Uma questão de vida e sexo

Uma questão de vida e sexo Oscar Moore

Resenhas - Uma questão de vida e sexo

jaircozta 14/03/2020

amor e desamor em igual medida
#livro Uma questão de vida e sexo
#autor Oscar Moore

Neste romance, que possui elementos autobiográficos, o escritor e jornalista britânico Oscar Moore nos apresenta um universo no qual ele mesmo viveu: vida, sexo, dor, gozo, amor e solidão do homem homossexual na Londres dos anos 80.

O autor narra a história do personagem Hugo, adolescente que está iniciando suas descobertas sexuais na rua, em banheiros públicos. A partir desse aspecto, começamos a adentrar em universos e temas muito comuns à vida de LGBTs da década de 80 que perduram até hoje.

Este livro traz como personagem-fundo o sexo e a fúria do HIV e da AIDS sobre os corpos masculinos. É uma leitura intensa, que nos atrai pela permanecia dos temas na sociedade atual. A prostituição e a indústria pornográfica do pós-guerra também fazem parte da narrativa e nos falam muito sobre o que as estruturas cis e heterocentradas fizeram com nossos corpos e nossas mentes. É uma leitura/experiência que não nos deixa sair ilesos.

Esta obra versa, principalmente, sobre amor e desamor na mesma medida - quando nos abandonamos porque já nascemos abandonados e somente esse ensinamento nos alicerçou, negando-nos o poder de decisão sobre nós mesmos, restando apenas a pulsão primitiva.

Trata-se, para mim, de uma leitura tão necessária e atraente quanto pensar a luta pelos direitos LGBTQIA+.

danilo_barbosa 04/03/2010

Uma montanha russa de emoções
O livro começa intenso, eufórico e cheio de luz como a juventude de Hugo. Diante de nós a sua sexualidade intensa é jogada aos nossos olhos, sem poupar ninguém. Sua homossexualidade e busca pelo prazer, apesar de parecerem vulgares para alguns, para mim são de um lirismo majestoso. Mas sempre uma sombra nos espreita em cada página, que aumenta e se aprofunda quando mais perto chegamos ao temido fim. Tendo como pano de fundo a década de 70 e 80, conhecemos uma vida como tantas as outras (ou como nenhuma outra), navegando por nossos olhos e fazendo pensar em qual intensidade a vida pode ser vivida. O quanto conseguimos fugir do que é fatal, mesmo sendo tentados a cada instante. Por ele mesmo ser vítima da AIDS, que acabou por levá-lo em 1996, Oscar Moore é um dos poucos autores que fala de forma tão intensa sobre essa experiência. Marcante demais. Não deixem de ler e mudar o seu conceito de ver a vida, o amor e o sexo.