Belas Maldições

Neil Gaiman
Terry Pratchett

Resenhas - Belas Maldições

Coruja 31/07/2010

Quantos anjos podem dançar numa cabeça de alfinete?
Se algum dia eu conseguisse resumir minhas leituras favoritas de todos os tempos numa lista de dez nomes (não hierarquicamente, porque venhamos e convenhamos que não há critérios racionais para comprar autores de gêneros diferentes... e até do mesmo gênero literário, às vezes... e a minha lista tem coisas completamente díspares), Belas Maldições seria, muito certamente, um dos títulos lá presentes.

Terry Pratchett, sozinho, é simplesmente delicioso. Neil Gaiman, por sua vez, é o tipo de autor cujos livros você dorme com eles na cabeceira (eu dormiria, se não fosse alérgica). O que pode haver de melhor, portanto, que um livro escrito por esses dois verdadeiros gênios da ficção?

Talvez ler Belas Maldições num dia chuvoso, comendo três barras de chocolate ao mesmo tempo. É, a vida não pode ficar muito melhor que isso...

Antes que eu continue com minhas declarações totalmente bizarras e sem sentido, vamos ao que importa, o livro. Ou melhor dizendo, O Livro.

Para aqueles que faltaram a aula de religião, são ateus de carteirinha ou, simplesmente, nunca tiveram a curiosidade de procurar nada sobre o assunto, vamos começar com uma aulinha bíblica. Existem dois lados fundamentais da balança, certo? Deus, sobre os céus e Lúcifer sob os Infernos. Eu poderia escrever aqui um tratado sobre a primeira rebelião, citando Milton e Gaiman, mas, para resumir a história... Lúcifer rebelou-se contra Deus (embora haja teorias em que essa rebelião tenha sido um plano do próprio Deus para que pudesse haver equilíbrio e dualidade e Lúcifer, portanto, não seria um rebelde, mas sim um instrumento da Divina Vontade), entrou em guerra contra as hostes angelicais, levou a pior, foi lançado para o Inferno e, desde que conheceu Adão e Eva, decidiu que levar a humanidade à perdição seria sua missão de "vida".

Assim é que toda a história humana seria o desenrolar desta batalha, que caminha para a última de todas as batalhas, o Apocalipse, também conhecido como Fim do Mundo, Ragnarök, Gehenna... tudo depende de qual religião/jogo de RPG você está.

E o Apocalipse começa, é claro, com a vinda da Besta, o Anticristo, o Inimigo. E, se você é fã de filmes de terror, a essa altura já se lembrou de A Profecia. Pois bem, Belas Maldições é, nada mais, nada menos, que a versão de Gaiman e Pratchett do Apocalipse. E que versão...

Tudo começa, é claro, com o Gênesis, onde somos apresentados ao anjo Aziraphale e ao demônio Crowley. Por milênios, estes dois estiveram na Terra, assistindo a evolução humana. Por passarem tanto tempo longe de seus lares originais e também por suas naturezas próximas (afinal, Crowley foi anjo também, um dia. O problema dele foram, realmente, as más companhias...), os dois acabaram atingindo uma certa espécie de trégua... ou mesmo, uma insólita amizade.

Eu tenho uma teoria particular - nunca vi escreverem exatamente sobre isso, mas também nunca vi refutarem, mas deve haver algum lugar por aí onde respondam essa questão - de que Aziraphale é uma versão literária do próprio Pratchett, enquanto Crowley é o Gaiman. Bem, eu sei que ao menos o nome de Aziraphale foi invenção do Pratchett, que fez uma amálgama de nomes angélicos muçulmanos.

Fora que em Discworld temos contato com Azrael em O Senhor da Foice. Na verdade, na verdade, há muito do Mundo do Disco transladado para o 'fim do mundo' - quem não há de se lembrar de Morte, agora como um dos quatro Motoqueiros do Apocalipse?

Nem Crowley nem Aziraphale ficam exatamente felizes ao perceberem que... bem, que o fim do mundo está próximo. O Inferno não é exatamente um poço de prazeres e o Céu... bem, o céu é meio tedioso... todos os bons músicos, afinal, estão Lá Embaixo.

