O último trem para Istambul

Ayse Kulin

Resenhas - O último trem para Istambul

Andressa 25/08/2020

Leitura boa
Foi difícil engrenar na história, no entanto que demorei muito tempo para ler o livro todo. Mas depois que comecei a me apegar aos personagens, queria terminar logo para saber o que iria acontecer. A história conta um lado do nazismo que nunca tinha lido, que são as relações turcas com o resto do mundo na Segunda Guerra.. enfim, gostei bastante de ler.

Georgia 25/09/2012

Fantástico!!!
Não êh apenas um romance histórico qualquer... Para mim foi um aprendizado... Principalmente aprender sobre as relações políticas da Turquia antes e durante a segunda guerra mundial... Êh um livro forte, que fala da busca pela liberdade.... Adorei mesmo!!

day 15/07/2012

muito bom!!
ganhei o livro de meu marido e assim que comecei a ler ,me senti maravilhada pela qualidade do livro.
Selva é uma jovem muçulmana turca de família influente e poderosa.
É irmã de sabiha que é mais velha e morre de ciúmes de Selva ,por ela ser mais alta e popular.
Um dia Selva conhece Rafo,jovem judeu de boa família,e logo se apaixonam perdidamente.
As duas família não aprovam a união dos dois ,o que faz eles casarem e irem embora para Paris.
Não sabiam os dois jovens que Hitler iria tornar a vida dos judeus europeus um inferno.
A esperança deles é um trem que será mandado pelo governo turco para resgatar cidadãos turcos de volta a sua terra.
Daí entram em cena vários personagens,judeus sem nacionalidade turca que tem esperança de serem resgatados por esse trem.
é uma historia de amor,fé,luta e esperança por dias melhores.
uma verdadeira lição de vida!
Vale destacar os esforços dos diplomatas turcos pela causa humanitária.
Aprendi muito com essa leitura,vi que a vida vale mais que tradições ou religião.
só existe uma raça na terra:
a raça humana.
parabéns a autora Ayse kulin por tão maravilhosa obra.
super hiper recomendo esse livro!

Denise 11/05/2010

O Último Trem para Istambul
Selva, uma turca decidida, de temperamento forte, capaz de renunciar seu "império" para ir atrás de seu grande amor, fazendo o impossível para conseguir seus intentos, chegando a desafiar seu velho pai, o sultão que sonha pela volta da monarquia.
Rafael (Rafo), um judeu jovem e sonhador que abdicou de suas fortes tradições pelo amor de Selva.

Juntos foram capazes de desafiar as crenças milenares de seus familiares, como diferenças de classes, raça e credo. Tiveram seu amor fortalecido pela união acima das dificuldades, como as perseguições e horrores da Segunda Guerra Mundial, solidarizando-se a compatriotas e refugiados judeus de diversas nacionalidades na fuga da França, dominada pelos alemães de Hitler, através de um comboio salvador (O último trem para Istambul), que após passarem por situações inusitadas e emocionantes, segue seu curso em direção à liberdade.

Um livro lindíssimo, amor épico de arrancar lágrimas, além da riqueza de dados históricos. Confesso que costumo optar por uma literatura romântica mais leve, até por uma questão de “descansar a mente” da realidade, acabo fugindo um pouquinho dos dramas, mas não dá para negar que uma história de amor como essa nos mostra a força do sentimento e a capacidade humana de sobreviver a dificuldades reais.

Daniela742 15/04/2010

Me surpreendeu...
Foi um livro que me surpreendeu. Comecei a ler achando que seria uma linda história de amor no periodo da 2ª Guerra.
Por vezes tão cheia de realismo que o romance passa longe, substituido pelos esforços dos diplomatas turcos em salvar a maior quantidade de pessoas das garras dos nazistas numa França ocupada.