Mulheres e ficção

Mulheres e ficção Virginia Woolf

Resenhas -

dani 01/04/2022

Presença feminina na Literatura
Esse pequeno livro apresenta nove textos grandiosos de Virginia Woolf. Os temas gravitam em torno da presença (e ausência) de mulheres na produção literária e intelectual, como autoras ou personagens.

Os meus preferidos foram "Mulheres e ficção", "Como se deve ler um livro?" e "Pensamentos de paz durante um ataque aéreo". Só por esses, a leitura já valeu muito a pena!

Alguns artigos são dedicados a escritoras consagradas, como Jane Austen e as irmãs Brontë. Em outros dois, Woolf reaviva a memória de escritoras inglesas pouco conhecidas atualmente: Geraldine Jewsbury e Christina Rosseti.

Foi interessante conhecer a escrita de não-ficção de Virginia Woolf, que também é extremamente rica e complexa. Ela também cita muitas obras e autores que ainda não conheço, mas que preciso conhecer. Nessa lista temos Thomas Hardy, James Joyce, Shakespeare e boa parte das obras de Jane Austen.

Para finalizar, um trecho de "Pensamentos de paz durante um ataque aéreo":

"Vamos, pois, enviar estas notas fragmentárias [...] aos homens e mulheres cujo sono ainda não foi interrompido pelo barulho das metralhadoras, na crença de que eles as repensem, generosa e caridosamente, e talvez as transformem em algo útil. E agora, na parte sombreada do mundo, vamos dormir."

Rildery 25/08/2021

Leitura essencial
Virgínia Woolf é a ensaísta mais completa e esse livro está aqui para provar. Essa leitura foi, sem dúvidas, uma das mais importantes de toda a minha vida!
A maneira que ela reflete sobre a literatura e o papel da mulher na ficção é majestoso.

Karen 19/04/2022

Pelos olhos de Virginia Woolf
Excelente compilado de percepções e ponto de vista de uma escritora que dispensa apresentações.
Um deleite de leitura, mais ainda se você já tiver lido ou ao menos conheça as obras das autoras citadas.
Que experiencia incrível!!
"Como se deve ler um livro?
...
o único conselho sobre leitura que uma pessoa pode dar a outra é não aceitar conselho algum, seguir seus próprios instintos, usar o próprio bom senso e tirar suas próprias conclusões".

Giovanna1242 15/06/2020

" 'Acredito que estamos nos aproximando de uma época melhor', escreveu ela, 'em que as mulheres poderão viver sua própria vida, normal e autêntica. Talvez então não haja tantos casamentos, e as mulheres aprenderão a não sentir seu destino manqué, caso permaneçam solteiras. Serão capazes de ser amigas e companheiras de um modo que hoje não lhes é possível... Em vez de precisar manter as aparências, poderão ter suas próprias virtudes, em qualquer grau que apraza a Deus lhes mandar, sem que elas sejam diluídas no tépido "espírito retificado" da "graça feminina" e da "timidez das mulheres" - a elas se permitirá, em suma, que se façam mulheres como aos homens se permite se fazerem homens." Citação de Geraldine Jewsbury por Virginia Woolf

beatriz 16/01/2023

eu gosto muito da escrita de não-ficção da Virginia ?? meus textos favoritos foram ?Mulheres e Ficção? e ?Como se deve ler um livro?? :)

Stefânea 30/01/2022

mundinho virginia woolf br
desde que li 'um teto todo seu' há alguns anos, essa mulher conseguiu deixar uma pulga atrás da minha orelha.

a relação de mulheres com a escrita de literatura tem melhorado com o passar dos anos, mas está longe de ser o ideal.

virginia já estava falando sobre isso a quase 100 anos atrás e esse livro é um conjuntos de ensaios sensacionais sobre essa temática.

tem um trecho em especial que me chamou muita atenção.

ela toca no ponto sobre as comparações de jane austen com outros autores contemporâneos, como por exemplo tolstói. e crítica o fato das pessoas falarem que, por exemplo, orgulho e preconceito tem um enredo super parado quando colocado ao lado de guerra e paz.

porém, como comparar uma autora de classe média que não tinha praticamente contato nenhum com o mundo fora dos arredores de sua casa com um autor de classe alta, soldado que podia transitar livremente por onde quisesse?

caraca, isso foi um tapa na minha cara. tão grande que fiquei envergonhada.

percebi que por mais que eu busque olhar certas questões, querendo ou não ignoro algumas coisas óbvias como contexto, de onde vem tal autor e como é sua vivência no momento em que estou lendo.

julgar e apontar o dedo é sempre mais fácil, né?

esse livro me levou a diversas outras reflexões e, com certeza, é uma leitura que recomendo demais!

Thaís 26/11/2021

Esse foi o meu primeiro contato com a obra de Virginia Woolf e definitivamente a escrita me deixou com vontade de ler os romances dela.