E esse será um importante argumento de Crowley para Aziraphale quando eles se propõe a impedir a Grande Batalha.

Não vou entrar em muito mais detalhes sobre a história do livro, porque, afinal, não haveria graça alguma se eu entregasse o plot antes de vocês lerem. E Belas Maldições É UM LIVRO QUE VOCÊS TÊM DE LER.

E eu não digo isso apenas pelo fato de ter os dois autores na minha lista de favoritos. Belas Maldições é o tipo de livro que você lê de uma sentada só, porque uma vez que tenha começado, não quer mais parar de ler. É um livro de narrativa ágil (afinal, falta uma semana para o apocalipse; o mundo está previsto para acaba este sábado, antes do jantar), com um punhado de personagens cativantes (do anjo meio antiquado, grande colecionador de livros, o demônio cool dirigindo um Bentley preto ao Anticristo preocupado com as florestas e com os níveis de poluição... sem contar os caçadores de bruxas, a bruxa, o Cão e, é claro, the hell's angels, os quatro motoqueiros do Apocalipse), cheio das notas de rodapé (eu acho que vou entrar na Ordem de Santa Beryl), do humor mundano e ao mesmo tempo, peculiar típico do Pratchett e da cadência meio poética, onírica de Gaiman.

Eu perdi a conta de quantas vezes li esse livro em específico... E cada vez que eu li, ele só me deixou mais apaixonada. Mesmo para aqueles que não entendem lhufas de religião, e podem perder com isso uma ou outra citação, Belas Maldições é um livro realmente interessante, que reúne o melhor desses dois grandes autores.

E se vocês estão querendo saber a responda para a pergunta do título... bem, desde que a dança seja uma gavota e ele tenha um par que saiba dançar também, apenas um anjo pode dançar na cabeça de um alfinete.

Leiam para entender...

Antes que eu me esqueça, há um “extra” no site da editora Harper Collins com as listas de resoluções de ano novo de Crowley e Aziraphale. É um bom começo para quem não leu o livro... e um presente para quem leu...

Julyana. 03/03/2010minha estante
Adorei sua resenha... grande livro mesmo :)

Ana 15/03/2010minha estante
A-D-O-R-E-I sua resenha! sou absolutamente fã desse livro, já não sei quantas vezes li e nem pra quantos recomendei! rs E a sua definição de 'dia chuvoso com 3 barras de chocolate' concomitantes é perfeita! rs

Marina 28/06/2012minha estante
Onde fica esse extra? O.O Quero ler.
Ah! Só um anjo pode dançar na cabeça de um alfinete, porque só um anjo sabe dançar suahusahus. Gostei da sua resenha ^^

Rogéria 06/08/2012minha estante
Sua resenha foi excelente, gostei muito!
Eu amo Belas Maldições, é meu livro favorito desde que li e já o reli algumas vezes. Depois de ler sua resenha, decidi que vou relê-lo novamente, assim que terminar Coisas Frágeis. :D

Denise 25/01/2013minha estante
Eu gostei muito da resenha. Só um adendo: tem ateu que lê a bíblia sim senhorita. E, muitas vezes conhecem melhor as escrituras do que muitos religiosos. ;)

Mariah 18/04/2020minha estante
Surpreendida com sua resenha. Estou tentando reler já que na primeira vez não gostei muito. Espero gostar, adorei sua resenha ????

Sorofila 11/12/2023

Gostei bastante
Li esse livro pq simplesmente me apaixonei pela série...se eu n tivesse assistido a série e só lido o livro acho q não teria gostado tanto quanto eu gostei, pq algumas partes são um pouco confusas e se eu n tivesse a série como base ficaria um pouco perdida, por conta de o livro estar sempre mudando o ponto de vista e pela quantidade de personagens. Mas msmo assim, foi bem legal ver como a série conseguiu pegar cada detalhizinho desse livro e levar para a tv. Além dessa edição ser MARAVILHOSA, desde a capa até as ilustrações, com certeza um dos livros mais bonitos da minha estante.
Gabyz.z 11/12/2023minha estante
Sou obcecada pela série!!!!!! Comprei o livro e até agora nada kkkkk Só de imaginar, a vontade que dá é de pular os capítulos narrados por terceiros ?

