Libras? Que Língua é Essa?

Libras? Que Língua é Essa? Audrei Gesser

Resenhas - LIBRAS? que língua é essa?

1 | 2 | 3 | 4

Jeniffer 31/12/2023

Tinha comprado aleatóriamente esse livro a um tempo atrás, por já ter interesse em aprender LIBRAS, sem nem imaginar que iria precisar depois para uma matéria da faculdade.

Ali e Eto 22/06/2011

Indispesável...
Muito conhecimento para quem gostaria de saber um pouco mais sobre está Língua, e quebrar seus pré-conceitos.

Sarah587 22/08/2023

?O surdo tem direito de ser surdo?
Mais uma leitura pra disciplina de Libras da faculdade. Mais um montão de aprendizado.
Conheci o livro numa dinâmica em que cada grupo ficava com um tópico do capítulo sobre a Libras e meu grupo apresentou sobre falar sobre coisas abstratas através da língua de sinais. Chegando em casa, depois de ver todas as apresentações, queria muito ler todo o livro e foi muito bom! Além de me aprofundar mais no que os outros apresentaram, tive contato com um pouco mais da história, descobri novos fatos, termos e consegui respostas que nunca passaram pela minha cabeça, mas que com certeza surgiriam ao longo do curso.

?Quando aceito a língua de outra pessoa, eu aceito a pessoa. A língua é parte de nós mesmos. Quando aceito a língua de sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem direito de ser surdo. Nós não devemos mudá-los; devemos ensiná-los, ajudá-los, mas temos que permitir-lhes ser surdos.?

Leitura boa demais!

andreza236 06/11/2022

é bom
é falado muito sobre a cultura dos surdos nesse livro: sua identificação, a forma como eles "escutam música", como se relacionam com os ouvintes. achei algumas partes meio repetitivas, por isso retirei algumas estrelas. mas nada que atrapalhe a leitura. só achei a narrativa lenta.

Laura3437 18/01/2024

Você tem que ler esse livro
O que você sabe sobre a comunidade surda? Sabe se pode chamar eles assim, ou acha que deve usar o termo o deficiente auditivo? Libras é igual em todos os países? Eles podem falar?
Essas e outras perguntas são respondidas nessa obra prima que aborda aspectos fundamentais sobre essa comunidade, que mesmo sofrendo tantos preconceitos, conquista seu devido espaço e seus direitos. Depois desse livro meu mundo virou de cabeça para baixo, admiro os surdos pela capacidade deles de criarem uma uma língua baseada na imagem. Tem noção disso? Eles desenham com a mão, é uma arte! E por favor, não confunda com a mímica.
Prometo que essa leitura vai transformar sua forma de ver o mundo. Linguagem didática, poucas páginas, quer mais o quê?

ragnaei 30/04/2021

educadores ouvintes, vocês deveriam ler!
Não é um livro APENAS para educadores, mas eu acho imprescindível que quem é da área da educação e é ouvinte se eduque urgentemente em relação à comunidade surda.

"Libras? que língua é essa?" foi publicado em 2009 e, infelizmente, ainda temos professores e escolas despreparadas, além de uma porção de desinformação pela internet.

Esse é um livro educativo. Escrito pela mestra em Letras Audrei Gesser, "Libras? que língua é essa?" é dividido em 3 principais capítulos: A língua de sinais, o surdo e a surdez. Durante a obra, a autora busca desmistificar e esclarecer esses três tópicos com base em estudo científico e a partir de relatos de surdos entrevistados.

Ele é super básico e, como a própria escritora diz logo na introdução: "Ainda é preciso afirmar que LIBRAS é língua? (...) A sensação é mesmo a de um discurso repetitivo. Entretanto, para a maioria, trata-se de uma questão alheia". É preciso repetir, repetir, repetir o básico até que se torne óbvio para todo mundo! Enquanto essas falsas concepções ainda estiverem no imaginário dos ouvintes, vai ser preciso repetir e ensinar.

No entanto, tenho observações e críticas a fazer:

Primeiro, eu não sei dizer o quão fácil seria a leitura para pessoas fora do meio acadêmico. A autora se baseia e cita bastantes passagens de linguistas e estudo teórico e, como sou da área de Letras, acho que talvez eu esteja acostumada com isso. De qualquer maneira, acho que pessoas fora desse meio ainda deveriam ler, mas talvez seja um pouco cansativo, apesar de ser um livro bem curto.