Já tenho uma edição de ?Mrs. Dalloway? que muito provavelmente será uma das primeiras leituras de 2022!

Lau 01/06/2022

Esta pequena coletânea de ensaios expressa, lindamente, a clara paixão que Virginia Woolf tinha pela palavra escrita e o universo literário. Seus textos, já carregados de apreço a autores contemporâneos seus, ainda fazem uma bela homenagem a alguns nomes da ficção feminina anteriores à própria Woolf e dignos de todo o reconhecimento que não receberam em vida.

Apenas escritoras inglesas - ou, no caso de Rossetti, residentes na Inglaterra - são mencionadas aqui. Mas, parafraseando a própria autora, é esperado que um artista escreva sobre aquilo que ele conhece. E, por mais que Woolf tivesse acesso à literatura de todos os cantos do mundo, naturalmente parece mais fácil que falasse sobre suas conterrâneas.

Fiquei encantada com a maneira com que ela tecia seus comentários. Mesmo em ensaios cuja temática pode beirar a chatisse, eles são muito criativos e divertidos. O que não significa que eu concorde com tudo o que ela diz neles, apesar do divertimento. Em especial sobre o primeiro texto e a questão de levantar bandeiras.

Mas, parafraseando de novo essa figura icônica, a leitura só será verdadeiramente relevante para o leitor se ele tiver uma opinião própria. Isso é saudável e é preciso que seja dito mais vezes. Dessa forma, Woolf acredita que uma leitura melhor é capaz de despertar o melhor de nós mesmos. E essa mensagem é uma das principais coisas que ficam pra mim depois desse livro

Nica 24/05/2023

Ok
Vou ser sincera e dizer que tenho dificuldade com o jeito que a autora escreve, mas é uma dificuldade pessoal. O livro é legal, são vários artigos sobre autoras, sobre escrever, e é bem feliz nisso.

Gleissa.Pereira 23/07/2023

Mulheres fortes
Gosto de ver a outro lado das histórias de escritoras de muitos anos atrás.
Mas confesso que a firma de escrita formal da época não é fácil pra mim não.

Mas gostei.

Queria Estar Lendo 14/10/2019

Resenha: Mulheres e ficção
Mulheres e Ficção é um compilado de ensaios de Virgínia Woolf que discutem o papel da mulher na ficção, obras escritas por mulheres e, também, do leitor comum. O livro, publicado por aqui pela Companhia das Letras - que nos cedeu uma cópia para a resenha - em parceria com a Penguin traz ensaios emblemáticos de uma das maiores vozes femininas do século XX.

O livro Mulheres e Ficção me chamou a atenção logo de cara, já que sempre tive muita curiosidade com a obra de Virgínia Woolf - e sendo uma cortesia de parceiros ele poderia furar a fila de leitura sem peso na minha consciência.

Uma das primeiras coisas que notei é em relação a narrativa de Virginia Woolf: seus textos exigem muito mais atenção do que a maioria dos ensaios que estou acostumada a ler. E não só por se traterem de textos com quase um século, mas também pelo estilo modernista - que, particularmente, nunca foi meu favorito, ficando lá no cantinho junto do realismo.

Os nove ensaios que compõe Mulheres e Ficção são:

Mulheres e ficção
Ficção moderna
O leitor comum
Jane Austen
Jane Eyre e o Morro dos Ventos Uivantes
Como se deve ler um livro?
Geraldine e Jane
"Eu sou Christina Rossetti"
Pensamentos de paz durante um ataque aéreo.

Apesar do título da coletânea, nem todos os textos focam no papel das mulheres, o que me deixou um pouco desanimada. Mas, entre resenhas de grandes obras escritas por mulheres e o texto inicial, que dá nome ao livro, Mulheres e Ficção conseguiu ser uma introdução bastante interessante ao trabalho da autora.

O ensaio que abre o livro foi, definitivamente, o meu preferido. Nele, Virgínia Woolf esclarece a situação da mulheres dentro da sociedade e como isso sempre influenciou intrinsecamente a ficção criada por elas.

Discursa sobre as qualidades das obras de Jane Austen, das irmãs Bronte e de George Elliot, destacando a emancipação feminina e a inserção das mulheres na vida pública como um ponto de virada na ficção escrita por elas.

Foi um texto que me lembrou bastante o ensaio que abre A Mãe de Todas as Perguntas, de Rebecca Solnit - especialmente por perguntar: o que seria da ficção feita por mulheres naquela época e ainda hoje, se não precisássemos lidar com a inferiorização, com a "moral e os bons costumes", se não existissem as restrições sociais que ainda hoje existem?

Questões que não só influenciam no volume da produção feminina, como pesam na ideia sobre a qualidade do que por nós é produzido, além de limitar o alcance dos trabalhos por ideias machistas e pré-concebidas há gerações.

