazer com o leitor seja nele imerso era uma rara habilidade compartilhada por poucos escritores. O enredo da obra é iniciado a partir do momento em que Otto Lidenbrock , cientista que reunia a visão de um mineralogista ao gênio de um geólogo, chega a seu lar após uma viagem.

Lidenbrock é recebido pela sua secretária Marthe, que mostra preocupação em relação ao jantar do cientista. Em seguida, ele conversa com Axel, narrador da história e seu sobrinho. Axel tinha o seu tio como mestre, o qual lhe incutiu o gosto pela leitura e pela ciência. Além de cientista, Lidenbrock também era professor, lecionando Mineralogia em Johanneun, escola tradicional da Alemanha.

A relação entre Lidenbrock e Axel era marcada por um tratamento áspero, apesar de que Lidenbrock o amasse verdadeiramente. Marthe serve o jantar e, após realizarem a refeição, Axel e Lidenbrock vão ao gabinete do professor, no qual tornam a decifrar um manuscrito de Arne Saknussemm, um alquimista islandês. Lidenbrock era poliglota e teria maior facilidade em decifrar o manuscrito, mas pediu para Axel, que não era tão fluente em outros idiomas, iniciar a tarefa por conta própria. O manuscrito descrevia como Saknussemm realizara a façanha de chegar ao centro da Terra descendo a cratera do vulcão Snefells, localizado na Islândia.

Embora o termo “ficção científica” tenha surgido somente em 1929, diversos autores plantaram séculos antes as sementes que viriam a frutificar as bases do gênero literário. Dentre eles, podemos citar o italiano Ludovico Ariosto, que em “Orlando Furioso”, obra publicada em 1532, narrou a viagem do homem à lua, feito realizado pelo próprio homem séculos depois. No século XIX, a ciência tal como compreendemos hoje obteve um curso cultural generalizado, e nesse contexto, surgiu a Literatura de ficção científica.

Foi nesse cenário que Júlio Verne nasceu na cidade francesa de Nantes no dia 8 de fevereiro de 1828. Um dos principais objetivos dos seus pais em educa-lo foi o de encaminhar Verne na carreira do ramo do Direito, a qual era seguida pelo seu pai. Em 1846, com vistas a agrada-lo, Verne passa a estudar Direito na cidade de Nantes.

Nela, Verne sofre de uma desilusão amorosa e, para fazer as provas da faculdade e se afastar da cidade, se muda para Paris em 1847, onde passou a frequentar salões de Literatura. Verne buscou conciliar o seu amor pela leitura com os estudos de Direito. Em Paris, Verne estabeleceu laços de amizade com diversos escritores e, em 1852, optou por abandonar o curso de Direito para se dedicar integralmente à Literatura.

Na época em que iniciou a sua carreira de escritor, há pouco ocorrera a configuração do método científico e a emergência de diversas descobertas e teorias científicas, além de uma profusão de invenções que trouxeram maior comodidade à humanidade. Também foi naquela época que tivera início a corrida armamentista, o movimento expansionista e a primeira grande crise no modo de produção que denominamos Capitalismo. Esse contexto histórico influenciou fortemente o conteúdo abordado nas obras literárias.

Em “Viagem ao Centro da Terra”, o espírito de aventura, a sede pelo desbravamento de novas regiões, a busca por exotismos e a linguagem científica fizeram-se presentes. Esses elementos serviram de impulso ao expansionismo europeu. Embora o desequilíbrio entre esses elementos tenha grande potencial de tornar uma história maçante, tediosa e sem dinamismo, não foram essas a impressão que eu tive ao lê-la, e acredito que você, leitor desta resenha e análise, também não caso decida mergulhar na leitura da obra.

Verne inicia a narrativa construindo, pausadamente, os personagens e as suas características físicas e psicológicas para em seguida inseri-los em grandes aventuras, as quais são narradas com menor vagar. A descrição dos ambientes é relativamente extensa, mas não a ponto de comprometer a dinâmica da narrativa, mas tornando-a verossímil, além de permitir a imersão da imaginação do leitor na história. Contudo, as descrições mais extensas da Verne são a respeito das características psicológicas dos personagens principais, o que tem o efeito de torna-los complexos e reais.