Sorofila 11/12/2023minha estante
Nsss dá msmooo, ainda mais umas partes perto do final q praticamente n tem cena do Crowley e do Aziraphale ?

Gabyz.z 11/12/2023minha estante
E a gente basicamente tá lendo pelas migalhas deles né kkkkkk
Já não basta o baque que foi a segunda temporada ?

Sorofila 11/12/2023minha estante
Simm, pior q nem migalha tem direito ksksksks
Nss exatamente, choro ate hj ??

Gabyz.z 11/12/2023minha estante
Aaaaaah Nem foi renovada ainda e se for vai ficar pra 2026 ???

NEM PENSE EM ROUBAR MEU LIVRO

maymoon0 15/09/2023minha estante
EU DISSE QUE ELES SÃO INCRÍVEIS.

Vai ler sandman

gio.vono 27/07/2023

Livro feito para ser adaptado
Lendo o livro, só ficou ainda mais perceptível como a adaptação da Amazon Prime foi impecável em cada detalhe.

O livro, como tudo que Neil Gaiman já lançou, é excelente. Porém, na minha opinião, ele foi feito para ser adaptado: a história ficou mais emocionante, envolvente e até mais clara na série.

Inclusive, achei que o livro é um pouco confuso em algumas partes, podendo dificultar a compreensão de leitores que não tenham tido nenhum contato anterior com a adaptação. Esse foi o único motivo de eu não ter dado 5 estrelas.

Morri de amores com Crowley e Aziraphale de novo, amo eles tanto, mas tanto! Morro de amores com o Crowley chamando o Azira de "anjo", espero que eles se casem e fiquem juntos pra sempre ????????

As referências bíblicas (típicas do Gaiman) são muito bem construídas e relevantes pra história, assim como as piadas ácidas e implícitas contidas no texto.

Livro perfeito, impecável, maravilhoso!
Gabriel.Moreira 27/07/2023minha estante
Eles são um casal mesmo no livro?

gio.vono 28/07/2023minha estante
não, não fica claro, a interpretação é livre pra cada um entender como quiser!

Gabriel.Moreira 28/07/2023minha estante
A tá obrigado

Carolzinha41 24/08/2022

Meu De--
Good Omens traz com muito humor a história de um anjo e um demônio que querem impedir o Armagedom.

Eu achei fantástica a forma como o livro aborda os personagens, colocando-os em cena de maneira sútil fazendo a gente pensar "Quem é esse? Por que o livro tá falando desse cara agora?", para depois esse personagem, visto inicialmente como insignificante, ganhar seu espaço na história. Apesar de ser uma comédia e ter diálogos leves, Good Omens levanta críticas à própria religião, com questões como: por que Deus, todo poderoso permitiria acontecer uma guerra, ou o fim dos tempos? Por que criticar pessoas, que foram criadas para serem pessoas, apenas por se comportarem como pessoas? É tudo um grande jogo de xadrez cósmico?
E definitivamente, o ponto mais positivo desse livro são as referências ao Queen. mama mia let me Go ?
byanka15 25/08/2022minha estante
VERDADE GENTE SUPER VERDADE!!!!!!!!!!!!!

NYCOLLE SUA RESENHA TA PERFEITA

LINDAAAAA!!!!!!!! AI

@omeunomeemaira 24/12/2020

Não tem nenhum defeito esse livro, desculpa minha gente! A história, o desenrolar e o desfecho, nossa, me diverti bastante, os personagens, desde as crianças, os cavaleiros e os nossos personagens principais... aff ? Favorito, com certeza, a série também é muito boa, vale a pena!
Ellen256 24/12/2020minha estante
Já viu a série?

Luciana 24/12/2020minha estante
Comprei o livro por causa da série, mas ainda não li!