Segundo, é um livro escrito por uma ouvinte. Essa não é, exatamente, uma característica NEGATIVA. Porém, acho que é preciso reiterar a importância de se ler e consumir conteúdo sobre pessoas surdas produzidas por pessoas surdas! E também é só para avisar para quem tiver interesse em saber.

E por último: esse livro contém 3 passagens (que eu contei) com uso de nomeações racistas (índi0, m*lata). O que eu acho que não estaria de acordo com as opiniões da autora hoje em dia, já que a mesma tem uma parte dedicada justamente à importância de nos livrarmos de termos preconceituosos e carregados de estereótipos. Acredito que é um livro importante e, portanto, deveria passar por uma revisão e reedição!! Essa é a 19ª reimpressão da obra, escrita há 12 anos. Acho essa informação importante de se colocar na resenha, independente da intenção da autora e da época em que foi escrito o livro.

Por fim, acho que é uma obra que precisa ser lida em especial por educadores e pessoas que sentem que precisam de uma motivação extra para começar a aprender libras. Aqui Audrei Gesser procura levantar e debater questões relevantes a respeito da Libras e desconstruir preconceitos, muitas vezes intrínsecos na fala de muitos ouvintes, a respeito da população surda e da própria surdez.

Suzana48 29/01/2023

Libras? Que língua é essa?
Livro excelente! Não é um livro apenas para educadores, mas sim mais querem conhecer no mundo dos surdos.

Aria 28/07/2020

Abriu meus olhos em muitos sentidos
Este livro abriu meus olhos em muitos sentidos. Não só me ajudou a entender mais sobre a Libras, mas também me fez olhar para a pessoa com surdez de outra forma. Me fez acordar para coisas que eu não tinha ideia que faziam diferença para eles. Me fez ter vontade de aprender mais sobre o assunto.
Também (mesmo não sendo o seu intuito) me fez olhar para o que nossa sociedade está vivendo hoje, a "cultura do cancelamento". Vi Graham Bell como não imaginava ver e me fez refletir sobre como podemos ajudar e prejudicar muitas pessoas em nossas vidas e no que isso pode pesar. Mas esta é uma visão minha, que pode ou não ser a mesma que a sua.
Enfim, vale muito a pena a leitura. Vai enriquecer o seu conhecimento e instigar a procurar mais sobre o assunto.

Lara 11/04/2021

Essencial
Não se engane em achar que esse livro é pequeno!
Esse livro tem bastante conteúdo e informações que são devidamente apresentadas durante o livro. Acredito que é importante prestar bem atenção nas coisas que ele pontua e questiona para absorver bem ele.
Apesar de conviver com surdos esse livro foi mais do necessário para entender melhor minha posição como ouvinte.
Recomendo muitíssimo!!!

Morganna 13/12/2023

Necessário
Uma leitura super necessária, que me ajudou a desmitificar muitas questões anteriormente pontuadas em meu meio como verdade absoluta

Micaelly.Santos 15/08/2021

Leitura excelente. Fiz para a faculdade mas peguei gosto pelo livro, desmistifica muitas crenças e mostra a realidade.

Drighi 23/01/2021

Um excelente livro para aqueles que estudam a Língua Brasileira de Sinais. Ele possui conceitos básicos e primordiais para o conhecimento da língua. O livro contém um conjunto de artigos que esboçam possíveis respostas às perguntas relacionadas aos três assuntos
principais que norteiam o livro: “A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)”, “O surdo” e “A surdez”. Dessa forma, tem por objetivo descaracterizar alguns preconceitos, estigmas e estereótipos que podemos ter ou manter em contato com a vida, a cultura e a língua dos surdos.

jonathanrausch 23/04/2021

Base rica para não ser um ouvinte ignorante
O livro trás detalhes sobre a língua e as constituições da mesma, os preconceitos que se encontram tanto com a língua quanto com os falantes da mesma e a ignorância que nós, ouvintes, temos por viver em uma comunidade e sociedade (pelo menos majoritária) de ouvintes.
Além de ampliar a visão acerca da pessoa surda, permite também ter novos paradigmas a qualquer outra relação que imaginamos como um impeditivo para o outro, sendo que é uma construção puramente da nossa comunidade e não do que supostamente sofrem por ter falta.
Escrita fantástica e, se autora quisesse, poderia ter escrito 500 páginas fácil fácil, mas resumiu de maneira magnífica.

WaylonPoncho 18/10/2020

super recomendado
livro excepcional, cheio de desconstrução social hegemônica.

1 | 2 | 3 | 4