Hikaru no Go #01

Hikaru no Go #01 Yumi Hotta...

Resenhas - Hikaru no Go #01

Mica 03/05/2020

Chi e tradição, Xadrez e Go
Eu jogo xadrez e eu achei que muito da tensão do jogo é comparável ao que acontece nos jogos de Go mostrados nesse manga. O mundo dramático e emocionante dentro do tabuleiro. O foco intenso de duas pessoas ambas se esforçando ao limite num jogo de calculo e intuição. Conversei com um amigo sobre o drama dos desenhos, campos de força comparável àqueles de Dragon Ball, mesmo que não há super Sayajins aqui, há alguma “força”. Eu pratiquei Tai Chi e ali me contaram sobre “chi” ou “força vital”, uma força que pode ser manipulada. Esse tipo de magia de alguma forma muito expressivo para traduzir em imagens como se sente numa partida de xadrez ou Go. Uma energia, tensão, vitalidade, espirito guerreiro, algo radicalmente poderoso, e muito bem retratado nessa série de Manga.

A relação entre um mestre do passado e um jovem aspirante a mestre, de mentoria, de pertencer a uma tradição: Isso também é relatado com beleza. Que o esporte pode ser assim, “conectando passado e futuro”, é algo admirável. Esse manga me é bastante querido.

VicCristina 26/09/2015

Go, um jogo muito interessante
Hikaru no Go é um mangá que se trata de um jogo chamado go! Eu nem sabia que este jogo existia até começar a ler o mangá! Com o passar do tempo e com os personagens, você percebe que go é um jogo muito interessante e lógico! Cada partida é emocionante!

ThiagoLFM 24/02/2020

O Go de Hikaru.
Lançado em 1998 no Japão e em 2010 no Brasil, Hikaru no Go é um de meus mangas preferidos. A história é construída em cima do plot de um garoto, Hikaru, que nada conhece sobre o antigo jogo milenar de tabuleiro, "Go". O Go é um jogo de tabuleiro 19x19 que conta com pedras brancas e pretas em capturas de pedra/territórios, as possibilidades e conformações de jogadas são infinitas.
A forma como o jogo vai sendo apresentado e construído pro Hikaru foi feito para despertar interesse também no leitor. Ao final de alguns capítulos há algumas dicas e curiosidades sobre o Go. O intuito do mangá no Japão foi para divulgação também e pelo que li deu certo, houve um crescimento no número de novos jogadores.

É muito bacana acompanhar a arte do desenhista Takeshi Obata, a evolução do seu traço em HNG é nítida. Nos volumes iniciais é uma arte simples que vai ficando mais detalhada com o passar dos volumes. A construção da história pela Yumi Hotta é bem feita também. E uma parte muito legal é que eles têm a supervisão de uma profissional de Go japonesa, Yukari Umezawa (5º Dan).

É um bom primeiro volume de mangá!

E por último, há um documentário, "AlphaGo" de 2016 em que uma máquina venceu o campeão mundial (o sul coreano Lee Sedol) de Go. Feito inédito até então.