@omeunomeemaira 25/12/2020minha estante
Jáá!! Amei a série!! Vale a pena ler e assistir! ??

Kamilla :) 08/03/2020

É engraçadinho
É um livro divertido, mas depois de um tempo acabou ficando repetitivo e parecia que tava enrolando pra acabar e eu já não aguentava mais.
Mas é uma história bem legal.
Luan Costa 15/03/2020minha estante
Engraçadinho kkkkkkkkkk

Kamilla :) 15/03/2020minha estante

Luciano Bernardo 13/01/2009

Ótimo!
Divertidíssimo, esse livro brinca com o fim do mundo e a chegada do anti-cristo.
Nilson 15/11/2010minha estante
Skoob não é twitter, e um texto de 80 caracteres (contando os espaços) certamente NÃO é uma resenha.

Luciano Bernardo 15/11/2010minha estante
Concisão é o segredo para uma boa crítica, sabichão.

gab 11/10/2021

exatamente o que eu esperava
INCRÍVEL. Eu estava doida pra comprar esse livro depois de ter me apaixonado pela série e não me decepcionou em nada. Neil Gaiman é um grande autor e espero poder ler mais obra dele no futuro.
trizliving 11/10/2021minha estante
a série é boa amg?

Lulu 11/10/2021minha estante
Você achou muito diferente da série? Estou penando seriamente a ler kkkk

Danni 18/06/2012

Decididamente não gosto de Neil.
Já tentei, já li outros. Mas é muito surreal.
Admiro as obras dele, admiro quem goste. Mas não é minha "praia".

Belas Maldiçoes, é anjos e demônios,bruxas, crianças, anti-cristo... a gente se perde nos diálogos.
Pensei que ia ler algo sobre o fim do mundo, que eu adoro, mas me enganei, me senti frustada.Nem sei como conseguir terminar o livro.
Julia Bischoff 16/12/2014minha estante
Não discuta Neil Gaiman com quem dá cinco estrelas pra cinquenta tons de cinza. PONTO.

Julindgri 03/07/2019minha estante
Nossa mano, que preconceito literário escroto esse da Julia aí....é foda a gente ter que lidar com esse tipo de comentário em 2019, onde ninguém é obrigado a gostar de nada só porque a maioria gosta ou porque você gosta de um tipo de livro você, consequentemente, não vai "entender" ou gostar de outros. Isso me tira do sério, pqp.
Parece até que só lê clássico e vive de crítica literária.

Silvana 20/06/2019

O demônio Crowley e o anjo Aziraphale estiveram na mesma missão lá no início da criação, no Jardim do Éden. Como nenhum dos dois conseguiu cumprir sua missão decentemente, Aziraphale até perdeu sua espada flamejante no processo, eles tiveram que permanecer na Terra. E de uma forma meio estranha, já que são inimigos declarados, aquela coisa da guerra entre anjos e demônios, os dois acabaram virando amigos. Milhares de anos depois, eles estão bem satisfeitos com suas vidas. Crowley dirige um Bentley preto 1926 enquanto ouve os maiores sucessos do Queen fazendo uma maldade aqui e outra ali. Já Aziraphale tem um sebo onde faz o que pode para não vender nenhum livro, já que na verdade ele gosta de colecioná-los.

O que eles nem imaginam é que existe um plano arquitetado para acabar com o mundo e dar inicio a guerra entre o Paraíso e o Inferno, e Crowley terá um papel fundamental nesse plano: é ele quem vai dar o pontapé inicial entregando o prometido a seu devido destino. Crowley leva o bebê, o Anticristo, para o hospital onde funciona a Ordem Faladeira de Santa Beryl, um grupo de freiras que são em sua maioria satanistas. O Anticristo deveria ser criado por um diplomata americano, mas a freira responsável pela troca dos bebês, acaba fazendo uma confusão e o pequeno Anticristo acaba indo parar nos braços de um casal desconhecido que vive em uma cidadezinha do interior. Porém tanto Crowley como Aziraphale não estão nada contentes com a aproximação do Apocalipse, até porque não importa quem vai vencer essa guerra, nem o Céu, nem o Inferno são bons lugares para se passar a eternidade.