Conclua a leitura da resenha no blog

site: https://literaturaeanalise.blogspot.com/2020/08/a-obra-viagem-ao-centro-da.html

Zofii 08/09/2020

Incrível!
A Viagem ao Centro da Terra: Gostei muito mais do que achei que gostaria. Tem capítulos curtos, deixando assim, a leitura mais leve.
Antes de ler, estava pensando que a escrita seria mais difícil e arrastada, não podia estar mais enganada! Não consegui largar o livro, achei a história super interessante e divertida!

Recomendo!
Sara Sousa 09/09/2020minha estante
Também gostei muito!!

Zofii 09/09/2020minha estante
Que bom!!

Niara 06/09/2020

A história é bastante rica, possui inúmeras informações acerca da Geologia e Mineralogia. O autor consegue descrever muito bem todas as paisagens, suas características e as diversas situações vividas pelos personagens.

Vanessa.Lima 11/05/2020

Um livro interessante
Um bom livro, me deixou entusiasmada em algumas partes, mas criou uma expectativa que pra mim não foi alcançada. Os termos muito técnicos foram um pouco complicados pra mim, mas apesar da época do livro ele tem uma boa linguagem.

Leonardo_css 07/07/2020

Longo, muito longo...mas no bom sentido
A dinâmica dessa livro me encantou bastante. Pensa comigo, quem não queria ter a coragem e os recursos de ir a fundo no nosso planeta? Eu sei eu sei, deve ser uma má ideia...mas e se?

Já saímos para o espaço e demos uns rolês por alguns planetas. Mas, seri interessantíssimo saber o que tem no centro da terra (já sabemos o que tem Leonardo, você não vai gostar da resposta).

Mas enfim, o livro é encantador e conta com uma riqueza de detalhe essa empreitada fictícia.

Ah o companheirismo dos 3 personagens é sensacional.

Rosany 16/05/2020

Uma viagem louca!
Uma leitura leve e interessante, que nos faz sentir a aventura que foi essa viagem. Imaginei um final bem diferente, mas mesmo assim foi bom ter viajado, através da imaginação, junto com o Professor Lidenbrock, seu sobrinho Axel e Hans.

Guacira.GonAalves 15/04/2020

Como a gente consegue se surpreender com coisas tão pequenas!

Nunca imaginei que eu fosse me interessar pela leitura de um livro de Jules Verne! Anos atrás, li uma versão infanto-juvenil de Vinte Mil Léguas submarinas, com meus alunos da oitava série, que faziam aula de recuperação fora da horário de aulas e detestei! Rsrsrs
Então, a Isabela Lubrano fez a proposta da leitura em conjunto com o pessoal que acompanha o Ler antes de morrer e resolvi me desafiar a isso.
O resultado final? Eu AMEI! Dá para acreditar que eu gostaria de um livro de aventura onde não havia protagonistas femininas fortes e uma história de amor como motivação?! Pois é...
O livro é narrado em primeira pessoa por Axel, o sobrinho do professor Lidenbrock, um homem que fica obcecado pela descoberta de um livro antigo e parte a Islândia atrás do caminho para se chegar ao centro da Terra.
O livro traz uma linguagem muito fluida e mesmo aqueles vários termos técnicos não atrapalham o entendimento da história. Viajei com eles e Hans (um caçador que serviu de guia ao longo do trajeto percorrido dentro da Terra e responsável por salvar a pele deles ao longo da história) durante a história e me deliciei com as descobertas. Adorei o narrador, aquele que é muito inteligente, mas covarde em alguns momentos, acomodado em outros e apaixonado.
Acho que vale a pena dar uma chance a essa leitura e parar de se acovardar na frente dos clássicos.

Jessica Moraes 22/07/2023

Jornada de um estudioso, seu sobrinho e um guia de viagem ao centro da terra. Ao descobrir em um livro de sebo uma aventura, eles embarcam até o fim para descobrir se é verdade ou não.
Minha experiência foi uma leitura normal, nada de especial.