spoiler visualizarDessa / @Resenhas_dessa 12/01/2021
Ansiosa pelo final dessa serie
“Esperança é para os tolos.Há não muito tempo esperei por tudo, e olha o que aconteceu comigo e com quem eu amava.”
Contém SPOILER de livros anteriores.
Houveram muitos acontecimentos no final de Um Trono Negro que nos levam para a nova jornada de Dois Reinos Sombrios. Duas rainhas saíram da ilha, enquanto uma foi coroada. Entretanto, as rainhas só podem sair da ilha depois que nascem uma nova linhagem das trigêmeas então para aqueles que ainda estão na ilha, as duas foram mortas pela névoa que protege a ilha.
Nesse livro, assim como no final do segundo é possível notar a aproximação das rainhas fora da ilha, consegui sentir uma cumplicidade e amor familiar entre as duas e amei. Mas como nem tudo são flores, temos uma nova história sendo introduzida, contando sobre a Rainha Azul e uma Rainha Perdida e tudo indica que certos sonhos que uma das irmãs vem tendo, é a ilha querendo que elas voltem.
Enquanto isso, tem muito clima de revolução na ilha, não por parte da Rainha, que parece querer seguir em frente dos acontecimentos, mas sim por parte daqueles com a dádiva da guerra, que não querem mais uma envenenadora no poder, e como o povo está com medo da rainha, tudo gira ao redor dessa tensão política e dos mistérios da névoa que vem matando as pessoas. Seria então a ilha contra a coroação?
Essas serão as problemáticas do livro, a gente se vê muito num jogo de não saber por quem torcer, se é melhor manter a rainha coroada, se tudo está acontecendo porque as outras fugiram.
A escrita da Kendare Blake evoluiu bastante desde o primeiro livro, onde era muito mais difícil se apegar aos personagens e que agora, me vejo tendo sentimentos diferentes por cada rainha e aqueles que as cercam. A rotatividade dos cenários é muito mais dinâmica e me vi torcendo pra descobrir o que estava acontecendo com outro personagem enquanto a cena rodava. E pude perceber que outros personagens ganharam protagonismo, o que nem de longe eu teria imaginado que aconteceria pelo plot girar ao redor das irmãs.
Foi de longe a melhor continuação que li esse ano, a história não se perdeu ao contar acontecimentos do passado e só contribuiu para enriquecer os acontecimentos que nos preparam para o grande final. Estou ANSIOSÍSSIMA para o último livro e pensando até em fazer uma releitura de tudo antes dele.