O Caráter do Cristão

O Caráter do Cristão Tim Challies

Resenhas - O Caráter do Cristão

Lincoln Couto 15/01/2023

Razoável
O conteúdo do livro em si aborda uma temática muito importante. Porém eu achei alguns trechos desnecessariamente repetitivos.

É um livro de 80 páginas que claramente poderia ter apenas 50.

Apesar disso o conteúdo ainda é interessante, mas creio que existam livros melhores e mais profundos sobre o assunto. Mas pode ser útil para iniciantes na fé.

Ysa 30/03/2021

Para amadurecer todo crente
Nesse livro o autor expõem exaustivamente as características que Deus exige dos liberes eclesiásticos: pastores e presbíteros. Porém não se limitam a ele, são caractericas que eles precisam ter pra ser exemplo para todo o crente seguir. O verdadeiro crente deve produzir esses frutos e perseguir esse caráter para ser um obreiro aprovado para então ser considerado maduro na fé. O livro me ajudou a me da um norte do que preciso melhorar e pelo que tenho que orar pois ele é bastante prático. Indico.

Paulo 09/02/2021

Um ótimo livro sobre vida cristã
Esta é uma afirmação digna de confiança: “Se alguém deseja ser bispo, deseja uma tarefa honrosa”. Portanto, o bispo deve ter uma vida irrepreensível. Deve ser marido de uma só mulher, ter autocontrole, viver sabiamente e ter boa reputação. Deve ser hospitaleiro e apto a ensinar. Não deve beber vinho em excesso, nem ser violento. Antes, deve ser amável, pacífico e desapegado ao dinheiro. Deve liderar bem a própria família e ter filhos que o respeitem e lhe obedeçam. Pois, se um homem não é capaz de liderar a própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?
I Timóteo 3: 1-5 (NVT)

O presbítero deve ter uma vida irrepreensível. Deve ser marido de uma só mulher, e seus filhos devem partilhar de sua fé e não ter fama de devassos nem rebeldes. O bispo administra a casa de Deus e, portanto, deve ter uma vida irrepreensível. Não deve ser arrogante nem briguento, não deve beber vinho em excesso, nem ser violento, nem buscar lucro desonesto. Em vez disso, deve ser hospitaleiro e amar o bem. Deve viver sabiamente, ser justo e ter uma vida de devoção e disciplina. Tito 1: 6 -8 (NVT)

Quando lemos esses versículos na bíblia, será que as característica abordadas neles se aplicam somente a Presbíteros e pessoas que almejam o episcopado? A resposta é um enfático não, se essas passagens estão sendo aplicadas a pastores e líderes na igreja é porque eles devem ser o exemplo principal dessas condutas tanto para os crentes como descrestes. E ainda que sejam exigidas dos presbíteros e bispos tais marcas de caráter, elas não são de exclusividade deles e se expandem e são exigidas a todos os crentes. Então com base nas virtudes apontadas nesses versículos o autor formula dez características que formam o caráter cristão, são elas:

1. Irrepreensível: Significa que temos que ter uma inocência perante aos olhos da lei e uma conduta integra a ponto de que mesmo com acusações ilegítimas nossa conduta acabará por nos absolver.
2. Homem de uma só mulher: Revela que temos que ser dedicados total e exclusivamente aos nossos cônjuges, Fugindo de toda imoralidade sexual horando primeiro a Deus e ao marido ou esposa que Ele nos deu.
3. Disciplinado: Sugere que temos que ser alguém lúcido, vigilante e livre de excessos e mudanças drástica, pois uma vida sem disciplina nos deixa mais vulnerável para as ciladas do diabo e as concupiscências da carne.
4. Hospitaleiro: Expressa que não podemos ser egoísta, mais termos uma vida aberta para compartilhar com os outros as coisas que valorizamos como nossa família, lar, recursos financeiros, alimentos, tempo e sermos acessível as pessoas.
5. Gentil: Retrata que temos que ter uma postura amável e sabermos responder as mais diversas situações em nossas vidas, é o oposto de ser briguento e beligerante. Ele deve ser inclinado a ternura e responder de forma mais grave somente quando a situação for necessária.
6. Temperante: Remete que não podemos ser dados a embriaguez, porque estaremos sujeitos a comportamento indesejáveis e a disciplina eclesiástica.
7. Generoso: Revela que não podemos ser gananciosos, porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males, ao invés disso temos que honrar ao Senhor com nossos recursos financeiros e doar com generosidade a sua obra.
8. Líder da família: Mostra que o homem tem que ter habilidade para cuidar de sua família. Prover e educar seus filhos para que eles sejam disciplinados e reverentes aos seus pais.
9. Maduro e humilde: Representa que não podemos estagnar em nossa jornada com Cristo, temos que crescer a amadurecemos em nossa fé e conhecimento e buscamos sempre ter um coração humilde para sempre dependemos de Deus.
10. Respeitado pelos de fora: Retrata que temos que nos postar com sabedoria com os de fora da igreja e aproveitar as oportunidade para evangelizamos e influenciar positivamente.

Em cada capítulo do livro o autor aborda um desses adjetivos e nos proporciona um conteúdo relevante, útil, bem escrito e convincente. Diferente do livro Dê o exemplo (que é o terceiro volume da série da qual este livro faz parte) este consegue ser mais amplo e abranger outras áreas da vida além do contexto congregacional e consequentemente agregar mais conteúdo a vida do leitor. Terminei a leitura saboreando o conteúdo e ansioso por ler o outro volume da série

William 09/10/2020

Neste livro o Tim Challies, com base nas cartas de Paulo a Timóteo e a Tito, traça as virtudes que devem se fazer presente na vida do cristão, reafirmando que as virtudes encontradas nestas cartas não são apenas para aqueles que almejam o episcopado.

@srlucasm 22/02/2020

O caráter cristão que Deus deseja
O caráter significa "um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo" (Significados.com.br). Existem aqueles que são de bom caráter e outros que são de mau caráter. Mas como deve ser o caráter do cristão? Esse livro do Tim Challies esclarece essa dúvida.

Com base nas cartas de Paulo a Timóteo e a Tito, são dez virtudes que conduz ao caráter cristão: Irrepreensível, Homem de uma mulher só (e vice-versa), Disciplinado, Hospitaleiro, Gentil, Temperante, Generoso, Líder da Família, Maduro e Humilde, Respeitado pelos de Fora. São 10 capítulos explicando cada virtude.

Mesmo que o contexto da passagem bíblica seja direcionado às especificações de quem deseja o episcopado ou o diaconato, o autor deixa muito claro com base em passagens da Bíblia que se aplica a TODOS os cristãos essas virtudes.

Ao final de cada capítulo, o autor disponibiliza algumas questões para o leitor autoexaminar-se como está sendo a sua virtude em sua vida e sugestões de oração pedindo melhorias nessa área.

O âmago deste livro é a maturidade cristã. Alguém que cresce na graça e no conhecimento de Cristo, também cresce nessas virtudes, aperfeiçoando o seu caráter dia após dia. A marca de alguém maduro é visível pelas atitudes que tal pessoa faz.

Ficou interessado? Leia cada capítulo com atenção, faça as questões e use as sugestões de oração. Mas acima de tudo, deixe Deus moldar você para que venha crescer espiritualmente e o caráter de Cristo ser notório em você.

Att,
Lucas M.