Lendas Brasileiras

Lendas Brasileiras Luís da Câmara Cascudo

Resenhas - Lendas Brasileiras

Camila1856 27/10/2020

Eu gostei das histórias contadas no livro,algumas eu já conhecia pois me contavam na escola haha..Só não gostei muito da escrita do autor pois achei bem difícil de interpretar tive que voltar algumas vezes pra trás e ler novamente, mas e porque os contos são divididos em cada estado..e cada estado tem seu jeito de escrever e falar...mais tirando isso é legal...sempre é bom conhecer um pouco sobre seu país...Eu recomendo sim essa leitura.

Kimera 01/04/2021

Câmara Cascudo, foi sem dúvidas, um dos homens mais importantes no Tocante a cultura brasileira, seus costumes e estudos de lendas locais. Ao final deste livro que reúne lendas de todas as regiões do Brasil, disponibiliza um pequeno "dicionário" folclórico.
Mas Para ser sincera, na minha humilde opinião, esta edição da editora Global, deixou a desejar e peguei vários erros de português.

Gláucia 29/10/2010

O mestre no assunto.
Lendas brasileiras. Praticamente este termo já vem associado a Câmara Cascudo. Livro muito bem ilustrado, reúne as principais lendas do nosso folclore divididas por região. Muito gostoso e rápido de ler, ótimo para introduzir as crianças nesse maravilhoso mundo do imaginário regional.

Maciel 11/06/2021

O livro, é uma forma interessante de conhecer o folclore de cada região do Brasil. E perceber, de certa forma, com a cultura brasileira é rica e singular. O livro é razoável porque para mim alguns contos parecem resumidos

Pam 20/06/2021

Escrita muito rebuscada
É interessante saber mais sobre as lendas nacionais, mas foram usados tantos termos complicados que a leitura ficou difícil.
No mais, o livro é ilustrado lindamente e tem capítulos pequenos (o que salvou a experiência de leitura).

Mano 18/07/2013

Cultura brasileira
Câmara Cascudo conseguiu fazer de um livro, um brilhante relato da cultura brasileira com lendas e histórias que vão do norte ao sul do país, respeitando o regionalismo e fazendo uma releitura de elementos da formação do povo brasileiro.

Fer Kaczynski 17/01/2015

Rico!
Luiz da Câmara Cascudo, o maior dos folcloristas brasileiros reuniu nesta obra, 21 lendas de todas as partes do país. Nascido em Natal, Rio Grande do Norte em 30 de dezembro de 1898, fundou a Sociedade Brasileira do Folclore, deixou como obra mais de 150 títulos, a paixão de Câmara Cascudo era o homem e a do que a tradição popular tinha a dizer, o que de fato contribuiu para um estudo mais aprofundado das raízes do Brasil.
É uma leitura riquíssima onde encontramos todas as variações de raças que se miscigenaram e fizeram do Brasil a pátria mais rica e com tanto esplendor, todos deveriam ler estas lendas. Este livro foi doado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo, espero que tenham aproveitado bem esta obra tão fascinante.
Este livro especificamente foi escrito em 1945, é organizado de acordo com sua região e origem, onde o autor usa de linguagem formal com palavras usadas por cada região, dando uma maior representatividade para as lendas.

”Deitada sobre a branca areia do igarapé, brincando com os matupiris, que lhe passam sobre o corpo meio oculto pela corrente que se dirige para o igapó,...”-
Região Norte, A lenda da Iara.

O objetivo deste livro é nos mostrar a cultura de todas as regiões de nosso país, com todas as suas variedades e formas, é de leitura agradável e fácil, porém tem muitas palavras que não são de nosso cotidiano sendo necessário procurarmos o glossário no fim do livro para entendermos melhor.

Karinne 15/09/2023

Uma diversidade de lendas de diversas regiões, algumas conhecidas, outras nem tanto.. a da gralha azul me encantou.

AnaP14 17/05/2023

É uma boa leitura para conhecer mais sobre as lendas nacionais. O livro está separado por regiões geográficas e pode facilmente ser utilizado em sala de aula.

Jania Marta 09/11/2020

Não vale o preço
Colocaram o Câmara Cascudo como sinônimo do Folclore e esse mesmo parecer tornou-se também um folclore já que seus apanhados se fossem escritos hoje nem seriam respeitados pois mesmo escrevendo sobre lendas e mitos se faz necessário saber de onde o organizador encontrou tais achados ou seja as referências, algo Mário que Andrade fez muito bem em Aspectos do Folclore Brasileiro ( 2019).

Darie.Oliveira 24/07/2021

Muitas das lendas desse livro eram desconhecidas para mim, pela linguagem algumas ficaram bem difíceis de serem lidas e compreendidas, pela forma que as notas eram dispostas também interrompeu o fluxo de leitura em alguns momentos. Ainda sim, é uma coletânea adorável dos fragmentos da história e cultura brasileira e vale a pena ser lido.

LairJr 18/01/2022

Uma obra essencial sobre o folclore brasileiro. Um passeio sobre várias lendas de diversas regiões brasileiras e que retratam a cultura de cada local, suas tradições e crenças

Bia Cruz 29/08/2022

Lendas Brasileiras
É legal, tem várias lendas do nosso país que eu não conhecia. É uma leitura boa, mas bem confusa e um pouco difícil de entender.

Daniel 11/11/2016

Lendas do Povo Para o Povo
Talvez seja impossível tentar adjetivar o tamanho da importância da contribuição de Câmara Cascudo à cultura brasileira. Fato é que durante seus mais de trinta anos dedicados à literatura e à cultura popular, Cascudo imprimiu às letras brasileiras a marca do povo brasileiro, destacando suas tradições, suas culturas, suas falas, seus regionalismos, bem como suas danças, geografias e histórias. Através de Lendas Brasileiras, o escritor potiguar resgata as principais lendas dos cinco cantos do país, elencando várias histórias transmitidas através da oralidade das cinco regiões do Brasil. Com uma linguagem delicada e cheia de técnica, o folclorista brasileiro nos apresenta as lendas com uma narrativa delicada e representativa, dando margem aos regionalismos e aos principais elementos pertencentes à cultura regional.