Messenger

Messenger Lois Lowry

Resenhas - Messenger

Pefico 27/04/2010

Messenger conta a estória de Matt, um refugiado que se mudou para Village há seis anos atrás e agora mora com Seer, um velho cego. Village é um lugar especial, onde todos tem um papel a desempenhar e descobrem esse papel quando atingem algo como a idade adulta e recebem seu verdadeiro nome de Leader. Matt espera que seu verdadeiro nome seja Messenger, uma vez que ele adora atravessar Forest de um lado pra outro levando e trazendo mensagens e parece ser imune ao perigo que Forest oferece.
Mas aos poucos, Village muda e os rumos dessa mudança não parecem ser muito bons...

Messenger é um companion book do Gathering Blue e do The Giver. Lois Lowry tem uma capacidade fenomenal de criar hábitos e costumes culturais que diferenciam completamente os cenários de suas estórias. Gosto muito do jeito como ela cria culturas que marcam bem os principais estágios da infância e adolescência e então da vida adulta.

Se você gostou de The Giver vale a pena ler Messenger, apesar de não ser tão especial.

Eduardo.Machado 19/12/2016

Uma história curta, porém linda.
“Frequently the new ones were damaged. They hobbled on canes or were ill. Sometimes they were disfigured by wounds or simply because they had been born that way. Some were orphans. All of them were welcomed.”

Antes de mais nada, não posso deixar de reconhecer o talento da autora em criar uma boa história em tão poucas páginas. Messenger é considerado por alguns o melhor livro da série, algo totalmente compreensível, embora eu prefira The Giver e Son.
O terceiro livro reúne personagens que vimos nos dois volumes anteriores. Aqui, a história se passa no Vilarejo, uma comunidade conhecida por receber e abrigar refugiados, pessoas que fugiram ou foram banidas do lugar em que viviam (nada mais apropriado para reunir personagens dos primeiros livros), e é aqui onde vive Matty, o pequeno Matt de 'A Escolhida', que almeja ser nomeado como 'Mensageiro', por ser aparentemente uma das únicas pessoas capaz de passar seguramente pela floresta, que tem se tornado inóspita e cada vez mais perigosa, a fim de enviar e trazer mensagens dos mais diversos lugares.
Contudo, o lugar que antes abrigava refugiados com alegria está sendo tomado por uma onda de maldade, e seus moradoras parecem estar mudando, o que leva a uma votação em que se decide construir uma muralha em volta do Vilarejo, fechando-o permanentemente a pessoas de fora, e Matty é encarregado de avisar ao máximo de pessoas que puder de que o Vilarejo vai se isolar, especialmente à Kira, sua amiga que vive distante e que um dia viria para viver com o pai.

Para quem reclamou que 'A Escolhida" não era uma continuação de "O Doador de Memórias", esse livro veio para agradar a todos, já que se passa no lugar ao qual Jonas (conhecido aqui como Líder) foi viver após fugir de sua comunidade, sendo também uma das poucas pessoa a não "perder a si mesmo".
Uma coisa que chamou minha atenção é que aqui, embora o ambiente seja primitivo, o lugar em que a história começa não tem aspectos claramente negativos. As pessoas vivem uma vida harmônica, ajudando uns aos outros, recebendo de braços abertos aqueles que precisam de ajuda. Em Messenger, nós vemos o mal se formar.
Aqui, as pessoas são reconhecidas pela função que lhes serve melhor, por isso que Jonas é chamado de Líder; o pai de Kira, embora sendo cego, é chamado de Vidente, por ser capaz de ver as coisas de outra maneira; e Matty almeja ser chamado de Mensageiro, por se orgulhar de ser o melhor mensageiro (oooooooh).
Mais adiante na história, aprendemos o porquê da floresta estar cada vez se tornando mais inóspita, e somos apresentados a um desfecho surpreendente, talvez até demais para um livro que primeiramente foi escrito para o público 'infantil'. O Livro é una leitura bem rápida, e assim como os dois primeiros, mescla realidade, distopia e fantasia para nos passar um simples, porém importante ensinamento.
Por último, gostaria de dizer que adorei a maneira com que este livro abre caminho para 'Son', a conclusão da série, de maneira tão sutil, já que ele é à primeira vista uma história isolada e concluída por si só.

Não deixe de visitar meu blog: https://legiaodesonhos.blogspot.com.br/

site: https://legiaodesonhos.blogspot.com.br/

Noeli.Almeida 05/03/2024

2 meses atrasada com a resenha.
Matty deixou sua antiga vila para trás para morar com Seer, num lugar melhor, onde todos vivem em harmonia e são bem receptivos com os novos moradores, que chegam em busca de um lugar melhor, até a chegada de algo que está prestes a isolar a vila do mundo exterior.
A história do 2° livro, Gathering Blue, não tinha relação com a do primeiro, a não ser o fato de a personagem principal, Kira, viver em um vilarejo com costumes e tradições um tanto peculiares, assim como Jonas (The Giver). Mas nesse já podemos ver a conexão com os 2 primeiros. Dessa vez a resenha não vai ter spoiler :v