Então eles fazem um acordo para impedir o fim do mundo. Aziraphale envia sua equipe para a casa do bebê do diplomata e faz o que pode para colocar bondade no coração da criança, sem saber que o bebê foi trocado pela freira. Mas eles começam a estranhar o comportamento do garoto e só quando ele completa onze anos e o Cão do Inferno não vem até ele, que eles percebem que estavam monitorando a criança errada. Agora eles precisam encontrar o Anticristo e a única pista deles é o hospital das freiras. Quase chegando ao local eles atropelam sem querer Anathema Device, a descendente da bruxa Agnes Nutter, que escreveu o único livro com profecias justas e precisas sobre o fim do mundo. E eles nem imaginam que o Anticristo está mais perto do que eles pensam. Seu nome é Adam Young e ele é líder dos Eles.

“Isso era o que alguns humanos achavam difícil de entender. O Inferno não era um grande reservatório de maldade, não mais do que o Céu, na opinião de Crowley, era uma fonte de bondade; eles eram apenas lados no grande xadrez cósmico. Onde se encontrava a coisa em si, a verdadeira graça e a verdadeira treva da maldade, era bem no interior da mente humana.”

Eu já li alguns livros do autor Neil Gaiman que infelizmente não gostei, e quando esse livro chegou aqui e vi que era dele, meio que desanimei e já achei que não ia gostar. Mas então lembrei de uma pesquisa que respondi algum tempo atrás onde assisti o primeiro episódio de uma nova série chamada Good Omens e que gostei bastante, e dai que me toquei que a série era baseada nesse livro que eu tinha em mãos. Então já me animei em ler novamente. E logo em seguida eu vi a Tamires falando sobre um projeto de Leitura Coletiva do livro e resolvi participar. Foi minha primeira experiencia em uma leitura coletiva e achei bacana, mesmo nem metade do povo que se inscreveu tendo lido o livro realmente. A leitura foi dividida em três partes, das quais a primeira eu amei, a segunda achei que perdeu um pouco o ritmo e a terceira gostei bastante.

Sem dúvida nenhuma as estrelas dessa história são os anjos Crowley e Aziraphale e a impressão que dá é que a história foi construída depois que os personagens foram criados e que o livro foi criado para contar a história deles. Os dois são maravilhosos juntos e toda vez que aparecem, eles roubam a cena. E os diálogos entre eles são ótimos. Os autores usaram dos personagens para criticar tanto o fim do mundo descrito pelas religiões, como a mania que todos temos de querer justificar o que existe de errado no mundo jogando a culpa nos demônios e no "mal". Aqui temos um anjo que não tem somente bondade dentro de si e um demônio que não é feito somente de maldade. E tudo isso regado a um excelente humor.

Eu li algumas resenhas do livro, que já havia sido publicado por aqui pela mesma editora, só que com outra capa, e algumas falam sobre o livro lembrar muito o estilo de Douglas Adams e seu Guia do Mochileiro das Galáxias, de quem Neil Gaiman já declarou ser fã, e de a história ter referências a isso. Como eu não li nada dele, não sei dizer se isso procede. E falando na capa nova, eu particularmente não gosto de capas de filmes ou série, mas aqui eu amei já que quem está nela são os atores David Tennant e Michael Sheen, que trouxeram brilhantemente a química dos personagens do livro para a série. A série como um todo ficou espetacular e até o diálogos são iguais aos do livro. Por isso recomendo que assim que ler o livro, assistam a série.