A experiência feminina com a vida doméstica e privada, inclusive, permeia bastante os ensaios onde ela analisa personagens como Jane Eyre e Catherine Ernshaw, ou ao falar da obra e vida de Jane Austen.

Além disso, Virginia Woolf também trata bastante da literatura modernista. Da forma como ela vem para se afastar de modelos mais comerciais, romances mais circunspectos, para expandir em criatividade e inventividade, para fazer e responder perguntas mais filosóficas. Livros com um propósito além do entretenimento.

Confesso que quando os textos fugiam um pouco da questão feminina, eles também fugiam um pouco do meu interesse - e as vezes até me deixavam sentindo como o meme da Nazaré. Mesmo que diferente do que eu estava esperando, Mulheres e Ficção foi uma leitura bastante interessante e que me deixou ainda mais curiosa para Um teto todo seu - que se apresenta inteiramente como uma análise das mulheres na literatura.

Por fim, só fica aqui o meu apelo para que as editoras se empenhem mais em colocar mulheres traduzindo obras como esta. Gostaria de ver mais e mais as palavras de grandes feministas interpretadas e traduzidas por mulheres que possam se identificar com o texto.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/10/resenha-mulheres-e-ficcao.html

Laura Finesso 20/03/2020

? Mulheres e Ficção, Virginia Woolf.
"Mesmo no século XIX, uma mulher vivia quase exclusivamente em sua casa e em suas emoções. E esses romances do século XIX, embora sejam tão extraordinários, foram profundamente marcados pelo fato de as mulheres que os escreveram serem excluídas, por seu sexo, de certos tipos de experiência."
Mulheres e Ficção é uma coletânea de ensaios da incrível Virginia Woolf, acerca das mulheres na ficção e escrevendo ficção. Como ela mesma exemplifica no início: ?o título deste artigo pode ser lido de dois modos: em alusão as mulheres e à ficção que elas escrevem, ou às mulheres e a ficção que é escrita sobre elas?.
O livro é composto por 9 artigos, tais quais realizam profundas análises sobre como o ambiente em que as mulheres viviam e seus impedimentos por conta de preconceitos influenciavam na sua escrita. Isso fica claro quando ela analisa as obras de Jane Austen, das irmãs Brontë, e por aí vai. A perspectiva minuciosa da Virginia nos faz observar as peculiaridades dos clássicos romances do século XIX, do ponto de vista feminino é claro - já que, naquela época, era imposto às mulheres que elas deveriam se comportar de certa forma. Isso, é claro, teve grande influência na escrita, tal qual Virginia disseca.
Considero esse livro importante tanto para os leitores apaixonados por romances e pessoas interessadas na perspectiva literária do feminismo, quanto para quem escreve. Virginia Woolf é certeira quanto suas análises, e isso faz com que o livro seja uma obra de estudo valiosa. A escrita é fácil, então a leitura decorre rápida, até porque são somente 100 páginas e pouco. Indico demais!
Instagram de resenhas: @Livrosecappuccinos

larissa viana 24/10/2021

Virgínia e sua fascinação por: Mulheres e Ficção.
Como é dito nas primeiras páginas "O título pode ser lido de dois modos: em alusão às mulheres e à ficção que elas escrevem, ou às mulheres e à ficção que é escrita sobre elas." Nestes ensaios, mais uma vez, a autora mostra toda sua grandeza e genialidade ao falar sobre esses dois assuntos e mais. Ao longo dos 9 artigos presentes aqui, Woolf fala sobre grandes autoras como Jane Austen, as irmãs Brontë, Geraldine Jewsbury, Christina Rossetti e comenta sobre suas vidas e algumas obras com tanta admiração e propriedade, mostrando-se tão compreensiva que é quase como se houvesse as conhecido. Não só isso, mas a sapiência de Virgínia vai além, em "Como se deve ler um livro?" ela nos ensina exatamente o que diz o título e, na minha opinião, é um de seus melhores escritos, pois ela não apenas respeita a individualidade de cada um, como também nos instiga a ser leitores cada vez melhores. Por fim, em "Pensamentos de paz durante um ataque aéreo", ela discorre um pouco sobre experiências durante a guerra e mostra uma empatia estimável. À vista disso, recomendo profundamente este livro pra quem quiser se aprofundar na leitura desta literata (embora não o recomende para um primeiro contato).

Lays 16/06/2021

Virginia
Esse foi o meu primeiro contato com a Virginia, e com certeza é um livro bastante didático, mas difícil para um primeiro contato, acho que terei um entendimento maior dele na 3* leitura porque, mesmo com uma escrita muito bonita ele é bastante complexo e precisa de um nível bom de concentração para entendermos o que ela quer passar em cada capítulo.