A história é hilária do começo ao fim, desde a trapalhada dos dois lá no Éden, a troca dos bebês pelas freiras e os dois se unindo para não deixar o mundo acabar. Outros personagens que gostei bastante foram os Eles, o grupo de amigos do qual o Anticristo faz parte. É bem legal ver a interações entre eles e a amizade que os une. Quem também chama atenção é Anathema e suas tentativas de desvendar as justas e precisas profecias que de precisas não tem nada. E só não dei nota máxima para a história porque achei que os quatro cavalheiros do Apocalipse e os Caçadores de Bruxas foram personagens que deixaram um pouco a desejar e suas participações na história foram as mais mornas. Mas como um todo a história vale muito a pena, por isso indico a todos que querem dar boas risadas e conhecer dois personagens incríveis que com certeza se tornaram meus queridinhos.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2019/06/resenha-good-omens-belas-maldicoes-neil.html
Helder 27/06/2019minha estante
Adorei sua resenha. Resumiu muito bem a doideira desta estória. Há tempos eu não lia um livro tão cínico e engraçado. Ainda não acabei, mas na verdade acho que nem estou querendo que acabe, pra continuar rindo. Os novos cavaleiros do apocalipse acabaram de finalizar sua participação no meio dos peixes gigantes.

Silvana 27/06/2019minha estante
É muito bom mesmo. E quando terminar assista a série que vale muito a pena.

Andreia Santana 11/03/2012

Os insondáveis planos do inefável
Um anjo e um demônio perdem o anticristo na maternidade. As conseqüências do descuido e a idéia da criança concebida para levar o mundo à perdição, crescendo por aí sozinha, sem sofrer as boas e nem as más influências, são o mote usado pelos escritores britânicos Neil Gaiman e Terry Pratchett para contar uma versão hilária e muito particular do apocalipse, no livro Belas Maldições.

Aziraphale (o anjo) e Crowley (a serpente do paraíso) estão na terra há seis mil anos e não gostam muito da idéia de vê-la destruída. Os dois tenentes, do céu e do inferno, precisam garantir que o plano divino e inefável se realize: que este mundo vire cinzas e dele um outro novinho renasça. O problema é decidir quem vai mandar no novo mundo, se o exército divino ou se os comandados do submundo. Outro problema: nem o anjo que guardava as portas do paraíso e nem o demônio que tentou Eva querem um mundo diferente deste onde vivem há tantos milênios. Não é que eles não queiram obedecer seus superiores (inferiores no caso de Crowley), mas eles se apegaram ao mundo e às pessoas.

A missão era muito simples, pegar o filho de Satã e trocá-lo de lugar com o recém-nascido de um embaixador americano. O anticristo tinha de ser criado nos EUA – taí uma coisa que acho perfeita, em filmes sombrios como A Profecia ou em histórias bem-humoradas como Belas Maldições, o filho do Demo tem de ser sempre criado como americano. Sinal de que o senso-comum mundial (e não é pouca coisa) acredita piamente que todo mal vem sempre de lá. Hummm… nem todo mal, houve vozes dissidentes. Basta uma rápida olhada na história e salvam-se as almas de escritores, revolucionários, cantores, diretores de cinema, atores… Essa boa gente, e a lista vai depender do gosto de cada um, salva a América de ser um colapso completo de banqueiros e senhores da guerra.

Voltando ao livro, não terá a mesma graça contar o que acontece com esse anticristo criado longe das hostes celestiais e infernais. Sabe-se lá que tipo de coisas uma criança com super-poderes pode aprender sendo criada longe dos padrinhos divinos ou satânicos e totalmente entregue nas mãos da humanidade. Um dos momentos mais interessantes do livro, que mistura história, cotidiano e cultura contemporânea, é quando o demônio Crowley (fascinado em colecionar carros antigos) conversa com o anjo Aziraphale (colecionador de livros raros) e diz que nem o príncipe das trevas seria capaz de conceber algo como a bomba-atômica ou a inquisição, maldades totalmente humanas. “Em matéria de maldades, humanos dão de dez a zero no capeta”.

Vale a pena ler e descobrir que o armagedon está a um passo de cada um de nós. Também não vou dizer se o apocalipse acontece exatamente da forma que foi planejado, até porque, quem sou eu para dar pitaco nos planos inefáveis?
Luan Simões 21/02/2012minha estante
To lendo meu primeiro livro do Neil Gaiman, "Lugar Nenhum", e acho que o primeiro romance dele também, e estou adorando.

Quando li a sinopse de "Belas Maldições" me interessei na hora. Mas quando li sua resenha, tive certeza de que preciso lê-lo.

Andreia Santana 21/02/2012minha estante
Oi Luan, tenho certeza de que você não vai se arrepender de ler Belas Maldições. Também já li Lugar Nenhum, que gosto bastante e indico ainda, já que você quer percorrer a bibliografia de Gaiman, que não deixe de ler Deuses Americanos. Abraços e obrigada pelo comentário!

Bart 31/07/2019

Belas Maldições
*Neil Gaiman e Terry Pratchett*

Diferente do livro anterior, esse é excelente! Não sou mt chegado em comédias, mas esse livro me fazia rir sozinho!! Se vc é mt religiosa(o)... não leia!

É um livro q mostra como a repartição de cima ? tanto quanto a de baixo? adoram o humor negro-sarcástico qnd o assunto é "a criação", principalmente nos dias de hoje!

Um anjo e um demônio se apegaram demais à nós, e os dois tentam evitar q o anticristo acabe com td, principalmente pela gastronomia (pelo lado do anjo), e as festas q só os humanos sabem fazer (por parte do demônio). Então eles precisam impedir q o armagedon aconteça.

Muita tiração de onda com tempo perfeito. Essa dupla de autores soube como fazer o negócio dar certo! Visivelmente fãs de Douglas Adams, a trama vai deixar vc preso, e com uma gargalhada fácil.

O livro é excelente qnd vc termina e quer mais! Um ótimo livro! Lavou o livro anterior.
Mellany 29/10/2019minha estante
Olá, a que livro anterior você se refere?

Bart 09/11/2019minha estante
Oi, é que eu vou escrevendo as resenhas na sequência das mhas leituras, eu tinha lido "Alerta de Risco" de Neil Gaiman, péssimo!
E Belas Maldições foi maravilhoso ri mt!

zize 08/11/2021

legal, mas preferi a série
Vamos lá, eu não sei o que exatamente dizer sobre isso. Eu já tinha visto a série então já sabia mais ou menos os acontecimentos. E do que eu me lembro a série ficou bem parecida com o livro. Mas para mim infelizmente não funcionou.

Mas sinceramente esse é o tipo de história que eu prefiro ver, ao invés de ler. O livro é engraçado em várias partes então dá pra rir bastante. Mas eu fiquei meio confusa (talvez eu seja burra k) mas fiquei completamente perdida em várias partes. Além disso o fato do livro ser dividido em grandes partes ao invés de capítulos bem delimitados me incomodou um pouco, me deixando meio confusa. O que acabou tornando a leitura mais lenta.

Mas numa ideia geral o livro é bom e tem um jeito original, apesar de ser um tema (fim do mundo, Armageddon...) ser meio "batido". Mas aqui é de um jeito bem original. Os personagens são legais (são muitos e isso me deixou perdida também). Gosto da duplinha dinâmica e da Anathema :)
Hranee 08/11/2021minha estante
Nossa, eu mesma. Terminei de ler e na hora só pensei que a série é mil vezes melhor.

zize 08/11/2021minha estante
simmm, lá é mais dinâmico. Aqui ficou meio chato às vezes

Glauciene.Barros 31/03/2020

Eu li esse livro direito??
Não sei o que houve. Acho que fui com muitas expectativas e me decepcionei. Vi a propaganda da série da Netflix na TV e pensei que poderia ser bom. Narrativa confusa e um pouco bagunçada. Eu demorei para acabar de ler esse livro e foi uma luta. Nada me cativava nele. Para mim, o livro não me cativa se eu tiver que voltar 5 páginas e ler de novo para entender o que estava acontecendo.

Os personagens principais são razoáveis, mas começaram a entrar outros personagens que eu não consegui ver razão para eles estarem na história, por não adicionarem nada de interessante ou necessário a ela. Decepcionante!!!
Tami 04/05/2020minha estante
esses personagens que apareciam aleatoriamente me confundiam demais.. eu ficava me perguntando se pulei alguma página sem perceber porque não fazia ideia de quem eram ahahahha